Pequenos problemas do dia a dia às vezes deixam marcas nas roupas. Não se preocupe com peças danificadas, tudo pode ser consertado. Depois de aprender várias maneiras de alongar um vestido, você tem a chance de dar uma segunda vida à sua peça favorita do guarda-roupa. Os motivos que a levaram a pegar agulha e tesoura não são tão importantes. O principal é que agora há espaço para a criatividade e a oportunidade de mostrar sua imaginação.
Em que casos é necessário?
Você sempre quer que as coisas se ajustem perfeitamente e mantenham o formato após a lavagem. Muitas vezes, por falta de tempo, você precisa fazer tudo às pressas. Uma rápida experimentação pode se transformar em decepção em casa, e a má qualidade da sua peça favorita pode te decepcionar depois da primeira vez que você a coloca na máquina de lavar.
Também acontece que o vestido que você comprou se tornou inadequado para o trabalho no escritório. A cor, o estilo, o tecido estão bons – tudo, exceto o comprimento. E às vezes a própria textura do material faz a bainha do vestido subir, revelando as pernas na menor oportunidade, criando situações constrangedoras. A resposta para a pergunta sobre o que fazer se o vestido ficou curto é óbvia: antes de tudo, não se desespere. Ele sempre pode ser alongado.
Maneiras de adicionar comprimento
Ideias para alongar um vestido curto não só ajudarão a resolver o problema da bainha, como também decorarão a peça, transformando-a em uma peça de roupa moderna e criativa. Muitas vezes, parece que apenas um alfaiate profissional consegue lidar com essa tarefa. É por isso que muitas pessoas se perguntam: é possível alongar um vestido sozinha? A resposta é clara: claro. Muitas opções não só economizarão seu precioso orçamento e tempo, como também permitirão que você demonstre o máximo de criatividade com o mínimo de custos.
Usando renda ou babado
Uma das maneiras mais fáceis de alongar um vestido com as próprias mãos é costurar uma tira de tecido na bainha. Para não prejudicar a aparência, você precisa usar exatamente o mesmo tecido do produto. Se não tiver uma peça do mesmo material, brinque com o contraste.
Uma ligeira diferença na cor ou textura do material fará com que sua trama chame a atenção. Até mesmo uma diferença em um tom ou textura é perceptível. Isso prejudica muito a aparência do vestido.
Você pode alongar a bainha:
- Trança larga de renda. A elegante trama vazada é adequada para vestidos leves de verão feitos de viscose, seda ou outros materiais fluidos. A cor é selecionada para combinar com o tom principal. Se você está interessado em como alongar um vestido jeans curto, a renda será uma das opções mais bem-sucedidas. Seu tom bege ou branco sem brilho enfatizará a cor do jeans, brincando com a diferença nas texturas do tecido. Tecidos bouclé densos de roupas de outono-inverno também combinam com esse acabamento, mas o tom da inserção deve ser mais escuro que o material principal.
- Babados de tecido. Ao escolher um material idêntico ou similar em composição, você pode decorar qualquer vestido, independentemente da estação e do estilo. Nesse caso, você deve considerar cuidadosamente a escolha da cor. Para criar um visual mais completo, você pode decorar adicionalmente os punhos das mangas ou a área da gola.
Ao alongar a bainha com renda ou tecido, preste atenção especial ao esplendor. Para obter um grande volume de babados, você precisa costurar o dobro do comprimento total da bainha. Elementos bufantes são adequados para uma roupa de malha reta e justa. Se você precisar apenas alongar a roupa, o tecido é usado na proporção de 1:1. Os babados podem ser fixados na frente ou na parte interna da saia. Ao escolher um método para alongar um vestido curto de linho, você precisa considerar que o material perde a forma com o uso, portanto, babados muito grandes não são adequados para esse tipo de tecido.
Para costurar uma bainha fofa, independentemente do tipo de material ou trança, você deve primeiro enfiar a peça usando uma agulha em um fio longo, endireitá-la uniformemente em todo o comprimento e, em seguida, costurá-la na parte inferior da peça.


Fazendo inserções em uma saia
Muitas pessoas certamente já se perguntaram: é possível alongar a bainha de um vestido usando um aplique na parte inferior? Recomenda-se adicioná-los ao longo das costuras ou cortando a borda do vestido. Se você fizer anabelas que excedam o comprimento do produto em 10 a 20 cm, a saia parecerá visualmente maior. Guipura, malha e renda são perfeitas para esse método. Como resultado dessas alterações, obtêm-se peças que lembram a cultura espanhola.
Ao inserir cunhas, atenção especial deve ser dada à simetria. Se as dimensões do meio em ambos os lados forem cuidadosamente observadas, o resultado parecerá de fábrica. Se esta regra for negligenciada, a alteração será imediatamente perceptível.








