Criar uma decoração original com as próprias mãos pode ser facilmente atribuído a um tipo de arte à parte, que toda artesã iniciante se esforça para dominar. O primeiro passo para isso será a habilidade de amarrar um laço charmoso em um garfo, que mais tarde se tornará uma decoração universal para caixas de presentes, cartões e itens de guarda-roupa. Graças a master classes detalhadas, todos podem dominar a técnica de criar um acessório.
Características de decoração
Um laço de fita de cetim é uma das maneiras mais simples, porém eficazes, de criar um clima festivo. A decoração clássica é adequada para decorar qualquer presente e vem em uma variedade de tamanhos, cores e formatos. Para fazer a decoração você mesmo, basta usar talheres comuns.
Toda artesã pode aprender a amarrar laços em um garfo corretamente. O trabalho criativo é divertido, mas exige atenção e precisão. Decorações podem ser usadas nos seguintes casos:
- Decoração de itens de guarda-roupa e acessórios.
- Design de embrulho para presente.
- Colocando os talheres.
- Decoração de álbuns de fotos, molduras.
- Broches acessórios, grampos de cabelo e tiaras.
- Fazer roupas de boneca e todos os tipos de artesanatos.
A decoração é usada para decorar buquês, cartões comemorativos, pulseiras, bolsas e chapéus. Laços bem feitos criam uma atmosfera festiva. E toda essa beleza pode ser feita com uma simples fita e um garfo comum.
Materiais utilizados
Fitas decorativas se espalharam em diversos tipos de artesanato. O produto se distingue por uma variedade de texturas e cores, o que o torna muito popular. Os seguintes materiais são adequados para fazer laços em garfos:
- Atlas. Tiras de tecido liso com 0,3 a 10 cm de largura se destacam por sua aparência atraente, confiabilidade e durabilidade. Adequado para decorar itens de interior, roupas e criar souvenirs.
- As fitas Rep. são feitas de poliéster e sua largura varia de 0,6 a 5 cm. A superfície é revestida por uma nervura transversal, com ambos os lados iguais. O material é durável, rígido, resistente ao desgaste e capaz de manter o formato desejado. É usado para decorar chapéus, roupas, acessórios e buquês.
- Organza. Tiras de tecido transparente com brilho são caracterizadas por rigidez, confiabilidade e durabilidade. Fitas com padrão aplicado são populares. Os produtos são usados para decorar buquês e presentes.
- Metalizada. A largura das listras varia de 0,7 a 6,5 cm. As cores mais populares são dourado, prateado e bronze. A fita, com superfície lisa, tem um visual atraente e não tem medo de umidade nem de ferro quente. É adequada para decorar fantasias de carnaval, itens de decoração e embalagens para festas.
- Renda. Graças à variedade de texturas, este material pode ser usado para criar decorações originais. Há variedades tecidas, vazadas, de náilon, elásticas e guipura. Produtos arejados com padrões complexos são usados para decorar roupas, interiores, acessórios e para criar gargantilhas, pulseiras e broches.
Para fazer um laço no garfo simétrico e elegante, você precisa escolher a fita com cuidado. Ao fazer miniaturas, são utilizadas tiras de tecido com largura de 3 a 10 mm, para decorações maiores, de 5 a 15 mm. Decorações volumétricas são criadas a partir de fitas com parâmetros de 12 a 25 mm.
Além das fitas, você precisará de tesoura, régua, fósforos ou isqueiro e uma pistola de cola quente. A ferramenta principal é um garfo de mesa clássico de quatro pontas.





Escolha de cores
Um belo laço para garfo deve ser feito de materiais de alta qualidade e esteticamente agradáveis. Para que a decoração harmonize com toda a composição, é preciso prestar atenção à cor das fitas. Na hora de escolher, vale a pena considerar as seguintes recomendações:
- A cor branca combina bem com qualquer tom, mas dá um toque frio aos cartões e grampos de cabelo.
- Laranja e amarelo parecem alegres e harmonizam com roxo e verde.
- O vermelho fica ótimo combinado com cinza, dourado e azul, mas muita cor pode causar irritação.
- O rosa acrescenta sentimentalismo, e a combinação com cinza está na moda.
- Roxo, azul e verde são tons neutros que harmonizam com a maioria dos tons e são usados como cores primárias e secundárias.
- Marrom e preto não são muito usados para criar decoração; um laço de cetim decorado com strass parece luxuoso.
Ao compor composições, são permitidas diversas combinações de tipos e cores de materiais. Para selecionar combinações harmoniosas e atraentes, você pode usar um dispositivo especial: o círculo cromático. Tons relacionados são dispostos aqui à mesma distância uns dos outros.
