Como costurar uma saia lápis com suas próprias mãos, criando um padrão básico

Como fazer

Elegância e senso de estilo são relevantes em todos os momentos. O guarda-roupa de uma mulher deve sempre incluir roupas clássicas. Elas são insubstituíveis em todas as ocasiões. Um exemplo marcante é a saia justa, cuja moda nunca passará. Se você sabe costurar uma saia lápis com as próprias mãos, pode reabastecer seu guarda-roupa com uma peça nova e estilosa e economizar o orçamento familiar. O processo de fabricação é bastante simples para quem tem conhecimentos básicos de corte e costura.

Seleção de material

Quase qualquer material é adequado para costurar uma saia reta. No entanto, existem algumas recomendações para a escolha do tecido para uma saia lápis. Em primeiro lugar, é importante verificar a conexão com o evento em que o produto será usado. A habilidade da costureira também é importante.

Para um estilo profissional, é preferível escolher crepe, loden, tweed, jacquard ou gabardine. Qualquer tecido de terno fica bem. Um modelo com fenda frontal ficará especialmente original. O visual será elegante e formal.

Se você planeja usar saia todos os dias, os estilistas recomendam usar jeans, malha, algodão, linho ou georgette. O mais popular é o tricô. No entanto, não se esqueça de que este material transmite com muita precisão todas as imperfeições da silhueta. Portanto, apenas quem tem o corpo ideal pode comprar uma saia lápis de malha. Caso contrário, o uso de cintas modeladoras é obrigatório.

Para eventos noturnos, materiais como veludo, renda, veludo, camurça, cetim e couro são adequados. Os tecidos são bastante complexos e caprichosos, sendo recomendados para costureiras mais experientes. No entanto, o resultado pode surpreender pela sua sofisticação e inimitável. E uma saia lápis com fenda adicionará sensualidade e mistério ao look.

Existem recomendações específicas para iniciantes. Elas devem ser seguidas para evitar problemas durante a costura. Para alcançar o resultado ideal, você deve escolher tecidos que:

  • leve e fácil de processar;
  • não contém elastano;
  • não se desfazem quando cortados;
  • não tem padrão;
  • relativamente barato.

Com base nos critérios acima, é melhor para costureiros iniciantes escolherem crepe, linho, algodão grosso, jeans e tecidos para ternos. Materiais que contenham aditivos sintéticos também são bem-vindos. Além disso, esses tecidos são mais fáceis de trabalhar.

Atlas
Jeans
Tapioca
Linho
Tweed
Malhas
Algodão

Ferramentas necessárias

Antes de costurar uma saia lápis com suas próprias mãos, você deve adquirir todas as ferramentas necessárias. Somente assim você poderá iniciar o processo criativo com confiança. Independentemente do material e do modelo, você precisa ter:

  • tecido selecionado corretamente de acordo com suas habilidades e capacidades em costura de roupas;
  • fios;
  • um zíper de tom e tamanho adequados;
  • agulhas, alfinetes;
  • centímetro;
  • lápis, um pequeno pedaço de giz ou sabão;
  • ferro;
  • papel para criar um padrão;
  • tesoura, é aconselhável ter dois tipos - com ponta fina para trabalhar com peças pequenas e grandes para cortar;
  • máquina de costura

A escolha da ferramenta deve ser abordada com toda a responsabilidade. É necessário dar preferência a produtos de alta qualidade. Assim, o processo tecnológico prosseguirá rapidamente, sem complicações. Caso contrário, você pode estragar tudo.

Medições e cálculos

Para costurar uma saia lápis corretamente, sem ficar sem tecido, você deve primeiro tirar medidas e calcular o tecido. Você precisará das seguintes medidas: cintura, circunferência do quadril e comprimento do produto.

A cintura é medida ao longo da menor trajetória para que o cós da saia fique justo ao corpo. A circunferência do quadril deve ser medida através dos pontos salientes do corpo paralelos ao chão. O comprimento do produto depende diretamente da preferência pessoal. O cálculo do tecido inclui uma combinação de vários critérios:

  1. Volume do quadril. Se não exceder 140 cm, adicione cerca de 15 a 20 cm ao comprimento do produto. São necessários para costuras e bainhas. Se esse valor for superior a 140 cm, você deve dobrar o comprimento com um acréscimo de 20 cm para costuras. Este princípio funciona com uma largura padrão do tecido.
  2. Comprimento desejado quando finalizado.
  3. Largura do tecido. Você deve levar em consideração os parâmetros de fábrica. Normalmente, o tamanho é de 1,5 metro. Mas alguns fabricantes produzem material de 1,1 metro. Você deve prestar atenção especial a isso.
  4. Presença de um padrão. Se for necessário ajustá-lo, o tecido deve ser comprado com uma margem considerável.

Após considerar todas as recomendações, as medidas são registradas em papel. Isso é necessário para a construção correta do molde posteriormente. Para facilitar, recomenda-se o uso de abreviações: OB (circunferência do quadril), OT (circunferência da cintura), DI (comprimento do produto).

Como construir um padrão

O molde básico passo a passo de uma saia lápis para iniciantes envolve levar em consideração todas as medidas e características do tecido. Dois retângulos são desenhados no papel – a frente e as costas do produto. Ao comprimento desejado do produto, são adicionados 12 cm para o cós na parte superior e a bainha na parte inferior. À largura, 2 cm para as costuras. As partes excedentes do papel são cortadas.

A próxima etapa é modelar o molde. Inclui desenhar a zona de estreitamento do produto. Para isso, marque o centro na linha inferior. Em seguida, afaste-se 1 a 2 cm em ambas as direções e aplique as marcas que precisam ser conectadas ao ponto central da linha do quadril.

O molde finalizado é colocado sobre o tecido e contornado com giz ou um pedaço de sabão. Este modelo é uma opção básica. Há costuras apenas nas laterais, onde um zíper é costurado posteriormente, se necessário.

Se você planeja fazer uma fenda, você deve modificar o molde da saia lápis existente. Para isso, o local do corte em forma de triângulo é marcado no molde na parte de trás do produto. Suas dimensões padrão são 4-5 cm na base e 16-20 cm na altura.

Etapas de costura levando em consideração o modelo

Após a construção do molde da saia lápis, você deve prosseguir diretamente para a costura do produto. Cada modelo selecionado possui características distintas. Elas devem ser levadas em consideração no processo de costura.

Sem cinto

Há um tutorial passo a passo para criar uma saia sem cinto, que inclui várias etapas. O trabalho principal com o tecido é o corte. Primeiro, você precisa fazer um molde para a saia, que é então colocado no avesso do material e contornado com giz ou um pedaço de sabão. Não se esqueça de deixar uma margem para as costuras: na parte superior - 1 cm, na parte inferior - 3 cm, nas laterais - 2 cm. Após a aplicação do molde, o produto em branco é recortado.

Em seguida, vem o alinhavo. As partes são conectadas com agulhas e alfinetes. Em seguida, o tecido é costurado manualmente. É aconselhável usar uma linha cuja cor seja significativamente diferente da do material.

A direção do alinhavo deve ser da parte estreita para a larga da pinça. O processo começa na costura traseira e termina nas laterais. Neste caso, você deve primeiro conectar os pontos de controle da linha do quadril. Por fim, a parte inferior do produto é alinhavada.

Após a montagem, o produto deve ser experimentado. É necessário prestar atenção à correta conexão de todas as costuras e verificar se há alguma distorção no tecido. Se forem encontrados defeitos, eles devem ser corrigidos.

A próxima etapa é costurar o produto diretamente na máquina de costura. A sequência é a mesma do alinhavo. O único desvio do algoritmo é passar as bordas livres das pinças para facilitar o processamento posterior em overloque.

A etapa final de todo o processo é o processamento da parte superior do produto. Como estamos falando de um modelo sem cinto, utiliza-se uma faixa de 4 cm de largura e 4 cm de comprimento para aumentar o volume da cintura do produto final.

A frente é duplicada do avesso e, em seguida, o chuleado é feito ao longo de uma das bordas. O lado cru é combinado com a parte superior da saia, fixado com pontos. Em seguida, o chuleado é costurado à máquina e a costura é virada para dentro. Uma linha é traçada ao longo da borda da costura, que fixa o chuleado no avesso do produto. A saia lápis está pronta para uso.

Arranha-céus

Uma saia lápis de cintura alta é recomendada para mulheres com curvas, pois permite disfarçar imperfeições com sucesso. A principal característica é que a cintura é de 5 a 7 cm mais alta do que em um produto padrão. Vale a pena prestar atenção a isso ao criar um molde. Para fazer este modelo você mesma, você deve seguir um certo algoritmo. Primeiro, você precisa cortar um molde. Em seguida, dobre o tecido ao meio para que a parte da frente fique para dentro. Coloque o molde por cima e contorne-o com giz ou um pedaço de sabão. Adicione 2 cm às bordas livres para a costura traseira, 4 cm para a parte inferior e 6 cm para a parte superior.

Em seguida, a peça é cortada. O tecido é dobrado ao meio. A parte da frente fica para dentro. O produto é chuleado ao longo da costura traseira. Em seguida, recomenda-se experimentar a versão resultante para evitar imprecisões. Em seguida, a costura é costurada à máquina.

Para decorar as partes superior e inferior, dobre-as duas vezes, 3 cm e 2 cm, respectivamente. Em seguida, prenda-as com um ponto zigue-zague. A saia lápis de cintura alta está pronta.

Sem um padrão

Nem todo mundo sabe costurar uma saia lápis sem molde. Para isso, você precisará de uma peça antiga que sirva bem. Uma saia usada pode ser rasgada ou simplesmente copiada. Nesse caso, você deve garantir um estoque suficiente de material, cujo excesso será removido após a experimentação.

Para evitar erros de tamanho, corte dois retângulos nos pontos mais salientes. Dobre os pedaços de tecido resultantes com o lado direito para dentro e fixe-os com pontos de chuleado. Em seguida, recomenda-se experimentar o produto.

Em seguida, corte duas metades da futura saia de acordo com a silhueta desejada, adicionando 2 cm para as costuras. As partes resultantes são costuradas nas laterais à máquina. A borda inferior é dobrada e também fixada.

Resta fazer o cinto. Para isso, pegue um retângulo com comprimento mais 2 cm da cintura. A largura da peça deve ser o dobro da do cinto finalizado. Dobre o tecido ao meio no sentido do comprimento, com o lado direito para fora. As bordas curtas são fixadas com uma costura por dentro. Em seguida, o cinto finalizado é costurado ao produto principal pelo avesso. A saia lápis sem molde está pronta.

Como costurar um zíper corretamente

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios