Como costurar uma saia você mesmo, sequência e nuances de produção

Como fazer

Saias são a peça de roupa mais feminina. É importante ter várias delas no guarda-roupa, o que facilita a troca de looks dependendo da situação. No entanto, as peças compradas nem sempre se ajustam bem ao corpo, principalmente se tiverem parâmetros fora do padrão. Por isso, muitas mulheres se perguntam como costurar uma saia do estilo que gostam sozinhas. Um modelo feito à mão, sem dúvida, terá muitas vantagens em relação às roupas prontas: exclusividade, adequação ideal ao tipo de corpo, considerando todas as suas vantagens e desvantagens, capacidade de criar um estilo único e integrar a peça organicamente ao guarda-roupa existente. A complexidade da execução depende de muitos fatores: o estilo da saia, o material escolhido, a habilidade da artesã, a capacidade de tirar medidas e construir um molde corretamente. De qualquer forma, costurar roupas por conta própria é uma tarefa fascinante e uma experiência de vida gratificante.

Escolha de estilo

Escolher um estilo é o primeiro passo para criar a saia dos seus sonhos. Vale a pena encarar a tarefa com a máxima responsabilidade, avaliando os modelos de saia disponíveis sob diferentes ângulos. A escolha depende do tipo de corpo, da estação, do estilo de roupa e da situação. Cada estilo tem suas próprias características:

  1. Uma minissaia revela quase completamente as pernas, alongando-as visualmente, por isso não é recomendada para pessoas altas, além de destacar todas as falhas da silhueta.
  2. Direto até o joelho - universal. Este é um estilo clássico que combina com quase todas as mulheres. Mas uma saia assim deve se ajustar bem ao corpo.
  3. Lápis - comprimento abaixo do joelho, o que pode "encurtar" a altura. Ele enfatiza as panturrilhas, por isso não é recomendado para pernas cheias ou muito finas.
  4. O modelo em corte A equilibra as proporções da silhueta e afina as pernas. Disponível em diferentes comprimentos, uma saia longa deste modelo pode reduzir visualmente a altura.
  5. O godê equilibra a linha do quadril e deixa a silhueta mais esbelta.
  6. Saias em camadas com pregas, pregas ou babados não são adequadas para mulheres acima do peso.
  7. O modelo sol valoriza a cintura, mas é mais indicado no guarda-roupa de mulheres magras.
  8. Uma saia longa disfarça perfeitamente as imperfeições das pernas e afina a silhueta. O formato reto de peças longas não é recomendado para mulheres baixas, enquanto as largas ou rodadas são mais indicadas para mulheres altas e magras.

Para costurar uma saia com as próprias mãos, você precisa não apenas determinar as vantagens do seu corpo, mas também entender as características de cada modelo. Alguns deles exigem habilidades de costura. São estilos como godê, balão e sino. Costurar uma saia envelope ou de várias camadas também é muito difícil; para iniciantes, esse trabalho pode estar além de suas capacidades. Portanto, é recomendável começar com modelos mais simples. Pode ser uma saia reta, trapézio, tutu, tatyana ou saia sol. Alguns deles são fáceis de cortar, mesmo sem habilidades de costura.

Mini-saia
Direto até o joelho
Lápis
Silhueta em linha A
Deus
Saia plissada em camadas
Plissado
Sol
Saia longa

Opções de tecido

Depois de escolher o estilo, o próximo passo é escolher o tecido certo para costurar a saia. Como todos eles têm propriedades diferentes, é necessário garantir que o material selecionado seja confortável, prático, mantenha sua forma e crie a silhueta desejada. Também vale a pena considerar as características e a facilidade de trabalhar com um determinado tecido. Artesãs inexperientes devem começar com algodão, viscose, seda, jeans, gabardine ou malhas. É mais difícil trabalhar com chiffon, jacquard, veludo, veludo cotelê e lã.

