Um vestido bem escolhido pode transformar uma garota comum em uma verdadeira rainha. Mas nem sempre é fácil entender a variedade de estilos projetados para um tipo específico de corpo. Muitas vezes, um modelo adequado para mulheres altas e imponentes pode parecer ridículo em uma mulher pequena e magra, e uma roupa que parecia espetacular em um manequim acaba se revelando um robe sem forma quando experimentada. Opções universais salvam a situação - por exemplo, um vestido envelope, cujo molde é fácil de fazer, combina com absolutamente todas as mulheres. Com habilidades básicas de corte e costura, você pode fazer esse modelo com suas próprias mãos. O principal é escolher o tecido certo, levar em consideração as sutilezas da alfaiataria e prestar atenção às dicas de artesãs experientes.
Características do estilo
Os primeiros vestidos envelope surgiram na década de 1930, quando não eram muito diversos e eram destinados exclusivamente ao uso doméstico. 40 anos depois, a estilista Diane von Furstenberg assumiu a reencarnação do produto e, então, por muitas décadas, casas de moda famosas fizeram seus próprios ajustes nele.
As seguintes características tornaram o modelo popular:
- facilidade de uso – fácil de colocar e tirar;
- parece elegante e estiloso;
- não causa desconforto quando usado;
- Adequado para todas as mulheres, independentemente do tipo de corpo, altura e idade;
- enfatiza visualmente as vantagens e esconde as desvantagens da figura;
- versatilidade – pode ser usado no dia a dia, em reuniões de negócios, eventos especiais;
- na maioria dos casos, não inclui botões ou zíperes estranhos.
O vestido moderno se caracteriza pelo fato de seu painel frontal ser dividido em 2 partes que se sobrepõem, embora esses elementos também possam ser uma peça única.
Você pode costurar um vestido envelope em casa com suas próprias mãos.
Modelos populares
Antes de costurar um vestido envelope, você precisa decidir o estilo que mais combina com você.O produto deixou de ser um clássico há muito tempo; hoje, as fashionistas contam com inúmeras variações, cujas principais são apresentadas na tabela.
| Tipo | Característica | 
| Decote em V | Este estilo permite destacar o busto, equilibrando a silhueta. Graças ao decote, o pescoço é visualmente alongado. Adequado para mulheres de qualquer altura e constituição física. | 
| Cheiro no corpete | Pode chegar não apenas à cintura; muitos modelos oferecem um envoltório em todo o comprimento do produto. O decote enfatiza favoravelmente o busto. Nesses vestidos, a bainha geralmente é de uma só peça. O drapeado é usado como elemento decorativo. O estilo não é recomendado para mulheres com seios muito volumosos. | 
| Cheiro nas costas | O modelo tem um visual atraente, incomum e elegante. Uma nudez triangular é criada nas costas. A profundidade do decote pode ser diferente. Um vestido tubinho costuma ser decorado com esse elemento. No entanto, se o decote for muito profundo, ele só será apropriado para uso noturno. | 
| Cheiro em botões | Este modelo do clássico vestido envelope Diane von Furstenberg proporciona uma fixação firme de metade do tecido por dentro, com botões. As pernas permanecem abertas. Se o vestido for feito em um estilo profissional, seu corte será rigoroso e a cor não será muito chamativa. O modelo é universal, adequado para qualquer idade e tipo físico. Limitação: baixa estatura. | 
| Com mangas | Se uma fashionista quiser usar um vestido envelope, é melhor criar um molde com mangas. Este tipo de produto é mais adequado para mulheres com curvas ou com corpo em "triângulo invertido". As mangas podem ser longas ou curtas. O tamanho ideal é ¾. | 
| Saia envolvente | Neste caso, o corpete será de uma só peça. Este estilo é ideal para meninas com quadris largos. | 
| Perfume de uma só peça | É um fragmento do próprio vestido e é fixado por uma costura. O estilo é preferível para meninas com altura acima da média. | 
Um vestido longo e envolvente é adequado para as fashionistas que não gostam de movimentos apertados, muitos fechos, mas ao mesmo tempo não se importam em mostrar partes expressivas do corpo para outras pessoas.







Comprimento
O molde do corpete de um vestido envelope é feito após tirar as medidas e determinar o comprimento do produto. O modelo pode ser assim:
- Longo. Geralmente usado em ocasiões especiais. Este modelo pode ser visto com frequência no tapete vermelho. A modelagem de um vestido longo envelope combina com mulheres de todos os parâmetros, embora seja necessário fazer ajustes para se adequar ao seu corpo. Modelos com cores vibrantes, que conferem estilo e elegância, são usados em ocasiões especiais. Vestidos longos feitos de materiais leves, com estampas ou padrões, podem ser usados no dia a dia. Um modelo com mangas ficará ainda mais impactante.
- Midi. Esta é uma opção clássica que combina com praticamente qualquer ocasião. Mas é importante lembrar que a saia não deve ficar abaixo da parte mais volumosa das panturrilhas. Este estilo pode ser escolhido por mulheres de qualquer idade e com qualquer tipo de corpo. No entanto, ficará mais harmonioso com o tipo "triângulo".
- Mini. Este tipo inclui um vestido envelope de verão. O modelo geralmente se assemelha a um vestido tubinho ou uma túnica, equilibrando a silhueta. Veste perfeitamente em meninas esbeltas com pernas bonitas.
A escolha do comprimento depende do gosto da mulher e do seu tipo de corpo. Você também precisa considerar a finalidade para a qual o vestido será usado: um vestido curto provavelmente não será apropriado para o escritório, e um vestido longo será inconveniente para longas caminhadas pela cidade.



Materiais de fabricação
Escolher o tecido certo é outro passo importante para aprender a fazer um vestido envelope com as próprias mãos. Para peças de verão, utiliza-se linho, algodão ou outro tecido leve, com cores vibrantes. No inverno, é preferível optar por tecidos quentes: malhas grossas e tecidos de malha. Na primavera e no outono, modelos de comprimento médio, feitos com tecido de média densidade, são usados.
Cada opção tem suas próprias nuances:
- Couro fino. Materiais naturais e sintéticos de alta qualidade estão sempre na moda. O couro pode ser usado em looks de negócios, para o dia a dia, e um padrão simples de vestido robe é a escolha ideal para costura. O produto final pode ser combinado com qualquer calçado, até mesmo esportivo. Mas para usar esse visual, a garota precisa de uma certa coragem.
- Tecido de malha. Usado para confeccionar modelos quentes. As características do material, incluindo uma textura densa, sugerem seu uso por fashionistas esbeltas. Se você usar um fio fino, poderá tricotar um vestido de praia de verão. É importante lembrar que esses produtos exigem cuidados adequados.
- Malhas. São usadas para criar modelos para diferentes estações. O material é macio o suficiente e é usado em vestidos do dia a dia e para festas. O jersey é uma opção ideal: a peça é fácil de usar, não requer passar a ferro nem condições especiais de lavagem.
- Chiffon. Um modelo de vestido envelope com alças é frequentemente usado aqui. O material é muito leve, translúcido e pode ser usado para costurar modelos festivos e arejados. Babados ou babados são adequados para decoração.
- Seda ou cetim. Tecidos nobres que permitem criar um modelo com aparência rica, fina e elegante. Muitas vezes, ao usar seda, utiliza-se um molde de vestido com drapeado, e bordados ou franjas tradicionalmente servem como decoração.
- Renda. Ajuda a criar um visual delicado, refinado e romântico. A seda é usada como forro. Vestidos deste tipo são ideais para meninas com corpo esbelto.
Ao usar tecido de cetim, você precisa ter em mente que o material brilhante é mais adequado para mulheres magras, e o material fosco é mais adequado para mulheres cheias.
Quanto ao esquema de cores, vermelho, preto, branco e azul são frequentemente usados para costurar vestidos envelope. Frequentemente, há produtos multicoloridos e vibrantes, além de modelos com estampas florais. O padrão mais preferido para um vestido desse estilo continua sendo o de listras verticais.






