Como costurar saias de sol de diferentes estilos, dicas e etapas do trabalho

Como fazer

As fashionistas modernas valorizam peças de roupa universais que se adaptam a qualquer tipo de corpo, têm um visual feminino e elegante. Muitas artesãs preferem criar peças exclusivas com as próprias mãos. E aí surge a pergunta: como costurar uma saia sol de forma rápida, mas eficiente? Os modelos flare sempre foram populares, ao contrário dos modelos afunilados e retos, que não combinam com todas as mulheres. Essas saias trazem um toque de travessura e entusiasmo feminino até mesmo aos looks mais formais.

Variedades de estilo

Uma saia sol ou saia sol completa é um estilo elegante que se ajusta perfeitamente à cintura, à parte superior das coxas e depois cai em pregas suaves. Na costura, são usadas cunhas: estreitas na parte superior e largas na parte inferior; também existem modelos sem costuras. Quando desdobrada, a saia é um círculo com um buraco no centro, igual à circunferência da cintura.

Meio-sol é um modelo de saia menos evasê, para o qual se utiliza um padrão em forma de meio círculo. O estilo surgiu pela primeira vez nos países orientais e ganhou imensa popularidade na Índia. Na Europa, o modelo é geralmente chamado de "sino" devido à sua semelhança externa com uma encantadora flor da primavera.

Menos espaçosa é a saia sol ¾. Suas partes frontal e traseira equivalem a três quartos de um círculo. A saia não se abre tanto na parte inferior e forma menos pregas. O produto pode ter qualquer comprimento, com um visual elegante e feminino.

Há outra opção: saias-quarto-sol. O estilo é mais estreito, sem esplendor e volume. O produto tem um quarto de círculo completo.

Sol
Meio Sol
Saia de sol ¾
Um quarto do sol
Alargado

As saias são classificadas por comprimento. Há três opções:

  1. Mini. Ajuda a destacar pernas finas e a chamar a atenção para a linha do quadril. Uma saia curta é relevante para discotecas, festas e uso diário.
  2. Midi. Uma opção universal, adequada para quase todas as mulheres. O estilo da saia disfarça as imperfeições dos quadris, ideal para criar looks do dia a dia e do escritório.
  3. Maxi. As saias longas são feitas de diversos tecidos: grossas para looks de trabalho, fluidas para o verão, elegantes para a noite. Estampas florais e xadrez estão na moda.

Os modelos de saia são complementados por um forro interno para adicionar volume. Isso permite ajustar a silhueta sedutora mesmo com falta de volume nos quadris. Para conseguir esse efeito, você precisa escolher um comprimento que cubra as panturrilhas.

A saia flare tem um corte universal. Ela fica linda em uma variedade de mulheres, independentemente da altura e do porte físico.

Mini
Midi
Maxi

Escolha de material e cor

Os tecidos utilizados na confecção das saias devem ser resistentes ao desgaste e ao desbotamento pelo sol. Os mais confortáveis ​​são os modelos feitos com materiais respiráveis. As saias de verão são confeccionadas com tecidos fluidos: seda ou cetim. Para a estação fria, opções mais densas são preferíveis: lã, veludo cotelê, veludo.

O tecido de algodão é perfeito para costurar uma saia de verão. Tem uma sensação tátil agradável e permite a livre circulação do ar.

Você pode fazer uma saia de camada única ou multicamadas com suas próprias mãos. No segundo caso, são utilizados tecidos leves e arejados: chiffon ou viscose fina. Para a camada inferior da saia, são selecionados materiais mais grosseiros que mantêm a forma: crinolina e outros. Este modelo tem um visual elegante e formal.

Seda
Atlas
Veludo
Veludo
Tecido de algodão

As soluções de cores podem ser muito diferentes: de tons claros e suaves a bege claro e pó. Os apreciadores dos clássicos devem prestar atenção ao preto rigoroso, relevante em qualquer estação. Se esta opção parece sem graça, uma excelente alternativa será um tom de onda do mar, esmeralda.

A paleta de cores das pedras naturais está na moda: coral, turquesa, bordô, mostarda, cinza, marrom. A estação quente não fica completa sem cores vibrantes: azul, cenoura, verde. No frio, recomenda-se usar saias em tons suaves de azul, leitoso, laranja e amarelo.

