Como costurar saias envelope, modelagem e master classes

Como fazer

Peças universais são extremamente populares entre as fashionistas modernas. Elas ficam espetaculares em qualquer corpo e são adequadas para todas as ocasiões. É por isso que as costureiras estão cada vez mais se perguntando como costurar uma saia envelope sozinhas. O processo criativo não requer habilidades especiais, mas permite que você adicione uma peça exclusiva ao seu guarda-roupa.

Nuances da escolha de um material

Uma saia envelope pode ter diferentes comprimentos e formatos. Os modelos podem ser largos e estreitos, concisos e decorados com diversos elementos decorativos. Materiais com todos os tipos de cores e texturas são usados ​​na produção:

  1. Couro. Sempre na moda, saias lápis e modelos trapézio são extremamente populares. Elas têm um visual estiloso e são uma ótima opção para looks do dia a dia e do trabalho.
  2. Tricô. Relevante não só para o verão, mas também para o frio. O tecido é usado na costura de modelos para visitas a templos, igrejas e para o dia a dia.
  3. Chiffon. Saias leves e femininas são ideais para a estação quente. Há diferentes opções de comprimento. Modelos longos sempre parecem elegantes e luxuosos.
  4. Seda. Peças fluidas feitas de tecidos nobres são usadas para criar looks noturnos. São usadas apenas com sapatos de salto alto.

Muitas saias têm um forro para esconder as costuras traseiras, protegendo a superfície do tecido contra abrasão e estiramento. A presença desse detalhe é especialmente importante em casos em que o material da parte superior é transparente. Produtos de chiffon e seda são equipados com um forro de viscose ou cetim. Couro e malhas não precisam de adições.

Ao criar uma saia envelope com suas próprias mãos, é recomendável usar tecidos que desfiem menos quando cortados. Ao trabalhar, atenção especial deve ser dada ao padrão da tela; em alguns casos, ele terá que ser ajustado.

Couro
Malhas
Chiffon
Seda

Ferramentas e acessórios

Depois de escolher o estilo e o tecido adequado, vale a pena cuidar da preparação do equipamento necessário para o trabalho. Serão necessários os seguintes materiais e consumíveis:

  • padrão;
  • giz ou marcador;
  • fita métrica;
  • pinos;
  • conjunto de agulhas de costura;
  • dedal;
  • tecido adesivo (dublerina ou tecido não tecido);
  • fios de cores adequadas;
  • tesoura;
  • papel.

As costuras são feitas à máquina de costura. Um overloque será útil no trabalho, mas se você não tiver um, as bordas são processadas com um ponto tricô. O consumo de tecido depende do tamanho e do comprimento do produto. Muitas master classes para iniciantes contêm informações detalhadas sobre como calcular a quantidade de material, principal e forro.

A escolha dos acessórios também merece atenção. Um zíper não é necessário para saias envelope, mas uma trança ou botões que funcionem como um fecho confiável não serão supérfluos. Modelos que são jogados na cintura e presos com broches, fitas e gravatas decoradas ficam atraentes.

Como fazer medições corretamente

Para fazer rapidamente uma saia bonita com suas próprias mãos, você precisa tirar as medidas corretamente. Para determinar a circunferência da cintura, coloque a fita métrica horizontalmente no ponto mais estreito. A fita métrica não deve ser esticada demais, pois isso pode fazer com que o produto final fique do tamanho errado.

Você também precisará medir seus quadris. A fita é colocada horizontalmente. Certifique-se de que ela passe pela área mais convexa das nádegas. A fita métrica é colocada livremente, sem tensão. As medidas são registradas da seguinte forma:

  • Ot – circunferência da cintura;
  • Ob – circunferência do quadril;
  • V – comprimento do produto;
  • D – distância da cintura ao quadril.

A altura do quadril é a distância entre a cintura e os pontos mais proeminentes das nádegas. Dependendo da elasticidade do tecido e da largura desejada, são feitas folgas na saia. Essa característica é sempre levada em consideração na construção de um molde. Deixa-se 1 cm adicional de tecido na cintura e até 2 cm nos quadris.

Construção do padrão básico e modelagem

A construção do molde começa com a criação do desenho principal. O esquema é formado por uma faixa vertical, que é igual ao comprimento desejado do produto. O projeto mais simples é um modelo reto, costurado de forma elementar. Para o trabalho, você precisará de:

  • medições realizadas;
  • que homem;
  • marcador;
  • filme de construção ou um pedaço de papel de parede desnecessário;
  • fita métrica ou régua;
  • tesoura.

O processo de modelagem de saias envelope é baseado no padrão de estilo reto. É fácil encontrá-lo em revistas de corte e costura e em domínio público. Você pode desenvolver novas opções com vários acréscimos: babados e voltas, cortes, dobras. Os seguintes modelos são adequados para iniciantes:

  1. Produtos com fundo assimétrico. Possuem bainha irregular, sendo uma metade vários centímetros maior que a outra.
  2. Saia meio-sol de diferentes comprimentos. O formato deste modelo feminino lembra um tronco de cone. Os lados dos círculos são formados por arcos, cada um com 1/4 do tamanho do círculo. A distância entre eles é igual ao comprimento da peça.
  3. Modelos com costuras laterais. Consistem em dois painéis interligados.
  4. Peças envolventes sem costuras laterais. Geralmente são feitas de tecido decorado com estampa xadrez ou listrada. Esta opção permite evitar o ajuste complexo do molde, que causa problemas para costureiras iniciantes. O modelo tem corte reto, seis pinças e um ponto atrás.
  5. Saia longa de templo. Para criar um molde, você precisará de duas medidas: circunferência da cintura e comprimento do modelo. O modelo é feito da direita para a esquerda. Produtos com elástico e amarrações são populares.

