Ao criar peças de roupa, é importante considerar todas as nuances. Se, por exemplo, você quiser costurar uma saia, primeiro precisa se familiarizar com os estilos existentes. Um elemento interessante do corte é a fenda na saia, que desempenha diversas funções e possui características específicas. Até mesmo uma costureira iniciante pode costurar um modelo com fenda; basta escolher uma master class adequada e seguir as instruções.
O que é e qual a sua finalidade
Uma abertura é uma dobra aberta com ou sem fenda. O principal objetivo funcional é garantir o conforto ao vestir. Afinal, uma saia reta feita de tecido grosso muitas vezes restringe os movimentos. E, graças à presença de uma fenda, o passo fica mais largo e livre. Além disso, o design decorativo desempenha um papel importante. Por exemplo, uma saia lápis com fenda adquire severidade, sofisticação e refinamento. É especialmente adequada para looks de negócios.
A abertura está presente tanto no guarda-roupa masculino quanto no feminino. Independentemente da peça, ela exige a mesma execução. Este elemento está localizado estritamente nas costuras da parte inferior do produto.
Quanto à saia, algumas características distintivas devem ser mencionadas. Na maioria das vezes, utiliza-se uma abertura, localizada na costura central da parte de trás da peça. Menos frequentemente, você pode encontrar saias com abertura na frente. Nesse caso, a localização pode ser na costura central ou na costura em relevo. Também é possível usar duas aberturas.
Padrão básico de saia com fenda
A fenda é feita principalmente em peças feitas de tecidos densos. Antes de criar um molde para uma saia reta com fenda, você deve medir o comprimento, bem como a circunferência da cintura e do quadril, pela metade. Após as medidas, o valor resultante deve ser dividido por dois. Em seguida, um centímetro é adicionado aos valores para que a saia não fique justa. O comprimento é medido da cintura até o ponto desejado.
Para criar um molde, recomenda-se que iniciantes utilizem papel milimetrado especial. Assim, o desenho será o mais preciso possível. O comprimento do produto é aplicado verticalmente e metade da circunferência do quadril horizontalmente, em duas cópias na grade de papel. Uma para a parte da frente e a segunda para as costas. Um recuo de 20 a 22 cm é feito na parte superior dos retângulos resultantes para determinar a linha do quadril. A base do molde, representando uma saia reta com fenda, está pronta.
Em seguida, o ponto superior da linha vertical é designado pela letra T. Os segmentos em ambas as direções são divididos ao meio e marcados. A partir de cada ponto, são desenhados dardos na direção vertical. Para a parte da frente, o comprimento é de cerca de 15 cm e a largura na parte superior é de cerca de 3 cm, para a parte de trás, de 10 a 12 cm e 2 cm, respectivamente.
O próximo passo é construir uma linha de cintura chanfrada. Uma linha suave é traçada a partir do ponto T para a parte frontal com uma queda de 1,5 cm, para a parte traseira - 1 cm. Em seguida, um chanfro é formado da linha da cintura até os quadris. Para isso, a soma da metade da circunferência da cintura e um aumento de 1 cm é subtraída da metade da circunferência do quadril mais um centímetro. Em seguida, 5 cm (frente mais pinças traseiras) são subtraídos do resultado obtido. O resultado é dividido por dois. O valor obtido é separado do ponto T em ambas as direções e designado T1, T2.
Por fim, uma fenda é aplicada ao desenho. A localização pode variar: na frente, na lateral ou atrás. O principal é a presença de uma costura que sirva de base para a criação da dobra.




Como construir um desenho de um elemento
Para criar um desenho de um slot, você deve decidir algumas sutilezas com antecedência. Primeiramente é necessário indicar claramente sua localização. Podem ser utilizadas uma ou duas ranhuras. O número delas afeta a costura do produto.
Um parâmetro importante é a profundidade do elemento. Depende diretamente da densidade do tecido. Para material fino - cerca de 4-5 cm, para denso - 6-7 cm.
A profundidade da dobra frontal da costura em relevo é criada na direção do lado oposto da saia. Na costura central, você pode fazer uma abertura voltada para qualquer direção. A direção não desempenha um papel especial. Se duas aberturas forem planejadas, elas serão localizadas simetricamente, independentemente da localização. Vistas da frente, são dobras voltadas para direções diferentes. Mas, na parte de trás, as profundidades das dobras são direcionadas uma para a outra.
O próximo indicador é o comprimento. A principal condição é a distância obrigatória da borda superior da dobra até a linha do quadril de pelo menos 15 cm. Em média, a altura da fenda é de cerca de 22 cm. Quanto mais comprida a saia, mais longo o detalhe em questão.
Os valores necessários são transferidos para o molde, levando em consideração todas as condições acima. Nesse caso, a hachura é usada para marcar a abertura a partir do molde principal. A maioria das costureiras profissionais que sabem costurar uma abertura em uma saia não a marca no molde. No entanto, costureiras iniciantes são aconselhadas a não negligenciar a imagem preliminar do elemento.




Nuances do corte do produto
O corte do tecido para uma saia com fenda é feito levando em consideração certas nuances. Para iniciantes, recomenda-se estudar primeiro a master class, que descreve todos os detalhes. Primeiro, você precisa marcar a frente e o verso do tecido. Vale lembrar que o molde é transferido para o verso. Em seguida, o tecido é estendido sobre uma superfície rígida, levando em consideração a direção do veio, ao longo da qual o tecido é dobrado ao meio. O molde também é levado em consideração.
Por exemplo, um molde de saia lápis é colocado sobre o tecido e fixado com alfinetes. O primeiro contorno é feito estritamente ao longo do contorno. Em seguida, adiciona-se 1 a 2 cm para as costuras e desenha-se o segundo contorno. Em seguida, o molde é recortado ao longo da segunda linha de contorno. É importante lembrar que o molde em forma de listras e células, se houver, deve coincidir com as costuras. E uma impressão grande deve ser colocada em uma área visível do produto.
Uma fenda não prevista no molde pode ser desenhada diretamente no tecido. Para isso, adicione 5 a 7 cm de largura e cerca de 22 a 30 cm de altura aos cortes do local planejado. Nesse caso, a linha superior forma um ângulo de 45°.
Para que a fenda na saia fique bonita e não desmanche no produto final, é preciso levar em conta algumas nuances. A profundidade na parte inferior da dobra deve ser reduzida em 1 cm em relação ao valor original. Mas na parte superior, deve ser aumentada em 0,5 cm. Somente depois disso são adicionadas as margens de costura.
Tecnologia de processamento
A próxima etapa da criação de uma saia reta com fenda é o processamento propriamente dito. Existem duas opções clássicas, que se diferenciam pela presença ou ausência de forro.
Com forro
As instruções fornecidas, que demonstram o processo de processamento da abertura na saia passo a passo, pressupõem a presença de uma dobra na costura central da parte traseira:
- Primeiro, as costuras do meio da saia e seu forro são costuradas exatamente na marcação do local da fenda;
- usando um ferro, as margens de costura da saia são alisadas, uma das quais é cortada;
- a costura central do produto é marcada na fenda, ajudando a entender como processar o elemento corretamente;
- a margem do forro é passada uniformemente;
- a saia e o forro são unidos com os lados avessos juntos;
- o forro é dobrado para trás, sua margem de costura esquerda é costurada na margem de costura da fenda;
- o canto da margem na fenda do forro é entalhado, a parte superior da margem é conectada à saia;
- a margem de forro direita é dobrada com a margem para a bainha da fenda;
- Em seguida, você deve costurar a fenda até o entalhe na parte superior;
- o forro é dobrado para baixo;
- a margem superior é fixada com a margem da saia;
- As margens do forro e da saia são unidas por uma costura até a linha vertical.
Após todos os procedimentos, recomenda-se levantar o forro e passar todas as costuras. Isso é necessário para dar ao produto uma aparência bonita. Além disso, não haverá sensação de desconforto durante o uso. O produto com forro está pronto.














Sem forro
Esta instrução passo a passo para finalizar a abertura em uma saia sem forro pressupõe a presença de uma abertura na costura do meio da parte de trás da saia:
- ao costurar esses modelos, é recomendável tratar a fenda com uma almofada adesiva, especialmente quando se utiliza material fino;
- de um lado da saia é colada a própria fenda e do outro lado a sua margem;
- as mesadas são passadas para o lado avesso;
- As duas partes da saia são dobradas com os lados direitos voltados um para o outro e costuradas ao longo de todo o comprimento da costura do meio, incluindo a borda superior da fenda.
Por fim, alise as sobras. Faça o mesmo com a fenda, levando em consideração a direção: para o lado esquerdo do produto. Resta apenas dobrar a parte inferior.
Regras da bainha inferior
A etapa de bainha da saia é considerada a última. Ela é iniciada após a conclusão de todos os outros processos de trabalho, quando as costuras já estão costuradas, o zíper inserido e o cinto criado.
Como regra geral, são alocados 2-3 cm para a margem de costura. Toda a borda inferior da saia é dobrada para dentro e passada a ferro. Em seguida, a margem de costura do componente direito da abertura é dobrada para a frente do produto e costurada na lateral a uma distância de 2 a 3 mm da borda. A abertura é virada do avesso, a costura fica para dentro e obtém-se um canto perfeitamente formado.
A parte inferior da parte esquerda é desenhada com um canto tipo envelope. A linha de acabamento corre em um ângulo de 45 graus por toda a largura da fenda, fixando as margens por dentro e prendendo as partes superiores. Depois disso, a parte inferior de toda a saia deve ser bainhada. Há várias opções: usando uma teia de aranha, fita adesiva ou manualmente. A saia com fenda está pronta.
Vídeo

 
                                    














