No frio, você não pode ficar sem um gorro quentinho. Nem todo mundo gosta de produtos de pele, especialmente o sexo forte. Mas um gorro masculino estiloso, tricotado com amor e carinho, será um presente maravilhoso para um ente querido ou amigo. Até costureiras iniciantes podem criar um cocar desses. Basta escolher uma master class detalhada e seguir o algoritmo.
Seleção de materiais e ferramentas
A escolha do fio para um gorro masculino de tricô depende da estação do ano. No inverno, lã ou semi-lã são preferíveis. Um produto feito com esse fio protege perfeitamente contra o frio, mas pode ser espinhoso. Para amaciar a lã natural, ela é misturada com fibras artificiais.A composição ideal do fio para a estação fria é lã natural com uma pequena adição de acrílico, algodão, bambu ou viscose. Você pode tricotar com fios de plumas, eles são macios e muito quentes.
Para um gorro de malha grande, fios mais grossos são adequados, mas não devem ser tricotados muito apertados, para que o acessório se ajuste perfeitamente à cabeça. Normalmente, esses produtos são de camada única. Para um chapéu de duas camadas, fios mais finos são usados e tricotados de forma mais apertada. Isso protegerá contra o vento. Os gorros de malha masculinos, destinados ao outono ou à primavera, podem ser feitos de camada única. Os seguintes tipos de fios são adequados para eles:
- Alize Lana Gold - mistura de lã com acrílico;
- Kartopu Elite Vul - mistura de lã com acrílico;
- YarnArt Silky Wool - lã, seda;
- Pekhorka Camel - lã de camelo com uma pequena adição de acrílico;
- Semenovskaya Arina - lã.





Para um chapéu de duas camadas ou meia estação:
- Alize Superlana Tig - semilã fina;
- Alize 3 Mevsim - fino com mohair;
- Yarn Art Angora De Luxe - mohair, acrílico;
- Conto de Inverno da Trindade - penugem de cabra;
- Pekhorka Crossbred Brasil - lã merino, acrílico.





Ao escolher a cor do fio, preste atenção para que ele combine com o restante da roupa. Não é necessário se limitar a uma gama cinza-preta. Tons de azul-escuro, mostarda, bege, bordô e verde-escuro não tornarão o dono do chapéu menos masculino. Para um homem mais jovem, cores vibrantes são adequadas - amarelo, vermelho, laranja. Chapéus e cachecóis listrados ou jacquard, mesmo nos tons mais discretos, terão uma aparência original.
O tamanho apropriado da agulha de tricô para o fio selecionado geralmente está escrito na embalagem. Se o produto utilizar novelos de linha já rebobinados, que as tricoteiras costumam acumular, a ferramenta deverá ser selecionada visualmente. Acredita-se que a agulha de tricô deva ter a mesma espessura que dobrado ao meio fio.
Frequentemente, ferramentas de diâmetros diferentes são usadas em um único produto. Por exemplo, o elástico de um gorro é tricotado com agulhas finas para que fique mais denso e não estique. Ao passar para o tecido principal, uma ferramenta mais grossa é usada para tricô livre.
Você pode tricotar um gorro masculino usando duas ou quatro agulhas de tricô comuns. Agulhas de tricô conectadas por um tubo flexível são convenientes para chapéus.
Você pode decorar o produto final usando:
- pompom;
- emblemas;
- listras;
- aplicações;
- botões;
- bordas contrastantes.
Se desejar, você pode criar um conjunto com gola alta, cachecol, luvas e mitenes. Todos os itens tricotados à mão do conjunto são feitos com os mesmos fios e com um padrão semelhante.
Determinando o tamanho do produto
Para um cocar simples, você precisa tirar duas medidas:
- Circunferência da cabeça – medida na testa e na parte mais convexa da nuca. Como o tecido de malha estica, subtraia 2 cm do comprimento resultante.
- A altura do chapéu é medida da testa, na região das sobrancelhas, até a base do pescoço. O comprimento resultante é dividido pela metade. Se você planeja usar algo com lapela, a altura do chapéu é adicionada ao valor resultante. Um gorro requer uma margem adicional, pois não deve ficar apertado no topo da cabeça.
Em seguida, uma amostra é tricotada usando o padrão selecionado. O número de laçadas em um centímetro é calculado a partir desse fragmento. Em seguida, a circunferência da cabeça é multiplicada por esse valor. Você não deve começar a tricotar sem uma amostra, mesmo que o número de laçadas esteja indicado no manual. Devido ao estilo de tricô solto ou apertado, o tamanho dos chapéus masculinos pode não corresponder às medidas tiradas. Além disso, é necessário lavar e secar a amostra para saber como a peça se comportará após a lavagem.