Um molde de saia adequado é criado de forma independente ou selecionado pronto. Neste último caso, o desenho precisará ser adaptado a parâmetros individuais. Para isso, a cintura, os quadris e o comprimento do produto são ajustados para cima ou para baixo.

Com bainha assimétrica
Saia meio-sol
Com costuras laterais
Sem costuras laterais
No chão

Algoritmo passo a passo para costurar modelos simples

Para entender completamente como costurar saias envelope, você precisa seguir rigorosamente o algoritmo de trabalho. Após tirar as medidas e construir um molde, o desenho é transferido para o tecido, levando em consideração as margens de costura. Em seguida, os elementos são recortados e costurados. O produto é experimentado, após os ajustes necessários, as peças são costuradas à máquina e as costuras são processadas. Artesãs iniciantes poderão fazer modelos simples para a praia sem molde.

Moda praia com gravatas

A saia envelope de verão é muito conveniente para usar na praia, pois é fácil de colocar e tirar e não restringe os movimentos. Um produto feito de tecido grosso é adequado para caminhadas na cidade, enquanto materiais leves são adequados apenas para lazer. Uma saia longa com pregas lindas fica especialmente impressionante. Para fazê-la, você precisa fazer o seguinte:

  1. Primeiramente, são medidas as circunferências da cintura e do quadril e selecionado o comprimento (o comprimento ideal é até o tornozelo).
  2. Seleciona-se um pedaço de tecido adequado. Seu comprimento deve ser igual à circunferência do quadril mais metade desse parâmetro, e a largura deve ser igual ao comprimento do produto final mais 5 cm. Também é necessário levar em consideração as margens de costura.
  3. As bordas do material são costuradas à máquina.
  4. A borda superior é dobrada 2,5 cm para dentro e costurada. É assim que o cinto é formado.
  5. O tecido é enrolado ao redor do corpo de modo que a borda interna fique na lateral.
  6. Do material restante, são criadas duas amarras, cada uma com 1,5 cm de largura e 10 cm de comprimento.

A etapa final será passar o cinto pelo furo deixado. Se desejar, ele pode ser substituído por pequenos botões costurados na parte interna e externa. Uma saia rodada ficará mais original se for feita com uma costura inclinada. Inserções de renda e babados serão uma decoração adequada para o produto final.

Uma saia envelope amarrada é ideal para o verão. Tecidos leves e fluidos, principalmente chiffon, são usados ​​em sua produção. Às vezes, o produto é costurado em algodão. Uma saia de praia de seda é perfeita para passeios noturnos à beira-mar ou para visitar um café.

Sem um padrão

Uma saia envelope curta e sedutora ou uma saia longa e espetacular podem ser criadas de forma simples e rápida, mesmo sem molde. Instruções passo a passo ajudarão você a criar esse modelo:

  • o volume dos quadris é medido nas áreas mais salientes;
  • o comprimento ideal do produto é selecionado;
  • é preparado um pedaço adequado de material, cujas bordas são dobradas e cuidadosamente processadas à mão ou à máquina;
  • a peça é enrolada ao redor do corpo de modo que a borda externa se encontre logo abaixo da linha da cintura;
  • o tecido é fixado com alfinetes;
  • as bordas são costuradas em uma máquina de costura, capturando a borda interna;
  • Para facilitar o uso, o produto é complementado com um botão decorativo e um laço.

O uso destas instruções permite criar modelos com comprimentos variados. Uma saia curta de peregrino até o chão é indispensável para visitar templos, enquanto um midi envolvente se tornará a base para criar looks de negócios.

Características de montagem de modelos em um forro

Saias envelope e outros modelos exuberantes, bem como modelos feitos de materiais transparentes, costumam ser complementados por um forro. Todos os cortes das peças são processados. As bordas inferiores são dobradas duas vezes, as pinças são costuradas e passadas a ferro para que as transições fiquem suaves e sem cantos vivos. A montagem dos elementos é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Os tecidos principal e de forro são dobrados ao longo da linha da cintura e presos com alfinetes.
  2. As bordas laterais são dobradas para dentro, o excesso é cortado levando em consideração as margens de costura.
  3. A base e o forro são virados do lado direito para fora e as costuras laterais são costuradas.
  4. As costuras são passadas e os elementos são unidos na cintura.
  5. O cinto é aplicado na parte frontal do produto, costurado, dobrado ao meio e as bordas curtas são costuradas.
  6. A saia é virada do avesso, os cantos são endireitados e a parte interna é presa.
  7. A bainha é feita à mão usando ponto cabra.

As instruções acima permitem que você crie uma saia versátil, adequada tanto para o dia a dia quanto para o trabalho no escritório. Basta alongar o modelo e você terá uma opção luxuosa para a noite. Produtos com forro de tecido grosso e quente são indispensáveis ​​no frio.

Muitas mulheres se perguntam como costurar uma saia longa envolvente, porque são justamente esses itens que não perdem sua relevância ao longo de várias temporadas. Os estilos sol e meio-sol deixarão seu visual romântico e divertido. Peças com estampa xadrez grande ou pequena são interessantes. Elas não só conferem estilo, como também deixam os quadris curvos visualmente mais graciosos. Modelos de saia envelope harmonizam com blusas, camisas, golas altas, além de blazers e tops de balada.

Dobre o tecido principal e o forro ao longo da cintura e prenda com alfinetes no lugar.
Dobre as bordas laterais para dentro, corte o excesso
Passe as costuras, conecte os elementos ao longo da linha da cintura
Coloque o cinto na parte da frente da peça, costure, dobre ao meio, costure as bordas curtas
Vire a saia do avesso, endireite os cantos e prenda o interior
Costure a bainha à mão

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios