Master class sobre como tricotar um chapéu com agulha de crochê, padrões simples para iniciantes

Chapéus

Um belo chapéu protege do frio e complementa seu guarda-roupa. Mas nem sempre é possível encontrar uma opção adequada – alguns modelos não agradam, outros são muito caros. A solução ideal pode ser um chapéu de crochê que atenda plenamente às necessidades do usuário. Para criar um chapéu, você precisará selecionar um molde e preparar os materiais e ferramentas necessários.

Materiais e ferramentas

A escolha do fio para tricô é uma etapa importante, pois determina a aparência do produto e sua funcionalidade. É necessário considerar a estação para a qual o gorro de crochê é criado e quem o usará.

Para o outono ou inverno, é melhor tricotar gorros com fios naturais, por exemplo:

  • merino e cashmere (fios muito macios e leves, usados ​​para tricotar modelos infantis e femininos elegantes);
  • mohair e alpaca (chapéus quentes feitos com esse fio são adequados para invernos rigorosos).

Os tricoteiros devem lembrar que 100% lã não é adequada para todos, especialmente para pessoas alérgicas e crianças. Além disso, esse fio é espinhoso e causa desconforto. Para evitar momentos desagradáveis, é melhor escolher lã com uma mistura de acrílico (50 x 50%).

Um chapéu de primavera é feito de lã leve. Se você optar pela combinação clássica de lã e acrílico, a proporção ideal será de 30 x 70%. Semi-algodão (se necessário, tricotar com fio duplo) e fibra de bambu também são adequados. Para chapéus de verão, são usados ​​algodão, seda e viscose.

O diâmetro do gancho é escolhido de forma que a linha se encaixe perfeitamente na ranhura (sem sobressair ou deixar espaço vazio). Os fabricantes de fios geralmente indicam na etiqueta qual número de ferramenta é mais adequado para uma determinada linha.

Quanto mais delicado e elegante for o padrão do produto, mais fina deve ser a agulha; agulhas grossas são usadas para tricotar itens volumosos e texturizados.

Alpaca
Caxemira
Merino
Mohair

Seleção da técnica de tricô e densidade

Existem diversas técnicas de crochê. Para iniciantes, recomenda-se o uso de padrões simples. Entre elas:

  • tricô em círculo - quando um elemento central é feito e a parte principal do chapéu é tricotada em torno dele;
  • tricô vazado – criando padrões leves e elegantes para chapéus de verão;
  • tricô de filé - todos os tipos de malhas feitas de laçadas.

Para fazer um gorro grosso de crochê para a estação fria, basta saber fazer alças de ar (VP), pontos baixos (PB), pontos altos duplos (PA), meios pontos altos (PA) e colunas de ligação (CC). Os padrões de tricô para esses itens são fáceis de entender. Design elegante e facilidade de execução são a combinação ideal para artesãs iniciantes, quando é difícil assumir um trabalho mais trabalhoso.

Para chapéus vazados de verão, os padrões são um pouco mais complicados, mas aprender a interpretá-los não será difícil se você se aprofundar neles e tricotar de acordo com o padrão proposto pelo menos uma vez. Para determinar a densidade do tricô, antes de começar a tricotar, você precisa fazer uma amostra do padrão fornecido na descrição.

Obra aberta
Em um círculo
Filé

Como fazer medições

Para garantir que seu gorro de crochê fique bem ajustado e confortável de usar, você precisa tirar duas medidas:

  • circunferência da cabeça (CC) – coloque a fita sobre as sobrancelhas, orelhas em ambos os lados e ao longo do ponto mais saliente na parte de trás da cabeça;
  • altura (profundidade) – medida de orelha a orelha através da coroa.

Em seguida, são feitos cálculos simples. Se o gorro for tamanho 54 (BOG - 54 cm), primeiro você precisa preparar uma amostra de 15 pontos baixos ou altos de 10 x 10 cm (15 x 54: 10 = 81). Consequentemente, para um gorro de tamanho 54, você precisa montar 81 laçadas.

A altura é calculada da seguinte forma: OG: 3,14: 2 (54: 3,14: 2 = 8,5 cm). Em seguida, pegue o número de centímetros medido de orelha a orelha, divida pela metade e subtraia o resultado dos primeiros cálculos: 41: 2 - 8,5 = 12. Assim, 12 centímetros do gorro são tricotados sem diminuições, então você precisa começar a fazer as diminuições.

Etapas do trabalho considerando o modelo

Antes de fazer um gorro de crochê para uma criança ou adulto, os iniciantes precisam escolher um padrão detalhado e estudá-lo. Depois disso, prepare as ferramentas e os materiais necessários. Se você tem pouca experiência em tricô, recomenda-se usar padrões fáceis e com uma descrição clara.

Primavera a céu aberto

Esta master class descreve como tricotar um gorro vazado para a primavera, tamanho 42. Para o trabalho, você precisará de: fio (50% lã, 30% alpaca, 20% fibra de poliamida), agulha de crochê 4-5 mm. Densidade de tricô em um quadrado de 10 x 10 cm - 18 laçadas a cada 14 carreiras.

Algoritmo operacional:

  1. Feche a corrente de 74 VP em um anel de PB. Comece as carreiras subsequentes com 1 VP e termine com PB.
  2. Tricotar em círculo com pb até a altura do produto atingir 3 cm.
  3. Adicione 46 VP uniformemente, deve haver 120 deles.
  4. Continue trabalhando de acordo com o padrão: 1ª carreira – todas as laçadas em PS, 2ª carreira – 1 PS, 1 VP. Tricotar em PS através de um PS da carreira anterior. Repita a 1ª e a 2ª carreiras, começando cada uma delas com 2 VP e terminando com SS.
  5. Tricotar em ponto vazado por 20 cm, diminuir 20 laçadas (o número total de laçadas após as diminuições é 100).
  6. Tricotar uma carreira com diminuições (2 PS) - restarão 50 laçadas.
  7. Tricotar uma carreira, pulando cada segunda laçada (restam 25).
  8. Pule cada segundo loop 12 vezes (restam 13).
  9. Passe o fio de trabalho pelas laçadas restantes, puxe firmemente e prenda.

O padrão de tricô para este gorro é bem simples. Você pode adicionar originalidade ao modelo usando várias cores. Por exemplo, pegue 4 cores e alterne-as, tricotando 2 carreiras de cada. O gorro feminino ficará quentinho e original.

Sem costura

Nas versões de inverno dos chapéus, um padrão volumoso sempre chama a atenção. Um toucado sem costuras, com colunas exuberantes, é uma opção vantajosa para a imagem feminina. O tamanho do chapéu é 54. Para o trabalho, você precisará de lã (40% mohair, 60% acrílico) e uma agulha de crochê de 3,5 mm.

A ordem de criação de colunas exuberantes:

  • montar o número necessário de pontos (um múltiplo de 5, mais 3 PP);
  • Tricotar a 1ª carreira, alternando 3 corr com 3 pb;
  • 2ª carreira – 4 pontos altos em cada 2 corr. No arco de 2 corr da carreira anterior, 3 corr. Repita a combinação com uma laçada, puxando a laçada longa pela segunda coluna da carreira anterior 4 vezes. Tricote todos os corr juntos, 3 corr no arco da carreira anterior;
  • 3ª carreira e todas as subsequentes – tricotar conforme a descrição da segunda.

O processo de criação de um cocar:

  1. Monte 140 pontos (28 repetições) e feche em um anel.
  2. Tricotar a 2ª carreira em círculo (veja a descrição para criar colunas exuberantes).
  3. Tricotar a terceira carreira na direção oposta.
  4. Alterne o segundo e o terceiro passos até atingir a altura desejada.
  5. Em cada fileira subsequente, faça diminuições: em vez de grupos de 3 corr, tricote 2 corr, em vez de 2 corr, tricote uma. E as colunas exuberantes não são de 5 corr, mas de quatro.
  6. Divida o produto em 4 partes iguais, marque com marcadores. Ao final de cada parte, diminua uma volta em cada carreira até restarem apenas 4 peças.
  7. Puxe as alças restantes para formar um anel e prenda. O chapéu volumoso está pronto.

Um gorro de inverno de crochê com colunas exuberantes é adequado para mulheres com rosto oval alongado. Mulheres com rosto redondo devem prestar atenção a outros modelos.

Masculino para iniciantes

Iniciantes acharão o diagrama passo a passo útil. Ele tricota um gorro masculino simples, sem moldes ou costuras. Você precisará de: fio (40% lã, 60% acrílico), agulha de crochê nº 4.

Master class passo a passo:

  1. Monte 5 PV e feche em anel. Cada carreira subsequente começará com 3 PV e terminará com PV.
  2. 10 corr (em cada VP anterior tricote 2 corr).
  3. Em uma laçada – 1 corr, na outra – 2 corr, e assim por diante até o final da carreira.
  4. 2 pb em cada segundo pb da carreira anterior.
  5. 2 pb em cada 4ª laçada.
  6. 2 pb em cada 5ª laçada. Continue fazendo aumentos até a parte de baixo atingir o tamanho desejado (50 pb).
  7. Tricotar cada pb sem aumentos ou diminuições por 9 a 10 carreiras (dependendo da profundidade desejada do produto).
  8. As últimas 2 carreiras são tricotadas com pb.

Se você precisa de um gorro mais quentinho, escolha um fio com maior teor de lã e menos acrílico. É muito fácil tricotar um gorro assim e fica estiloso na cabeça.

Infantil

Não é necessário escolher um padrão de crochê complicado para um gorro infantil. De acordo com o esquema apresentado, você pode tricotar um toucado em forma de gato ou coruja com a decoração correspondente. O tamanho do produto é 51, você precisará de: fio (40% caxemira, 60% acrílico), agulha de crochê nº 4.

O chapéu deve ser tricotado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Feche 3 VP em um círculo, tricote 9 pb nele. 2 pb em cada laçada.
  2. Tricotar a próxima carreira sem acréscimos.
  3. Em seguida, 2 pb em cada terceira laçada, próxima carreira sem aumentos.
  4. 2 pb em cada quarta laçada. Tricotar dessa maneira até a parte inferior atingir um diâmetro de 16 cm.
  5. Tricotar sem adicionar pb até a profundidade necessária (18-20 cm). As últimas 3 carreiras são tricotadas com pb apenas para a parede traseira.
  6. Tricotar 2 orelhas de acordo com o padrão (pode usar a agulha nº 6): primeira carreira – 1 pb, segunda – 2 pb, terceira – 4 pb, quarta – 6 pb (os aumentos são feitos na primeira e na última laçada). Criar 8 carreiras desta forma. O resultado deve ser um triângulo.
  7. Da mesma forma, tricote a orelha interna em uma cor diferente. Costure uma orelha clara no triângulo escuro. Costure no chapéu. Se desejar, borde um nariz e antenas.

As crianças adoram chapéus de animais estilosos. É muito fácil agradar os pequenos, pois esses chapéus de crochê podem ser feitos em uma ou duas noites.

Opções de decoração

A decoração é parte integrante dos acessórios de tricô. Com a sua ajuda, o item adquire um certo charme. Os chapéus de crochê masculinos contêm o mínimo de elementos decorativos. A decoração mais preferível em tais modelos é considerada a textura ou o padrão interessante do próprio produto. Às vezes, os chapéus masculinos são decorados com pompons.

Os chapéus femininos possuem mais elementos decorativos. Os mais utilizados são:

  • flores de tricô ou feltro;
  • miçangas e strass (não deve haver muitos deles, caso contrário, o gorro de malha ficará sem gosto);
  • pompons e orelhas;
  • bordado com linhas, pedras naturais, miçangas japonesas, cristal.

A decoração dos chapéus infantis deve ser segura, geralmente usada:

  • feltro (com ele são feitos pequenos e brilhantes arranjos de flores);
  • fios (para decorações em forma de pompons, orelhas, tranças);
  • apliques (você pode comprar os prontos e colá-los no produto);
  • lantejoulas e miçangas (para crianças a partir de 5 anos, as meninas adoram chapéus brilhantes).

Os enfeites dos chapéus infantis devem estar muito bem presos. Uma criança pequena pode arrancar, engolir ou se engasgar com as partes decorativas.

Esquemas de decodificação para iniciantes

As etapas do crochê de chapéus são acompanhadas por diagramas com descrições. Artesãs iniciantes podem ter dificuldade em entender as imagens esquemáticas. Os seguintes símbolos são os mais comuns, e os iniciantes precisam conhecer e compreender:

  • VP – circuito de ar;
  • PP – alça de elevação;
  • PS – meia coluna;
  • SC – ponto baixo;
  • CH – ponto alto;
  • С2Н – ponto alto;
  • SS – ponto baixíssimo.

Ao fazer um chapéu de crochê, um lembrete para iniciantes será muito útil:

  • Os diagramas retangulares são sempre lidos de baixo para cima;
  • as linhas devem ser estudadas por vez: a primeira da direita para a esquerda, a segunda da esquerda para a direita;
  • Os diagramas circulares devem ser lidos da direita para a esquerda;
  • Os motivos começam a ser tricotados a partir do centro e são considerados nos diagramas no sentido anti-horário.

Esses símbolos e instruções ajudarão as artesãs iniciantes a criar chapéus de crochê modernos usando padrões de várias master classes.

Os chapéus de crochê para mulheres, homens e crianças estão no auge da popularidade há várias temporadas. A demanda por acessórios artesanais está em constante crescimento. Peças originais, elegantes e de alta qualidade podem ser criadas com suas próprias mãos, o principal é não adiar o negócio planejado.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios