A moda é caprichosa e mutável. Uma tendência é substituída por outra, mas apenas o estilo clássico nas roupas permanece inalterado. Os clássicos são a base da moda, enfatizando idealmente a elegância de uma mulher de qualquer idade.
Características e princípios básicos
A qualidade que melhor caracteriza o estilo clássico em roupas é a sofisticação refinada. Cada elemento, individualmente ou em conjunto, atrai a atenção, evoca admiração por suas formas ideais e sofisticação. O principal objetivo da imagem clássica é enfatizar o gosto requintado e a sofisticação de uma mulher.
Vulgaridade, banalidade e licenciosidade são inaceitáveis para clássicos. Moderação, o mínimo de acessórios e joias sempre vêm em primeiro lugar.
Formas lacônicas e silhuetas claras e refinadas são características dos clássicos. Faltam babados exuberantes, babados provocantes e outros elementos semelhantes. Um exemplo marcante de visual clássico é o terno (uma combinação de saia e paletó, ou calça e paletó). Este é o padrão de feminilidade, elegância e sexualidade contida.
Para não cometer erros ao criar a imagem certa e mais interessante em um estilo clássico, é importante conhecer e aplicar na prática alguns princípios básicos:
- Preste sempre atenção às combinações de cores nas roupas. A base do guarda-roupa é composta por peças de três cores básicas: preto, branco e cinza. Caso contrário, é necessário optar por tons pastéis quentes. É melhor evitar cores vibrantes;
- Escolha a textura do tecido e o padrão corretamente. A opção mais adequada para um guarda-roupa clássico são saias, ternos e blusas lisas. Escolha cuidadosamente a estampa e a textura do tecido. Dê preferência a materiais naturais. As estampas mais relevantes para o estilo clássico: linhas claras, pequenas bolinhas, xadrez, estampa de tweed;
- Tecido de alta qualidade. Todas as peças do guarda-roupa são feitas apenas com materiais naturais de alta qualidade. Os mais relevantes são: algodão, seda e lã.
O princípio básico da roupa clássica são linhas claras, corte e alfaiataria de alta qualidade, que enfatizam idealmente todas as vantagens da figura feminina.
Classificação dos subestilos modernos
Engana-se quem considera as roupas clássicas simples, sem graça e monótonas. A diversidade de subestilos permite criar looks únicos e inimitáveis.
O estilo que define uma verdadeira dama é a elegância inglesa. Clareza, contornos precisos, corte impecável que realça perfeitamente todas as curvas da silhueta feminina e tecidos da mais alta qualidade contribuem para uma imagem impecável.O estilo elegante inglês é o cartão de visita de mulheres bem-sucedidas e autoconfiantes. É frequentemente escolhido por mulheres com mais de quarenta anos.
A principal diferença é o senso de proporção, sem partes do corpo expostas, roupas largas. Uma mulher está sempre confiante, não precisa enfatizar a sexualidade expondo o corpo inteiro.
Ao escolher uma roupa no elegante estilo inglês, atenção especial é dada às combinações de cores. Tons pastéis tradicionais podem ser diluídos com tons mais claros e delicados de pêssego, azul-celeste ou violeta.
A ausência de molduras e restrições claras, combinações bem-sucedidas de elementos clássicos e da moda nas roupas — este é o estilo clássico suave. Esta é a direção escolhida por meninas e mulheres muito jovens.
Clássicos suaves são atraentes porque permitem combinar elementos que não são inerentes ao rigoroso estilo inglês com elementos tradicionais, criando um conjunto único e harmonioso. Um visual romântico leve, elegante e discreto é ideal tanto para uma reunião de negócios quanto para um jantar com a pessoa amada.
A subespécie mais relevante do estilo clássico hoje é o clássico suave. São tecidos leves e fluidos, roupas clássicas que enfatizam ao máximo as linhas graciosas da figura, e joias discretas, porém originais. Sapatos elegantes com salto pequeno e bico arredondado enfatizam harmoniosamente o estilo clássico suave.
Coisas básicas
Um estilo clássico de roupa é impossível sem a presença de itens básicos no guarda-roupa:
- Camisa branca - um clássico, consagrado pelo tempo. Uma camisa branca feita de tecidos naturais é a base de qualquer guarda-roupa. Combina perfeitamente com calças e saias;
- uma jaqueta justa acrescenta um toque de elegância e severidade, ao mesmo tempo que enfatiza as linhas graciosas da figura de uma mulher;
- uma saia lápis na altura do joelho. É melhor escolher uma saia em cores neutras ou uma universal - preta;
- Calças de corte reto e cós médio. Este modelo clássico de calça combina bem com jaquetas e blusas, criando o look perfeito;
- gola alta (de preferência em tons escuros e calmos). Na estação fria, uma gola alta, saia ou calça comprida, um casaco elegante serão uma opção vantajosa para um look clássico;
- suéter de cashmere com decote em V em tons pastel. A profundidade do decote é selecionada dependendo do formato do rosto e do comprimento do pescoço;
- O vestidinho preto tubinho é a epítome do vestuário clássico. Este elegante vestido sem mangas, na altura do joelho, ajuda a criar um visual moderno e clássico;
- jeans azul escuro, reto ou levemente largo na parte inferior;
- casaco trespassado (pea coat) é um modelo universal de agasalho em estilo clássico;
- casaco de lã de cor clara.
Para criar o visual clássico perfeito, não basta escolher as roupas certas; é preciso prestar atenção aos acessórios e sapatos. Ao comprar joias, esqueça as bijuterias baratas. A opção ideal são peças feitas de metais preciosos (ouro ou prata). Embora existam poucas joias, cada uma delas é um elemento da arte da joalheria que permanecerá na moda para sempre.
Sapatos de estilo clássico:
- sapatos de salto alto com decote canoa clássico;
- sandálias de salto baixo com tiras elegantes para as férias de verão;
- botas com cano alto e salto baixo retangular;
- Oxfords são sapatos fechados com cadarços;
- Mocassins são sapatos de salto baixo com tira de couro.
Cores atuais e possíveis estampas
A classificação dos estilos de roupas envolve divisão por cores, texturas de tecidos e estampas.
A imagem do estilo clássico é caracterizada pelo uso de várias cores básicas:
- cinza (qualquer tom);
- azul;
- bege (tons de qualquer saturação);
- branco;
- preto.
Além disso, você pode usar todos os tons de azul, amarelo claro (o tom mais popular é o champanhe), combinações de cinza e azul, e a cor nobre bordô.Evite cores saturadas e tons muito brilhantes.
Os tecidos utilizados para costurar um guarda-roupa em estilo clássico distinguem-se pela sua alta qualidade e base natural. Na produção de peças em estilo clássico, são utilizados os seguintes:
- tecidos com superfície fosca;
- malhas lisas;
- lã, caxemira e tweed;
- seda natural fosca.
Clássicos não se resumem a linhas retas e tecidos lisos. Peças estampadas podem diversificar um visual elegante.
Estampas que mais combinam com o estilo clássico:
- ervilhas pequenas;
- tira;
- Árvore de Natal;
- célula;
- pé de galinha.
O cartão de visita do estilo clássico em roupas é o tweed. Peças clássicas em roupas permitem criar uma imagem impecável de uma mulher elegante, estilosa e bem-sucedida.
Vídeo

 
                                    























































