Uma decoração de interiores original ajuda a criar uma atmosfera única em casa. Para tornar o ambiente romântico e aconchegante, você pode usar um estêncil de borboleta recortado de qualquer material disponível como decoração. Não é difícil fazer uma estatueta estilizada, especialmente se você tiver a oportunidade de usar modelos.
Finalidade da decoração
Estênceis de borboletas são usados para criar decorações no estilo provençal ou art nouveau. A moda das vytynankas (produtos com recortes artísticos) e da decoração de interiores com papel surgiu na Rússia e nos países do Leste Europeu na virada dos séculos XIX e XX. Sabe-se que na Ucrânia e na Bielorrússia, figuras de animais, pássaros e insetos, feitas de acordo com um modelo, eram consideradas amuletos e usadas para decorar o "canto vermelho" – o local onde os ícones costumam ficar na casa.
No Oriente, esse tipo de criatividade artística é amplamente conhecido há vários séculos. Os artesãos japoneses criavam verdadeiras obras-primas a partir do papel mais fino. Esse artesanato era caracterizado por um jogo de luz e sombra e assemelhava-se a telas de pintura. Os temas tradicionais eram paisagens, gênero animalesco e até retratos. Hoje em dia, os elementos feitos com estêncil são mais frequentemente utilizados para:
- criando mosaicos;
- produção de vitrais;
- decoração de presentes;
- formação de composições de mesa.
Imagens de insetos são muito populares. Os motivos tradicionais japoneses são libélula, besouro e aranha. Na Rússia e na Bielorrússia, o interior é frequentemente decorado com borboletas.




Tipos de estênceis
Existem dois tipos de estênceis: silhuetas (contorno geral) e esboços (imagens com pequenos detalhes desenhados). Os tamanhos podem ser:
- grande (para decorar paredes);
- médio (no Windows);
- pequeno (para mosaicos, vitrais, guirlandas).
Você pode escolher uma versão colorida ou em preto e branco. Ao trabalhar com papel, geralmente são usados moldes vazados: quanto mais furos, mais bonito fica o artesanato final.
| Localização | Formulário recomendado | Design adequado | 
| Na parede | Uma imagem inscrita em um círculo ou oval | Uma figura estilizada generalizada com um contorno reconhecível | 
| Vitral | Borboletas para decoração, compostas por vários quadrados, retângulos, losangos | Design claro nos mínimos detalhes. Uma imagem que pode ser decomposta em formas geométricas simples. | 
| Composição suspensa | Uma fileira de pequenos triângulos do mesmo tamanho | Uma figura dividida em duas partes - sólida e vazada, contrastando entre si | 
Para projetar e fabricar acessórios com corda e arame colorido, são utilizados estênceis de contorno, vazios por dentro. O molde para figuras simples geralmente é uma folha de papel com uma borboleta desenhada. Se o produto tiver várias camadas, o esquema consiste em várias partes desenhadas separadamente. O plano da imagem tridimensional, além das linhas de corte, contém traços ao longo dos quais a peça deve ser dobrada em uma determinada direção para obter o efeito 3D.





Materiais para vytynanka
As seguintes matérias-primas são mais frequentemente usadas para fazer estênceis de borboletas:
- Papel. Para criar figuras usando um molde, a melhor escolha é o papel comum de escritório ou folhas de cadernos escolares (se a célula ou linha for clara o suficiente). A textura recomendada é lisa, sem rugosidades, e a espessura é mínima. Quanto mais fino o material, mais fácil de cortar.
- Papelão. Pode ser comum ou ondulado. O primeiro tem uma superfície lisa, mas é mais difícil dar volume aos produtos acabados. O segundo é gofrado, neste caso as vytynanki são mais fáceis de dobrar, resultando em uma aparência mais expressiva. Ao trabalhar com material comum, as linhas de dobra podem ser localizadas em qualquer lugar. Se o papelão for ondulado, é desejável que as linhas ao longo das quais a peça de trabalho deve ser dobrada coincidam com as linhas do padrão de relevo existente. A textura e o tamanho do padrão dependem do comprimento e da largura dos produtos. Um pequeno ornamento liso e bonito fica bem em vytynanki pequenas, enquanto um grande e convexo fica bem em borboletas grandes. Um molde é usado para fazer as dobras.
- Tecido. Materiais grossos são mais adequados para corte - algodão e jeans. No primeiro caso, é mais conveniente fazer pequenos detalhes, no segundo - criar um modelo do produto.
- Foamiran. É uma borracha decorativa que facilmente assume qualquer formato. É produzida na forma de placas multicoloridas que lembram folhas de papel. Suas principais características são a plasticidade e a maleabilidade. O Foamiran é ideal para a confecção de guirlandas e grandes composições de parede.
- Materiais à mão. Discos de vinil (podem ser usados para criar uma silhueta elegante e sinuosa), latas de alumínio (uma imagem plana e estilizada que pode ser pintada em cores vibrantes usando acrílico) e garrafas plásticas (uma borboleta tridimensional com vários detalhes grandes e vazados) são adequados para fazer artesanato.
Ao trabalhar com diferentes materiais e estênceis, os artesãos também precisarão de ferramentas auxiliares:
- Grandes moldes planos com muitos detalhes vazados são recortados com tesouras afiadas.
- Os pedaços de papelão para produtos tridimensionais são adicionalmente pressionados ao longo das linhas de dobra com uma agulha de tricô afiada.
- Para fixar imagens de tecido em uma base grossa, use uma pistola de cola.
Uma das variedades de vytynanka é chamada kirigami — consiste em recortar figuras tridimensionais em papel. O material pode ser dobrado em duas direções: para longe de você e para perto de você, o que é indicado no diagrama por linhas pontilhadas e tracejadas.





Quais ferramentas você precisará?
Para fazer borboletas vazadas elegantes, você precisa não apenas de um material com a espessura adequada, mas também de uma ferramenta adicional. Ela varia de acordo com o tipo de matéria-prima:
- Para acessórios feitos de latas, você precisará de uma tesoura de metal.
- Ao trabalhar com tecido, prepare um marcador para escrever nos tecidos e uma pistola de cola quente para fixar os elementos decorativos na borboleta finalizada. A caneta hidrográfica pode ser substituída com sucesso por um pedaço de giz ou sabão em pó.
- Ao trabalhar com foamiran, o molde precisará ser aquecido com um ferro de passar para dar o máximo de volume ao artesanato finalizado. Você também precisará de tintas (guache, aquarela) e giz de cera escolar para colorir a borboleta. Canetas hidrográficas comuns também servem.
- Para fazer um grande número de furos decorativos na vytynanka sem gastar muito tempo e esforço, você deve se munir de um furador. Pode ser um comum ou com furos moldados.
- Se você quiser decorar uma borboleta de tecido com bordado ou aplique, precisará de um conjunto de agulhas com diferentes tamanhos de olhos e linha dental.
Para papel, recomenda-se usar uma tesoura com pontas arredondadas para facilitar o corte das partes curvas. Para papelão, é melhor usar um estilete.



Regras básicas para trabalhar com estênceis
Para fazer recortes de borboletas, você precisa desenhá-los com uma caneta ou lápis apontado em uma folha de papel. Se não quiser desenhar nada, a maneira mais fácil é escolher um estêncil de sua preferência entre os recursos temáticos e imprimi-lo. Você pode usar o Adobe Photoshop para alterar o tamanho do padrão.
Às vezes, a imagem não é impressa. Existem maneiras simples de salvar a imagem sem uma impressora. Como alternativa, você pode colocar uma folha de papel em frente ao monitor e traçar cuidadosamente os contornos translúcidos. Se o molde estiver desenhado em um livro, recomenda-se transferi-lo para o papel usando papel carbono.
Se a borboleta tiver seu próprio contorno em cada asa, o esboço deve ser recortado completamente de uma só vez. Quando as duas metades estiverem completamente idênticas, antes de pegar a tesoura, você precisa dobrar a folha ao meio para manter a simetria precisa. Ao trabalhar com moldes coloridos, você deve seguir rigorosamente o esquema para que os diferentes tons se alternem na sequência recomendada.


Masterclasses passo a passo
Existem muitas opções para fazer vytynankas originais, pequenas e grandes. Até crianças conseguem lidar com os métodos mais simples. O principal é escolher um modelo simples.
Figuras vazadas
Para criar uma silhueta vazada em papel, coloque a folha de papel com a impressão sobre uma superfície plana, com o desenho voltado para cima. Você também pode fixá-la a uma placa de madeira com fita adesiva para que a imagem não se mova. Você precisa trabalhar com tesoura e estilete. A ordem de confecção do artesanato:
- Fixe a folha em uma posição estável.
- Use uma faca para cortar o estêncil da borboleta ao longo do contorno.
- Pegue o molde em suas mãos e endireite cuidadosamente as bordas.
- Use uma tesoura de manicure para criar um padrão vazado nas asas.
Após a conclusão do corte, o produto está decorado. Você pode empilhar várias folhas de uma vez e recortar os moldes simultaneamente. Como resultado, você obterá rapidamente várias borboletas.

Feito de tecido
Este artesanato é perfeito para decorar um abajur. Primeiro, você precisa imprimir o molde e, em seguida, transferir o estêncil do papel para o tecido. Em seguida, você precisa:
- Recorte o espaço em branco com o molde.
- Faça com que seja difícil.
- Fixe antenas de fio.
- Aplique contas nas asas usando uma pistola de cola.
- Prenda o artesanato na luminária.
Além disso, você pode bordar veias nas asas. Qualquer fio escuro serve. Essa decoração deixará o estêncil vazado mais vivo.





Borboletas volumétricas multicamadas
Esta borboleta ficará linda na parede. Você pode fazer uma borboleta ou um bando inteiro de tamanhos diferentes. É permitido usar papel ondulado fino e colorido, que antes era chamado de papel de seda. Algoritmo passo a passo:
- Empilhe e prenda de 6 a 10 folhas.
- Recorte borboletas de papel.
- Coloque-os um em cima do outro.
- Cole as barrigas das borboletas.
- Dobre as asas em direções opostas.
Acontece que é uma decoração original. Ao menor sopro de vento, o inseto de papel começa a mover as asas. Além disso, você pode colar antenas feitas de fios finos ou linha de pesca. Os estênceis de flores são feitos seguindo o mesmo princípio.





De garrafas plásticas
Este artesanato será uma ótima decoração para um parquinho infantil. Você também pode "colocar" uma borboleta brilhante e elegante na sua casa de verão. Instruções passo a passo para fazer:
- Lave bem a garrafa e remova completamente o rótulo.
- Corte a parte inferior e o pescoço.
- Divida o pequeno cilindro resultante em duas metades.
- Passe o plástico entre duas folhas de papel até que o material fique plano.
- Recorte a borboleta usando o molde.
Bordas afiadas precisam ser derretidas com um isqueiro. As asas são ligeiramente dobradas para cima. Atenção à decoração: tintas para vitrais são usadas para esse fim.



Dicas úteis e ideias de moda
Você precisa saber como fazer um padrão de borboletas realmente espetacular. Para colocar uma composição de parede, é melhor escolher uma superfície sem papel de parede, coberta com tinta à base de água ou revestida com painéis de plástico (madeira).
Um painel grande com 15 a 20 borboletas pequenas ficará ótimo na sala de estar, e uma pintura de tamanho médio com alguns insetos grandes na cozinha. No quarto das crianças, um tapete de parede com 50 a 100 imagens de borboletas de diferentes tamanhos, dispostas de forma caótica. Para decoração adicional, você pode usar glitter ou strass ao longo do contorno.
| Tipo de instalações | Esquema de composição adequado | 
| Sala de estar | Um painel que lembra papel de parede fotográfico | 
| Quarto infantil | Uma guirlanda ou pingente que é preso ao teto | 
| Corredor | Uma grande silhueta brilhante na parede | 
Não é recomendado usar mais de 3 a 5 cores na composição, caso contrário, a imagem ficará visualmente cansativa. É desejável que todas as borboletas "voem" na mesma direção - para cima, para a direita ou para a esquerda. Os detalhes do painel decorativo devem ser colocados com frequência, de modo que haja espaço livre entre eles. O formato recomendado para a composição é oval, circular ou retangular.
Antes de recortar uma borboleta, você precisa pensar em como ela será fixada. Você pode decorar o teto com linha de pesca, fixando os componentes da guirlanda a ela. É apropriado complementar a composição suspensa com flores artificiais e pequenos pássaros de brinquedo.
Ao criar a decoração, você deve se concentrar não apenas em modelos prontos, mas também na sua própria imaginação. Padrões coloridos e em preto e branco podem ser modificados e decorados, escolhendo a silhueta de uma borboleta de acordo com o estilo do ambiente. Figuras originais servirão como uma decoração maravilhosa para uma sala de estar ou um quarto de criança em um feriado.




Vídeo

 
                                    






