Como costurar uma saia de tule com suas próprias mãos, master classes simples

Como fazer

Uma saia de tule é uma peça de roupa incrível que passou de traje de palco de bailarina a um item favorito no guarda-roupa da mulher moderna. Ela ajuda a criar um visual para qualquer ocasião. Será útil para artesãs iniciantes aprenderem a costurar uma saia de tule com as próprias mãos, para se familiarizarem com as propriedades deste material. Levando em consideração idade, constituição física e altura, você pode criar uma peça estilosa para qualquer mulher.

Seleção de modelo

Saias de tule femininas e leves diferem em seu corte e comprimento. Antes de começar a costurar, você precisa decidir o estilo, já que nem todo modelo é fácil de fazer. Tipos de saias:

  1. O tutu é curto e consiste em várias camadas de tule semirrígido costuradas a um cinto ou elástico.
  2. Uma faixa de tule é um modelo alongado feito de uma ou mais camadas de material macio. O corte pode ser retangular, cunha, "sol" ou "meio-sol".
  3. Tutu – tiras de tule que são presas a um elástico ou cinto (sem costura).
  4. Saia americana ou pettiskirt - uma combinação de saia tutu e saia sol, criando um produto muito volumoso.
  5. Com babados grandes - quando feitos, tiras de tecido são franzidas e costuradas no forro em camadas.

Para artesãs inexperientes, é melhor começar com modelos simples, como tutu e americano.

Saia de anágua
Tutu
Pacote
Com grandes babados
Shopenka

Por comprimento, as saias de tule são divididas em:

  • super mini (bem curto, usado com leggings);
  • mini (acima do joelho);
  • até os joelhos;
  • midi (abaixo do joelho);
  • maxi;
  • com diferenças de comprimento.
Maxi
Midi
Mini
Até os joelhos
Com diferenças de comprimento
Super mini

Muitas pessoas se perguntam como encontrar um modelo e como costurar uma saia de tule que fique bem em quem a veste. Primeiro, você precisa determinar o tipo de corpo, além de levar em consideração altura, idade e constituição física. Recomendações de estilistas:

  1. Quem tem corpo em formato de pera precisa escolher um modelo que não pese nos quadris devido ao volume excessivo. Uma saia longa Chopin, feita com uma ou duas camadas de tule e forro, ficará ótima.
  2. Modelos curtos e curvilíneos também não são adequados para um corpo em formato de maçã. É melhor optar por uma versão midi moderada. Nesse caso, a cintura pode ser levemente levantada e enfatizada com um cinto.
  3. Uma saia rodada equilibrará visualmente a silhueta triangular invertida. Ela desviará a atenção dos ombros largos e dará aos quadris o volume que faltava.

Modelos bem curtos e fofinhos são adequados para meninas pequenas e mulheres jovens esbeltas que costumam usar supermini para praticar esportes e dançar.

O comprimento para mulheres jovens e magras pode ser qualquer. Já para mulheres cheinhas, nem todo estilo de saia de tule combina com elas. É melhor escolher uma opção com forro de camada única. O comprimento depende da altura; saias na altura do joelho, midi ou maxi são preferíveis.

Saias com comprimentos diferentes são adequadas para ocasiões especiais. Geralmente, são modelos com cauda e frente mais curta. Ficam espetaculares em casamentos, festas e outras celebrações. Para maior comodidade, a cauda pode ser removível. Ela deve ser confeccionada com um tule mais macio que o tecido principal, para que flua e caia perfeitamente.

Para a "pêra"
Para a figura do triângulo invertido
Para a "maçã"
Para o completo

Medições e cálculos

Para entender quanto tule é necessário para costurar um produto, você deve fazer alguns cálculos e medições. Muito depende do modelo escolhido. Se a artesã planeja costurar uma saia retangular de tule com as próprias mãos, ela precisa saber o comprimento do produto. Por exemplo, para um tutu de 60 cm de comprimento, você precisará de um pedaço de tecido de 3 m de largura. O comprimento do tecido é de 2,40 m (o comprimento da peça multiplicado por 4). Desse tecido, você obterá 4 camadas de 3 metros ou 2 camadas de 6 metros. Ambas as opções serão bastante exuberantes. Mas se a circunferência da cintura for maior que 75 cm, para obter franzidos e dobras pronunciados, é melhor usar camadas de 6 metros.

