Ao costurar uma saia, é importante inserir o zíper corretamente. A opção mais comum é um zíper oculto. Ele fica elegante e discreto, pois se integra à costura. Se você descobrir como costurar um zíper oculto em uma saia, poderá evitar deformações no produto ou o esticamento do tecido. Certas ferramentas são necessárias para o trabalho, e elas devem ser preparadas com antecedência.
Materiais e ferramentas
Antes de costurar um zíper invisível em uma saia, você deve preparar todas as ferramentas e materiais necessários. Na maioria das vezes, uma máquina de costura é usada para o trabalho. Para um resultado ideal, é melhor comprar um calcador especial. Ela simplifica a costura de um zíper e permite costurar o mais próximo possível dos dentes, pois possui ranhuras especiais na "sola" desta ferramenta. Sem essa sapatilha, existe o risco de danificar os dentes e deixar a costura torta.
É melhor comprar um calcador de metal, pois ele desliza sobre o tecido com mais facilidade e não é danificado pela agulha. Um de plástico não é durável, mas serve se o trabalho for feito apenas uma vez.
Além do pé especial, você precisará das seguintes ferramentas:
- alfinetes de alfaiate;
- fios finos para combinar com a cor do tecido;
- agulhas finas;
- giz;
- governante.
Para tornar o zíper invisível, é importante escolhê-lo corretamente. Um zíper oculto difere de um zíper comum: seu cursor está localizado do outro lado dos dentes, por isso não fica visível quando fechado. O preço é praticamente o mesmo. Além disso, quando fechado, os dentes de um zíper oculto podem ser facilmente dobrados para trás.
Ao escolher um zíper invisível, é importante considerar a cor e as características do material da saia. Para tornar os encaixes invisíveis, a cor deve combinar. É importante que o zíper combine com o tom, pois ele se projetará ligeiramente da costura. É difícil escolher um zíper para um produto feito de material delicado ou elástico. Nesse caso, você deve tentar escolher um com dentes pequenos e base fina. Para uma saia, você pode usar zíperes de metal e plástico. Estes últimos são mais recomendados para costurar roupas de tecidos grossos, couro natural e artificial.
O zíper deve ser 2 a 3 cm mais comprido do que o recorte pretendido. É melhor cortar o excesso e prender os dentes manualmente. Antes de costurar o zíper na saia, recomenda-se passá-lo a ferro. Se for de algodão, é melhor passá-lo a vapor, pois após a lavagem o produto final não encolherá e o tecido não deformará.



Preparando-se para o trabalho
Antes de costurar o zíper na saia, você precisa ajustar a máquina de costura. Se a tensão da linha for muito forte, o tecido pode encolher e o produto ficará com vincos desagradáveis. Recomenda-se usar agulhas finas para que as costuras da saia não fiquem destacadas.
Normalmente, o zíper é inserido na costura lateral do produto, com menos frequência na parte traseira. Isso é feito na última etapa do trabalho, antes de costurar o cinto em um local especialmente sem costura. Algumas artesãs recomendam não costurar essa costura, pois acreditam que isso facilitará a inserção do zíper.
A principal coisa que você precisa fazer antes de começar a costurar o zíper na saia é processar as bordas. Isso é feito com overloque ou à mão. Se o tecido não for grosso ou esticar, é necessário usar um forro. Trata-se de um material fino com base adesiva, que é fixado no local onde o zíper é costurado ao longo de todo o diâmetro do produto, na cintura. Isso evita o estiramento e o aparecimento de marcas de agulha. Na maioria das vezes, a entretela é usada como forro; seu lado adesivo é aplicado ao tecido e depois passado a ferro. Você também pode usar tiras de entretela formband ou contenband. Isso deve ser feito antes de processar as bordas com overloque.
Antes de costurar um zíper invisível em uma saia, é importante determinar corretamente o local para ele. Para isso, o produto deve ser estendido com o avesso para cima, a uma distância de 1,5 cm da borda, e o local da costura deve ser marcado com giz. Em seguida, dobre o tecido e pressione-o levemente.
Em seguida, você precisa prender o fecho fechado com a face para baixo. Os dentes devem estar localizados na junção das duas partes. A parte superior do fecho não deve atingir a borda em 0,5 a 1 cm. Este é o local para processar a borda superior ou costurar o cinto. Em seguida, faça 2 a 3 marcas no zíper e no tecido. Isso é necessário para que, ao costurar, o fecho não se mova e a saia não fique torta. Em seguida, você precisa alfinetar cuidadosamente as peças na costura com alfinetes e alinhavar. Nesse caso, apenas a fita do fecho e a bainha são perfuradas.
É melhor usar uma linha contrastante para alinhavar, assim será mais fácil retirá-la depois.



