Esquiar é um dos esportes mais acessíveis na estação fria. Não requer habilidades especiais e não é muito perigoso. Para que uma viagem de esqui seja agradável e não termine em um resfriado, você precisa escolher o equipamento certo. É melhor deixar um suéter de tricô com jeans em casa. As roupas modernas para esqui cross-country são leves, não restringem os movimentos e retêm bem o calor. Hoje, os fabricantes oferecem uma grande seleção de modelos projetados para esqui.
Requisitos para vestuário para esportes
As roupas de esqui devem ser um pouco mais leves do que o clima exige. Se você se agasalhar demais, sentirá calor e desconforto durante a viagem. Se o esquiador não estiver usando roupas íntimas térmicas especiais e uma jaqueta corta-vento, há uma grande probabilidade de transpirar e pegar um resfriado. Além disso, a experiência do esquiador é importante. Quanto maior a velocidade de corrida, menos isolante térmico o traje deve ser.
Já se foram os dias em que roupas do dia a dia eram usadas para esquiar. É claro que, se o objetivo for uma corrida curta e lenta em um parque próximo algumas vezes por temporada, você não precisa comprar equipamentos especiais. No entanto, mesmo nesse caso, é melhor escolher roupas que não retenham umidade. É aconselhável escolher uma jaqueta e calças com revestimento impermeável.
Se o destino for longe e não houver como se trocar, você pode usar uma jaqueta comum em vez de uma jaqueta de esqui. Isso o manterá aquecido na estrada e, ao mesmo tempo, evitará que você sue enquanto esquia. No entanto, esta não é a melhor opção. Se as condições permitirem, é melhor levar uma jaqueta esportiva e trocá-la na hora.
Para não profissionais, roupas de esqui justas não servem para nada. No entanto, elas devem ser confortáveis em qualquer caso: não devem restringir os movimentos, mas também não devem ser largas. Se esquiar raramente é uma prática comum, você pode escolher uma opção barata com enchimento de plumas ou sintético. Mas essas roupas não são adequadas para uso regular – quando lavadas, as propriedades de isolamento térmico desses materiais são significativamente reduzidas.
Além disso, ao fabricar roupas de esqui, os fabricantes utilizam diversos detalhes que as tornam mais confortáveis. Por exemplo, para evitar que algo caia dos bolsos, elas são equipadas com zíperes. E para facilitar o descompactamento a qualquer momento sem precisar tirar as luvas, o casaco possui uma lingueta grande. Para proteger o pescoço e a garganta, as roupas de esqui são equipadas com uma gola alta e isolante. Para evitar a entrada de neve, são feitos punhos. Um corte especial da jaqueta, com costas alongadas, protege as costas de forma confiável.
As roupas de esqui femininas costumam ser coloridas e mais justas. Às vezes, os trajes vêm com um forro de malha adicional.
As roupas de esqui infantis ficarão pequenas demais para um jovem atleta em um ou dois anos. Portanto, não é necessário comprar um traje especial para crianças pequenas; roupas infantis confortáveis servirão. Mas as crianças costumam cair no início do treinamento, por isso é aconselhável escolher agasalhos feitos de materiais impermeáveis.
Opções existentes
Duas opções de roupas para esqui e competições: macacão e traje.
Macacão
Este tipo de roupa é frequentemente escolhido durante competições profissionais. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo, de modo que nada impede os esquiadores de desenvolverem alta velocidade. Outra característica deste ajuste é que geralmente não é usada uma segunda camada de roupa por baixo do traje – apenas roupa íntima térmica. O traje tem um corte lacônico, sem bolsos ou outros elementos decorativos. Para facilitar a colocação do traje justo, zíperes adicionais são costurados nele (nas laterais, nas mangas ou nas costas).
Fantasia
Atletas profissionais usam um conjunto de jaqueta e calças para treinar. Amadores podem esquiar com ele, pois é mais confortável para eles. Dependendo da atividade do esquiador, do clima e da duração da caminhada, você pode escolher um conjunto mais quente ou mais fino, e também combinar calças e uma jaqueta diferentes.
Para esquiar, é melhor escolher calças com cintura alta e alças. Isso fixará as calças com segurança, evitando que escorreguem durante movimentos rápidos e quedas. Além disso, a cintura alta evita que a região lombar fique exposta.
A necessidade de três camadas
Quer você esteja planejando uma viagem leve de esqui para um parque local ou participando de uma competição, seu equipamento deve consistir em várias camadas:
- Roupa íntima térmica — sua função é remover a umidade do corpo. Se antes a primeira camada de roupa era recomendada para ser feita de materiais naturais, hoje a roupa íntima térmica é feita de materiais sintéticos. Essas roupas ajudam a manter o corpo seco mesmo durante exercícios intensos. Além de remover o suor, a roupa íntima térmica seca rapidamente. Não é aconselhável substituí-la por camisetas de algodão — o tecido natural absorve a umidade rapidamente e seca lentamente. O resultado será desconforto devido ao exercício com roupas molhadas ou hipotermia e doenças;
- Roupas quentes. O objetivo desta camada é manter a temperatura corporal. Seu uso é individual. Se o tempo estiver quente e as cargas forem intensas, muitos esquiadores a rejeitam completamente. Na maioria das vezes, roupas de lã são usadas sobre roupas íntimas térmicas. A vantagem deste material, além do preço acessível, é a absorção adicional de umidade. Na ausência de uma jaqueta de lã, ela pode ser substituída por outras roupas quentes, de preferência de tecido misto;
- macacão ou jaqueta com calças. Para atletas profissionais, durabilidade, elasticidade, capacidade de absorver a umidade e manter o ar frio afastado são primordiais. Os esquiadores não precisam se aquecer durante a corrida – a atividade física os aquece por si só. Portanto, basta manter a temperatura corporal, evitando que ela esfrie. Mas para amadores, a capacidade da roupa externa de aquecer é muito mais importante. Como as pernas, ao contrário do corpo, não podem ser protegidas por uma camada intermediária de roupa, as calças de esqui são de lã por dentro.
Para aquecimento adicional, os esquiadores podem usar um colete. Aqui, é necessário selecionar um conjunto de roupas que, no final, não fique muito volumoso e não restrinja os movimentos.
A importância do material utilizado
As roupas de esqui são feitas de materiais de membrana softshell de alta tecnologia. Esses tecidos consistem em várias camadas, que permitem que a evaporação escape de dentro, sem deixar a umidade passar de fora. Isso oferece proteção contra condições climáticas adversas – vento, baixas temperaturas e precipitação.
Além disso, uma combinação de diferentes tipos de materiais é utilizada na produção de jaquetas de esqui. A parte de trás das roupas possui inserções que permitem a remoção adicional de umidade. A parte da frente da jaqueta protege contra o vento de forma confiável. As costuras internas são adicionalmente coladas para manter o máximo isolamento térmico. Assim, o esquiador recebe conforto e proteção contra hipotermia.
As roupas de esqui são equipadas com dispositivos especiais que melhoram sua funcionalidade. São inserções que aumentam a resistência ao desgaste do produto nos locais mais vulneráveis, como os joelhos. Os fabricantes também usam inserções laterais feitas de materiais elásticos para maior conforto durante os movimentos.
Acessórios adicionais
Além do traje, você precisa estocar acessórios para uma viagem de esqui:
- Óculos protegem seus olhos do vento, da neve e do sol. Este acessório não é necessário para esquiadores, mas aumenta significativamente o conforto durante a corrida;
- Luvas profissionais - as profissionais são feitas de material repelente à água e, na parte de trás, são mais densas do que na palma. Por sua vez, a palma costuma ter um revestimento antiderrapante para tornar a pegada dos bastões mais confortável, além de ser mais durável. Mas se você não tiver essas luvas, pode usar as comuns. Em climas frios, as luvas são preferíveis - com elas, as mãos congelam menos, pois os dedos esquentam uns contra os outros. Em climas quentes, muitas pessoas dispensam completamente as luvas.
- Acessórios para a cabeça - dependendo das condições climáticas e preferências, pode ser um chapéu ou uma faixa. Em climas frios, para isolamento adicional, use uma balaclava - um capacete com um furo para o rosto, que combina um cachecol e um toucado. Também populares são as bandanas buff - um tipo de cachecol tubular que permite proteger as bochechas e o queixo do frio;
- Sapatos e meias são tão importantes para o conforto quanto as roupas de esquiador. As botas devem ser um pouco maiores que os calçados comuns. Também é melhor comprar meias especiais feitas de materiais que absorvam a umidade. Mas elas devem ser quentes o suficiente. Meias de marcas esportivas contêm lã, o que permite usar um par durante o esqui. Se você usar dois pares de meias, é melhor não usar meias de algodão. Elas molham rapidamente e demoram muito para secar, aumentando o risco de congelamento. Além disso, é mais fácil esfregar os pés com meias molhadas;
- Capas para botas de esqui. Em climas frios, elas proporcionam aquecimento adicional para os seus pés.
Esquiadores amadores precisam de menos acessórios especiais. Para caminhadas regulares, um gorro e luvas usados diariamente são suficientes. Equipamentos profissionais fazem sentido para quem dedica muito tempo ao seu hobby ou participa de competições.
Esquiar é uma ótima maneira de aproveitar o inverno e melhorar sua saúde. Para evitar hipotermia e resfriados durante sua viagem de esqui, é importante escolher o equipamento certo. Não é necessário escolher modelos profissionais caros; o principal é lembrar que a camada interna deve absorver a umidade do corpo e a camada externa deve proteger do vento. Roupas bem escolhidas permitirão que você pratique seu esporte favorito com conforto, tanto no frio quanto no degelo.
Vídeo

 
                                    























