Tirando medidas

Para construir um molde de saia, é necessário medir parâmetros individuais. Para obter dados mais precisos, basta seguir regras simples:

  1. A medição é feita com uma fita métrica grossa. Ela não deve ser esticada nem afrouxada demais durante o trabalho.
  2. A menina a ser medida deve ficar em pé, ereta, relaxada, com a postura habitual e os braços abaixados. Os calcanhares devem estar juntos e os dedos dos pés afastados.
  3. Para evitar que as roupas distorçam os dados, é recomendável tirar as medidas por cima da roupa íntima.
  4. Todos os parâmetros pareados são definidos no lado direito.
  5. O erro de medição permitido para uma saia pode ser de até 0,5 cm, mas não mais.

Para calcular os parâmetros do futuro produto, você precisará de apenas duas medições. A circunferência da cintura é medida com uma fita métrica ao longo da linha da parte mais estreita da silhueta ou na altura onde você planeja usar a saia. A fita é posicionada horizontalmente, circundando o corpo firmemente, nem muito folgada, nem muito apertada. O comprimento da saia é determinado pela lateral; para isso, a fita métrica é aplicada na linha da cintura e abaixada. Este indicador depende da preferência individual.

Criando um padrão

Na verdade, para costurar uma saia de sol com suas próprias mãos, basta cortar um círculo de tecido, no meio do qual haverá outro círculo - um cinto. A principal condição é o cálculo exato dos raios. Você pode fazer um molde em uma folha grande de papel dobrada ao meio. As ações são realizadas em etapas:

  1. Dois segmentos iguais ao raio calculado são separados. Forma-se um ângulo reto e um pequeno segmento para a correia é marcado em cada lado.
  2. Usando um compasso, desenhe uma linha pontilhada de um círculo com o raio calculado.
  3. Com base no comprimento desejado, segmentos são dispostos nas laterais do ângulo, desenhando um novo círculo. O raio é medido a partir do topo do ângulo reto.
  4. O desenho resultante da parte frontal é recortado. As margens para as bordas podem ser marcadas previamente.
  5. Recomenda-se aplicar o molde de papel da saia de sol ao corpo para identificar possíveis imprecisões.

Além disso, um elemento retangular é recortado para criar um cinto. Seu comprimento é igual à circunferência da cintura, com a adição de margens de costura. A largura é determinada independentemente, mas lembre-se de que ela será reduzida em 2 vezes ao ser costurada.

Marque o raio do pequeno círculo, local para o cinto
Conecte os pontos obtidos com uma linha pontilhada do círculo
Separe o comprimento da saia e desenhe um novo círculo.
Recorte o desenho
Recorte um elemento retangular do cinto

Cálculo do consumo de tecido

Para determinar a quantidade necessária de material, você precisa decidir sobre as características do futuro modelo. Em particular, você deve decidir se serão utilizadas costuras e, em caso afirmativo, uma ou duas. Depois disso, você pode prosseguir com os cálculos.

Para criar uma saia sem costura, você precisará de um quadrado de tecido. A largura padrão não excede 150 cm, então o comprimento é medido exatamente da mesma forma. Mais 1,5 cm é adicionado aos parâmetros da cintura para um ajuste mais solto. O número resultante é designado pelas letras OT. Para calcular o raio de um círculo, use a fórmula: R = OT / 6,28. Restam cerca de 4 cm para margem de manobra.

O consumo de tecido para um modelo com duas costuras é calculado como para duas saias meio-sol. Os parâmetros necessários são especificados, a fórmula é a mesma. Portanto, se a cintura é 65 cm, o comprimento é 80 cm, 65/6,28 - resulta em 10 cm.

O cálculo do tecido depende de suas propriedades. A superfície decorada com estampas ou motivos vegetais é sempre cortada em apenas uma direção, independentemente do comprimento do produto. Para fazer os cálculos, você precisa multiplicar o indicador ideal por 4 e adicionar 4 raios do entalhe e mais 4 cm para folgas.

