Os verdadeiros apreciadores de peças exclusivas preferem fazê-las com as próprias mãos. Isso ajuda a atualizar o guarda-roupa, economizar dinheiro e também a criar roupas com o tamanho ideal. Saias de lã são especialmente populares na categoria artesanal. Retas e largas, mini e maxi, inverno e verão — todas parecem exclusivas, elegantes e femininas. Qualquer saia de crochê é bastante simples, com padrões e descrições detalhadas do processo, o trabalho será rápido e sem complicações desnecessárias. O produto final servirá como uma excelente base para criar uma variedade de looks: profissional, casual, elegante, romântico. Essa saia harmoniza perfeitamente com uma variedade de peças, adequada para qualquer estação.
Materiais e ferramentas
Ao escolher o fio, a finalidade do produto é levada em consideração. As saias de verão são feitas de fios leves e finos, algodão ou linho. Para os modelos de inverno, são selecionados materiais mais quentes – lã e semi-lã. Os modelos clássicos são confeccionados em tons pastéis nobres; para os criativos, são utilizados todos os tipos de tons vibrantes e suas combinações.
Requisitos especiais são impostos ao fio. É importante que as amostras selecionadas apresentem as seguintes propriedades:
- elasticidade;
- a capacidade de manter a forma - é por isso que o algodão torcido é adicionado aos fios de viscose, mohair e acrílico.
Além disso, as saias de verão devem ser respiráveis, enquanto as peças de inverno devem reter o calor de forma confiável.
Ao escolher o diâmetro correto da agulha, você precisa considerar a espessura dos fios. Se eles cobrirem completamente o entalhe, você precisará de uma ferramenta mais grossa; caso contrário, o fio se deslaminará e a saia de crochê ficará muito densa. Se o fio couber no entalhe, mas houver muito espaço livre, a ferramenta é muito grande, então o tecido ficará frouxo. Com o diâmetro correto da agulha, o fio se encaixa perfeitamente, permitindo que você faça laçadas uniformes.
Uma saia de crochê é versátil, combina bem com outras roupas e pode facilmente se tornar uma peça básica do guarda-roupa.
Seleção de modelo
Você pode fazer uma grande variedade de estilos de saia com suas próprias mãos. As seguintes opções ficam mais atraentes quando feitas em crochê:
- Reta - produtos universais, relevantes para conjuntos do dia a dia e festivos. A silhueta feminina com essa saia adquire elegância. Há produtos de vários comprimentos e decoração - na forma de inserções, bolsos de aplicação, bordados.
- Lápis - corte estreito que pode ser diversificado com peplum, cintura alta, tomara que caia e fendas. Parece contido e rigoroso.
- Alargados - dependendo do modelo, existem modelos de sol - circulares com um furo na cintura, e meio-sol - quando desdobrados, assumem o formato de um semicírculo.
- Em camadas - geralmente comprimento máximo, alargando-se na cintura, quadris ou joelhos, pode ser complementado com cinto, fendas e vários apliques.
- Cunhas - os modelos são tricotados não como uma peça sólida, mas como elementos separados, cujo número é 4, 8 ou 12.
- Godet - a parte superior da saia se ajusta ao corpo e a parte inferior é mais larga. Há opções com cintura baixa ou alta.
Saias de malha de diferentes comprimentos ficam ótimas: maxi, midi, mini. Opções curtas são perfeitas para o verão. Peças casuais e de escritório são complementadas com forro, enquanto as de praia são usadas sem forro.
Recomenda-se que iniciantes pratiquem modelos infantis de tricô - curtos, com corte reto. Se tudo der certo, você pode passar para opções mais largas ou afuniladas.






Textura e densidade do padrão
Diversas técnicas são utilizadas para tricotar uma saia. As mais populares incluem:
- Simples. Listras são o tricô mais simples, o zigue-zague é frequentemente usado para fazer peças de vestuário.
- Colunas simples. Elas representam o primeiro padrão elementar que as artesãs aprendem.
- Tricô vazado. Lembra renda, tem um visual luxuoso e possui uma grande variedade de motivos.
- Concha. Padrão denso e elegante, aparência delicada, não transparente.
As saias de crochê de verão costumam ser tricotadas a partir de motivos. O formato destes pode ser quadrado, redondo ou hexagonal. Opções florais são populares.
No processo de tricô, a densidade do tecido é de grande importância; a folga do tricô depende disso. O valor é determinado pela contagem do número de linhas e laçadas em uma pequena amostra (10 x 10 cm). Padrões densos são relevantes para modelos de meia estação e inverno, e padrões leves para modelos de verão.
Os padrões adequados são selecionados de acordo com os fios disponíveis, o estilo do produto e as habilidades da artesã. Ao tricotar modelos infantis, na maioria dos casos, utiliza-se o padrão "concha" ou "ziguezague".





Preparando-se para o trabalho
Para fazer uma saia bonita em crochê, você precisa fazer alguns preparativos. Escolha um estilo adequado, compre fio e ferramentas. Além disso, você precisará tirar as medidas: especifique a cintura, os quadris e o comprimento ideal do produto.
A maneira mais fácil é usar moldes prontos, que são apresentados em grandes quantidades em recursos temáticos. Para se adaptar aos seus próprios tamanhos, os parâmetros de largura e comprimento são alterados. É melhor transferir o padrão da saia de crochê para papel milimetrado, o que permite desenhar linhas com precisão e rapidez.
O produto será composto por duas partes: frente e costas. Meça 20 cm a partir da cintura e desenhe uma linha horizontal. Ela deve ser igual à circunferência do quadril. Para esclarecer a densidade do tecido e avaliar as características do molde, recomenda-se tricotar uma amostra de teste. Nela, é contado o número de laçadas por seção. Usando essas informações, você pode ajustar a aparência da futura peça.


