Um vestido-capa é um modelo original criado pela combinação de um vestido básico clássico e uma capa com fendas laterais. O resultado é uma criação inusitada e elegante que combina feminilidade e funcionalidade. O guia sobre como costurar um vestido-capa contém as nuances da criação de um molde e uma descrição passo a passo do processo de costura. É fundamental estudá-lo antes de confeccionar o look.
Materiais e ferramentas
A escolha do material depende em grande parte do modelo da roupa. Tecidos leves e fluidos são para o clima quente do verão ou da primavera, enquanto tecidos macios de densidade média são para criar um visual casual. Dependendo do material escolhido, obtêm-se tipos completamente diferentes de vestidos-capa:
- Modelos românticos feitos de chiffon, seda e viscose são uma verdadeira salvação no calor. O tecido protege você das queimaduras solares e, ao mesmo tempo, não permite o superaquecimento. Esse vestido será confortável, e a imagem sofisticada criada pelas "asas" esvoaçantes da capa impressionará. O comprimento varia de maxi a mini. O corte é solto.
- A versão com capuz é uma improvisação estilosa de um traje medieval. É confeccionada com tecidos de média densidade: malhas, lã macia, caxemira e jersey. O comprimento costuma ser até o chão, mas também existem modelos práticos que vão até o meio do joelho. É confeccionada em formato trapezoidal ou em formato de A.
- Uma capa com capa costurada enfatizará a silhueta e o gosto de quem a usa. Silhueta austera, design conciso, detalhes minimalistas - esta opção é perfeita para uma mulher de negócios. É feita de tecido grosso que mantém o formato. Comprimento - midi.
- O vestido-capa estilizado como um transformador é um modelo com um nó na cintura. As lapelas largas da capa se transformam em um capuz, uma gola volumosa ou um babado, revelando lindamente os ombros.
- Um vestido longo feito de tecidos grossos com textura rica (cetim, brocado, tafetá, veludo) é um look digno para sair. Decorado com renda, bordado e strass. Costurado em formato de A ou ajustado.
- Uma versão translúcida feita de organza, chiffon fino e tule é necessariamente complementada por um vestido de baixo opaco, justo ou solto. A capa, neste caso, pode ser removível, permitindo que o produto seja usado em duas versões: junto e separadamente.
As ferramentas necessárias para costurar são um conjunto básico para toda costureira, que inclui um medidor, uma régua, tesoura, uma máquina de costura e um overlock. Você também precisará de alfinetes, linhas com agulhas e giz. Para criar costuras uniformes, você precisará de fita adesiva e um ferro de passar.






Medidas necessárias
Antes de começar a costurar um vestido-capa, você precisa tirar as medidas. As medidas são tiradas estritamente com o corpo nu; para maior comodidade, você pode marcar os pontos principais com rímel lavável. A pose é natural. Para o modelo mais simples, de peça única, você precisará de várias medidas.
- Comprimento da meia circunferência do pescoço: a fita métrica deve ficar folgada, sem restringir os movimentos ou causar desconforto. A medida é feita com a fita métrica na região da sétima vértebra cervical, cruzando a base do pescoço, fechando na incisura jugular.
- O comprimento dos ombros é medido do pescoço até a altura dos ombros.
- O comprimento da manga é medido da ponta da articulação do ombro até o osso do pulso.
- Comprimento total do produto nas costas: da base do pescoço até o joelho (ou meio da coxa).
- Comprimento total da frente.
- O comprimento da cintura é necessário para saber onde fazer as passantes do cinto.
Todas as medidas devem ser registradas. Para facilitar, você pode usar abreviações: POSH (meia circunferência do pescoço), DP (comprimento dos ombros), DR (comprimento da manga), ODS (comprimento total nas costas), ODP (comprimento total na frente). Se o vestido tiver capuz, as medidas acima serão complementadas pela altura e circunferência da cabeça.
Cálculo do material levando em consideração o comprimento do produto
O consumo de material depende do corte, do comprimento escolhido para o futuro traje e das características do próprio tecido: textura, padrão, largura. Para um vestido de capa de uma peça, é melhor usar tecido com 150 cm de largura. Normalmente o comprimento das mangas é somado ao comprimento total da peça, mas neste caso elas são substituídas por fendas livres para os braços. O estilo de corte livre pressupõe o uso de um corte igual ao comprimento do vestido multiplicado por dois. É necessário deixar as folgas necessárias, não inferiores a um centímetro. Para maior comodidade, existem tabelas com padrões de consumo de tecido para diferentes tipos de produtos.
Nos casos em que o estilo inclui bolsos ou elementos complexos, como uma gola transformável, é necessário reservar até 40 cm. O mesmo se aplica ao capuz.
O consumo de material depende do tamanho da peça. Para um vestido-capa tamanho 44-48, modelo inteiriço com capuz e comprimento total de 106 cm, serão necessários três metros de tecido com 150 cm de largura. No caso de a capa ser cortada separadamente e depois costurada na região dos ombros, o consumo é de um metro a mais (com largura de 150 cm). É preferível utilizar tecido macio e de densidade média.
Construção do padrão
O estilo de um vestido de uma peça praticamente não requer molde. Esta é uma opção para iniciantes. O segundo tipo mais difícil é a combinação de um vestido reto sem pinças e uma capa clássica com fendas para os braços. A construção desse molde pode ser dividida em duas etapas: criar um diagrama e transferi-lo para o tecido. Para isso, você precisa realizar várias ações:
- Tire as medidas: pescoço, peito, quadris, cintura, comprimento da frente e das costas até a cintura, altura dos ombros e quadris, profundidade das cavas, comprimento dos ombros.
- Em uma folha de papel para o molde, faça um recuo de 10 cm da borda superior e marque um ponto, por exemplo, A. Quatro marcas são feitas verticalmente: a profundidade da cava, o comprimento das costas na cintura e de todo o produto nas costas, e a altura dos quadris. É mais conveniente marcar com pontos: AG, AT, AN e TB.
- Desenhe linhas horizontais a partir dos pontos obtidos (G, T e H, B) a partir do ponto inicial (A).
- A partir de G, meça uma distância igual à metade da circunferência do peito e marque G1. Através dela, desenhe uma linha vertical para baixo até encontrar as interseções com as linhas — pontos T1, H1, B1.
- Do ponto G, meça a largura das costas para a direita, obtida pela divisão da circunferência do peito por 8 cm mais 5,5 cm – marca G2. A partir daí, trace uma linha perpendicular até a intersecção AA1.
- A partir de G1, medir para a esquerda uma distância igual a um quarto da circunferência do peito menos 4 cm, obtendo G3.
- A linha central da cava pode ser obtida dividindo Г2Г3 ao meio. No meio, marque Г4. A partir dela, desenhe uma perpendicular até o segmento НН1.
- O decote é medido a uma distância de 1/6 da circunferência do pescoço mais 1 cm.
- As linhas dos ombros nas costas e na frente são construídas traçando linhas arqueadas a partir dos pontos T e T1 com raio igual à altura dos ombros nas costas e na frente menos 1 cm.
- Em seguida, construa as partes frontal e traseira, reservando as medidas correspondentes.
O padrão resultante é cortado em pedaços e transferido para o tecido.
Se o tecido for elástico, é necessário inserir margens negativas. Caso contrário, é necessário levar em consideração a margem de costura padrão de 1,5 cm.
O molde da capa com fendas é feito diretamente no tecido, sem uso de papel vegetal.
- Um pedaço de 130 x 260 cm precisa ser dobrado ao meio para formar um quadrado. Dobre novamente para formar um triângulo.
- Meça um raio de 130 cm a partir do topo da estrutura e corte o excesso. Você obterá uma cunha, como a de uma saia de verão. As bordas do tecido precisam ser movidas para o meio.
- Meça o comprimento ao longo das costas, marque o decote e a costura dos ombros.
- Na frente, meça 5 cm em cada direção, marque uma linha vertical e remova o excesso de tecido para revelar o vestido interno.
- Faça os cortes dos braços a uma distância confortável. Para isso, experimente o blank em você mesmo e marque os pontos. O comprimento do corte é de 30 cm.
O molde está pronto, só falta costurar e costurar. Em vez de detalhes de gola, você pode fazer um molde de capuz. Outra opção é uma gola, que parece algo entre uma gola volumosa e um capuz.
Etapas de costura
Depois que os moldes forem transferidos para o tecido, os detalhes precisam ser recortados. Depois, só falta costurar as bordas e costurá-las. As instruções passo a passo ajudarão com isso.
Vestido básico
Um vestido reto como base é costurado levando em consideração as características do tecido. O processamento das bordas depende disso. Após o corte, você pode começar a costurar.
- As bordas inferiores das partes traseira e frontal devem ser dobradas e costuradas. Se o tecido estiver desfiando, deve ser processado com overloque.
- Arrume e costure as costuras — ombros e laterais. As margens podem ser processadas com vivo.
- Trabalhe as bordas das cavas e do decote com as debruns.
- Costure um zíper oculto na lateral do vestido ou nas costas.
Uma capa fica melhor em vestidos justos e afunilados. É fácil de fazer: basta medir 10 cm a partir da linha do quadril e costurar a uma distância de 1 a 2 cm. A partir da linha da cintura, use o mesmo princípio para fazer um estreitamento, medindo 3 cm para cima e para baixo.




Cabo
A capa ficará mais elegante se seu comprimento for de 3 a 5 cm menor que o do vestido. A diferença na textura do tecido também é bem-vinda. Para climas quentes, o tecido da capa deve ser mais fino e arejado que o do vestido principal; para climas frios, um material mais denso serve: caxemira macia ou um terno com lã na composição. A base pode ser feita de malha fina.
Costurar uma capa se resume a processar as bordas, já que esta peça é uma peça única. As bordas são chuleadas e costuradas. Se desejar, você pode usar viés na área do pescoço. Atenção especial deve ser dada às fendas: elas são finalizadas com a técnica de "moldura", "laçada" ou com vivo em ambos os lados.
A capa é costurada na região dos ombros. Se houver gola ou capuz, eles são costurados na parte de trás do vestido. A escolha do método de costura depende do tipo de tecido da capa: quanto mais leve, mais fina e discreta deve ser a costura. Não se esqueça dos detalhes decorativos.




Opções de decoração
Os detalhes decorativos para este tipo de vestido são variados. Podem ser detalhes chamativos na forma de broches no local onde a capa é fixada no decote frontal ou um acabamento na borda interna do vestido que se destaca. Você pode brincar com o contraste destes detalhes:
- a textura do material é uma parte superior arejada e translúcida e uma parte inferior em forma de caixa feita de tecido mais grosso;
- cores contrastantes - tons delicados da capa contra a cor rica do mesmo tom da base e vice-versa;
- combinações de tecidos estampados e lisos.
Além dessas técnicas, você pode dar um toque especial à capa. Trata-se do acabamento das bordas inferiores ou laterais com renda, cordão torcido em tons dourados e prateados e trança. Bordados nas costas ou no pescoço também são uma ótima opção para diversificar o look. Os estilistas também usam acabamento em guipura na parte de trás da capa, criando o efeito de costas semiabertas em um vestido de noite. Ao mesmo tempo, o vestido de baixo tem um decote profundo, repetindo o contorno do detalhe do acabamento.
Existem muitas variações do vestido-capa. Passando gradualmente dos designs mais simples para os mais complexos, você pode dominar a técnica de costura deste traje espetacular. Para trabalhar no primeiro vestido, é melhor usar um tecido mais simples e, com uma reserva, sem experiência suficiente, corre-se o risco de estragar o material.
Vídeo

 
                                    
























