A moda moderna oferece uma grande variedade de acessórios para a cabeça. Muitos deles podem ser feitos com suas próprias mãos; por exemplo, um gorro de crochê pode ser feito em apenas algumas noites. Com habilidades de tricô, você pode agradar a si mesmo e aos seus entes queridos com uma excelente peça de guarda-roupa.
Características dos chapéus
Um gorro é um acessório de cabeça justo, sem amarras. No entanto, o produto é bastante solto e geralmente longo. Se desejar, você pode encontrar um modelo que se ajuste bem ao topo da cabeça. O design de um gorro de crochê é bastante modesto. Este é o destaque.
Inicialmente, os gorros eram usados apenas por pessoas com profissões liberais; o acessório de cabeça era confortável e aquecia bem. Gradualmente, o chapéu tornou-se popular entre os estudantes, devido à conveniência de poder ser fixado com o emblema da instituição de ensino.
O gorro é universal. Combina com diversos estilos, sendo usado principalmente em looks casuais e esportivos. Combina com jaquetas de inverno, casacos de pele curtos, parkas, suéteres e cardigans. O comprimento do cabelo não importa muito; pessoas com cabelos curtos e longos ficarão ótimas com este gorro.
Selecionando fios e ferramentas
Ao escolher um material, em primeiro lugar, você deve considerar a estação do ano. Para o inverno, com geadas e ventos cortantes, é importante estar aquecido, por isso recomenda-se usar lã natural, caxemira, mohair, lã merino e angorá.
Na entressafra, vale a pena escolher fios mais finos, que permitirão boa passagem de ar e protegerão contra superaquecimento. Fios de algodão e bambu são considerados ideais. No verão, a principal função é a proteção contra o sol e a insolação. Portanto, a principal característica do material deve ser a ventilação adequada.
Em relação à cor, tudo é muito individual. Não há requisitos especiais. Há duas categorias de gama de cores:
- Universal. Inclui tons clássicos de branco, cinza e preto, que não são exigentes na combinação com outros tons.
- Original. Opções brilhantes multicoloridas ou de uma única cor, por exemplo, roxo, esmeralda, laranja.
A espessura da agulha é selecionada de acordo com o fio utilizado. A proporção ideal é de 2 para 1. No entanto, se você precisar de um ponto firme, é melhor escolher uma agulha fina. Para um produto com folgas, uma ferramenta mais grossa é adequada. Para iniciantes, um centro achatado no cabo será uma boa ajuda.
Como fazer medições
Para que o produto final de malha se ajuste perfeitamente, é necessário tirar as medidas da cabeça corretamente. A circunferência máxima é medida com uma fita métrica esticada: na frente, ao longo da linha da testa, na lateral acima das orelhas, atrás, ao longo da parte mais convexa da nuca. Assim, obtemos a circunferência da cabeça.
Existem duas maneiras de medir a profundidade de um chapéu: coloque a fita do início do lóbulo da orelha até o centro da coroa ou do meio da testa até o centro da coroa. O resultado obtido é usado para um modelo justo. Se for considerada uma versão longa, o valor desejado é adicionado.
Após tirar as medidas, você pode começar o processo de criação do toucado. Recomenda-se tricotar primeiro uma amostra de controle. Depois de experimentá-la, você pode finalmente decidir o número de laçadas e carreiras necessárias e calcular o consumo de fio.
Se você planeja fazer vários moldes, é aconselhável tricotar amostras de cada um deles. Experimente e veja se gosta ou não.
Se o fio apresentar a propriedade de encolher sob a influência da água, a amostra de controle deve ser lavada. Após a análise do resultado, o número de laçadas e carreiras deve ser ajustado.
Instruções para tricotar padrões populares
O gorro tem muitos estilos. Além do formato do acessório, o padrão e a densidade do tricô podem variar. Ao escolher um modelo específico, você deve seguir o algoritmo de trabalho proposto. A vantagem será o padrão, que ajudará você a não se perder.