Algoritmo para costurar zíperes para diferentes modelos de saia
Artesãs experientes não fazem perguntas sobre como prender um fecho, como costurar ou como costurar um cinto em uma saia. Mas para quem está começando a bordar, é melhor usar algoritmos prontos. Eles descrevem detalhadamente como agir passo a passo. Essas instruções ajudarão a evitar erros e a não estragar o produto, especialmente porque diferentes modelos de saias têm suas próprias descrições e nuances. Vale ressaltar que, ao alinhavar e costurar, a direção das costuras deve ser de cima para baixo.
Com um cinto
O mais difícil é costurar um zíper em uma saia com cinto. Isso deve ser feito com cuidado, seguindo as instruções. O cinto em branco é dobrado ao meio e costurado pela frente. A costura é deixada sem costura. Antes de costurar o cinto completamente, costure o fecho. Nesse caso, você precisa seguir as instruções passo a passo:
- Dobre as margens de costura e passe a ferro.
- Prenda parte do fecho aberto em uma das bordas e alinhave-o. Os dentes devem coincidir com a linha de dobra, e a borda superior deve coincidir com a borda do cinto.
- Costure um lado, dobrando cuidadosamente os dentes. O ponto não deve ficar a mais de 2–3 mm deles.
- Faça o mesmo com o outro lado. Antes de costurar, feche o zíper, certificando-se de que ele fique plano.
- Puxe o ponto de alinhavo e prenda a borda inferior do fixador.
- Feche a parte superior com um cinto e costure.
Se houver um botão ou ganchos na parte superior, o fecho deve começar mais abaixo, na frente do cinto. Se não houver, a costura deve ser feita a partir da linha superior do produto.










Sem cinto
Um zíper costurado em uma saia sem cinto deve ser invisível. Todas as costuras devem ficar escondidas e a junção das duas partes deve ser tão fina que apenas o cursor funcione normalmente. Os dentes não devem ficar visíveis, apenas o cachorro. Para isso, você precisa fazer tudo conforme o planejado:
- É melhor deixar a costura onde o cadeado será costurado aberta. Marque a borda da dobra com giz a 1,5 cm da borda. Vire para o avesso e passe a ferro.
- Coloque uma parte do fecho com a face para baixo sobre a dobra. Os dentes devem coincidir exatamente com a dobra, e a ponta do fecho deve coincidir com a borda superior da peça.
- Alinhave cuidadosamente a mecha na bainha, capturando somente ela.
- Vire e costure usando um calcador especial. Comece a costura de cima para baixo.
- Costure a segunda metade da mesma maneira e feche o zíper.
- Dobre a borda do zíper para o lado e alinhave a costura restante na parte inferior, costure. A costura deve ficar 1 mm à esquerda da linha de costura do fecho.
Em seguida, a borda superior do produto é dobrada ou processada de outra forma. A fita de fixação deve ficar escondida sob a dobra. Caso contrário, suas bordas podem ser cortadas e processadas com overloque.
Com dobras
Mesmo quem sabe costurar um produto com dobras costuma ter dificuldade para costurar o fecho. Mas se você fizer tudo com cuidado e de acordo com as regras, será prático e imperceptível. Instruções:
- Deixe uma seção sem costura da costura 2 cm maior que o comprimento do fecho.
- Vire as margens de costura para baixo e passe a ferro.
- Coloque o fecho solto de um lado, de modo que os dentes fiquem próximos à dobra do tecido, prenda-o no lugar com alfinetes e alinhave.
- A borda superior dos dentes não deve atingir a borda do produto em 2 cm.
- Costure a trava de um lado.
- Fixe o outro lado do fecho, alinhave e costure. A costura deve ficar a 2-3 mm dos dentes.
- Remova o alinhavo e prenda a borda inferior do fixador.
Com forro
Muitas saias de jersey ou tecido grosso são feitas com forro. Neste caso, a ordem de costura do fecho é a mesma das masterclasses anteriores. Mas você precisa adicionar mais alguns passos:
- processar as bordas do forro;
- aplique e regue;
- Costure cuidadosamente à mão com ponto invisível, cobrindo todas as linhas.
Dicas úteis
Se você costurar o fecho de forma irregular, o produto pode ficar enviesado, o tecido pode enrugar ou esticar. Dificuldades também podem surgir se a saia não tiver costuras. Nesse caso, você precisa fazer um corte de 2 a 3 cm a mais que o comprimento do fecho. Depois, você pode seguir o algoritmo usual e costurar o corte restante.
Para costurar corretamente um zíper oculto e um zíper comum, você precisa seguir as recomendações de artesãs experientes. Existem algumas nuances, cuja não observância pode levar a erros:
- Se a saia for feita de malha ou material delicado, deve haver um forro entre o zíper e o tecido - entretela ou dublerina.
- Para malhas, é melhor usar agulhas especiais com ponta arredondada. Certifique-se de que a borda não ultrapasse os dentes, caso contrário, os fios ficarão presos neles.
- Antes de costurar um zíper invisível, você precisa prendê-lo bem com alfinetes. Para evitar que ele se mova durante a costura, faça marcas com giz.
- Não é recomendado usar agulhas grossas, pois podem deixar marcas.
- Se você precisar cortar o excesso do zíper, certifique-se de prender a borda dos dentes para que o cursor não escorregue.
- Não deixe grandes margens de costura. É melhor que a borda do tecido coincida com a borda da base do zíper.
- Se estiver costurando um fecho de metal, é preciso recuar 5 mm da borda. Os dentes devem ficar completamente visíveis, caso contrário, ele ficará preso.
O cadeado oculto deve ser costurado com o máximo de cuidado e discrição possível. Ao mesmo tempo, ele deve se mover livremente, sem ficar preso ou preso no tecido. Se você seguir as recomendações, tudo sairá como esperado.
Vídeo

 
                                    































