Uma festa de casamento envolve longas festividades com dança, banquetes e momentos de diversão. E por mais cuidadosa e cuidadosa que a noiva tente tratar seu vestido, manchas ou poeira são quase inevitáveis. Por isso, a maioria das noivas se pergunta "como lavar um vestido de noiva em casa?". Leia a resposta para esta pergunta abaixo.
É possível lavar em casa?
Quando surge a questão de lavar um vestido de noiva, muitas noivas temem não conseguir restaurar a aparência original do vestido sem a ajuda de lavanderias e especialistas. Na verdade, lavar um vestido de noiva em casa não o danificará se você seguir algumas regras simples:
- Para remover sujeira de poeira ou grama da saia de um vestido, você precisa usar um pedaço de sabão em pó e água,
- Manchas de suor nas axilas e no espartilho podem ser removidas com uma solução de refrigerante,
- A maneira mais fácil de remover manchas de alimentos gordurosos é com removedor de esmalte que contenha acetona.
- Antes de começar a lavar seu vestido, você precisa ter certeza de que toda a decoração esteja costurada ou colada com segurança.
- Ao lavar um vestido de noiva, não use detergentes agressivos: pós, géis ou líquidos para lavagem,
- É estritamente proibido lavar um vestido de noiva em temperatura acima de 40 graus,
- Atenção especial deve ser dada ao modo de lavagem: para tecidos finos e fluidos, escolha um modo delicado, para tecidos mais grossos e rígidos - um modo mais curto,
- É estritamente proibido lavar um vestido de noiva com produtos que contenham cloro, pois ele pode corroer o tecido, deixando manchas ou marcas nele.
Além disso, é necessário prestar atenção especial à composição do tecido com o qual o vestido de noiva é costurado. O modo de lavagem, a temperatura da água e a forma de passar o produto dependem diretamente disso.
Se não houver detergentes suaves, você pode usar xampu de bebê em vez de pó ou gel: ele não contém componentes agressivos e não danifica tecidos delicados.
Opções de limpeza
Existem várias maneiras de lavar um vestido de noiva em casa: na máquina de lavar ou à mão. Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o método de lavagem.
No carro
Lavar um vestido de noiva na máquina de lavar é menos delicado do que lavar à mão, mas o assistente mecânico enxaguará o vestido melhor, removendo espuma e sujeira. Este método ajudará a economizar tempo e esforço.
Para lavar corretamente um vestido de noiva na máquina de lavar, você deve seguir estas recomendações:
- Antes da lavagem, o vestido de noiva deve ser embalado em um saco especial para lavar peças delicadas; se não houver, use uma fronha branca, costurada previamente.
- Selecione um ciclo de lavagem delicado ou, se esta opção não estiver disponível, reduza o tempo de lavagem pela metade.
- Condições de temperatura – não superior a 40 graus,
- Antes de lavar, é preciso ter cuidado para remover manchas e oleosidade, pois elas não saem em uma lavagem delicada.
- Ajuste a velocidade de centrifugação para o mínimo,
- Para evitar que strass, lantejoulas ou elementos decorativos grudem na bainha do vestido, ele deve ser virado do avesso.
- Antes de lavar o vestido, você precisa ter certeza de que toda a decoração está bem presa; se notar algum fio rasgado ou danificado, é melhor arrancar a decoração com antecedência.
- Se a decoração estiver firmemente fixada ao tecido, uma fina camada de gaze ou outro tecido é costurada sobre ela para maior segurança.
Não dê ouvidos ao conselho bastante comum de "não torça o vestido na máquina de lavar". Isso é um erro, pois a bainha molhada puxará a peça para baixo, resultando em um estiramento desagradável, e os ombros e o espartilho podem esticar.
Tome cuidado especial ao lavar vestidos muito decorados com fitas, miçangas, lantejoulas ou pérolas. Durante a lavagem à máquina, pequenas decorações podem descascar e sair, deixando marcas visíveis no material.






Lavagem à mão
Lavar à mão é ideal para vestidos feitos de tecidos finos e fluidos: chiffon, viscose, cetim. Ao lavar à mão, a mulher não precisa se preocupar com elementos decorativos que se soltam ou se soltam durante a centrifugação. Mesmo que isso aconteça, toda a decoração permanecerá no banheiro e poderá ser costurada de volta no lugar.
Apesar de a lavagem das mãos ser considerada um método mais delicado, também há uma série de recomendações para ela:
- Para maior comodidade, recomenda-se encher a banheira com água apenas parcialmente: o volume ideal de água é 1/4 do volume da banheira,
- Em água morna (não superior a 40 graus) é necessário dissolver o pó para lavagem das mãos, gel líquido,
- Mergulhe o vestido completamente em água, depois molhe um pano macio na solução com sabão e limpe delicadamente a saia do vestido, depois a cintura, o espartilho,
- Ao final da lavagem, recomenda-se deixar o vestido em água morna por uma hora e meia, depois enxaguar bem e secar em superfície plana para que a bainha molhada não puxe o produto para baixo.
É muito conveniente enxaguar o vestido pela primeira vez no chuveiro, pendurando-o previamente em um cabide. Este método permite remover a primeira e maior camada de espuma. Depois disso, o vestido pode ser enxaguado no banheiro uma segunda vez, removendo a espuma restante.
Recomenda-se enxaguar o vestido após pelo menos três lavagens, as duas primeiras em água morna e a terceira em água fria. O vestido deve ser encharcado de água de cima para baixo, de modo que a água escorra do espartilho para a bainha da saia. Se o vestido de noiva tiver muitas camadas de tule ou uma saia de noiva fofa, ao lavar na máquina de lavar, você pode adicionar condicionador ou um pouco de amido, então o produto recuperará sua aparência original.




Como remover manchas
Se a lavagem em si não causa muitas dúvidas e receios para as meninas, remover manchas é uma questão muito mais delicada e importante. Depois do casamento, a noiva precisa inspecionar cuidadosamente o vestido de noiva em busca de manchas e sujeira pesada, pois com o tempo será cada vez mais difícil lavá-lo.
Existem alguns produtos mais comuns que não danificam o tecido do vestido de noiva, mas ajudam a remover manchas em questão de minutos.
Sabão
A opção mais conhecida para remover manchas de roupas. O sabão ajuda a remover manchas de café, chocolate ou suco, se forem recentes. Para manchas persistentes, você pode aplicar espuma de sabão na área suja, segurar a espuma por alguns minutos e, em seguida, colocar a peça na máquina de lavar.
O sabão em pó ajuda a remover manchas de alimentos gordurosos ou sucos de frutas vermelhas. Em combinação com amônia, o sabão em pó pode remover praticamente qualquer mancha.
Refrigerante
Para remover marcas de desgaste ou amarelamento de um vestido de noiva, basta adicionar de uma colher e meia a duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao sabão em pó. O bicarbonato de sódio funciona bem com manchas de gordura, sujeira de frutas vermelhas e sucos de frutas, e bebidas alcoólicas. Ele também funciona bem com manchas difíceis de remover que o sabão não consegue remover.
Acetona
Se o seu vestido de noiva tiver manchas de água sanitária ou perfume, a melhor opção é a acetona. Antes de aplicá-la, a mancha deve ser umedecida em glicerina dissolvida em álcool puro.
A acetona também funciona muito bem em manchas de cola, tinta ou verniz sintéticos. A única regra a lembrar é que ela não pode ser usada em tecidos sintéticos.
Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio é considerado a maneira mais suave de remover manchas de roupas brancas. Mas também funciona bem com manchas de batom: você precisa mergulhar a mancha em uma solução de peróxido e depois lavar a peça em água morna com sabão. Além disso, o peróxido é excelente para remover manchas de vinho. Basta dissolver duas colheres de chá de peróxido em um copo d'água, molhar a área suja com essa solução e enxaguar com água fria.
Erros comuns
Para uma garota que conhece segredos e dicas simples para cuidar de um vestido de noiva, a pergunta "como lavar um vestido de noiva em casa?" não causa medo. Mas também é necessário saber quais são os erros mais comuns que as noivas cometem ao cuidar de seus vestidos de noiva:
- Muitas noivas pensam em lavar o vestido de noiva algumas semanas ou até meses após a celebração. Essa abordagem traz o risco de que as manchas no tecido fiquem velhas e seja muito mais difícil removê-las do que um ou dois dias após a celebração.
- É necessário descobrir com antecedência de que tecido é feito o vestido de noiva, pois disso dependem diretamente o modo de lavagem e a temperatura da água;
- É importante lembrar: tecidos sintéticos podem encolher quando expostos à água quente durante a lavagem, e tecidos naturais perderão sua aparência atraente;
- Se possível, qualquer decoração em forma de miçangas, strass, fitas deve ser arrancada e costurada após a lavagem, pois durante a lavagem pode se soltar ou deixar rasgos no tecido;
- Não é recomendado secar o vestido na máquina de lavar, pois esse tipo de secagem causará deformações no produto;
- Uma boa maneira de secar seu vestido de noiva é estendê-lo sobre toalhas de algodão macias e lisas, que absorverão rapidamente o excesso de umidade.
Após a lavagem do produto, ele deve ser seco e passado a ferro, se necessário. Para evitar que o vestido estique durante a secagem, ele deve ser secado horizontalmente. A opção ideal é uma secadora elétrica, na qual você pode estender o vestido de noiva horizontalmente, e ele terá menos rugas.
Após a secagem, o vestido deve ser passado a ferro. Um gerador de vapor é ideal para essa ação. Ao contrário do ferro de passar, ele não deixa marcas de óleo no tecido e o vestido mantém sua aparência original.
Se não houver um gerador de vapor em casa, você pode usar um ferro de passar, mas siga estas regras:
- A temperatura deve ser mínima;
- Antes de passar, você deve verificar cuidadosamente a sola do ferro: ela deve estar perfeitamente limpa;
- Para maior segurança, você pode cobrir a tábua de passar com um tecido grosso e liso para que nenhuma sujeira grude na bainha do vestido;
- Também é melhor cobrir o carpete ou linóleo sob a tábua de passar com um pano limpo e simples para que o vestido não fique sujo ao entrar em contato com o chão;
- A passagem da roupa deve começar pelas mangas e pelo espartilho, descendo gradualmente até a bainha;
- Passar a bainha levará muito mais tempo e esforço; para facilitar esse processo, você pode pendurar o vestido em um cabide e passar cada camada da saia separadamente;
- É melhor passar as partes de renda de um vestido através de uma camada de tecido fino na configuração mais delicada;
- Recomenda-se passar o corpete de um vestido, assim como roupas de cetim, de dentro para fora.
Seguindo essas dicas simples, lavar e restaurar seu vestido de noiva à sua aparência original em casa não será difícil.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=uY5OyjFgsho

 
                                    