Quarto de criança com padrão
Uma opção de tricô muito comum para gorros infantis é o padrão "gaivota". Serve tanto para meninos quanto para meninas. O produto final terá um visual original e estiloso. Para criar esse enfeite de cabeça, você precisará de fio fino para crianças, agulha nº 1,75.
Algoritmo passo a passo para fazer crochê um gorro infantil:
- Todo o trabalho começa com a criação de um elástico. Ele será colocado sobre o toucado.
- Ganhe 6 centímetros de altura, tricote uma tira correspondente às medidas preliminares da circunferência da cabeça da criança.
- Os lados curtos são conectados um ao outro.
- Em seguida, a base é tricotada. O processo começa diretamente no elástico.
- As alças externas são capturadas e o tricô é realizado de acordo com o padrão.
- Após 10 cm do tecido principal, começam as reduções. Diminua 1 rapport a cada quinta carreira circular com cuidado, sem mudar de posição.
Quando o comprimento desejado for atingido, as últimas laçadas são unidas e presas com um fio. O produto está pronto, só falta decorá-lo ao seu gosto.
Chapéu masculino com colunas densas sem nakida
Para o trabalho, você precisará de fio de densidade média com lã merino adicionada e agulha de crochê nº 5.5. O gorro é composto por quatro cunhas. A primeira e a terceira têm 16 carreiras, a segunda e a quarta, 18. Cada cunha é criada usando "tricô parcial". O algoritmo passo a passo abaixo foi projetado para uma circunferência da cabeça de 56 a 60 cm, com altura do produto de 28 cm. Abreviações utilizadas: P – laçada, PB – ponto baixo.
Etapas do tricô:
- É coletada uma corrente de 38 P's principais e um ch de ar, que substituirá a primeira coluna no início da linha.
- A primeira carreira consiste em 29 pontos. Tricotar 27 pontos baixos começa com o segundo ponto a partir da agulha e termina com o ponto de elevação.
- Voltas de tricô.
- A segunda carreira consiste em 29 pontos. 28 pb são tricotados a partir do segundo ponto da ferramenta. Não há alça de elevação.
- Terceira carreira – 31 laçadas. Um ponto baixo em P, 29 pontos baixos, um ponto alto em P.
- Voltas de tricô.
- A quarta carreira é composta por 31 laçadas. Um ponto alto e 30 pb.
- As carreiras restantes são tricotadas de forma semelhante.
- Uma vez concluído o processo, o cocar é montado usando o fio restante, usando um ponto corrente.
- O último laço está seguro.
- O furo na parte superior está fechado. O produto está pronto.
O gorro é tricotado com pontos baixos bastante densos atrás da meia laçada traseira. A direção é transversal, portanto a altura corresponde ao número de laçadas, a largura, ao número de carreiras.
Gorro juvenil grátis
Para criar um chapéu juvenil, você precisará de fio acrílico de média densidade e uma agulha de crochê nº 8. Abreviações usadas: laçada em P, carreira em R, ponto baixo em P.B. O chapéu é feito de acordo com o algoritmo passo a passo:
- Cada carreira começa com um ponto corrente, substituindo a primeira coluna. No início, são tricotados 36 pontos corrente.
- Suplementado com um P para elevação.
- Em seguida, são tricotados pontos baixos.
- No início de cada R frontal, duas colunas são formadas a partir do quarto P.
- O penúltimo P de cada R facial é pulado.
- Durante o processo de tricô, uma leve inclinação é desenhada.
- Quando 48 carreiras estiverem prontas, o chapéu é costurado.
- A parte superior é puxada firmemente com um fio. O produto está pronto.
Um gorro juvenil pode ser feito multicolorido. Para isso, use fios de cores diferentes ou fios com transições de cores em degradê.
Quente com pompom
O gorro quente é tricotado com fio grosso e lã adicionada. Use a agulha de crochê nº 7. Você também precisará comprar um pompom de pele pronto. O algoritmo e a descrição do processo são apresentados para um modelo com barra de tamanho 52-56 (abreviações utilizadas: P - laçada, R - carreira, C - coluna):
- Primeiro, 60 pontos de ar são tricotados, conectados em um círculo;
- 1-5 P são formados por colunas seguindo o exemplo de uma prancha;
- 6ª R – tricô principal. A agulha é inserida duas vezes em cada quarto C, o resultado deve ser 75 C;
- 7-18 R – tricô principal (75 colunas);
- no século XIX, cada 4 e 5 °C são combinados. A saída é 60 °C.
- 20º R – tricô principal;
- O 21º R repete o 19º. Como resultado, o número final de colunas se torna 48;
- 22º R repete 20º;
- Na 23ª carreira, cada 3 e 4 C são combinados. O resultado são 36 peças;
- 24ª R – tricô principal;
- 25º e 27º R - cada um combina o primeiro e o segundo C;
- 26ª e 28ª carreiras – tricô principal;
- a borda inferior do chapéu é tricotada com duas carreiras adicionais de pontos baixos;
- a parte superior é puxada com um fio;
- Um pompom de pele é costurado no topo da cabeça e o produto está pronto.
O tricô principal consiste em colunas em relevo para a parede posterior. Cada círculo termina com duas alças de ar. A prancha é tricotada com colunas em relevo para a parede frontal. Cada círculo termina com uma coluna de conexão e duas alças de ar para elevação.
Verão do fio "Iris"
O gorro de verão é tricotado com fio fino "Iris" em duas cores: branco e rosa, usando a agulha de crochê nº 1.5. O toucado é feito de acordo com o algoritmo passo a passo (abreviações utilizadas: laçada em P, laçada em V, carreira em D, ponto baixo em P):
- com fio rosa, montar 210 VP, adicionar 2 pontos de elevação;
- 1ª carreira é tricotada com pb;
- 2º – ponto alto, ponto correntinha;
- 3º – SC;
- então restam 36 ms para amarrar;
- então o padrão da primeira linha é repetido;
- no final do 4º R 36 P não são tricotados para amarrar;
- o tricô circular começa a partir da 5ª carreira;
- na 8ª carreira é acrescentado um rapport;
- no 9º R – 2 relações;
- A carreira 11 é tricotada com fio branco;
- as próximas seis linhas são rosa;
- então um R é branco;
- as próximas 6 carreiras são tricotadas com fio rosa, na última carreira diminui-se uma laçada de ar em cada rapport;
- depois tricotar uma carreira com fio branco e seis carreiras com fio rosa, diminuindo uma carreira em cada ponto;
- As carreiras restantes são formadas por pontos baixos com diminuição gradual do número de laçadas para 6.
Ao final do trabalho, a parte superior é unida com um fio. O produto está pronto para o verão.
Decoração de produtos
Um gorro de tricô pode ser apresentado em diversas texturas e cores. Mas, às vezes, até mesmo o produto mais amado pode se tornar sem graça. Para corrigir a situação, atualizar a imagem, preenchê-la com novos contornos e usar decorações. Há uma infinidade de opções para decorar um chapéu pronto:
- arcos;
- pedras;
- aplicações;
- strass;
- contas;
- flores feitas de vários materiais;
- pompons;
- borlas;
- bordado.
Felizmente, todos os enfeites decorativos podem ser comprados em lojas especializadas, encontrados entre peças de roupa desnecessárias ou criados com as próprias mãos. Tudo depende da sua imaginação e desejo. O principal é pensar cuidadosamente no design do enfeite e projetá-lo no toucado. Só então comece a trabalhar. Com um pouco de esforço, qualquer costureira pode transformar um gorro de tricô comum em uma verdadeira obra de arte.
 Vídeo
Vídeo

 
                                    


