Construção do padrão
Criar um molde para um vestido envelope é o passo mais importante na criação da sua própria roupa. Primeiro, você precisará tirar medidas, indicando os seguintes parâmetros: tórax, pescoço, cintura, quadris, largura das costas, comprimento dos ombros e mangas, se disponíveis. Com base nesses valores, um molde básico é criado – mesmo artesãs experientes nem sempre conseguirão costurar um vestido envelope sem um molde.
Para fazer moldes, é melhor que um iniciante transfira os contornos para uma folha grande de papel:
- Primeiro, determina-se qual lado da prateleira será o topo. Se a faixa for fornecida da esquerda para a direita, no lado oposto, na linha da cintura, é necessário colocar um ponto que se conecte com a parte inferior do pescoço. Depois disso, o molde está completamente delineado.
- Para modelar o cheiro, você precisa marcar a largura deste elemento no lado oposto à sua borda. O ponto resultante deve ser conectado à extremidade do cheiro por uma linha reta.
- A parte inferior do vestido é feita de acordo com o molde básico.
- Para modelar as costas, você precisa desenhar dardos na convexidade das escápulas.
- Para costurar uma saia, você precisa decidir se ela será larga ou afunilada. No segundo caso, todas as pences do molde básico são preservadas.
Depois que o molde do vestido estiver pronto, você precisa começar a cortar o tecido. Para isso, dobre-o ao meio seguindo a linha do veio. As bordas devem estar corretamente alinhadas e o meio da peça das costas deve coincidir com a dobra. Os elementos restantes devem ser dispostos sobre o material para que haja o mínimo de desperdício possível.
Antes de costurar um vestido longo envelope, você precisa cortar todos os detalhes necessários:
- frente e mangas – 2 peças cada;
- saia – 2 partes;
- peças com dobra na parte de trás - 1 peça.
Se o tecido for elástico, não serão feitas margens de costura.
A modelagem de um vestido de praia envolvente segue um padrão semelhante.






Processo de costura passo a passo
Se você tiver pedaços de tecido prontos, precisará conectá-los. Um lindo vestido robe é feito com suas próprias mãos de acordo com o seguinte algoritmo:
- Costure todos os dardos.
- Varra e costure as costuras nas laterais e ombros.
- Passe as margens de costura e faça o chuleado.
- Primeiro, conecte a manga à base ao longo da costura principal e, em seguida, alinhave-a à ombreira. Em seguida, alinhe os pontos de controle e costure este elemento.
- Nesta fase, o produto precisa ser experimentado para que quaisquer imprecisões sejam corrigidas a tempo.
- O próximo passo envolve processar a borda da dobra, bem como o pescoço.
- A bainha da peça é feita por último.
O molde de um vestido envelope plus size é ajustado de acordo com as medidas da menina. As bordas do tecido precisam ser processadas para que não desfiem - para isso, você pode usar elementos adicionais: viés, um corte.
Para entender completamente como costurar um vestido envelope corretamente, você precisa prestar atenção a algumas nuances. Para evitar que o vestido envelope fique caído, ele precisa ser processado corretamente, para o qual oferecemos vários métodos:
- Se as partes inferior e superior foram construídas usando o mesmo padrão, um pequeno botão é preso à parte superior na cintura, e um laço é costurado na borda da parte inferior do vestido.
- Se o modelo for feito de chiffon ou outro tecido leve, o envoltório pode ser fixado com laços.
O drapeado de um vestido envelope deve ser modelado na fase de modelagem.
Este tipo de modelo enfatiza favoravelmente as curvas da silhueta, e sua vantagem adicional é a possibilidade de ser personalizado. Essa solução ajudará você a economizar dinheiro e permitirá que você incorpore suas ideias mais ousadas no look. Desde que o molde do vestido envelope seja construído corretamente, você pode obter um modelo universal que se encaixará perfeitamente no guarda-roupa de toda mulher moderna.























Vídeo

 
                                    


