Descrição da produção de vários modelos
Para tricoteiros iniciantes, é necessário selecionar modelos de gorros com agulhas de tricô, com diagramas e descrições. Quanto mais detalhada a explicação, mais fácil será o trabalho. Os gorros masculinos são fáceis de fazer, tricotam rapidamente e têm um visual impressionante.
Chapéu duplo quente
Este toucado tem duas camadas: a frontal e a traseira, que é dobrada para dentro, sem atingir o topo da cabeça. O resultado é uma base quente com um topo elegante.
Para o chapéu você vai precisar de:
- 1 novelo de fio preto YarnArt Merino De Luxe 50;
- 1 novelo do mesmo fio, mas marrom para as listras;
- agulhas de tricô nº 3;
- agulha e linha para costurar a costura traseira.
Processo de tricô:
- Monte 109 pontos (L) nas agulhas de tricô.
- Tricotar 2 cm com elástico 1 para 1, ou seja, alternar uma carreira meia e uma carreira frente.
- Adicionamos 13 pontos uniformemente. Isso significa que a cada 7 pontos fazemos 1 laçada. Obtemos 122 pontos.
- Tricotar 8 cm em ponto meia. Na frente, tricotar todos os pontos da frente e, no avesso, os pontos de trás.
- Continue o tecido com um elástico 3 para 1. Alterne 3 laçadas da frente e 1 laçada de trás. Tricote as carreiras de trás, repetindo o padrão. Assim, tricote 2 cm.
- Trocamos o fio para marrom, continuamos trabalhando com um elástico por mais 1,5 cm. Depois, tricotamos com um fio preto por 1 cm e, em seguida, novamente com um fio marrom por 1,5 cm. Obtemos duas listras.
- Troque a linha para preta e tricote em ponto meia por 5 cm.
- Começamos a diminuir as laçadas. Para isso, dividimos as laçadas na agulha de tricô da seguinte forma: 10, 18, 18, 18, 18, 18, 10. Marcamos com um fio contrastante. Para diminuir, tricotamos 2 laçadas juntas no início e no final de cada grupo usando a técnica da frente. Fazemos isso nas carreiras 1, 5, 9, 13, 15, 17, 19 e 21 após a marcação. Não diminuímos no início e no final do tricô.
- Coletamos as laçadas restantes na agulha de tricô em um fio e as amarramos.
- Costure as bordas do chapéu.
- Em seguida, dobre a camada interna até o início do elástico 3 para 1.
O gorro de malha de duas camadas está pronto. Ele complementará o guarda-roupa masculino e o manterá aquecido no frio.
Ushanka
Uma master class simples com uma descrição ajudará você a lidar com o trabalho. Para tricotar um gorro com protetores de orelha para homem, você precisará de:
- 1 novelo de fio "Arina" (lã com adição de acrílico);
- agulhas de tricô nº 4;
- anzol número 4.
Primeiro, você precisa tricotar duas orelhas e uma viseira na frente separadamente, que depois serão dobradas para cima. Para fazer isso:
- Monte 12 pontos para o ilhós e tricote-os em ponto meia, adicionando uma laçada no início e no final de cada carreira. Quando houver 20 pontos na agulha, tricote desta forma sem adicionar 14 carreiras. Comece a próxima carreira montando 8 pontos de corr e, em seguida, tricote o restante em meia. Você obterá 28 pontos, tricote-os em meia por 20 carreiras. Você terá um ilhós pronto. Prenda as laçadas com um alfinete ou remova-as para outra agulha e deixe o trabalho de lado.
- Tricotar o segundo ilhós da mesma maneira.
- Para a viseira, monte 22 pontos e tricote, adicionando 2 pontos para 4 carreiras. Obtemos 30 pontos, tricotamos 24 carreiras seguidas.
Em seguida, montamos as partes conectadas. Para isso, tricotamos todas as laçadas em uma agulha de tricô em sequência. Em seguida, continuamos trabalhando com uma peça:
- Fazemos 36 carreiras usando ponto meia.
- Começamos diminuindo. A cada 2 carreiras, diminuímos 7 pontos uniformemente.
- Quando restarem 20 pontos, tricote-os 2 de cada vez, depois aperte e arremate.
- Costure a costura traseira com uma agulha de crochê.
- Utilizamos a mesma ferramenta para fazer uma encadernação ao longo da borda do produto. Utilizamos a técnica do "degrau de lagostim".
Outra versão da ushanka pode ser obtida se você primeiro tricotar um gorro comum com agulhas de tricô e depois fizer as orelhas e a parte da testa com uma agulha de crochê usando fio bouclé.
Com lapela
Um chapéu com aba fica mais justo na cabeça e também aquece as orelhas. Um homem com esse tipo de chapéu terá um visual elegante e jovial. Para o trabalho, você precisará de:
- 1 novelo de fio acrílico, 215 m de comprimento;
- agulhas de tricô nº 5;
- gancho ou agulha e linha para costura.
Começamos a tricotar um gorro masculino montando 78 pontos e fazendo um elástico 2 por 2 (2 pontos meia, 2 pontos meia), tricotando 28-30 cm. Depois disso, começamos a diminuir:
- Tricotar 2 pontos juntos, frente e costas.
- Alternamos entre pontos meia e tricô.
- Tricotamos mais 4 carreiras da mesma maneira.
- 2 pontos juntos em ponto meia até o final da carreira.
- Fileira de tricô.
- Tricotar 2 pontos juntos e puxar para junto.
Em seguida, costuramos a parte de trás. O chapéu com lapela está pronto. Perfeito para o outono.
Gorro
Um homem com um gorro ficará estiloso e jovem. Este elegante acessório de cabeça tem uma coroa alongada e solta. Normalmente, a altura desse tipo de gorro é de 32 a 35 cm. Um gorro masculino pode ser tricotado com tricô transversal em carreiras encurtadas. Para isso, você precisa prepararsemi-lãEu uso fio Alize Lana Gold, agulhas de tricô nº 5.
Uma das bordas tricotadas formará cunhas, para isso, são criadas com carreiras encurtadas. Montamos 59 pontos e começamos a tricotar em ponto meia. Na primeira carreira, não chegamos à borda de 6 pontos, viramos o tecido e tricotamos na direção oposta. Na carreira seguinte, não chegamos ao final de 5 pontos, viramos. Continuamos em ordem decrescente até restar 1 ponto antes da borda.
Começamos a adicionar o número de laçadas sem ponto até atingirmos seis novamente. É assim que a primeira cunha é formada. Repetimos todo o processo desde o início e tricotamos assim até obtermos um tamanho de tecido igual à circunferência da cabeça. A coroa em si se dobra devido às cunhas. Agora você pode costurar o produto ao longo da costura traseira.
Em agulhas circulares
Modelos sem dobra são convenientemente criados em círculo com cinco agulhas de tricô. Para o trabalho, você precisará de:
- Fio sensacional da lã Fibranatura, 166 m por 100 g;
- 5 agulhas de tricô nº 4.5.
Monte 88 pontos e distribua-os igualmente em 4 agulhas de tricô. Tricote em ponto meia por 28 cm. Em seguida, diminua. Para isso, tricote a segunda e a terceira laçadas de cada agulha de tricô usando a técnica da frente e, em seguida, a segunda e a terceira laçadas a partir do final. Repita isso a cada duas carreiras. Os últimos 10 a 12 pontos devem ser puxados juntos com um fio.
O chapéu não tem costura e a borda inferior é enrolada para fora.
Decodificando o diagrama
Se o produto envolver um padrão jacquard complexo, tranças, arans ou bordados vazados, serão utilizados diagramas para tricotá-lo. Para interpretá-los corretamente, você precisa saber como os diferentes tipos de laçadas são designados graficamente.
| Nome do loop | Designação convencional | 
| Facial | Barra vertical ou célula vazia | 
| Purl | Linha horizontal | 
| Ponto meia | Cruzar | 
| Laçada | Círculo ou arco com pontas para cima | 
| 2 laçadas juntas em tricô com inclinação para a direita | Triângulo retângulo com ângulo reto à direita | 
| 2 laçadas juntas em tricô com inclinação para a esquerda | Triângulo retângulo com ângulo reto à esquerda | 
| Vários laços juntos em tricô | Uma marca de seleção invertida com um número abaixo dela | 
| Vários loops de um | Uma marca de seleção com um número acima dela | 
| Laços cruzados | O número necessário de células, conectadas por uma linha tracejada | 
Tricotar um gorro masculino com agulhas de tricô não será difícil, mesmo para uma costureira iniciante. Para uma execução precisa, você precisa seguir o algoritmo de ações prescrito. Um cocar feito à mão é único; tal item de guarda-roupa enfatiza o bom gosto de quem o usa.
Vídeo

 
                                    


