Se o tecido for fino e muito translúcido, vale a pena complementar o produto com uma anágua da mesma cor. O material deve ser liso, proporcionando um belo caimento. Para dar mais leveza, você pode escolher um tecido denso para a anágua. Se, por outro lado, você precisar de volume mínimo, o material deve ser macio. Com uma largura de tecido de 1,5 m, você precisará de uma peça cujo comprimento seja 5 cm menor que o comprimento da saia.

Uma anágua é necessária para peças feitas de tecido muito fino e com poucas camadas. Ela também serve para evitar que a borda do tule rígido prenda na meia-calça. Ela é calculada e cortada da mesma forma que um tutu.

Para uma shopenka composta por várias camadas cortadas no estilo "sol", o cálculo do tule depende do número de camadas e do comprimento do produto. Para cortar um dos elementos, você precisará de um quadrado cujo lado é calculado pela fórmula: (comprimento da peça + circunferência da cintura, dividido por 6,3) x 2. Assim, com uma circunferência da cintura de 70 cm e um comprimento de saia de 60 cm, para 1 camada você precisa de um corte com um lado de (60 + 70 / 6,3) x 2, ou seja, aproximadamente 142 cm.

Se você planeja fazer uma saia de tule com elástico na parte inferior com as próprias mãos, precisa levar em consideração a circunferência dos quadris, não a da cintura. Ou seja, para uma chopenka de 60 cm de comprimento, composta por 4 camadas, você precisará de 3 m de tecido com 3 m de largura, e para seis camadas, já serão necessários 4,5 metros. Para fazer um franzido na cintura neste modelo, você precisa aumentar a circunferência da cintura ou usar o corte "sol duplo", quando as partes resultantes são cortadas e costuradas aos pares.

Para costurar uma saia fofa de três camadas com babados grandes, você precisará de 4,5 metros de tule e tecido de base, cujo comprimento é 5 cm menor que o comprimento do produto.

Para fazer uma saia tutu infantil sem costura, você precisa pegar tiras de tule de 15 a 20 cm de largura. O número de peças é igual à circunferência da cintura em centímetros. Você pode usar um pouco mais para aumentar o esplendor e reduzir a transparência. O comprimento das tiras é igual ao dobro da largura do produto. Para calcular a quantidade de tule necessária para a peça, você deve contar o número de elementos verticais. Por exemplo, para uma saia tutu de 30 cm de comprimento com uma largura de tecido de 3 metros, você precisará de um pedaço de 3 metros de comprimento. Essa peça resultará em 75 tiras de 60 x 20 cm.

Ferramentas necessárias

Será muito fácil para uma costureira iniciante trabalhar com este material, pois é fácil de processar. Mas é recomendável preparar algumas ferramentas com antecedência. Além dos cortes de tecido do tamanho necessário, você precisará de:

  • fita métrica;
  • tesoura;
  • pinos para fixar peças juntas;
  • agulha;
  • fios na cor do tecido;
  • elástico (para uma saia tutu você pode usar um xadrez, que é usado para fazer faixas de cabelo);
  • fita de cetim para decoração de cinto.

Você também precisa preparar uma máquina de costura, instalando uma agulha para tecidos finos e elásticos. Se você planeja processar a parte inferior, precisará de viés.

Alguns tipos de tule encolhem. Para evitar isso e, ao mesmo tempo, eliminar todos os vincos, antes de costurar, você deve tratar o tecido com vapor usando um ferro de passar.

Como escolher tule

Tule é um material de malha translúcida feito de fios de náilon e poliamida. Sua estrutura lembra um favo de mel. O tecido é amplamente utilizado na costura de roupas, cortinas e joias.

Qualidades positivas:

  • ausência de peso e leveza;
  • capacidade de drapejar lindamente;
  • resistência ao desgaste;
  • não enruga;
  • mantém sua forma mesmo quando molhado.

Além disso, não absorve umidade e seca rapidamente. Há também desvantagens: o tule é eletrificado e gruda (principalmente após a lavagem), derrete em altas temperaturas e não permite a passagem de ar.

