Criar peças únicas para o interior é uma atividade fascinante que pode trazer não apenas a alegria da criação, mas também lucro. Para artesãs experientes, fazer capas de crochê para cadeiras e bancos não é difícil. Iniciantes só precisam dominar o básico desse tipo de bordado e seguir instruções e diagramas detalhados passo a passo. Combinando cores e tipos de fios, você pode obter um acessório de design que combina com qualquer decoração.
Selecionando um modelo de produto
Capas de cadeira tricotadas à mão não passam despercebidas em interiores. Para evitar que pareçam de mau gosto, é necessário levar em consideração o estilo geral da decoração e do mobiliário. Capas vintage feitas com sobras de fios ou produtos feitos com a técnica "granny square" combinam bem com interiores campestres e provençais. Se o ambiente for decorado em estilo moderno, modelos de capas feitas com fios grossos são uma boa opção. Elas podem ter tons neutros de branco, bege, cinza, pó, ou podem atuar como toques vibrantes em vermelho, amarelo e azul. Essa opção será adequada para os estilos escandinavo, ecletismo, eco-style e loft.
Uma capa para banco ou cadeira geralmente desempenha diversas funções, principalmente decorativas. Um detalhe elegante feito à mão dá vida ao ambiente e eleva o clima. Com a ajuda de uma capa nova, você pode renovar móveis antigos e esconder os defeitos que se formaram em sua superfície ao longo do tempo. Assentos duros e frios se tornam mais confortáveis quando revestidos com capas de cadeira de malha. Capas feitas no mesmo estilo uniformizam os móveis da cozinha. Isso é especialmente verdadeiro se os bancos ou cadeiras forem diferentes.
Os modelos de capas mais utilizados são:
- peça única (feito de uma única peça que cobre o encosto e o assento);
- separado (consistindo em duas partes separadas);
- capas traseiras (opção de design festivo, geralmente combina com a toalha de mesa);
- capas de assento (parecem uma almofada plana cobrindo uma superfície horizontal).
As capas de crochê para bancos pertencem à última categoria. Elas repetem o formato do assento e são divididas em redondas e quadradas. Muitas vezes, são feitas com laterais.
As capas são fixadas aos móveis de diversas maneiras. É conveniente usar para isso:
- gravatas ou velcro;
- elástico;
- um cordão enfiado na borda;
- borda afilada de uma capa.
Todos os modelos são feitos de acordo com tamanhos específicos de móveis, portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa tirar as medidas da cadeira ou do banco. As instruções de crochê com padrões podem ser ajustadas adicionando ou subtraindo carreiras até o tamanho desejado.
Materiais e ferramentas utilizadas
Ao contrário das roupas, as capas para móveis exigem rigidez, então a melhor opção para elas é o fio grosso torcido. Esses produtos se destacam pelo fato de que quase qualquer tipo de fio pode ser usado. Se forem finos, basta dobrá-los várias vezes. Além disso, esse fio pode ser usado para tricotar delicadas capas vazadas para os encostos das cadeiras.
É importante lembrar que alguns tipos de material encolhem. Isso se aplica principalmente às fibras naturais – algodão e lã. Ao trabalhar com elas, é necessário molhar e secar previamente o fio ou adicionar alguns centímetros às medidas para que o fio encolha.
As capas sintéticas, por outro lado, tendem a esticar com o tempo. Não precisam de reserva; é melhor prever a possibilidade de apertar ou reduzir o produto, se necessário. Você pode tricotar capas com fios de tricô da moda e obter produtos com texturas bonitas que não precisam de decoração.
Uma capa de malha ou sintética pode ser costurada a uma base de tecido para evitar que ela se deforme.
Capas para bancos feitas de cordão redondo de poliéster são práticas e não perdem o formato. Algumas tricoteiras usam fios feitos de sacos de polietileno para esses itens. Elas protegem bem a superfície, mas não são muito confortáveis ao toque.
Produtos feitos de lã merino volumosa têm uma aparência impressionante, mas não são muito práticos. Podem formar bolinhas ao sentar-se sobre elas, e é fácil enroscar nesse tecido. Vários retalhos de fios são frequentemente usados para fazer capas de cadeiras e bancos de crochê. Com uma combinação habilidosa de cores, esses itens ficam brilhantes e lindos.
Todos os tipos de fio devem ter a mesma espessura. Se forem usados fios grossos e finos para o trabalho, estes últimos devem ser usados em duas ou mais dobras.
O gancho para as capas deve corresponder ao diâmetro da linha. Normalmente, utiliza-se uma ferramenta de, no mínimo, número 3. Ao escolher o material do gancho, é preferível optar por aço. Devido à alta densidade do tricô, ferramentas de plástico e madeira podem quebrar, e as de alumínio podem entortar.






Algoritmo de tricô dependendo do modelo
Fazer capas é um processo simples e interessante. Usando diagramas e descrições detalhadas, você pode atualizar seu interior e, ao mesmo tempo, dominar o crochê para iniciantes. Abreviações:
- VP – circuito de ar;
- ССН – ponto alto duplo;
- SC – ponto baixo;
- PS – coluna exuberante;
- CT – coluna regular.
Patchwork quadrado
Esta capa de cadeira é composta por 25 pequenos motivos quadrados, conectados entre si durante o processo de tricô. O número pode variar dependendo do tamanho do assento. Para a capa, você precisa de duas cores de fio. Os motivos são escalonados, então metade deles é tricotada com o centro claro e a borda escura, e a outra metade, vice-versa. Etapas do trabalho:
- O tricô começa com um anel de 6 VP.
- É composto por 4 feixes de 3 CCH, entre os quais existem arcos de 3 VP.
- Nos buracos arqueados dos cantos, são tricotados 3 pbx, 3 pbx, 3 pbx. Entre esses grupos, há um arco de 3 pbx.
Depois de tricotar um motivo quadrado, você pode calcular com precisão a quantidade de quadrados para o banco. Depois que o tabuleiro de xadrez estiver pronto, ele precisa ser tricotado:
- primeira fileira de encadernação - DC de uma cor;
- o segundo é um CCH de cor diferente;
- terceira carreira - alternando CCH e 1 VP.
As bordas da capa são presas com cordões para fixá-la ao banquinho. Velcro também pode ser usado. A escolha depende da preferência da tricoteira.
Redondo com lados
A capa para um banquinho redondo, feita com padrão “pipoca”, é macia devido aos muitos “saliências” na superfície. Para isso, você precisará de fios de três cores: branco, preto, verde (ou qualquer outra). O número de carreiras é determinado à medida que você avança e depende do diâmetro do banco, da densidade do tricô e da espessura do fio. A alternância de cores pode ser feita da seguinte forma: 2 carreiras - branco, depois 1 - preto, 2 - verde, 2 - branco, 1 - preto.
Etapas do tricô:
- Para começar a trabalhar, você precisa fazer um anel de 5 VP.
- Em seguida, são feitos 2 VPs de elevação e mais 7 pb são tricotados no anel.
- Em seguida, tricota-se 1 ponto alto sobre cada pb. A peça é formada por 5 pb, criados em uma laçada de base e unidos por uma laçada comum de cima. Um arco de 2 pb é feito entre os grupos.
- Na próxima carreira, 2 pontos são tricotados em cada arco de 2 VP - 5 VP são coletados, uma laçada é feita, a agulha é inserida no VP da base e uma laçada longa é puxada. Entre todos os grupos de colunas, 2 VP são tricotados.
- Todas as outras carreiras são feitas da mesma forma até que o círculo atinja o diâmetro do assento. Depois disso, você pode começar a formar a lateral. Para isso, tricota-se um pb em cada ponto baixo e 2 pb em cada arco.
- Em seguida, tricote fileiras de colunas até que a lateral atinja uma altura de 10 cm. Um elástico de linho é puxado pela borda, o que ajuda a apertar a capa depois de colocada no assento. Você pode fazer as laterais com o mesmo padrão de "pipoca", o que deixará o banquinho redondo com uma aparência mais volumosa e incomum.
Quadrado feito de fio grosso
A maneira mais fácil de fazer capas de banco quadradas ou retangulares é fazer um pedaço de tecido do tamanho desejado, de uma ponta à outra. Nesse caso, o produto é desdobrado após cada carreira. Uma capa quadrada feita de fio grosso não requer um padrão complexo, porque esses fios parecem expressivos e em relevo. Você pode usar padrões simples na técnica de tricô uniforme. Aula master:
- Primeiro, você precisa fazer uma corrente de VP, que será igual ao comprimento do produto finalizado.
- Em seguida, faça 3 VP de elevação e tricote um PA na primeira laçada da agulha.
- Depois disso, crie 1 VP e tricote junto com 2 CCH - da mesma laçada e da segunda da agulha.
- Novamente 1 corr e novamente 2 pbx juntos. Tricotar a carreira inteira dessa maneira. O padrão obtido lembra um pequeno zigue-zague.
Esta tela ficará mais interessante se cada nova fileira for feita em uma cor diferente. Você pode escolher tons contrastantes ou fazer transições suaves do claro para o escuro e vice-versa.
Em forma de flor
Uma capa elegante que lembra uma margarida pode ser tricotada com fios grossos de duas cores. A versão clara é usada para a base, e a escura para a orla e a borda das pétalas. O algoritmo de trabalho:
- O tricô começa no centro da flor. Uma corrente de 5 corr. é fechada em um anel e amarrada com 6 p.s. de 2 p. Entre eles, são feitos arcos de 2 corr.
- 12 PS, 2 em cada arco. Entre eles - 2 VP.
- É tricotado de forma semelhante ao anterior, mas entre os PS é feito 1 VP.
- Em seguida, 3 VP de elevação, depois 1 VP, 1 CCH no segundo arco a partir do gancho, 2 VP, CCH no mesmo lugar.
- Em cada arco de 2 corr, 2 pbx, 2 pbx, 2 pbx são tricotados. Entre esses grupos, 1 pbx.
- Nos arcos de 2 VP, 3 CCH, 3 VP, 3 CCH são realizados. Entre os grupos - 1 VP.
- Nesta carreira, os leques ficam assim: 4 pbx, 3 pbx, 4 pbx. Entre eles, 1 pbx.
- Adicione mais 1 DC em cada lado dos ventiladores.
- Nos arcos de 3 VP, tricota-se um leque de 2 CC2N, 6 CCH, 2 CC2N. Entre os leques, 1 VP.
A flor é emoldurada com um fio contrastante. Isso dará ao produto um visual incomum e atraente. Progresso do trabalho:
- Os leques são amarrados assim: 4 pb, depois 4 colunas duplas (2 pb são tricotados em cada laçada da carreira anterior), 4 pb.
- Ao atingir a alça de ar que separa as pétalas, o tricô é virado e são feitos 2 arcos de 2 PV e, em seguida, 4 arcos de 1 PV em direção ao centro da flor. Isso cria uma corrente de PV ao longo da borda esquerda da pétala.
- Em seguida, o tricô é virado novamente e uma corrente simétrica é feita ao longo da borda direita da pétala adjacente em direção à borda. O processo é repetido até que todas as partes da flor estejam tricotadas.
Uma camomila de malha vai ficar bem no interior do quarto de uma criança. Isso trará alegria para a criança e para os pais. Além disso, essa capa protegerá as cadeiras de danos externos.
Contracapa
A capa do encosto da cadeira pode ser feita na mesma técnica da capa do assento ou pode ser a única decoração do móvel. Nesse caso, as opções de vários itens compõem uma composição com uma toalha de mesa ou guardanapo sobre o móvel de jantar. Capas feitas usando a técnica de tricô vazado com fios leves serão uma adição elegante à mesa festiva.
Etapas do trabalho:
- É coletada uma corrente de VP, cujo comprimento é igual à largura da peça, o número de laçadas é um múltiplo de 8. Cada linha começará com 3 VP e terminará com 1 CCH na última laçada da linha anterior.
- Depois de levantar a quinta laçada a partir da agulha, tricotamos um leque: 3 pbx, 1 corr, 3 pbx. Em seguida, fazemos um pbx na quinta laçada a partir da agulha. Essa sequência deve ser continuada até o final da carreira; todas as carreiras subsequentes são feitas da mesma forma.
- Depois que as duas peças estiverem prontas, elas precisam ser costuradas em três lados e colocadas no encosto da cadeira.
Métodos de decoração
Capas prontas para um banquinho ou cadeira podem facilmente ficar ainda mais atraentes. Para isso, você pode usar um dos seguintes métodos de decoração:
- adicione renda ou franja ao redor do perímetro;
- prenda borlas exuberantes nos cantos;
- amarre a borda com um fio de fantasia (por exemplo, pompom ou “grama”);
- decore uma peça simples com bordados brilhantes;
- usar técnica de aplique;
- costure botões grandes e planos na capa;
- transformar capas de crianças em rostos de animais;
- complete a composição vestindo as pernas da cadeira com “meias” ou “polainas” de malha.
Ao decorar capas, você não deve tentar usar todas as ideias de uma vez. A decoração deve estar em harmonia com a cor e a textura da capa. Você não precisa decorar um produto vazado com pompons ou costurar um aplique em uma capa colorida.
Algumas dicas de decoração:
- detalhes brilhantes ficarão bem em um fundo simples;
- franjas e pompons são adequados para produtos feitos de fios grossos;
- As capas para pernas de cadeiras pequenas são melhor feitas com o mesmo fio da capa principal;
- Se um item for tricotado com vários tipos de fios, o acabamento deve repetir um deles.
Usando recomendações simples, você pode criar um item estiloso e aconchegante que vai combinar com qualquer ambiente. Até mesmo uma tricotadora iniciante consegue tricotar uma capa. Vale lembrar que as capas devem se adaptar bem ao interior do ambiente.
Vídeo

 
                                    






















