Alongamento na cintura
Ao escolher como alongar um vestido curto, vale a pena saber que os métodos não se limitam a aumentar o tamanho da bainha. Muitos modelos têm uma costura na região da cintura. Se você adicionar um encaixe nesse local, o comprimento da parte inferior diminuirá em relação à largura. Ao usar cores contrastantes, você pode focar a atenção na silhueta graciosa e, ao usar materiais diferentes, você pode destacar a textura. O método é recomendado para peças estilo sol ou meio-sol. Alongar o vestido na cintura para um trapézio também é possível, mas tudo depende da largura do ângulo do corte.
Se o material inserido for semelhante, mas não exatamente igual ao tecido principal, combiná-lo com renda, guipura ou malha pode esconder visualmente as discrepâncias.
Alongamento do corpete
As opções para trocar de roupa não se limitam à bainha e à cintura. Em alguns casos, é possível alongar o corpete. Este método ficará especialmente vantajoso em vestidos estilo Marilyn Monroe com um decote envolvente na região do busto.
Adicionar tecido à área do corpete será mais preferível para modelos como tubinho e lápis. Ao escolher uma maneira de aumentar o comprimento de um vestido de corte reto, não se esqueça da importância da cor. Uma tira de tecido em um tom contrastante destacará visualmente o busto. Se necessário, para desviar a atenção, você pode dividir a largura total do tecido ao meio e inserir a primeira metade no corpete e adicionar a segunda na bainha.
Criando uma cintura alta
Uma maneira de alongar um vestido reto é mudar a silhueta criando uma cintura alta. Essa opção não é adequada para modelos com corte flare, pois a alteração da peça ficará muito chamativa. O procedimento é o seguinte:
- selecionamos um pedaço de tecido adequado;
- corte a tira uniformemente;
- nós os prendemos com alfinetes de segurança;
- estamos costurando;
- nós processamos as costuras.
Se você não tem muita experiência em costura, depois de alfinetar a cunha com agulhas, alinhave as peças pelo avesso. Isso é feito para que a costura fique uniforme quando costurada.
Usando elementos de encaixe
Se você precisa alongar vestidos para ocasiões especiais, pode usar peças de sobreposição. Esta opção não é estilisticamente adequada para o uso diário, pois parece muito elegante e pomposa. Peças de sobreposição realçam modelos feitos com tecidos brilhantes, dando-lhes um toque ainda maior de solenidade.
Você não deve usar esse método em modelos com corte evasê. Os babados soltos se perderão nas dobras da saia e não manterão seu formato ou efeito visual.
Tecidos que seguram bem as dobras, como véus, são usados para o trabalho. Para fazê-lo, você precisa pendurar o vestido em um cabide, usar alfinetes de segurança para prender o tecido com o número necessário de dobras e costurá-lo. É necessário monitorar rigorosamente se os babados parecem simétricos, de preferência medindo as dimensões com uma régua ou um centímetro.
Outra opção para o método de sobreposição é fazer uma saia de uma ou várias camadas com tecido translúcido, com corte idêntico, porém mais comprida. Geralmente, ela é presa sobre o vestido, transformando-o em um transformador. Uma saia transparente com um corte mais longo, mas repetindo o de um vestido de véu ou renda, fica ótima. Este método requer mais tecido, mas o resultado compensa.
Criando um trem
Vestidos de festa chamam a atenção pelo seu estilo, decoração e corte. Este estilo é mais propício à experimentação do que outros. A bainha pode ser alongada não apenas com uma listra reta, mas também com linhas geometricamente irregulares. Uma cauda em um vestido assim fica apropriada, adicionando um toque especial ao visual.
Ao fazer isso, você precisa ter cuidado: uma cauda muito curta ou muito longa parecerá falsa. Primeiro, você precisa escolher o material certo. Em seguida, divida-a em várias partes - frente e costas. Seria melhor reduzir o comprimento da primeira parte pela metade. A parte de trás é dobrada ao meio, as bordas alongadas do meio e do lado curto são marcadas, uma linha reta é desenhada e, em seguida, o material é cortado. Depois disso, ambas as partes são costuradas da mesma forma que um babado. Roupas curtas, aprimoradas dessa maneira, podem ser complementadas com inserções nas mangas ou joias da mesma cor. Se o estilo e a textura do tecido combinarem, criar uma cauda será a melhor maneira de alongar o vestido nas costas.
Alongamento de um vestido de malha ou jeans
Malhas e jeans são uma linha separada na lista de tecidos para uso diário. A maciez do primeiro e a textura do segundo não dão muito espaço para a criatividade. Portanto, alongamos um vestido jeans apenas com a ajuda de babados e rendas. Ambos os métodos podem ser realizados por artesãs iniciantes. Os métodos para alongar um vestido jeans não envolvem alterações no corte devido à costura, cuja violação é imediatamente perceptível. Para uma roupa de malha, você pode usar inserções de couro artificial e tecido translúcido na região do peito e da cintura.
Insertos decorativos
A aparência final do produto depende do material utilizado nas inserções, por isso vale a pena escolhê-lo com cuidado. Os estilistas aconselham o uso não apenas de tecidos lisos, mas também de estampas listradas e de bolinhas, cujo tom principal combina com a cor do vestido. Palmilhas de couro e couro sintético são recomendadas como universais, adequadas para qualquer textura de tecido. Os elementos acabados são decorados com strass, miçangas, lantejoulas ou contas, se necessário. E se uma decoração vibrante nem sempre fica bem em um vestido casual, em um vestido de noite ou coquetel os elementos brilharão.
Ao decidir como alongar lindamente um vestido de verão ou peças para a estação fria, você precisa entender que a maioria das opções pode ser feita com suas próprias mãos. O que parece uma criação complexa de designer é, na verdade, fácil de fazer, bastando dedicar um pouco de tempo e aprender os métodos de fabricação. Ao alterar o comprimento do vestido, você não só pode criar um novo produto, como também demonstrar ao máximo sua criatividade.
Vídeo

 
                                    



























