Os chapéus são usados não apenas na estação fria, mas também no verão. Acessórios leves protegem do sol, decoram e complementam o visual. Um chapéu de crochê original e vazado para o verão agradará adultos e crianças. Para fazê-lo, você precisa escolher um padrão que combine com sua experiência em tricô.
Selecionando fios e ferramentas
Os gorros de verão são tricotados com fios leves e finos. É melhor escolher fios de algodão natural. É permitida a presença de uma pequena quantidade de fios sintéticos em sua composição. Mas para produtos infantis é melhor levar 100% algodão. Essas fibras são respiráveis, higroscópicas, hipoalergênicas e oferecem boa proteção contra a radiação ultravioleta.
Algodão mercerizado ou "Pekhorka vazado" são adequados para tricotar gorros de verão. Um toucado feito com eles manterá seu formato perfeitamente. Você pode usar os fios "Íris", "Lírio", "Violeta", "Camomila".
Ao escolher o fio para fazer um gorro de crochê, preste atenção à sua espessura, elasticidade e densidade. Os fabricantes indicam todos os valores na embalagem. Elasticidade e densidade são essenciais para que o produto final mantenha sua forma e não estique após a lavagem. Se o fio esticar ou se separar em fibras individuais, é melhor combiná-lo com outro.
Para criar um acessório original e bonito para o verão, você pode escolher fios decorados modernos. Eles podem ser decorados com lurex, strass e lantejoulas. Produtos feitos com fios melange ou fios tingidos em seções ficam lindos. Para chapéus infantis, também costumam usar "Grass" - um fio com franjas em todo o comprimento.
É importante escolher a agulha certa. Para padrões vazados, números de 1,5 a 2,5 são adequados. Mas isso depende da espessura do fio. Quanto mais fina a ferramenta, mais denso é o tecido e o produto final mantém melhor sua forma. Se o chapéu vazado infantil for muito denso, a criança não se sentirá confortável ao usá-lo. Ao escolher a ferramenta mais adequada, recomenda-se tricotar várias amostras com o padrão desejado usando agulhas diferentes e escolher a melhor.
Segundo as costureiras, é melhor trabalhar com uma agulha de metal, pois as de plástico quebram rapidamente. Mas não se deve escolher uma de alumínio, pois ela escurecerá a linha fina e fina.
Variedade de padrões vazados
Os gorros de verão em crochê são feitos principalmente com padrões vazados. Há uma grande variedade deles; qual escolher para fazer este ou aquele enfeite de cabeça, só a costureira pode decidir. O gorro é composto por várias partes:
- fundo;
- coroa;
- campos.
Os gorros de crochê vazado são tricotados em círculo. Isso é prático, pois o produto não tem costura. Além disso, existem muitas opções de padrões para ele. Os mais populares são "abacaxis", "leques", "ondas", "losangos florais", "caminhos com triângulos vazados", filé ou malha regular. As duas últimas opções são mais adequadas para costureiras iniciantes. Um gorro vazado simples pode ser tricotado usando grupos alternados de três colunas e arcos de alças de ar.
A parte inferior costuma ser tricotada com um padrão denso, pois protege a cabeça do sol. Você pode usar qualquer padrão circular, por exemplo, uma opção de guardanapo de sua preferência. Depois de passar para a coroa, basta parar de adicionar laçadas e o produto começará a tomar o formato desejado. Você pode continuar tricotando em um padrão vazado ou tricotar com arcos regulares de laçadas de ar. Esta malha para um gorro de verão é a mais conveniente, pois não interfere na troca de ar, portanto, não fica quente dentro dela.
Depois de atingir o tamanho desejado, você pode parar de tricotar. Outra opção é continuar e começar a adicionar laçadas. Você obterá um chapéu com aba. Esses acessórios não ficam bem apenas em meninas. Para mulheres de qualquer idade, um chapéu moderno com aba larga se tornará uma decoração original. Além disso, não é apenas o padrão com o qual são tricotados que importa. Muitas vezes, o detalhe mais marcante é a borda lindamente decorada do produto. Podem ser "leques", "conchas" ou uma borda vazada complexa.
Se você estiver tricotando um chapéu com aba larga, será necessário engomá-lo, caso contrário, a aba cairá no seu rosto.




Preparando-se para o trabalho
Para garantir que um chapéu de verão caia bem, você precisa tirar as medidas. Primeiro, meça a circunferência da cabeça (CQ). Para isso, coloque uma fita métrica na testa, depois sobre as orelhas e ao longo da parte saliente da parte de trás da cabeça. Para determinar o tamanho da parte inferior, divida o valor resultante (CQ) por 3,14 (o número Pi) e subtraia de 1 a 1,5 cm.
O segundo valor importante é a profundidade do chapéu. Ela também é medida com uma fita métrica. Ela é colocada de uma orelha à outra, atravessando a coroa. Em seguida, o valor resultante é dividido pela metade e 1 a 2 cm são adicionados ao resultado para que o chapéu cubra as orelhas.
Etapas de tricô levando em consideração o modelo
O tricô começa no meio da parte inferior, formando um círculo. Para isso, são coletadas de 4 a 6 laçadas de ar (VP), formando um anel com um pino de conexão (PP). Para levantar, no início de cada carreira, você precisa tricotar 3 VP, que correspondem a 1 ponto alto duplo (PD). A última laçada de cada carreira é PP.
Cada gorro é tricotado de acordo com seu próprio padrão. Além disso, iniciantes devem usar a descrição, que os ajudará a entender onde fazer aumentos, quantas laçadas adicionar e quando fazer a transição para a coroa. Ao tricotar padrões complexos, a descrição ajudará você a não se perder.
Feminino para iniciantes
Um chapéu feminino simples vai decorar seu guarda-roupa em um estilo casual, esportivo ou boho. É fácil de tricotar, até mesmo uma costureira inexperiente consegue:
- Primeiro, tricote 15 corr em um anel de 6 corr.
- A próxima carreira alterna VP e SN.
- Em seguida, 2 corr são tricotados em cada arco, com 1 corr entre eles.
- A próxima carreira é a mesma, só que com 3 corr.
- A partir da próxima carreira, os aumentos são feitos. Primeiro, um grupo adicional de 3 corr é tricotado em cada quarto arco de corr, depois em cada quinto arco, sexto arco e assim por diante, até que a parte inferior atinja o tamanho necessário.
- Ao passar para a coroa, você precisa tricotar várias carreiras com um ponto baixo (PB).
- A coroa é tricotada com um padrão simples, alternando 3 corr com 1 corr.
- Na última carreira, 3 pb alternados com 2 pb.
Você pode amarrar as bordas do chapéu com pontos simples ou um padrão.
Quarto infantil com dossel
Um lindo gorro de crochê para bebê pode ser feito em um dia, especialmente se você usar um padrão simples. Assim, ele servirá não só para meninas, mas também para meninos. Você pode decorá-lo com uma viseira original que protegerá seus olhos do sol. Descrição do padrão:
- Conecte 4 VP em um anel.
- Tricotar 11 corr.
- Em seguida, tricote 2 corr nas duas primeiras laçadas, depois pule a laçada, tricotando 2 corr, e assim por diante até o final da carreira.
- Na próxima carreira, faça 4 pb no meio entre os postes, entre eles 2 pb, 1 pb, 2 pb, 1 pb no arco.
- Para a próxima carreira, você precisa alternar 4 pb entre os 2 pontos corrente.
- Repita o ponto quatro.
- Tricotar as próximas 2 carreiras da mesma maneira descrita no ponto 5.
- Em seguida, 4 CH alternados com 3 VP.
- 2 carreiras são tricotadas alternadamente: 4 corr, 2 corr, 1 corr, 2 corr, 4 corr.
- Na próxima carreira, não tricote 1 corr, mas 2 corr.
Continue tricotando até que o gorro atinja o tamanho desejado. Geralmente, são mais 6 a 8 carreiras. Para fechar o tricô, você precisa fazer 1 pb em cada laçada e 1 pb na próxima.
A viseira pode ser tricotada separadamente e costurada na borda, ou você pode começar a tricotá-la imediatamente com base no produto acabado. Para maior densidade, às vezes é recomendado dobrá-lo e inserir papelão, plástico fino ou linha de pesca dentro. Mas você pode tricotar a viseira com um ponto de tricô denso. Para fazer isso, você precisa determinar onde ela ficará, tricotar 25 pb em cada laçada da última carreira. Em seguida, tricotar cada carreira subsequente com pb. No final, pegue 4 laçadas da última carreira do gorro. Você terá 29 laçadas na segunda carreira, 33 laçadas na terceira e, a partir da quarta carreira, aumente em 1 laçada. Tricote assim até atingir o tamanho desejado. Antes de amarrar, você pode inserir uma linha de pesca para que a viseira mantenha sua forma.
Decoração de acessórios
Os chapéus de crochê vazados são lindos e originais por si só. Se desejar, eles podem ser decorados adicionalmente. Há várias opções para decorar o produto final:
- Na maioria das vezes, os chapéus de crochê são decorados com flores. Eles podem ser tricotados com lã usando a técnica de renda irlandesa, cortados em tecido ou bordados com linhas. Normalmente, uma flor grande é colocada na lateral ou uma composição de várias pequenas.
- Os chapéus infantis são decorados com borboletas tricotadas com fios iguais ou contrastantes. Os olhos e as antenas são feitos de miçangas.
- Apliques, figuras de animais de metal e pingentes com pequenos brinquedos ficam bem em chapéus infantis.
- Você pode criar padrões a partir de miçangas ou miçangas ou simplesmente costurá-los ao longo da borda.
- Fita de cetim pode ser usada como borda para o produto, ficando especialmente bem em chapéus de abas largas. Fitas também são usadas para fazer botões de flores.
É muito fácil fazer um gorro de verão em crochê, mesmo para uma costureira iniciante. E para artesãs experientes, levará apenas algumas horas. O produto resultante pode se tornar uma verdadeira decoração não só para uma criança, mas também para um adulto.
Vídeo

 
                                    


































