Fórmula para calcular o raio de um círculo
Saia sem costura
Com duas costuras

Abertura

Para transferir o produto para o tecido, é necessário dobrar o tecido ao meio, cruzando os fios da urdidura. O molde da saia-sol no tecido é colocado por cima e fixado com alfinetes de forma que o diâmetro fique na linha de dobra. Se as margens e costuras da cintura não estiverem marcadas no desenho, você pode aplicá-las imediatamente ao material, bastando reservar o pedaço de papel necessário.

O comprimento das margens ao cortar uma saia de verão depende do tipo de costura que será usada para costurar os elementos. É melhor deixar um pouco mais do que o planejado. Posteriormente, elas ajudarão a ajustar as peças acabadas caso as medidas tenham sido tiradas com erros.

O elemento é cuidadosamente recortado com uma tesoura, capturando simultaneamente todas as camadas de tecido. O resultado é um detalhe arredondado. Se for planejado costurar um zíper, é feito um corte em um dos lados do produto ao longo da linha de dobra.

Recomendações para design de roupas incluem experimentar o modelo após o corte. Um manequim será de grande ajuda neste trabalho. O produto é colocado sobre ele para detectar possíveis deformações.

O molde da saia-sol é aplicado ao produto que cedeu, para comparação. Se necessário, as bordas são aparadas com uma tesoura afiada.

Dobre o tecido duas vezes
Coloque de lado os raios dos círculos no molde
Marcar margens de costura
Recorte o detalhe

Instruções de costura

Aulas magistrais detalhadas com fotos e etapas de trabalho ajudarão você a descobrir como costurar uma saia de verão. Você pode criar uma variedade de modelos com suas próprias mãos: com elástico, zíper, cinto. Opções longas parecem interessantes, e até costureiras iniciantes conseguem fazê-las.

Modelo simples com elástico

A versão básica da saia é ideal para iniciantes. Para isso, você precisa cortar o elemento principal, mas sem o cinto. A costura não é cortada na parte de trás e a margem na parte superior do corte é 4 cm maior do que o normal. Isso é necessário para costurar o elástico na saia. Os passos seguintes são realizados passo a passo:

  1. O elástico é medido de acordo com a circunferência da cintura. Ao experimentá-lo, ele deve estar levemente esticado para que o produto final fique firme.
  2. O elástico é colocado na borda superior da saia, o tecido é levemente franzido e alinhavado à mão.
  3. A saia é experimentada. Se não houver problemas, o elástico é costurado na máquina.
  4. As bordas inferiores são dobradas duas vezes. Primeiro 5 mm, depois 10 mm. Cada camada é cuidadosamente passada a ferro e, em seguida, costurada.

Ao criar uma saia de malha ou tecido muito fino, é necessário um tratamento especial nas bordas. A melhor opção é um pequeno ponto zigue-zague. A maneira mais fácil de fazer isso é com um overlock.

Se você está pensando em uma saia soltinha para uma menina, a versão elástica é ideal. Ela é prática, não restringe os movimentos e é confortável de usar.

Recorte o tecido
Corte o elástico no comprimento desejado
Alinhave o elástico à mão, franzindo o tecido
Experimente a saia, costure o elástico na máquina de costura
Dobre a borda inferior duas vezes, passe a ferro e costure.
Saia pronta com elástico

Com relâmpagos

Para construir o molde da saia sol e recortá-la, utilizamos um exemplo clássico. A costura é feita de acordo com as instruções:

  1. A fita adesiva é fixada na estrutura do cinto: ao longo de todo o comprimento e na metade da largura.
  2. A fita é fixada com um ferro de passar. É melhor passar um pedaço de algodão desnecessário. O cinto é dobrado ao meio, as bordas são unidas e cuidadosamente passadas a ferro.
  3. A cintura é costurada e a costura do meio é unida na parte de trás da peça, deixando espaço na parte superior para um zíper.
  4. Um cinto é costurado na parte superior da saia de modo que ele se estenda de uma ponta à outra.
  5. O fecho é fixado. A parte inferior da saia é costurada com uma dobra e as bordas são processadas.

A saia com zíper é virada do avesso, todas as costuras e o fecho são passados ​​a ferro. O produto está pronto. A saia só precisa ser lavada e pode ser usada.

Cole fita adesiva
Costure a borda da cintura
Conecte a costura do meio na parte de trás da peça, deixando espaço na parte superior para o zíper
Costure o cinto
Feche o zíper, costure a parte inferior da saia
Passe a ferro todas as costuras e fechos

Modelo de comprimento total

As saias longas são consideradas as mais atraentes para as férias de verão e looks luxuosos para a noite. Por exemplo, um modelo longo pode atingir 96-102 cm, com uma altura de 170 cm. A descrição de todas as etapas ajudará você a fazer o trabalho sozinha:

  1. Ambas as metades do “sol” e do cinto são cortadas, levando em consideração as margens.
  2. As bordas laterais da saia são processadas na máquina overlock ao longo da parte frontal.
  3. A costura do lado direito é costurada a 1,3 cm da borda e passada a ferro.
  4. Utilizando uma fita adesiva, o elemento do cinto é duplicado, a peça é dobrada ao meio e passada a ferro.
  5. A parte longa do cinto é chuleada usando uma máquina overloque, e duas linhas de pontos grandes são colocadas em ambos os lados do produto.
  6. O cós da saia é costurado e todas as margens de costura são passadas a ferro.
  7. O zíper oculto é fixado com alfinetes, depois costurado e o cinto é costurado.
  8. A parte inferior é nivelada durante o ajuste e depois bainhada com um corte fechado.

A saia de cetim parece luxuosa. O material nobre realça as curvas do corpo, formando belas pregas. Uma saia feita com este tecido é uma excelente solução para criar um look noturno.

Recorte as peças da saia
Overloque as costuras laterais
Costure a costura do lado direito a 1,3 cm da borda e passe a ferro
Duplique o elemento do cinto com uma fita adesiva
Dobre ao meio e passe a ferro
Cubra a borda longa da cintura
Coloque duas linhas em ambos os lados do produto
Costure a cintura da saia
Passe as margens de costura do produto
Prenda o zíper
Costure o zíper junto com o cinto
Faça a bainha da saia
Produto acabado

Com um cinto

O sol com cinto fica fofo e feminino, bem preso na cintura. Para fazer o modelo você mesma, siga as instruções passo a passo:

  1. Os elementos são recortados do tecido selecionado. A parte principal é cortada em um ponto e depois costurada, restando 10 a 15 cm.
  2. A borda inferior é bainhada.
  3. O cinto da saia é feito de uma tira de tecido de 10 cm de largura. A circunferência é igual à circunferência da cintura.
  4. O início do cinto é costurado, a borda superior do produto é inserida e costurada ao longo de todo o comprimento.
  5. Faz-se uma laçada para o fecho, costura-se um botão. O buraco é cortado com uma tesoura e arrematado.

O modelo da saia com cinto é atraente e confortável. As bordas inferiores são processadas usando uma costura estreita na borda dobrada, ou as bordas são dobradas para baixo e costuradas.

Recorte os elementos do produto
Corte a peça principal em um lugar, costure, deixando 10-15 cm do topo
Faça a bainha na borda inferior
Recorte o pedaço do cinto
Costure o início do cinto
Insira a borda superior da saia, costure ao longo de todo o comprimento
Corte uma laçada para o fecho e faça um ponto alto
Costure um botão

Decoração de produtos

Uma saia sol com uma costura é atraente e elegante por si só. Hoje em dia, os produtos são cada vez mais decorados de diversas maneiras. A mais comum é o uso de renda. O tecido vazado que percorre a parte inferior da saia confere feminilidade à silhueta. Fica ainda mais romântico em peças de linho. A trança elegante confere um toque picante aos looks com saia.

Fitas de cetim ou chiffon são uma ótima decoração para saias. Podem ser usadas como cinto ou franzidas na lateral com um broche. Bordados, lantejoulas, pedrarias, strass e miçangas ficam lindos — tudo depende da sua imaginação e gosto.

Saias largas de malha decoradas com uma tira de couro ficam interessantes. A combinação de diferentes texturas está na moda hoje em dia.

Uma saia de verão com corte universal é algo que deve estar no guarda-roupa de toda fashionista moderna. O estilo se adapta a qualquer tipo de corpo, disfarça imperfeições com sucesso e torna a silhueta mais harmoniosa e sedutora. A saia é costurada sem muita dificuldade, permitindo que costureiras experientes e iniciantes realizem o trabalho.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios