A paixão por artesanato, folclore e performances amadoras é uma tendência dos últimos anos. Cada vez mais pessoas se dedicam a esses hobbies, por isso não é de se surpreender que frequentemente tenham dúvidas sobre como tecer sapatinhos de fibra, já que este famoso calçado já foi mencionado mais de uma vez em crônicas históricas, na literatura e no cinema. Além disso, a arte de sua criação vive e se desenvolve até hoje.
Características do produto
Desde os tempos antigos, os laptis serviam como calçado para as camadas mais pobres da população. Eram usados por quase todos, independentemente de gênero e idade, com exceção dos habitantes da Sibéria e dos representantes dos cossacos. Os laptis eram tecidos de fibra ou líber. Tília, salgueiro, bétula e olmo eram usados como materiais para a criação do item. Acontece que não apenas madeira era usada para esses fins, mas também palha ou crina de cavalo.
Produtos feitos de fibra de tília eram considerados os mais duráveis e duradouros. Sapatos de fibra de casca de bétula eram macios. Os sapatos eram frequentemente nomeados de acordo com o número de tiras de fibra usadas na fabricação: cinco, seis, sete. Para aquecimento e durabilidade, usava-se corda de cânhamo e solas de couro eram costuradas.
Em eventos festivos, as pessoas usavam sapatos de fibra de olmo, decorados com tranças e pinturas.
As primeiras menções a esses sapatos datam do século XII. O baixo custo e a disponibilidade de matérias-primas para a produção tornaram os sapatos de fibra muito comuns. Até a Guerra Civil, de 1918 a 1920, a maioria dos soldados do Exército Vermelho os usava. Hoje, os sapatos de fibra são produzidos como souvenirs, elementos decorativos, sapatos para bonecas e um item para recriar trajes folclóricos. Também são usados como chinelos.
Instruções para tecer diferentes modelos
Os artesãos que fabricam esses sapatos usam casca de bétula, fibra ou matérias-primas mais modernas para criá-los. Por exemplo, sapatos de fibra muito bonitos são feitos de tubos de jornal, fios de tricô e barbante de juta.
De tubos de jornal
Esta matéria-prima é muito comum na tecelagem de sapatos de fibra. O produto final tem uma aparência bonita e se assemelha a sapatos feitos de material natural.
Para tecer você precisará de:
- jornais;
- tesoura;
- Cola PVA;
- um pouco de água;
- agulhas de tricô de 2-3 mm de diâmetro (tanto as de metal quanto as de plástico servem).
Antes de tecer sapatinhos de fibra, você precisa preparar o material. Este processo não é particularmente difícil, até mesmo um iniciante pode facilmente lidar com esta tarefa:
- Uma folha de jornal dupla comum deve ser dobrada ao meio e cuidadosamente dividida em duas partes ao longo da dobra. O material resultante deve ser dobrado longitudinalmente e cortado. Assim, uma folha deve produzir 4 pedaços longos e estreitos.
- Depois disso, você precisará diluir a cola na proporção de 1:3. Coloque uma agulha de tricô no canto da tira e enrole o papel em espiral. Quando a folha estiver completamente torcida, você precisará fixar a peça com uma solução de cola. Depois disso, você pode remover a agulha de tricô.
Para preparar as peças, recomenda-se cortar um maço inteiro de folhas de jornal de uma só vez.
Antes de começar a tecer, os tubos precisam ser levemente umedecidos, sem achatá-los. Você pode aprender a fazer sapatilhas de fibra passo a passo com as seguintes instruções:
- Coloque um tubo na horizontal.
- Coloque o segundo sobre ele, dobrando-o primeiro no formato da letra “L”.
- Coloque o terceiro tubo paralelo ao segundo.
- Elas devem estar entrelaçadas em uma base, em uma única perna, em forma de cruz.
- Da mesma forma, você precisa colocar mais 5 canudos de jornal na base.
- Passe a perna de cada um deles por uma trança regular nas bases que foram fixadas anteriormente.
- Parafuse as partes mais baixas das peças no tecido resultante até o meio do produto, tendo primeiro capturado as laterais.
- Prenda as bordas livres restantes da mesma maneira.
- Dessa forma será formada a parte de trás do sapato de fibra.
- A cada quatro cruzamentos, tubos adicionais devem ser fixados à sola do futuro sapato. De forma semelhante, no formato da letra "L".
- A sola do produto é tecida seguindo este padrão. Como tubos adicionais são tecidos, a expansão necessária é obtida mais perto da ponta do sapato.
- A sola deve ser experimentada no pé, se tudo servir, você pode começar a fazer a parte de cima.
- Para a parte superior do sapato de fibra, deixe dois tubos dobrados na área central. Os canudos nas bordas dos canudos do meio são presos com tecido de chita.
- Faça o mesmo com o tubo restante, trazendo-o para o centro.
- A tecelagem dobra o tecido para cima, formando uma capa. O mesmo deve ser feito com todos os tubos, levantando-os.
- Resta fechar as bordas da sapatilha, formando as laterais. Para isso, os tubos do meio devem ser entrelaçados e trazidos para a parte de trás, esticando cada um separadamente até a borda.
- Depois, elas devem ser enfiadas no furo mais próximo da lateral do chinelo e fixadas na sola com cola.
- Todos os tubos restantes devem ser entrelaçados em cada direção e colados na parte da sola.
Este padrão de tecelagem é um dos mais simples. Graças a ele, até um iniciante pode descobrir como tecer sapatinhos de fibra.
De fio de malha
Esses produtos são lindos e muito práticos de usar, e até mesmo uma artesã iniciante pode fazê-los. Para o trabalho, você precisará de:
- tecido de malha 1 x 1,5 m;
- gancho;
- tesoura;
- agulha e linha.
Execução passo a passo:
Antes de tecer sapatinhos de malha com as próprias mãos, você precisa preparar o fio. Para isso, corte tiras de cerca de um centímetro de largura do tecido. Depois, costure-as formando um único fio sólido.
O tecido de malha é macio, estica bem e assume o formato desejado. Por isso, tecer sapatinhos de fibra com ele é fácil e agradável.
Depois que o fio estiver preparado, você pode começar a tecer:
- Para um sapato de tamanho 27, você precisará fazer cerca de 13 a 15 pontos correntes.
- Depois disso, tricote o próximo ponto com pontos baixos até o comprimento desejado.
- Depois você precisa tricotar as laterais: 3 carreiras com ponto alto.
- No centro do sapato de fibra resultante, você precisa tricotar 5 a 6 alças de ar para prender as laterais e fixar melhor o sapato no pé.
- A parte superior da pantufa é tricotada em círculo com pontos baixos. Depois disso, você precisa prender o fio.
Depois, só falta tricotar uma correntinha para os cadarços que serão presos ao calcanhar.
Tricotado com fio de juta
Antes de fazer sapatinhos de fibra, você precisa preparar os materiais. Para tecer sapatinhos de fibra com barbante, você precisará de:
- agulha de crochê;
- barbante de juta.
Contas, cornetas e flores artificiais serão úteis para decoração. As instruções mostram como fazer chinelos decorativos. Um par de sapatos de tamanho normal pode ser tricotado usando um padrão semelhante.
Master class passo a passo:
- Você precisa colocar uma corrente de 5 laçadas de ar na agulha. Depois disso, amarre-a com pontos baixos em círculo.
- Assim, é necessário tricotar cerca de 2 cm - esta é a altura da meia. Em seguida, é necessário tricotar da sola até o calcanhar em carreiras viradas de pontos baixos, cerca de 4 cm.
- Em seguida, diminua as laçadas abaixo da parte do calcanhar. Para isso, em cada carreira, a laçada não é tricotada, enquanto a laçada externa é agarrada.
- Quando sobra uma laçada, ela precisa ser apertada e a linha cortada, permitindo que algum material extra seja usado para processar a borda do produto.
- O restante da linha deve ser enrolado na parte superior do chinelo.
O segundo sapato de bast deve ser tricotado seguindo um padrão semelhante. Eles são presos juntos em pares. Itens tecidos podem ser dados como lembrança ou guardados para você. Se desejar, os sapatos de fibra podem ser decorados adicionalmente.
Opções de decoração
Os tubos de jornal devem ser pintados. Isso pode ser feito com tinta acrílica ou um corante especial. A cor deve ser escolhida com base na finalidade do futuro par de sapatos e nas preferências da artesã. É aceitável representar padrões e desenhos nos sapatos de fibra e decorar o produto com pintura. Sapatos de papel podem ser revestidos com verniz acrílico. Isso tornará a cor mais brilhante, o item durará mais e será mais fácil de limpar.
Sapatos de fibra feitos de lã tricotada podem ser tingidos com tinta especial para tecidos. Produtos feitos de corda de juta são decorados de diversas maneiras. Eles são decorados com fitas, miçangas, contas de vidro, flores artificiais, apliques e muito mais. Um sapato de fibra feito à mão pode ser dado como presente em um feriado ou simplesmente em uma visita. Os estrangeiros vão gostar especialmente desses presentes.
Tecer sapatos de fibra não é difícil. Além disso, é um processo muito emocionante. Um calçado original feito por você mesmo pode servir como um excelente presente, lembrança ou item de decoração. Para decorar produtos acabados, você pode usar vários métodos decorativos com base nas preferências da artesã.
Vídeo

 
                                    

