Métodos de amarração
Para aprender a amarrar um laço em um garfo, vale a pena seguir as instruções passo a passo. Independentemente do tipo de composição, o garfo é sempre segurado na mão esquerda, com a parte côncava voltada para cima, e a fita na direita. Após a conclusão do trabalho, as pontas da fita são aparadas e queimadas no fogo. Isso ajudará a evitar que o material desfie. Uma variedade de laços pode ser feita com suas próprias mãos: laços simples, de camada dupla, pequenos e para presente.
Simples
Até artesãs iniciantes podem fazer este lindo laço com fita de cetim. Você precisará de materiais, tesouras e talheres. Uma master class passo a passo ajudará você a fazer tudo corretamente:
- Enrole a fita ao redor do garfo de modo que ambas as pontas fiquem no lado direito.
- A borda inferior é colocada sobre a superior e depois puxada para baixo entre os dentes do meio do garfo.
- A ponta direita é passada sobre a peça de trabalho, no espaço entre os dentes do meio. Ambas as bordas devem ficar no lado saliente do dispositivo.
- O garfo é desdobrado, as pontas são amarradas e o acessório finalizado é removido.
A master class mostra como fazer pequenos laços. A decoração ficará impecável se a parte da frente da fita estiver sempre para cima, sem torcer – isso deve ser monitorado durante todo o processo.
Camada dupla
A decoração com duas camadas de tecido resulta exuberante e festiva. Todos os passos são realizados com base em instruções passo a passo detalhadas, que ensinam como fazer um laço de fita você mesmo:
- A tira de tecido é colocada ao redor dos dentes do garfo, com as pontas voltadas para o lado direito. A inferior deve ser 3 vezes mais longa que a superior.
- A borda inferior é colocada sobre a borda superior no espaço entre o 2º e o 3º dentes.
- A extremidade longa é dobrada sobre o dente mais externo e depois enfiada entre o 2º e o 3º.
- A borda inferior é puxada para dentro da parte inferior do produto, entre o 2º e o 3º dentes.
- A ponta de trabalho é inserida entre o 2º e o 3º dentes e puxada para o lado côncavo do dispositivo.
No final, as bordas são amarradas. A parte de trás do produto fica no lado côncavo do garfo, a parte da frente, no lado convexo.
Para fazer laços de duas camadas de fita de cetim com suas próprias mãos, uma fita com largura máxima de 1 cm é ideal.
Pequeno
Um laço em miniatura fica lindo e apresentável, especialmente na decoração de interiores. As decorações ficam luxuosas em roupas, acessórios diversos e artesanatos. As instruções refletem a execução passo a passo do trabalho:
- O dispositivo é segurado na mão esquerda, e a fita deve ser jogada sobre ele com a mão direita, segurando-a com um dedo.
- A extremidade direita é passada pelo segundo dente e puxada para cima.
- É formado um laço por onde a outra ponta da fita é passada, criando um nó.
- Para fixar o produto com segurança, é feito mais um nó adicional.
Depois de amarrar o pequeno laço, as pontas são cortadas. Para facilitar o trabalho e melhorar a aparência do produto, é necessário garantir que as pontas da fita não se torçam. A decoração é feita com uma fita de até 1 cm de largura.
Um laço pequeno fica atraente com pontas de 1 cm de comprimento. Bordas longas, que recebem o formato geométrico desejado, harmonizam com peças grandes e exuberantes.
Presente
O laço original de duas cores é perfeito para decorar embalagens de Natal. A decoração deve combinar com o padrão e a textura da caixa. O trabalho é feito passo a passo:
- Selecione duas fitas de cores contrastantes, cada uma com 10 cm de comprimento. Uma delas será a principal, a outra servirá de decoração.
- Um pequeno laço é feito a partir da trança principal usando o método descrito acima.
- A segunda fita deve ser puxada entre o 2º e o 3º dentes e enrolada ao redor da peça de trabalho.
A parte traseira do produto está localizada na parte convexa do dispositivo. O resultado é uma bela decoração com núcleo contrastante e pontas longas.
Opções de decoração
Um garfo pode ser usado para criar uma variedade de laços. Basta usar uma decoração original para que o produto mais simples pareça expressivo e apresentável. Miçangas, lantejoulas, strass, centros especiais - tudo deve ser feito com moderação, para que laços bonitos não se tornem de mau gosto. Os seguintes métodos de decoração de acessórios são comuns:
- Centros de acrílico ou plástico são colados ou costurados no centro dos laços. Os produtos são feitos em formato de pequenas flores, corações e smileys.
- Strass e miçangas são fixadas nas asas da decoração, combinando ou contrastando com a cor da fita.
- Laços volumétricos são bordados com lantejoulas e miçangas.
Decoração abundante só é aceitável ao decorar laços para álbuns de fotos, broches e grampos de cabelo. Produtos que fazem parte de um pacote festivo não precisam de muita decoração. Um modelo elegante pode ser usado como um dos detalhes de uma composição ou como um elemento independente.

 
                                    






