Ao escolher o tecido, você também precisa considerar o estilo e o modelo da saia para que o produto final não estique ou amasse, e as dobras mantenham o formato. Quais materiais são adequados para diferentes modelos:

  • Saias de sol e meio-sol feitas de chiffon, seda, cambraia e lã fina ficarão ótimas;
  • O modelo tulipa é feito de tecidos leves e com bom caimento, como viscose, cetim ou seda;
  • É melhor costurar uma saia reta de um material denso que mantenha sua forma, pode ser tweed, veludo cotelê, lã, linho, algodão, malhas;
  • para modelos justos, malhas elásticas e elastano são adequados;
  • pregas e dobras são perfeitamente seguradas por tecidos de terno que contêm materiais sintéticos;
  • Saias longas são feitas de materiais leves.

A escolha do tecido também depende da estação em que o produto final será usado. Saias curtas e longas de inverno são feitas de lã, gabardine, veludo cotelê e veludo. Algodão, linho, seda e chiffon são mais adequados para um modelo de verão.

O chiffon é uma ótima saia meio-sol
O modelo tulipa é feito de tecidos macios, como viscose.
É melhor costurar uma saia reta de um material denso - veludo
Para modelos justos, malhas elásticas são adequadas
Pregas e pregas seguram bem os tecidos dos ternos

Como fazer medições corretamente

Determinar corretamente o tamanho do produto final é uma etapa importante do trabalho. A tarefa parece simples, mas existem algumas nuances cuja não observância pode afetar negativamente os resultados. É importante lembrar que as medições devem ser feitas:

  • na roupa íntima ou meia-calça que será usada por baixo do produto acabado;
  • com uma fita métrica, pressionando-a firmemente contra o corpo, sem apertar demais.

Os resultados serão mais precisos se as medições forem feitas por outra pessoa, já que você precisa ficar em pé, com a coluna ereta, sem se curvar ou se curvar. Não contraia a barriga nem subestime os resultados só por querer parecer mais magro: você não se sentirá confortável com essas roupas.

Os moldes de saia variam, mas existem medidas básicas necessárias para todos os modelos. São elas: a circunferência da cintura (CC) e o comprimento do produto (CP). Para alguns modelos, você também precisa saber a circunferência do quadril e a altura (AQ). Como muitas mulheres têm depósitos de gordura nessa área, a circunferência do quadril é medida em dois pontos: na altura das nádegas e um pouco abaixo. O valor maior é usado para construir o molde.

Ferramentas e consumíveis

Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar tudo o que precisa. Costureiras experientes têm kits de costura; iniciantes terão que montar tudo do zero. Você precisará de:

  1. Máquina de costura. É desejável que ela tenha um controlador de velocidade e uma função de processamento de costura.
  2. Um bom ferro de passar. Necessário para passar as costuras a vapor e passar o produto final.
  3. Tesoura. É melhor comprar uma especial para cortar tecido. Você também precisará de uma ferramenta separada para papel e uma tesoura pequena para cortar linhas.
  4. Uma fita métrica e várias réguas para construir um padrão.
  5. Papel vegetal ou molde pronto.
  6. Alfinetes de alfaiate para fixação de peças, alfinetes de segurança para enfiar elástico.
  7. Giz de alfaiate, um pedaço de sabão ou um marcador especial que desaparece para transferir o desenho para o tecido.
  8. Um abridor de casas ou uma faca estreita para remover costuras de má qualidade.
  9. Agulhas de diferentes comprimentos e espessuras para trabalho manual e à máquina.
  10. Fios de diferentes cores e espessuras.

Além do tecido, você pode precisar de zíperes, botões, elásticos, tranças, rendas e outros elementos decorativos para decorar o produto final.

Etapas do trabalho

Muitas vezes, um iniciante não entende muito bem em que ordem o trabalho deve ser executado. Antes de costurar uma saia longa ou qualquer outro modelo com suas próprias mãos, é muito importante estudar as instruções. A sequência correta de ações é:

  1. Faça medições.
  2. Crie um molde (se as dimensões permitirem, você pode usar um já pronto).
  3. Transfira o desenho para o tecido e deixe margens de costura.
  4. Recorte os detalhes.
  5. Costure as peças com ponto de alinhavo.
  6. Experimente o produto e faça os ajustes necessários.
  7. Costure tudo junto usando uma máquina de costura.
  8. Trate as costuras.
  9. Passe o produto acabado.

Dependendo da complexidade do modelo, do número de detalhes e elementos decorativos, pode haver mais etapas. Às vezes, é necessário experimentar a peça várias vezes para ajustá-la à silhueta. Em alguns modelos, é necessário costurar pinças, cunhas e babados.

Construção do padrão básico

Um molde básico é um desenho básico universal, a partir do qual você pode criar diferentes modelos de roupas. Ele pode ser construído em papel milimetrado ou papel vegetal. Na maioria das vezes, é feito imediatamente em tamanho real, restando apenas transferi-lo para o tecido. Para levar em conta todas as características do seu corpo, você pode fazer um molde com material desnecessário, costurar os detalhes e ajustá-lo à sua silhueta. Em seguida, rasgue e transfira os elementos resultantes para o papel.

A base é um padrão regular de saia reta com duas costuras laterais. Geralmente, possui 4, às vezes 6 pinças. Em alguns modelos com fenda ou fenda nas costas, a parte de trás é dividida em duas partes. O padrão é construído da seguinte forma:

  1. A grade principal está pronta. Trata-se de um retângulo cuja altura é igual ao comprimento do produto (C), e a largura é metade da circunferência do quadril (CQ). De cima, recue a distância da altura do quadril (AQ), e no meio, divida-a verticalmente pela linha lateral.
  2. Em seguida, você precisa encontrar o lugar certo para os dardos. No painel traseiro, eles estão localizados simetricamente, à mesma distância, e na frente, estão deslocados para o lado em 2 cm.
  3. Um modelo de saia construído corretamente tem uma cintura que cai até o meio.
  4. Ambos os lados dos dardos devem ter o mesmo comprimento, a linha lateral deve ser ligeiramente convexa e a borda superior deve ser côncava. Deve haver um ângulo reto no topo da linha central de cada peça.

Ao construir um molde, deve-se levar em conta uma folga no caimento. Na cintura, essa folga é de 1 a 1,5 cm, e ao longo da linha do quadril, 2 cm. Elas podem ser excluídas se uma saia justa for costurada com tecido elástico.

A rede principal está sendo implementada
Encontre a localização dos dardos
Construção de dardos
Padrão pronto

Abertura

Usando moldes simples, você pode costurar muitos modelos diferentes. É importante saber como transferir corretamente o desenho para o tecido e recortar os detalhes. Para isso, primeiro defina as superfícies frontal e traseira, todas as linhas são desenhadas a partir da parte de trás. O tecido deve ser disposto corretamente, levando em consideração a direção do fio e a localização do padrão.

A saia mais fácil de cortar é aquela feita de chita ou outro material similar que não desfie. Iniciantes devem seguir o guia passo a passo:

  1. Dobre o tecido ao meio ao longo da linha dos fios.
  2. Coloque as peças sobre o tecido e prenda-as com alfinetes.
  3. Primeiro desenhe ao longo da linha do molde e depois novamente, deixando 1–2 cm para a costura.
  4. Corte ao longo da linha da costura.
  5. Remova os pinos e remova o molde.

Se houver listras, figuras geométricas ou outros detalhes de cor, os padrões dos painéis frontal e traseiro devem ser colocados sobre o tecido com as bordas inferiores na mesma direção. Os xadrezes e listras devem combinar nas costuras. Se o padrão for muito grande, ele deve ficar no local mais visível.

Dobre o tecido ao meio ao longo da linha dos fios, disponha os pedaços sobre o tecido e prenda-os com alfinetes.
Trace ao longo da linha do molde com margem de costura e corte ao longo da linha de costura
Remova os pinos e retire o molde

Costurando as peças

Antes de começar a costurar, é aconselhável finalizar as bordas com um ponto overloque ou zigue-zague. Não é recomendado costurar nem mesmo modelos simples diretamente na máquina de costura. Primeiro, você precisa costurar as peças com um ponto de alinhavo. Elas são colocadas frente a frente, alinhando cuidadosamente todas as bordas. Em seguida, são costuradas à mão, seguindo a seguinte sequência:

  • comece com pinças, que são costuradas da borda estreita para cima;
  • depois eles alinhavam dobras, cortes e outros detalhes;
  • varra as costuras laterais, alinhando cuidadosamente todas as linhas do molde, isso é feito da linha da cintura para baixo, na lateral do painel frontal;
  • dobre e varra as bordas superior e inferior.

Ao alinhavar, a largura dos pontos não deve ser maior que 0,5 cm para que não haja divergência na hora de vestir.

Costure os dardos da borda estreita para cima
Dobras, cortes e outros detalhes de alinhavo
Varra as costuras laterais, alinhando cuidadosamente todas as linhas do molde.
Dobre e varra as bordas superior e inferior

Ajustando o produto

Antes de costurar as peças na máquina, é necessário experimentar o produto. Isso ajudará a ajustá-lo à silhueta. Mesmo que este passo pareça sem importância, é necessário. Como ajustar:

  • vista a saia sem virá-la do avesso, prenda o fecho;
  • posicione as costuras laterais com precisão;
  • se a largura do produto for maior que o necessário, retire o excesso;
  • se a saia estiver muito estreita, desfaça a costura e costure levando em conta a correção;
  • verifique o tamanho e a localização dos dardos. Se estiverem incorretos, retire-os e coloque-os de volta.

Todas as correções são feitas no lado direito do produto e depois transferidas para o lado esquerdo. Se houver muitas alterações, uma segunda prova será necessária.

Vista a saia sem virá-la do avesso, prenda o fecho
Posicione as costuras laterais com precisão
Remova o excesso de largura do produto
Verifique o tamanho e a localização dos dardos, se estiverem incorretos, retire-os e coloque-os de volta

Montagem final

Depois de todas as correções feitas, costuramos a saia finalmente. Para isso, você precisa escolher as linhas fortes certas para a cor do tecido e definir a largura do ponto na máquina. Na hora de costurar, recomenda-se aplicar as peças de modo que a parte da frente fique para cima. As instruções passo a passo para montar uma saia longa reta são simples:

  1. O ponto à máquina deve ser colocado a 1 mm da costura de alinhavo em direção ao corte.
  2. A costura central na parte de trás é costurada, se houver. Se necessário, um corte é feito imediatamente e o zíper é processado.
  3. Depois você deve costurar as pinças em ambas as peças.
  4. Só depois disso é que as costuras laterais da peça são unidas. Você precisa começar pela cintura.
  5. O cinto é costurado ou a borda superior é processada para obter elástico.
  6. No final, você precisa fazer a bainha na borda inferior do produto.

É aconselhável passar cada costura depois dela, isso facilitará os passos seguintes.

Costure as pinças em ambas as peças
Costure a costura central nas costas, faça um corte e processe o zíper, conecte as costuras laterais
Costure a cintura ou finalize a borda superior para elástico
Faça a bainha na borda inferior do produto

Nuances de fabricação levando em consideração o modelo

Com base no molde básico, você pode criar muitos modelos diferentes. Por exemplo, uma saia longa costurada pode ser larga ou estreita, com ou sem fenda. Cada estilo tem suas próprias nuances de fabricação que precisam ser levadas em consideração:

  1. O modelo reto é o mais fácil de costurar. Requer um molde básico, que geralmente não precisa ser alterado. O produto é ajustado à figura por meio de pinças e encaixes. O modelo da saia lápis é ligeiramente diferente. Sua característica é a presença de pinças adicionais sob as nádegas e o estreitamento para baixo.
  2. Será fácil para iniciantes descobrir como costurar uma saia de verão com elástico. Na maioria das vezes, ela é feita longa, já que uma versão mais curta só fica bem em corpos esguios. O tecido deve ser denso o suficiente, mas leve. O molde deve ser ajustado na parte inferior dependendo da largura desejada do produto.
  3. Uma saia de verão em camadas fica linda. Ela pode ser cortada com qualquer número de listras, alternar cores contrastantes ou combinar os mesmos tons. É melhor costurar esse modelo em algodão, seda ou chiffon. O padrão do produto é simples: são retângulos separados, com comprimentos e, às vezes, alturas diferentes. Ao costurar, a parte superior de cada camada precisa ser franzida um pouco. Um elástico é costurado na parte superior e um babado brilhante pode ser costurado na parte inferior.

Artesãs inexperientes devem começar com modelos costurados sem padrão, por exemplo, um sol ou uma tatyanka.

Modelos mais complexos são: tulipa com várias dobras divergentes, tulipa em jugo com franzidos, sino, godê, saia com cunhas, com dobras, pregas. Somente artesãos experientes podem fazer esse trabalho.

saia reta
Lápis
Saia de verão com elástico
Verão em camadas

Como costurar sem molde

As mulheres costumam se perguntar como costurar uma saia rapidamente sem molde. Tudo o que você precisa é de um pedaço de tecido e uma máquina de costura para algumas costuras simples. Essas atualizações estão disponíveis até para iniciantes, basta escolher o estilo certo. Existem vários modelos bem fáceis de fazer:

  1. A saia mais simples é a saia de sol. Para ela, você só precisa saber a circunferência da cintura e o comprimento desejado. Ela pode ser feita de fibra sintética, seda ou cambraia. Você precisa estender um pedaço grande de tecido no chão e desenhar um círculo no meio, cujo raio seja igual à circunferência da cintura, dividida ao meio. Afaste-se do círculo uma distância igual ao comprimento do produto final. Você precisa cortar levando em consideração a margem de costura. Depois disso, resta apenas processar as bordas e costurar o elástico por cima.
  2. É muito fácil costurar uma saia longa com elástico. Esta é uma opção ideal se você precisa esconder as imperfeições das pernas. O tecido é cortado em dois retângulos. A largura é a circunferência do quadril multiplicada por 1,3–2 (dependendo da espessura do produto final). Adicionam-se 5–6 cm ao comprimento desejado para as costuras. Depois de costurar as peças e processar as costuras, resta apenas inserir o elástico por cima.
  3. Fazer uma saia tutu simples também é fácil. É mais adequada para pequenas fashionistas, embora meninas também possam usá-la em festas ou feriados. Você só precisará de tule e um elástico largo. O tecido é cortado em pedaços de 30 cm de largura e 2 vezes mais longos que o comprimento do produto final. No total, você deve obter de 40 a 50 tiras. Elas precisam ser presas a um cinto de elástico largo, enroladas nele e fixadas. Depois de distribuir todas as tiras, o tecido precisa ser afofado.
  4. Uma saia simples sem molde é uma minissaia reta. Para evitar que pareça muito sem graça, recomenda-se fazê-la com tiras. Cada uma delas tem 7 a 8 cm de largura e o comprimento é metade da circunferência do quadril. Depois de costurar as tiras, você precisa unir as metades para que as costuras coincidam, processar as bordas e inserir um elástico por cima.

Para quem não sabe costurar na máquina ou não quer se preocupar em cortar tecido, a maneira mais fácil é aprender a costurar uma saia com calças jeans. Elas devem caber no tamanho certo, então você não precisará fazer ajustes. Você precisa cortar as pernas no comprimento desejado e desfiar as costuras internas. Se a calça jeans for larga e reta, você pode simplesmente costurar essas costuras. Caso contrário, você terá que inserir cunhas nesses locais, talvez de outro material.

Qualquer roupa feita com suas próprias mãos parece original e acrescenta individualidade à sua imagem. Até uma simples saia de algodão pode se tornar uma decoração estilosa. E aprendendo a costurar modelos mais complexos e a escolher os tecidos e estilos certos, você pode diversificar completamente ou até mesmo atualizar completamente seu guarda-roupa.

Sol
Saia longa com elástico
saia tutu
Mini de listras
saia jeans

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios