Costurar roupas você mesma voltou a ser relevante, pois peças exclusivas e estilos originais estão na moda. O benefício financeiro dessa decisão também é óbvio: o custo do produto final é bastante satisfatório. Diante das tendências da moda atual, muitas meninas se perguntam: como costurar um agasalho feminino com as próprias mãos para que fique bonito, confortável e se torne uma peça essencial do guarda-roupa? Fazer isso não é tão difícil quanto parece à primeira vista; o principal é tirar as medidas e criar o molde corretamente, além de levar em consideração as nuances do trabalho com malhas. Com a versatilidade do estilo, o produto é adequado para atividades físicas, compras e caminhadas – sua escolha também merece atenção especial. Uma descrição detalhada da preparação e do processo de trabalho ajudará até mesmo uma artesã iniciante a lidar com a tarefa.
Escolha de estilo
Roupas esportivas são caracterizadas pela praticidade e liberdade de movimento. Os modelos são classificados por estação: verão, inverno, meia estação. Costureiras iniciantes precisam levar em consideração que os produtos serão lavados com frequência, portanto, os tecidos adequados devem secar rapidamente e manter sua forma original.
O traje é composto por dois elementos. O top pode ter diversas variações:
- Jaqueta, moletom. Ideal para o frio.
- Moletom com ou sem capuz. Adequado para treinos no outono e na primavera.
- Colete sem mangas, camiseta. Confortável para usar em climas quentes.
Muitas vezes, camisetas e jaquetas sem mangas são complementadas por um capuz, mas o elemento desempenha um papel exclusivamente decorativo, já que não protege a cabeça das intempéries ou dos raios solares.
A parte de baixo pode ter comprimentos diferentes, sendo comuns modelos mais soltos e mais justos. Os mais populares são:
- Calças retas, boca de sino, bananas, largas e estreitas, joggers, afuniladas, com punhos. Calças compridas são procuradas no inverno e na baixa temporada, sendo menos usadas no verão.
- Calças curtas, shorts. Podem ser folgados ou justos, ideais para o tempo quente.
Modelos espaçosos são menos quentes. O estilo afunilado permite que você exiba seu corpo tonificado. Os punhos deixam suas pernas mais finas e protegem contra grama, insetos e outros irritantes externos que penetram em suas roupas.





Materiais e ferramentas
Um agasalho solto é melhor costurado com tecidos de malha que estiquem bem, não restrinjam os movimentos e não exijam ajustes complexos para um determinado tamanho. Outros materiais também são usados para costurar roupas de verão e inverno:
- Fio duplo. Tecido durável, ligeiramente áspero, com base de algodão. Resistente à deformação, adequado para a confecção de peças de verão.
- Três fios. Tecido denso com pelo grosso na parte de trás. Caracterizado pela maciez e sensações táteis agradáveis durante o uso. Usado para criar roupas isolantes.
- Jersey. Consiste em laçadas entrelaçadas, conectadas em colunas e fileiras. É flexível, elástica e macia. Adequado para ternos de verão.
- Viscose. Tecido elástico, ajusta-se bem ao corpo, mas rasga facilmente, amassa bastante e absorve umidade rapidamente. Roupas feitas com este material são usadas em climas quentes.
- Fukra. É macio e de aparência atraente. É usado para costurar roupas quentes.
- Fleece. Fibra de malha artificial, aquece no frio, não absorve umidade e seca rapidamente. Ideal para usar no inverno.
- Veludo. Tecido felpudo com superfície aveludada, que retém o calor e não amassa. Adequado para uso em climas frios.







Para criar a fantasia você também precisará de:
- máquina de costura;
- agulhas;
- overlock doméstico;
- ferramentas de marcação.
As medidas são tiradas com uma fita métrica. O tecido é cortado com tesoura de alfaiate, e os consumíveis necessários são linhas e elementos decorativos.
Para calcular a quantidade de material, você precisa medir o peito, os quadris, o comprimento das mangas e todo o produto. Portanto, para costurar calças de tamanho 52 com uma largura de material de 140–150 cm, você precisará de 1,5–2 comprimentos e uma margem para bainha na parte inferior.
Se o modelo for complementado com dobras, elementos decorativos, bolsos de remendo, a quantidade de tecido utilizada aumenta.
As nuances da costura de malhas
Se o tecido for feito de fibras naturais, ele deve ser lavado em água morna antes do corte e, em seguida, seco desdobrado. Malhas de algodão são lavadas várias vezes, pois podem encolher repetidamente. Ao costurar peças, a qualidade da costura é afetada pelas agulhas. O uso de uma ferramenta universal pode causar falhas ou danos ao tecido.
Especialistas recomendam costurar tecidos de malha com agulhas de ponta arredondada. Elas passam entre as fibras, criando condições ideais para a formação de laçadas. Ao escolher, preste atenção à embalagem e concentre-se nas inscrições "jersey" ou "ball point".
Antes do trabalho, é necessário ajustar a linha para costuras elásticas para que não haja rasgos. As máquinas de costura modernas são complementadas com essa função. As peças são costuradas com uma linha em zigue-zague com uma pequena largura de ponto. Se houver folgas, as bordas do tecido são engomadas ou cobertas com uma folha de papel. O material elástico deve ser puxado ligeiramente em sua direção.
A viscose é lavada a uma temperatura não superior a 40 graus antes do corte. O tecido é fácil de processar, mas algumas variedades apresentam bordas bastante desfiadas. Para eliminar o problema, é necessário aumentar as margens em alguns milímetros.



Etapas do trabalho
Para entender como costurar agasalhos femininos com suas próprias mãos, você precisa considerar todas as etapas do processo. Primeiro, as medidas são tiradas, um molde é criado e então todos os componentes são cortados do tecido e costurados. Elementos decorativos podem ser usados se desejado.
Tirando medidas
Para a parte superior você precisa medir:
- circunferência do peito e da cintura;
- o comprimento dos ombros, mangas e de todo o produto;
- profundidade de corte;
- largura das costas.
Se for planejado um modelo justo, a circunferência do pulso e do cotovelo são especificadas.
Para a parte inferior você precisará medir:
- circunferência da cintura e do quadril;
- altura de elevação;
- o comprimento das costuras externas e internas.
Se o produto for justo, a circunferência do tornozelo e do joelho também será determinada.
Construção do padrão
Você pode pegar um molde pronto e usá-lo para modelar um estilo adequado. Neste caso, parâmetros individuais são necessariamente levados em consideração: as calças são afuniladas nos tornozelos e joelhos, com uma linha suave traçada ao longo da costura interna e externa. Se a peça for de malha, não há necessidade de folgas para um ajuste justo, pois o tecido estica e se ajusta à silhueta por si só.
O elemento superior em forma de moletom com zíper ou cordão também é criado com base em um molde pronto, ajustado às medidas obtidas. Se necessário, a manga é afunilada, o comprimento é aumentado ou diminuído. Para criar um molde por conta própria, você precisará de tamanhos individuais, com base nos quais são criadas as prateleiras frontal e traseira. O processo é bastante trabalhoso, portanto, somente costureiras experientes podem realizá-lo.


Corte e montagem
A disposição dos elementos no tecido sempre começa com as partes grandes: frentes, costas, mangas. Todos os elementos pequenos – bolsos, punhos, gola – ficam nos espaços entre eles. A costura de um agasalho esportivo é feita de acordo com o seguinte algoritmo:
- Todos os elementos são transferidos para o tecido, levando em consideração as margens necessárias.
- As peças são conectadas umas às outras na seguinte ordem: pinças, dobras, cortes laterais, costuras entrepernas (para calças).
- Os bolsos são costurados e podem ser internos ou de remendo.
- A parte superior é dobrada, deixando aberturas para inserir o elástico.
Se os punhos forem planejados na parte superior ou inferior, eles também precisarão ser cortados em tecido. Com uma circunferência de pulso de 17 cm, você precisará de um elástico de 8 cm de largura e 15 cm de comprimento.
Decorando o produto
Um agasalho esportivo feito à mão terá uma aparência elegante e exclusiva, mesmo sem decoração. Mas, se desejar, pode ser decorado adicionalmente com diversos métodos. Nesta temporada, peças feitas de tecidos como veludo e veludo, com acabamento em pequenas pedras ou strass, dispostas em algum tipo de padrão, são populares. Modelos com listras, slogans e inscrições em vários idiomas são comuns.
As listras são relevantes para ternos femininos - este é um elemento invariável do estilo esportivo.
Inserções de tecido contrastantes nos punhos e no elástico ajudam a refrescar o visual. Diversos apliques conferem um visual original, e elementos de renda trazem toques de ternura e romance. Produtos com pele são luxuosos e únicos, ideais para o inverno. Na hora de escolher a cor do tecido, recomenda-se dar preferência a tons clássicos, bem como a tons vibrantes e alegres que chamem a atenção.
Um agasalho é uma peça de roupa universal, destinada não apenas às aulas de ginástica. Produtos com design original e decoração única se tornarão o destaque dos looks do dia a dia. Qualquer fashionista pode fazê-los sozinha, e você não precisa ter nenhuma habilidade especial para isso. Basta escolher o tecido e as ferramentas certas, estudar master classes e, se necessário, consultar uma costureira experiente.
Vídeo

 
                                    

























