Hoje em dia, diversos tipos de artesanato se espalharam. Ao contrário do tricô, bordado ou costura comuns, a string art é um tipo de artesanato incomum e interessante. Quando usados com habilidade, pregos e linhas simples se transformam em luxuosas pinturas tridimensionais. A técnica da string art é bastante simples, então qualquer pessoa pode dominá-la.
Características da técnica
String art é uma forma de arte na qual várias imagens, simples ou complexas, são criadas a partir de fios e pregos. As imagens consistem apenas em linhas retas, mas, apesar disso, são obtidos desenhos tridimensionais. À primeira vista, parece que a principal característica da técnica string art é a intersecção usual de fios esticados em pregos. Na verdade, para obter padrões bonitos, é preciso ter cuidado. É um trabalho meticuloso que requer cálculos preliminares.
A palavra "string" é traduzida do inglês como "esticar", "cordão" ou "corda". Arte é uma arte com fios, e isso é bordado em diversas superfícies duras. String Art já é um entrelaçamento de fios em pregos.
A história deste artesanato começou há cerca de 4 séculos. Foi inventado por tecelões ingleses, que, em uma determinada sequência, puxavam fios em pregos cravados em tábuas. Como resultado do trabalho, foram obtidos painéis para decoração de ambientes. No final do século XIX, Mary Boole, matemática e pesquisadora, interessou-se pela técnica, aprimorou-a e a utilizou para ensinar crianças, representando diversos padrões geométricos.
A arte com cordas moderna ganhou popularidade graças ao designer americano John Eichinger. As mandalas que ele criou impressionam a imaginação com a elegância das linhas e ilusões de ótica únicas. Atualmente, a popularidade de pinturas inusitadas feitas com o método da arte com cordas só cresce.
Peças de string art se encaixam perfeitamente no design de interiores moderno, especialmente em estilos contemporâneos, high-tech e clássicos. A decoração original em forma de nomes, silhuetas, logotipos, bandeiras, padrões e animais confere um ar fresco e vibrante.
Instruções principais
Existem muitas técnicas de string art que permitem criar pinturas originais com fios e pregos. Os métodos mais populares incluem:
- Design de letras. Uma tendência bem conhecida desenvolvida no Ocidente. Várias palavras ficam interessantes no interior. Apesar do uso de pregos afiados, quadros feitos na técnica de string art podem parecer delicados. Essas decorações são relevantes para uso no corredor ou na sala de estar.
- Animalismo. Frequentemente, artesãos criam silhuetas de diversos animais e pássaros. Essa tendência na arte com fios é mais relevante hoje do que nunca. Imagens de veados graciosos, cavalos nobres, zebras espetaculares e elefantes majestosos são populares.
- Retratos. Profissionais que trabalham com arte com cordas criam telas grandes e impressionantes nas quais traços faciais, como os de celebridades, são facilmente reconhecíveis.
- Para crianças. É útil praticar string art com seu filho. As crianças poderão cultivar perseverança, atenção aos detalhes e desenvolver habilidades motoras finas. Neste caso, a espuma plástica é usada como base. Padrões infantis populares na técnica de string art: gatos, peixes, golfinhos, corações e outros.
- Decoração adicional. Ao criar composições, são utilizados diversos tipos de decoração: cores diferentes, imagens idênticas com um tom contrastante de pregos, strass, miçangas, rebites.
Para fazer um porta-chaves original, basta pegar uma pequena tábua, prender vários ganchos e decorá-la com a técnica de string art. A composição será decorada com uma chave ou uma árvore, além de diversas inscrições.





Materiais e ferramentas
Para realizar a tecelagem com string art, você precisa preparar ferramentas e materiais. Primeiro, selecione uma base. Esta pode ser uma pequena placa de compensado, fibra ou cortiça. Esses substratos são ideais para trabalhar com o método string art, pois sua superfície é convenientemente coberta com tinta, verniz ou filme.
Uma boa opção para trabalhar com a técnica string art é uma base de espuma, adequada para aplicação de tintas acrílicas. Mas, neste caso, é necessário substituir os pregos por alfinetes.
O número de pregos deve ser suficiente para criar uma imagem usando o método string art. Vale a pena dar preferência aos modelos para móveis, decoração e carpintaria. Sua principal vantagem é o tamanho reduzido dos próprios produtos e das tampas. Quanto aos fios, os de tricô são ideais para trabalhar na técnica string art: fio dental, torcido, íris fina. O fio de seda escorrega constantemente, o que causa inconvenientes na tecelagem.
Se você estiver usando a técnica de string art pela primeira vez, não deve adotar imagens complexas. É melhor começar com as opções mais simples. A solução ideal seriam modelos com números, onde cada movimento do fio e tipo de conexão são marcados com setas especiais. Para trabalhar em uma composição no estilo string art, você também precisará de outras ferramentas:
- alicate;
- martelo;
- tesoura;
- botões;
- um prendedor de roupa para fixar pregos.
Mestres experientes recomendam o uso do corpo de uma caneta esferográfica para esse tipo de desenho único. A haste é removida e uma linha é inserida em seu lugar. Esse método garante tensão uniforme e facilidade de trabalho.





Etapas do trabalho
Para criar uma composição atraente no estilo sting art, você precisa escolher um desenho adequado, pensar em seu tamanho e cor. As ações são realizadas em etapas, seguindo as recomendações de especialistas.É importante que os iniciantes trabalhem com calma para evitar erros.
Aplicando um desenho na base
Depois de preparar os materiais, você pode começar a trabalhar. Para aplicar o desenho selecionado à base, siga as instruções:
- Crie seu próprio modelo ou imprima um já pronto.
- O diagrama é aplicado ao substrato preparado.
- Se a base for macia, os contornos são marcados com uma agulha; se for dura, pregos são cravados.
- A amostra será excluída e não será mais necessária.
Se necessário, você pode fixar o molde com fita crepe. Assim, ele não se moverá durante o trabalho. Isso é especialmente útil ao fazer arte com barbante com crianças.



Pregos de cravação
Para trabalhar com a técnica de string art, você precisará de um pequeno martelo. Os passos são realizados passo a passo:
- Os pregos são cuidadosamente colocados ao redor do perímetro; você pode começar por qualquer área.
- Para proteger seus dedos de danos, segure o produto com um alicate ou um prendedor de roupa comum.
Os pregos são cravados a uma distância de 1 cm. Deixe um comprimento conveniente para enrolar os fios. Quanto mais volumoso e multicamadas for o molde, mais altos os pregos devem ficar.


Preenchendo o espaço com fios
Os mesmos esboços na técnica string art podem ter aparências diferentes. Após a colocação dos pregos, os fios preenchem o próprio desenho ou o espaço ao redor, o fundo. Isso é feito da seguinte maneira:
- O primeiro fio é amarrado a um prego e o processo criativo começa.
- Quando é necessário mudar a cor, dá-se um nó para fixar o padrão.
- Uma vez concluído o trabalho, todas as pontas excedentes são cortadas.
Se um fio se rompe, é necessário amarrá-lo cuidadosamente e continuar criando. Ao criar composições complexas de múltiplas camadas usando a técnica de string art, é importante seguir uma sequência específica, que produz um efeito tridimensional. Em outros casos, o caos é bem-vindo.


Bordando a imagem
Figuras acabadas preenchidas com fios geralmente são decoradas com bordas. A cor pode combinar ou contrastar com os elementos principais. O acabamento é feito ao longo do contorno do desenho, para delinear as bordas e dar à imagem uma aparência elegante. Letras azuis, por exemplo, ficarão perfeitamente decoradas com uma borda amarela.
Técnicas básicas para iniciantes
Para começar a se familiarizar com a interessante técnica da string art, você não deve começar imediatamente com composições complexas. É melhor começar com as técnicas mais simples, usando uma cor. Na hora de escolher, vale atentar para os estênceis especiais, nos quais cada número indica a sequência de ações e o tipo de conexão. Eles são usados para praticar movimentos básicos, permitindo que você avance para um novo nível de habilidade. Recomenda-se que iniciantes preencham cantos e círculos; outras formas são derivadas, por isso são muito mais fáceis de dominar.
Canto
Para trabalhar com a técnica de string art, você precisará de uma régua. Em seguida, todas as manipulações são realizadas de acordo com as instruções:
- Um ângulo é desenhado no verso, obtuso, reto ou agudo.
- A figura é dividida em zonas iguais, onde são criados furos pareados. A parte superior permanece livre.
- A linha é enfiada pelo lado avesso, de acordo com o padrão selecionado.
O preenchimento de um ângulo não pode ser feito de forma que pontos opostos que estejam localizados à mesma distância do vértice sejam conectados.
Arco
Este padrão de arte com fios é usado para enfeites florais. Não é difícil de fazer. Basta seguir as instruções:
- Uma parte de um círculo é desenhada.
- Os furos são conectados com uma rosca de tal forma que a distância entre eles seja menor que a metade do arco.
- Deixe espaços iguais entre os furos.
O desenho usando o método da arte com cordas é feito estritamente em uma direção.
Círculo
Para concluir o trabalho, você precisará de um compasso e um furador. Um elemento semelhante de string art para iniciantes é feito de acordo com as instruções:
- Desenha-se um círculo com as dimensões necessárias. De preferência, um diâmetro pequeno.
- Os buracos são dispostos da mesma forma que os números em um relógio: serão 12 no total. Os buracos são numerados.
- Passe uma linha pelo furo nº 1 e puxe-a até o furo nº 5.
- Conecte os furos #2 e #6, depois #3 e #7, e assim por diante da mesma maneira.
Você pode conectar outros pontos de acordo com os esquemas escolhidos. A única regra inquebrável na string art é que a distância entre os furos não deve exceder o diâmetro do círculo.
Círculo
Esta técnica é necessária para criar lindas flores usando a técnica de string art. A figura é feita da seguinte maneira:
- Desenha-se um arco em forma de leque e um pequeno segmento.
- As marcas são colocadas a distâncias iguais umas das outras.
- Os furos no arco e no segmento estão conectados.
O método da arte com cordas permite criar pétalas, folhas e botões de flores. O resultado é uma verdadeira composição floral que pode decorar qualquer ambiente.
Masterclass para iniciantes
Às vezes, a arte com cordas pode ser difícil para iniciantes. Instruções passo a passo ajudarão você a evitá-las. As figuras mais simples de fazer usando a técnica de arte com cordas são: um carro, um desenho de letra e uma raposa.
Carro
Primeiro, a base é selecionada. Uma pequena tábua de 15 x 20 cm serve, os cantos podem ser arredondados. A superfície é lixada e coberta com verniz ou stain. Preparam-se linhas, um martelo, uma tesoura, um alicate e fita crepe. Todas as ações são realizadas passo a passo:
- Um carro é desenhado em uma folha de papel em branco, ou um estêncil pronto para arte com barbante é impresso.
- Na imagem, os pontos são colocados em distâncias iguais nos locais onde os pregos estão localizados.
- A folha é fixada ao suporte com fita adesiva e pregos são colocados. Depois disso, a imagem é removida.
- Um fio é amarrado no prego central superior, a ponta é puxada diagonalmente, enganchada no próximo elemento e assim por diante.
- Quando todos os pregos estiverem processados, o fio é amarrado e cortado.
Da mesma forma, você pode fazer um coração, folhas de bordo, flocos de neve e outras imagens. Se seguir as instruções à risca, poderá obter um excelente resultado.




Cartas
O trabalho requer um conjunto padrão de ferramentas e materiais. A master class ajudará você a criar uma composição original usando a técnica de string art:
- A base é lixada e pintada na cor escolhida. Uma palavra, frase de efeito ou logotipo adequado é selecionado.
- As letras são impressas ou aplicadas em papel.
- O molde é fixado na parte central do substrato. Os pregos são cravados ao longo do contorno, a distâncias iguais entre si.
- O papel é removido. O fio é preso sob a cabeça do prego e passado para outro. Isso deve ser feito até que os elementos estejam completamente preenchidos.
- O trabalho é finalizado fixando o fio e cortando as pontas.
As letras podem ser usadas como decoração para sessões de fotos, cerimônias de casamento temáticas ou ambientes de convivência.Ao martelar pregos, é recomendável colocar algo sob a baseIsso protegerá a superfície dos móveis e pisos contra danos.
Raposa
Um animalzinho fofo de conto de fadas, associado à astúcia e à engenhosidade, será uma ótima decoração para o interior da sua casa. Para fazê-lo usando o método da string art, você precisa realizar algumas manipulações:
- Uma placa ou pedaço de madeira compensada de tamanho adequado é lixado e coberto com tinta e verniz.
- Seleciona-se um desenho. Pode ser uma raposa de conto de fadas inteira, sua cabeça ou uma figura geométrica.
- A imagem é aplicada ao suporte e pregada ao longo do contorno. O papel é removido.
- O espaço entre os pregos é preenchido com fios, você pode usar várias cores.
A raposa vermelha será uma decoração ideal para uma sala de estar ou quarto de criança. Você pode fazer um elemento decorativo usando o método da arte da picada junto com seus filhos.
Pinturas feitas com a técnica de string art parecem luxuosas. São adequados para decorar interiores modernos e podem ser um presente ideal para entes queridos. A arte com barbante é útil para crianças, pois desenvolve a coordenação motora fina, o pensamento abstrato e o senso de beleza.



Vídeo

 
                                    







