Etapas de tricô de uma saia levando em consideração o modelo
Para fazer uma saia de crochê para mulheres, é preciso escolher um padrão adequado. Iniciantes precisarão de uma descrição detalhada de cada etapa. Você pode fazer peças longas, rendadas e alargadas com suas próprias mãos.
Longe de motivos
Para criar uma saia longa de crochê, você precisará de fio de algodão 396 m x 150 g, agulha nº 3, tecido para o forro e elástico para o cinto. O diâmetro de um motivo é de 17 cm. Os diagramas e a descrição ajudarão você a realizar o trabalho:
- Monte 4 pontos corrente e continue trabalhando de acordo com o padrão até que o motivo esteja totalmente concluído. São necessários 25 elementos no total.
- Os padrões finalizados são dispostos em seis fileiras; ao tricotar a última fileira, os motivos devem ser conectados uns aos outros.
- Preencha os espaços triangulares entre os padrões com uma grade de um ponto alto e um ponto corrente.
- Estique o tecido e tricote o cinto.
- Amarre a bainha com um padrão de picô.
- Puxe um elástico ao longo da borda superior e faça a bainha do tecido do forro.
Ao criar uma saia longa de crochê, é importante manter a mesma densidade e conectar os elementos uniformemente. Caso contrário, há um alto risco de distorções, resultando na perda de atratividade do produto.





Orifício reto
Esta saia de tricô é feita com fio bege. Você precisará de uma agulha de crochê nº 0,95 para o trabalho. Meça a circunferência da cintura e adicione mais 5 cm ao valor obtido – esta será a largura constante do produto. Durante o processo de confecção, você não precisará diminuir ou adicionar laçadas. Para tricotar um modelo vazado, siga as instruções:
- Os moldes de saia em tricô pressupõem um conjunto com o número necessário de alças de ar. Para o tamanho 44, você precisará de 14 rapports do molde principal. Recomenda-se tricotar previamente uma amostra de teste para corresponder com precisão aos parâmetros da figura.
- O comprimento do produto é determinado antecipadamente. De acordo com este parâmetro, o número ideal de ramais é tricotado. Se o produto estiver acima do joelho, o número chega a 6.
- Um pedaço de tecido da mesma cor do fio é costurado ao cinto. Um lindo laço é formado e fixado na parte central. O forro é costurado.
O processo de crochê de uma saia reta é considerado o mais simples, por isso é adequado para iniciantes. Apesar da facilidade de trabalho, o produto é atraente e tem um visual impressionante.


Flare fácil para iniciantes
A saia de crochê, que abre em direção à barra, fica charmosa. Para a confecção, você precisará de 3 novelos de 100% algodão (396 m x 150 g) para o tamanho 36–38. O trabalho é feito com a ferramenta nº 2.75. Na etapa final, o modelo é complementado com um elástico e uma anágua. Os passos são realizados de acordo com as instruções:
- Uma corrente de 15 laços de ar é coletada.
- São realizados 5 loops de elevação.
- O padrão da saia de crochê é mostrado no diagrama. Outras manipulações são realizadas de acordo com ele - como resultado, você obterá uma tira. No total, você precisará de 10 peças.
- Durante o processo de trabalho, os elementos acabados são fixados uns aos outros usando postes de conexão.
- O elástico e o forro são costurados.
Uma saia rodada enfatiza a feminilidade e a elegância da silhueta, além de esconder imperfeições. O modelo fica ótimo em tons pastel vibrantes e delicados.



Como decorar
Mesmo sem decoração, uma saia feminina feita à mão se tornará uma peça prática e estilosa no guarda-roupa. Mas muitas fashionistas também usam diversos elementos decorativos para dar aos produtos um visual luxuoso. Lindos laços no cinto são uma ótima opção de decoração; eles são feitos de crochê ou costurados em tecido. Fitas de cetim com um brilho nobre e atraente ficam charmosas.
Uma saia de renda de crochê pode ser complementada com um cordão. Ele é feito de uma tira de tecido ou de uma borda dobrada do produto. O elemento final parece um tubo de tecido, no qual são enfiadas fitas, cintos, cadarços e diversos laços.
Uma saia de renda fica chique sem decoração adicional. Mas, se quiser, você pode enfatizar a originalidade dos padrões. Para isso, basta fazer uma anágua com um tecido de cor contrastante. O estilo sol ficará mais elegante com um forro de tule leve. Miçangas, pedras e strass podem ser costurados na superfície do produto.
Os itens de crochê com padrões são originais e únicos, se ajustam perfeitamente à figura e se adaptam organicamente a quase qualquer imagem. O tecido acabado não amassa, então as saias sempre parecem novas e elegantes. Com a ajuda das master classes oferecidas acima, até mesmo tricoteiras iniciantes conseguem dar conta do trabalho.
Vídeo

 
                                    