De acordo com o grau de rigidez, o tule vem nos seguintes tipos:

  1. Rígido. Mantém bem o formato, mas tem um corte tão áspero que pode arranhar a perna. Raramente usado em roupas. Uma saia feita com esse tipo de tule requer uma anágua e acabamento na barra.
  2. Médio. Adequado para peças volumosas e anáguas largas. Mantém o formato sem danificar a pele. No entanto, ao costurar roupas infantis, é melhor fazer o acabamento da borda.
  3. Macio. Adequado para costurar roupas formais para crianças e adultos. Agradável ao toque, mas não mantém bem o formato, então uma saia precisará de muitas camadas para atingir o volume desejado.

Hoje em dia, você pode encontrar o tule europeu em lojas de costura. É um tecido muito macio que não enrola ao ser cortado, portanto, não precisa ser esticado. É adequado para costurar saias americanas; o volume é criado pela densidade dos babados e pelo número de camadas. O tule pode ser liso, com brilho, ou fosco, com estampa e enfeites decorativos: brilhos, lantejoulas, aplicações, strass e bordados.

Existem vários segredos que facilitarão o trabalho da artesã com esse material:

  1. Para evitar que o tecido fique eletrificado e grude nas suas mãos e na máquina de costura enquanto costura, você precisa borrifar água com um borrifador.
  2. Ao costurar à mão, é melhor usar agulha e linha grossas. Elas não danificam o tecido devido à sua superfície de malha e facilitam o trabalho com esses volumes.
  3. Em uma máquina de costura, será mais conveniente usar um ponto zigue-zague em vez de um ponto reto. Pontos grandes ajudarão a fazer um franzido fino.
  4. Antes de costurar, as camadas de tule devem ser fixadas com alfinetes na costura ou alinhavadas à mão.

O corte deste material não esfarela, por isso não requer processamento. Uma borda levemente rasgada deixa o visual ainda mais arejado. Mas se o modelo exigir acabamento na borda, você pode fazê-lo com uma fita de cetim ou viés. Para volume adicional, uma linha de pesca é costurada na bainha.

As principais etapas da preparação de uma chopenka

A base dessa saia é o corte retangular, meio-sol, sol e sol duplo. O mais magnífico deste material será neste último caso, além de ajudar a evitar o excesso de volume na cintura. Como costurar uma saia Chopin de tule de 60 cm de comprimento com as próprias mãos - vale a pena para costureiras iniciantes.

Para fazer este modelo, você precisa saber o comprimento do produto e a circunferência da cintura. Você precisará cortar 4 camadas de tecido, cada uma composta por dois círculos de sol. O consumo de tecido para este modelo é de um pedaço de tule de 6 x 3 metros, um pedaço de material para o forro de 1,45 x 1,45 m. Além disso, você precisa preparar a entretela para o cinto, acessórios de costura, alfinetes e um zíper.

Criando um molde e recortando o tule

Primeiro, cria-se um padrão de semicírculo. Para isso, dois raios são desenhados a partir de um ponto no papel (papel de parede serve). O primeiro raio é igual à circunferência da cintura dividida por 6,3. Com uma circunferência da cintura de 70 cm, o raio será de 12 cm. O segundo raio é igual ao primeiro + o comprimento da saia + 3 cm para a costura e o acabamento. No nosso caso, ficará assim: 12 + 60 + 3 = 75. Você obterá um semicírculo com um diâmetro de 150 cm.

Em seguida, o tule é dividido em 8 quadrados iguais medindo 1,5 x 1,5 m. Cada um dos elementos deve ser dobrado ao meio e, usando o molde, recortar um círculo com um furo interno. Se o tamanho do tecido não permitir cortar cada detalhe de um quadrado, é necessário um layout mais econômico. Para este caso, existe um princípio de padrão de tabuleiro de xadrez:

  1. Dobramos o material ao meio no sentido do comprimento e alinhamos as bordas.
  2. O semicírculo é aplicado com o lado plano na dobra, o contorno é traçado. Após o corte, você obterá um semicírculo sólido.
  3. Em seguida, o molde é deslocado e colocado com o lado plano voltado para o lado oposto, sem dobrar.
  4. Aqui você terá dois meios-sóis que precisarão ser costurados. O molde é movido e virado até que todas as camadas sejam cortadas.

Você pode mover não o molde, mas o tecido, colando primeiro o molde no chão com fita adesiva. Seus contornos ficarão claramente visíveis através do tule transparente.

Em seguida, você precisa fazer o seguinte:

  1. Corte cada círculo em um lugar ao longo do raio.
  2. Do tecido do forro, corte um círculo da mesma forma que do tule, 5 cm mais curto.
  3. Corte um cinto com comprimento igual à circunferência da cintura e 8 cm de largura.
  4. Cole com entretela. Se você planeja substituir o cinto por um elástico, não precisa cortar esse detalhe. Nesse caso, prepare um elástico com comprimento igual à circunferência da cintura menos 2 cm.

No caso de se usar o corte "sol" como base, é possível adicionar volume à shopenka aumentando o tamanho da abertura para a cintura. Cada camada dessa saia pode ter seu próprio coeficiente de franzimento devido aos diferentes diâmetros da abertura para a cintura. O franzimento mais denso é feito na camada superior de tule, e a inferior permanece inalterada.

Raios de abertura para uma saia feita de diferentes números de camadas para uma cintura de 70 cm:

  1. Camada inferior (primeira) – coeficiente 1, ou seja, raio = circunferência da cintura / 6,3, aproximadamente 11,5 cm.
  2. A camada superior tem um fator de 1,5, que é considerada a base para a montagem. O raio do furo será de 70 x 1,5/6,3, ou seja, aproximadamente 17 cm.
  3. Se houver 3 camadas, a do meio pode ser tomada com um coeficiente de 1,25. Isso equivale a 14 cm.
  4. Se houver 4 camadas, os coeficientes podem ser tomados, por exemplo, 1; 1,2; 1,4; 1,6. Depende de quão cheia a saia precisa ser.

Na seção de tecidos, você encontra tule com elementos decorativos. Isso economizará muito tempo, pois você não precisará pensar em como decorar o produto.

Padrão
O tecido precisa ser dobrado
O tecido do forro deve ser cortado na largura dos quadris.

Montagem do produto

Primeiro, você precisa unir dois círculos cortados e costurá-los ao longo de uma costura lateral. Você obterá 4 sóis duplos. Dois deles são unidos ao longo do corte da cintura e fixados com alfinetes. Ao longo da parte superior de cada uma das duas partes resultantes, duas linhas paralelas à máquina são traçadas com uma linha solta e um ponto alto.

Então você pode começar a montar:

  1. Puxando os fios de um lado das linhas, junte os pedaços de modo que o comprimento fique igual à circunferência da cintura. Alinhave e costure os dois pedaços ao longo da linha da cintura.
  2. Corte o círculo de tecido de forro ao longo do raio, coloque-o sob todas as camadas de tule, alinhave e costure na cintura. Remova todos os pontos de alinhavo.
  3. Coloque o cinto com o lado direito voltado para o lado direito da saia e costure-o ao longo da cintura.
  4. Costuramos todas as camadas ao longo dos cortes laterais usando um overlock para facilitar a costura do zíper.
  5. Usando alfinetes, prenda o zíper na costura lateral de modo que os dentes superiores alcancem o meio do cós.
  6. Dobramos o cinto para o avesso, alinhavamos e costuramos na saia, dobrando a borda.

No final, costuramos a costura lateral abaixo do zíper. Processamos a parte inferior do forro com overloque ou bainha com corte fechado. A saia Chopin de tule de quatro camadas está pronta.

Nuances de costura dependendo do modelo

O consumo de material e a costura de saias de diferentes estilos são diferentes. É necessário estudar cuidadosamente as informações sobre como costurar uma saia de tule fofa usando diferentes métodos. Também é recomendável ler os conselhos de costureiras experientes.

Um tutu para um bebê

Para costurar uma saia tutu para uma menina, você precisará de um pedaço de tule de 5 m de comprimento e 2 vezes mais largo que o comprimento esperado do tutu. Você também precisará de tecido de forro, um elástico de 2 cm de largura (comprimento 1 a 2 cm menor que a circunferência da cintura) e malha grossa de 25 cm de largura (comprimento igual à circunferência da cintura + 2 cm). Sequência de fabricação passo a passo:

  1. Corte o tule em retângulos de 50 cm de comprimento e dobre-os ao meio para obter um comprimento de 25 cm.
  2. Usando um calcador especial para franzir, costure todos os pedaços de tecido dobrados, recuando 5 mm da dobra, posicionando-os um após o outro. Faça a costura com pontos largos e linha solta.
  3. Puxando cuidadosamente o fio de um lado, junte todas as partes de modo que o comprimento total seja igual à circunferência da cintura + 5-10 cm
  4. Costure a peça ao longo da costura lateral.
  5. Corte um pedaço de tecido para o forro. O comprimento deve ser ligeiramente menor que o comprimento da saia superior.
  6. Costure o tecido ao longo das costuras laterais e franzir da mesma forma que o tule.
  7. Coloque o forro na saia e alinhave.
  8. Corte um cinto de malha de tamanho igual à circunferência da saia resultante e cuja largura seja igual à largura do cinto acabado multiplicada por 2.

Depois disso, você pode costurar o cinto na parte superior da saia por dentro, dobrá-lo ao meio e, depois de dobrado, costurar a parte da frente ao tule com um ponto zigue-zague. Passe o elástico e costure as pontas. Costure as laterais do cinto com pontos invisíveis.

Corte o tule no tamanho certo
Costure cada pedaço de tecido separadamente
Puxe a linha para franzir o tecido
Costure todas as partes juntas
Costure a fita

americano

Costurar uma saia de tule para uma menina com as próprias mãos exigirá muito esforço, mas o resultado é espetacular. Para o modelo "patty", você precisa preparar o material para a camada e os babados, tecido grosso para a cava, elástico e acessórios de costura. Etapas do trabalho:

  1. De um material grosso, corte uma canga cujo comprimento seja igual à circunferência da cintura multiplicada por 2 e cuja largura seja 20 cm.
  2. A partir do tule, forme uma camada da saia, cujo comprimento seja igual à circunferência da cintura multiplicada por 9, com uma largura de 11 cm.
  3. Para os babados, você precisa cortar tiras longas de tule de 7 cm de largura.
  4. Ao longo das tiras, exatamente no meio, você precisa fazer uma linha de máquina para franzir. Você pode usar um calcador especial. Durante o processo de costura, coloque as seguintes tiras por baixo.
  5. Depois disso, aperte os babados até que o comprimento deles fique igual ao comprimento da camada.
  6. Costure babados na borda da camada.
  7. Costure o retângulo para o jugo ao longo do lado curto formando um tubo, dobre a borda superior e forme um cordão.
  8. Prenda a camada no comprimento do jugo à mão ou com ponto à máquina e costure-a na borda inferior. Insira o elástico no cordão.

Para deixar a saia da menina mais elegante, você pode decorá-la com uma fita de cetim, amarrando-a em um laço.

Costure as fitas e junte-as para formar babados
Costure os babados resultantes na parte frontal do retângulo
Dobre o jugo ao meio e costure as pontas para fechar o círculo.
Costure camadas no jugo
Produto acabado

Multicamadas

Para fazer um tutu de tule com 3 camadas, você precisa preparar 4 metros de tecido e um pedaço de malha para a base. Além disso, você precisará de um elástico, acessórios de costura e linhas da mesma cor. Sequência de ações:

  1. Da malha, recortamos um retângulo, cujo comprimento é igual à circunferência do quadril + 2-3 cm. A largura é 5 cm menor que o comprimento da saia. Costuramos os lados curtos e obtemos um tubo.
  2. Corte o tule em tiras de 15 cm de largura.
  3. Costure as tiras na base. Simultaneamente, forme as dobras. Costure a primeira tira a uma distância de 10 cm do topo da base e distribua as outras duas uniformemente ao longo do comprimento, de modo que restem 7 cm da última costura até a parte inferior do produto. Para obter uma saia de tule bem fofa, você pode aumentar o número de camadas.
  4. Dobramos a parte superior do tubo de malha para dentro e formamos um cordão.
  5. Fazemos um furo para inserir o elástico.

Para que o produto fique perfeito, você precisa escolher um elástico que combine com a saia. A largura ideal é de 3 a 5 cm. Se for uma saia infantil, um elástico mais estreito servirá.

Corte o tule em tiras, costure e franzir
Costure os babados na base
Costure uma fita no cinto
Produto acabado

De retângulos

Para fazer uma saia retangular de tule de três camadas, você precisa de 6 metros de tecido com largura igual ao comprimento da futura saia. Se o material for transparente, pode ser necessário um forro. Você também precisará de uma fita larga de cetim para o cinto.

Aula magistral sobre como costurar uma saia de tule:

  1. Cortamos o tecido em 3 pedaços: 1,5 metros, 2 metros, 2,5 metros.
  2. Costure cada pedaço ao longo do lado curto formando um tubo (não alcançando a borda em 10 cm) e franzir ao longo da parte longa com uma agulha e linha grossa. O comprimento final deve ser igual à circunferência da cintura mais 4-5 cm.
  3. Reunimos as camadas de modo que o pedaço mais estreito de tecido fique na parte interna e o mais largo na parte superior.
  4. Nós varremos as camadas juntas.

Fechamos as costuras com uma fita larga e costuramos à máquina. Você pode deixar pontas compridas para amarrar. O mesmo padrão é usado para costurar uma saia de tule com elástico.

Corte retângulos e costure-os juntos
Reúna cada camada
Costure o elástico com uma costura
Produto acabado

Sol

Para costurar uma saia de tule para uma menina ou uma mulher adulta, você precisa de 4 a 8 camadas de tecido. Se houver menos camadas, você precisará de um forro e franzidos na cintura para dar volume. Em seguida, calculamos o raio do furo no círculo usando a fórmula: circunferência da cintura / 3,14. Cada camada é franzida separadamente, caso contrário, elas repetirão o formato uma da outra e não haverá volume. Para economizar material, você pode cortar alguns círculos inteiros e outros de metades e quartos, que depois são costurados. É melhor colocar essas camadas na parte inferior.

Uma opção interessante é cortar uma saia-sol de tule em 2 a 3 camadas e usá-la com outras roupas. Ela pode ser usada tanto por cima, para adicionar elegância ao visual, quanto por baixo, para criar volume. Para costurar essa peça, use 2 m de tule europeu de rigidez média, um elástico na cintura e acessórios de costura.

A costura é realizada da seguinte forma:

  1. Recorte o número necessário de círculos para a saia. A abertura no centro deve ser igual à circunferência do quadril para facilitar o uso.
  2. Colocamos as camadas juntas e costuramos à máquina perto da borda.
  3. Dobre o elástico ao meio e passe a ferro para evitar que encolha.

Em seguida, processamos o cinto com um debrum. Esticamos levemente e costuramos o elástico ao longo da borda, escondendo a costura anterior. Costuramos as pontas do debrum.

Padrão
Dobre o tule ao meio e corte o número necessário de pedaços.
Coloque as peças redondas resultantes juntas e costure-as.
Costure o elástico
Produto acabado

Como fazer sem costura

Uma saia tutu divertida e interessante, feita à mão, é feita com tiras de tule presas a um elástico sem costura. Este item é adequado para meninas ou adolescentes. Sequência de ações:

  1. Para calcular a quantidade de tecido para uma saia tutu, meça a cintura. Você precisará de tantas tiras de tule quantos centímetros houver. O tamanho de uma tira retangular é de 20 cm e o dobro do comprimento da saia. Você pode escolher tecidos de várias cores diferentes.
  2. Costuramos um elástico que se ajusta à circunferência da cintura em um anel e o puxamos sobre o encosto da cadeira.
  3. Dobramos cada tira de tecido ao meio e amarramos com um nó de laçada no elástico. É importante não apertar demais o elástico para que o produto permaneça uniforme. Para prender as tiras sem volume excessivo, você pode usar um elástico de chapéu, fixando o tule com ele usando o método de ponto atrás.

Depois de amarrar todas as tiras, junte as pontas formando um feixe e apare a bainha. O cinto pode ser decorado com uma fita, enrolando-a em um elástico com nós.

Corte o tule em 40-50 tiras
Enrole as tiras ao redor do elástico formado.
Produto acabado

Decorando o produto

Peças leves de tule parecem elegantes por si só, então, para uso diário, você não precisa adicionar nenhum enfeite. Mas se forem para um feriado, existem várias maneiras de decorar os produtos para dar-lhes brilho e destaque. O cinto pode ser decorado com uma fita larga de cetim, amarrada nas costas ou na lateral com um laço exuberante. Este último pode ser substituído por uma flor artificial, um broche. Todas essas decorações podem ser usadas sem o cinto de cetim.

A bainha também é decorada com uma fita ou vivo para enfatizar o volume. Você pode inserir uma linha de pesca dentro do tecido para criar lindas dobras ao longo da borda. Se desejar, a bainha é bordada com miçangas, lantejoulas e decorada com bordados decorativos. As saias infantis são complementadas com lindos botões, laços, pompons e rendas.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios