Um gorro de tricô não é apenas um acessório moderno e estiloso que completa o visual. Para quem vive em países com clima temperado ou frio, este acessório de cabeça é uma peça indispensável que proporciona calor no inverno, primavera e outono. Apesar da ampla variedade, nem sempre é possível encontrar a opção certa. Com habilidades mínimas, é mais sensato tricotar um gorro você mesmo, pois isso não requer habilidades especiais. Você só precisa decidir o estilo, escolher o fio certo e encontrar um padrão. A produção levará apenas alguns dias e o resultado será um modelo exclusivo e incomum.
As nuances da escolha do fio
O tipo de fio a ser usado para tricotar um gorro feminino depende da época em que o acessório será usado. Os gorros de primavera, inverno e verão devem ter espessuras diferentes, portanto, fios diferentes são usados para criá-los. Convencionalmente, eles são divididos em 3 tipos:
- natural;
- misturado;
- sintético.



Se você estiver tricotando um gorro leve para o verão, recomenda-se usar fios 100% algodão ou linho. Esses fios permitem a passagem do ar, evitando que sua cabeça transborde. Além disso, não emitem eletricidade, o que é muito importante para quem tem cabelos longos. Esses fios podem ser finos ou grossos. A escolha para criar gorros de tricô para o verão depende apenas da sua preferência pessoal.
Se você usar linhas grossas, o chapéu ficará volumoso e o trabalho levará menos tempo.
Se você precisar fazer um chapéu de inverno, é recomendável usar fio grosso. Você pode usar fibras naturais ou sintéticas. Vale a pena considerar que o segundo tipo de linha é mais preferível, pois não fura, não encolhe e não é comido por traças.
Para gorros de malha de inverno, recomenda-se usar os seguintes fios:
- Mohair. Uma fibra fina e fofa feita de lã de cabra. Rende acessórios lindos e volumosos.
- Caxemira. Os modelos de gorros de malha feitos com este fio são quentes e fofos. Apesar de serem bastante finos, esses fios são fortes e resistentes ao desgaste.
- Lã. Adequado para fazer um chapéu de inverno. Mas vale a pena considerar que este material é espinhoso e suscetível a ataques de traças.
- Algodão. Você também pode tricotar um acessório para o inverno com fio de algodão, mas, neste caso, precisa escolher fios grossos. Fazer um gorro feminino de algodão puro e sem impurezas é bastante difícil.
No inverno, chapéus volumosos parecem mais apropriados. Além disso, chapéus volumosos retêm melhor o calor. Para criar esses produtos, recomenda-se escolher fibras mistas, pois são menos suscetíveis a influências externas. Esses fios não desbotam, não encolhem com a lavagem e não enrolam.
É melhor fazer gorros de tricô para meia estação com agulhas de tricô de algodão ou linho. Tecidos com tramas de lã podem parecer inadequados. Além disso, o cabelo estará quente nesse tipo de touca. A melhor opção é escolher fios grossos, já que modelos estilosos de tricô artesanal são feitos com eles.
Para ajudar o chapéu a manter melhor seu formato, você precisará fazer um forro de lã.




Agulha de crochê ou agulhas de tricô
Quais ferramentas preparar antes de tricotar um gorro é uma pergunta que as artesãs iniciantes costumam se fazer. Há uma opinião de que uma agulha de crochê e agulhas de tricô são usadas para criar tipos de tecido completamente diferentes. Isso não é totalmente verdade, no entanto, cada dispositivo tem suas próprias nuances de uso:
- Estrutura, densidade. Os gorros femininos de tricô feitos com agulhas de tricô são mais lisos, macios e elásticos. O tecido de crochê estica menos e é áspero ao toque.
- Método de criação. Um gorro feminino de tricô tem frente e verso. Ao trabalhar com agulha de crochê, o acessório é dupla face.
- Variedades. Lindos cocares volumosos com padrão em relevo são mais adequados para tricô. O crochê é mais usado se você precisar criar um aplique geométrico ou um padrão complexo.
É mais fácil para iniciantes trabalhar com uma agulha de crochê, já que neste caso apenas uma laçada será a principal. Além disso, se um erro for cometido, ele pode ser facilmente corrigido, não havendo necessidade de desfiar uma parte significativa do tecido. Outra vantagem da agulha de crochê é que os padrões criados dessa maneira são mais fáceis de executar. Além disso, ao fazer um gorro de tricô moderno, você não precisa fechar as laçadas da carreira de baixo. A desvantagem do crochê é que o tecido "pega" muito mais fio.
Quanto às agulhas de tricô, esta ferramenta é ótima para criar modelos de inverno. Mas vale a pena considerar que tricotar um gorro com agulhas de tricô para iniciantes é mais difícil. Se houver algum erro, a base terá que ser refeita. Esta ferramenta é mais adequada para criar modelos com tela plana e padrões grandes e raros. A vantagem das agulhas de tricô é que o gorro é mais elástico e mais fácil de drapear.
Técnicas de tricô
Para criar gorros de tricô femininos, você pode usar não apenas diferentes ferramentas, mas também métodos. Se você não tem experiência, recomenda-se escolher padrões simples, caso contrário, o produto pode não funcionar. As seguintes técnicas são populares:
- Ponto meia. Existem dois tipos: frente e verso. Com padrões deste tipo, trabalhe com agulhas de tricô retas. Se usar uma ferramenta circular, as fileiras de laçadas da frente e de trás se alternarão. Mas fazer um gorro com duas agulhas de tricô usando este método só é recomendado se você tiver experiência.
- Ponto cetim frente e verso. As carreiras ímpares são formadas com laçadas frontais, e as carreiras pares são formadas com laçadas traseiras. Esta técnica pode ser usada até mesmo por iniciantes.
- Padrões de relevo. Se você encontrar um esquema simples e correto, criar um padrão não será difícil. Para que o enfeite fique bonito e uniforme, é preciso ter cuidado ao trabalhar.
Se você estiver fazendo um gorro de primavera ou inverno pela primeira vez, é melhor escolher o método de tricô mais simples. Recomenda-se experimentar primeiro e tentar criar um tecido uniforme de acordo com o padrão escolhido para só então começar a fazer o toucado. É melhor escolher um fio grosso que não estique muito.

Modelagem
Para que o acessório fique bonito e com bom visual, você precisa não apenas saber como tricotar um gorro da melhor forma, com agulhas de tricô ou crochê, mas também encontrar um molde adequado e tirar as medidas com antecedência. Caso contrário, o produto pode cair ou ficar pequeno demais. Para não errar no cálculo do tamanho, você precisa considerar os seguintes parâmetros:
- circunferência da cabeça - para descobrir o valor, você precisa enrolar uma fita métrica em volta da cabeça ao longo da linha da sobrancelha;
- profundidade – medida do início da ponte do nariz até o nível onde termina o crescimento do cabelo (o valor resultante é dividido por 2).
Ao tirar medidas para chapéus femininos, você precisa levar em consideração as características do futuro acessório, incluindo a folga que ele deve ter. Você precisa decidir o número de laçadas em que o chapéu será tricotado. Para isso, recomenda-se fazer uma pequena amostra, lavá-la e observar o quanto ela encolhe. Em seguida, o tecido é medido com uma régua e, com base no resultado obtido, calcula-se quantas laçadas serão necessárias.
Etapas de fabricação levando em consideração o modelo
A maneira de tricotar um gorro depende das ferramentas e do molde utilizados. Para facilitar o trabalho, recomenda-se imprimir o molde. Vale lembrar que um bom resultado pode ser obtido se você seguir o algoritmo de ações prescrito.
gorro masculino tricô
Este gorro de tricô é feito rapidamente. O tamanho do produto é de 55 a 58 cm. Este acessório de cabeça ficará melhor se for feito de algodão ou acrílico. Para o trabalho, você precisará de 2 novelos de lã de 50 g cada, tesoura, agulha, linhas e 2 agulhas de tricô (3 e 3,5 mm). Este gorro estiloso é tricotado com um elástico de acordo com este algoritmo:
- Primeiro você precisa montar 142 pontos e 2 pontos de borda.
- O trabalho começa com um elástico: 2 frontais e 2 traseiros, o padrão alterna.
- As carreiras pares são tricotadas conforme os pontos ficam.
- Em seguida vem a carreira ímpar, formada pela alternância de 2 laçadas da frente e 2 de trás.
O elástico é tricotado até a 7ª carreira, após o que se tricota com as alças da frente por cerca de 17 cm. A partir daí, você pode diminuir tricotando 2 alças a cada três carreiras. Quando o tecido estiver pronto, ele é costurado com linhas que combinam com o tom do fio. Este padrão, descrito passo a passo para iniciantes, é simples. Para deixar o enfeite de cabeça estiloso, o tecido pode ser feito com mais de 17 cm de comprimento.
Meia de malha grossa feminina
Esta versão do toucado é versátil, adequada tanto para meninas quanto para mulheres com 50 anos ou mais. Para o trabalho, você precisará de um novelo de lã mista (lã com acrílico), uma agulha com linha e agulhas de tricô nº 4. O toucado original é criado em ponto meia (apenas laçadas da frente), com carreiras transversais viradas. Primeiro, você precisa montar 50 laçadas e, em seguida, seguir este algoritmo:
- Tricotar todos os pontos da primeira carreira, exceto os últimos cinco, e virar a base.
- Na segunda carreira, tricote todos os pontos em meia e faça o último ponto da borda em tricô.
- Na terceira carreira, tricote todas as laçadas, exceto as últimas 4.
- A quarta e outras linhas pares são criadas usando o mesmo algoritmo da segunda.
- Na quinta carreira, deixe 3 laçadas sem tricotar, na 7ª – 2, na 9ª – 1. Na 11ª carreira, todas as laçadas são tricotadas.
- Em seguida, repita as carreiras 1 a 12 até atingir o tamanho desejado do chapéu.
Quando o tecido estiver pronto, as alças precisam ser fechadas. Em seguida, a base é fixada com linhas. Recomenda-se que esses novos modelos sejam feitos soltos, e não apertados.
Pá infantil feita de fio fino
Um gorro tricotado de acordo com este padrão fica ótimo tanto em crianças quanto em adultos. Pode ser feito de qualquer tipo de fibra, grossa ou fina. Dependendo do volume desejado, o toucado é tricotado com um ou dois fios.
- Você precisa montar 101 pontos e fechar o centésimo.
- Em seguida, crie 70 carreiras de elástico (1 a 1).
- Depois, a base precisa ser dividida em 4 partes – 13 e 37 laçadas.
- Calcule tudo de modo que o caminho de 13 laçadas comece e termine com laçadas em tricô.
- A cada segunda carreira, é feita uma diminuição: antes e depois do caminho das laçadas, 3 laçadas da frente são tricotadas em vez das laçadas em meia. Como resultado, a cada vez, a laçada que foi especialmente deixada e as outras 2 devem ser capturadas.
- Em seguida, usando agulhas de duas pontas, tricote uma carreira alternadamente com e sem diminuições até que restem apenas carreiras de 13 laçadas.
- Elas precisam ser costuradas com ponto tricô ou simplesmente franzidas com linhas.
Um gorro fino para menina é melhor tricotado em algodão ou linho. O modelo é universal – adequado para meninos. A única diferença neste caso são as cores utilizadas.
Opções de decoração
Para que o produto fique bonito e se ajuste perfeitamente à cabeça, recomenda-se encontrar uma descrição e padrões padrão para sua criação. Mas para tornar o chapéu mais interessante, ele precisa ser decorado. Não há restrições na escolha da decoração, aqui tudo depende apenas da imaginação. Para tornar o chapéu vazado com agulhas de tricô mais original, ele pode ser decorado:
- aplique de contas;
- pompom de pele;
- flores ou folhas de malha;
- remendos de tecido ou couro;
- contas de vidro ou plástico;
- com inserções de pele natural.
Para escolher a decoração ideal, você precisa considerar qual fio foi usado para criar o chapéu, o período de uso planejado e a cor do produto. Chapéus volumosos de verão com padrões incomuns podem ser deixados em sua forma original para que não pareçam muito pesados. Já para os modelos de inverno e outono, recomenda-se decorá-los. Decorar um chapéu com as próprias mãos não será difícil, mesmo sem experiência, e o trabalho não levará mais de duas horas.
Vídeo

 
                                    
















































