Aula magistral sobre como criar apliques originais de borboletas

Feito à mão

Artesanatos variados não são apenas uma atividade educativa para crianças, mas também uma forma de autoexpressão para adultos. Um aplique de borboleta simples ou, ao contrário, intrincado, decorará o interior e trará emoções positivas. Pode ser feito usando diversas técnicas, e a escolha do design depende da quantidade de tempo livre e dos materiais disponíveis.

Materiais e ferramentas utilizadas

A essência do método de aplique é colar ou costurar elementos decorativos à base, que pode ser feita de papelão grosso, papel ou tecido. Os elementos decorativos são papel colorido, botões, retalhos de tecido e pequenas contas. Você pode fixá-los com cola quente ou cola PVA.

Os materiais mais populares para apliques infantis são papelão, papel colorido e cola. A escolha se justifica pelo fato de ser melhor levar os materiais mais seguros para crianças. Para desenhar e recortar as partes necessárias no papel, você precisará de um lápis simples e uma tesoura. A base adesiva, como PVA, é aplicada com um pincel; é melhor preparar dois: um grosso e um fino.

Métodos de fabricação

O aplique é adequado para crianças de praticamente qualquer idade — uma criança de três anos pode dominar as técnicas mais simples, e um adolescente vai adorar as mais complexas e interessantes. Os pais podem ser criativos junto com os filhos e não se cansarão desse processo.

Depois de pronto, o aplique pode ser criado como uma imagem individual, um cartão postal ou outra decoração. Para crianças, materiais fáceis de trabalhar são adequados - papel e papelão. Adolescentes podem usar miçangas, strass, contas e vidro decorativo para o trabalho.

Artesanato simples feito com papel colorido

Um aplique de borboleta feito de papel colorido é o artesanato mais simples, acessível até mesmo para crianças do jardim de infância. No grupo sênior ou preparatório, as crianças podem fazê-lo sozinhas; no grupo do meio, podem trabalhar com tesouras sob a supervisão de adultos; e no grupo mais jovem, podem usar peças prontas e recortadas. Opções mais complexas serão interessantes para os alunos mais novos. O artesanato desenvolve duas habilidades principais nas crianças: a capacidade de combinar cores e a coordenação motora fina.

Você precisa começar o trabalho relembrando as regras de manuseio de tesouras. Normalmente, modelos prontos fornecidos pelo professor são usados ​​para estimular a criatividade das crianças. Eles são aplicados ao papel para recortar os detalhes do produto.

O modelo de borboleta consiste nos seguintes elementos:

  • silhueta de asas;
  • padrão de asa (1-2 modelos pareados);
  • corpúsculo;
  • cabeça e olhos.

Primeiro, você precisa recortar a silhueta das asas. Uma parte é usada como molde e o papel é dobrado ao meio. Você obtém uma borboleta brilhante que precisa ser colada na base. Em seguida, você precisa pegar um papel de uma cor diferente e recortar um molde para as asas. Vários moldes podem ser usados, mas o molde final é sempre recortado a partir de pedaços de papel em pares. As partes resultantes são coladas às asas. O último passo é recortar o corpo e os pequenos detalhes - a cabeça e os olhos - de acordo com o molde, que são colados à silhueta da borboleta.

Além da borboleta, pode haver outros elementos no aplique de papel colorido – grama, flores, outros insetos. A criança pode adicionar o que quiser ao desenho, se desejar. É importante que a criança escolha a cor dos elementos – é assim que ela desenvolve o gosto artístico.

Volumétrico

A master class é adequada para crianças em idade escolar e pré-escolar. As crianças terão que criar moldes para si mesmas. A técnica desenvolve o pensamento espacial e a capacidade de desenhar.

Etapas para fazer uma borboleta:

  • trace o molde principal no papel branco;
  • marque o próximo elemento nele - a mesma borboleta, só que menor em tamanho;
  • repita o procedimento várias vezes;
  • usando cada molde, recorte uma borboleta em papel de cores diferentes;
  • cole a borboleta maior na base atrás do corpo;
  • cole as borboletas restantes em ordem decrescente.

O resultado é um desenho tridimensional de uma borboleta que pode mover suas asas. Mudando a superfície onde as diferentes borboletas são coladas umas às outras, você pode obter efeitos de cores interessantes. É importante observar a simetria.

Aplique de feltro destacável

Esta é outra opção simples para uma criança pequena que não é muito boa com tesouras. Uma criança mais velha, usando este método conscientemente, conseguirá resultados bastante interessantes. O objetivo é que o tecido ou papel não seja cortado, mas pequenos pedaços sejam arrancados e colados na base dentro do molde desenhado. O feltro é mais adequado para esse propósito.

Etapas do trabalho:

  • desenhe um molde de borboleta na base;
  • preparar feltro de cores diferentes, cola;
  • rasgue pequenos pedaços de feltro com as mãos, mergulhe-os na cola e fixe-os no molde do jeito que a criança quiser.

O aplique de tecido não requer o uso de tesouras e, se você usar pasta de farinha, o processo é totalmente seguro para a criança. Adequado para crianças maiores de 3 anos sob supervisão de um adulto. Desenvolve a capacidade de combinar cores e o senso de simetria.

Imagem feita com materiais de sucata

Os materiais disponíveis são pequenos botões, miçangas, folhas, penas e cereais. Antes de começar a trabalhar, você precisa ter certeza de que seu bebê já sabe como manusear objetos pequenos. Geralmente essa técnica é recomendada para crianças em idade escolar.

Etapas do trabalho:

  • selecione materiais de cores diferentes;
  • desenhe um molde na base (a dificuldade depende da habilidade da criança);
  • Cole as partes selecionadas uma a uma na base.

O resultado será um aplique com uma textura interessante e uma grande variedade de cores. O método desenvolve a coordenação motora fina, o gosto artístico e a capacidade de combinar cores. Você pode comprar um conjunto infantil especial para o seu bebê, que contém elementos prontos.

Na técnica de granulação final

O método exige paciência e desenvolvimento de habilidades motoras finas. A técnica é semelhante ao método anterior, apenas o material utilizado é o de grão final. Fazendo o grão final:

  • pegue um quadrado de papel ondulado de 1 x 1 cm;
  • coloque a ponta de um lápis simples no centro e pressione as bordas contra ela (você obterá um cone);
  • Coloque a ponta do grão sobre uma base untada com cola e pressione firmemente;
  • retire o lápis.

O método ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a perseverança. O processo é bastante longo e trabalhoso, por isso é melhor escolher desenhos pequenos para começar. Depois de ganhar alguma experiência e com interesse suficiente, você pode fazer uma verdadeira tela de mosaico.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios