O gorro tem sido popular entre fashionistas e fashionistas há várias temporadas. Os principais designers apresentam regularmente looks com este modelo de touca em desfiles. Na maioria das vezes, o gorro é tricotado com agulhas de tricô, utilizando técnicas como ponto meia ou ponto meia. A vantagem do acessório é a sua facilidade de execução, permitindo que até mesmo artesãs iniciantes o executem.
Características do modelo
Um gorro é um acessório de cabeça que não possui fechos ou amarras, mas se ajusta perfeitamente à cabeça e não cai. Às vezes, esse modelo é chamado de beanie, já que a palavra vem do inglês "beans". Visualmente, o formato alongado do gorro realmente lembra um feijão.A principal característica distintiva do gorro é sua versatilidade. Combina com estilos casuais, esportivos, hippies e grunge. Fica igualmente estiloso em mulheres, homens e crianças.
A variedade de modelos permite escolher um chapéu para qualquer formato de rosto. Hoje, os estilos mais comuns são:
- volumosos – gorros tricotados com fios grossos se adaptam perfeitamente a looks oversized;
- com lapelas - adicione volume extra, a largura da bainha pode ser ajustada;
- em forma de meia - a parte livre pode ser dobrada na parte de trás da cabeça;
- em forma de machado - a borda livre lembra visualmente um machado;
- com orelhas ou pompom - fica fofo e até mesmo sedutor, adequado para looks adolescentes ou infantis.





Selecionando fios e ferramentas
É possível tricotar um gorro moderno com qualquer fio; na maioria das vezes, a escolha depende da estação em que o acessório será usado. Para a estação fria, lã natural (mohair ou angorá), caxemira e fibra de bambu são adequadas. Para o início da primavera ou final do outono, lã mista ou lã merino fina; para a estação quente, algodão, seda e viscose.
O tamanho das agulhas geralmente é indicado pelo fabricante na etiqueta do fio. É melhor seguir estas instruções. Se os fios não tiverem informações adicionais, a regra ajudará você a decidir sobre a escolha das agulhas: a espessura da ferramenta deve ser 1 unidade maior que a espessura do fio.
Se os fios forem texturizados (com pelo, lantejoulas), é melhor usar uma ferramenta 2 a 3 unidades mais grossa.
Os gorros são tricotados com agulhas retas e circulares. A diferença está no tipo de acessório que você deseja obter como resultado: sem costura ou com costura.
Um gorro de malha fica estiloso em qualquer cor. Os homens preferem tons escuros (preto, cinza, marrom, azul-escuro), enquanto o modelo feminino se distingue pelos tons claros, geralmente pastéis. Os infantis - sempre cores vibrantes e vibrantes: rosa, menta, azul, laranja.
Dimensionamento
Para garantir que um gorro de malha fique bem ajustado à sua cabeça, você precisa seguir estas regras:
- Tire as medidas corretamente. Para determinar a circunferência da cabeça (CCE), a fita métrica deve passar sobre as sobrancelhas, orelhas e o ponto mais proeminente da parte de trás da cabeça. A altura é medida passando a fita de orelha a orelha, cruzando o topo da cabeça. O valor resultante deve ser dividido pela metade.
- É necessário tricotar uma amostra inicialmente. Para isso, monte 20 laçadas e tricote cerca de 10 cm do padrão desejado. Em seguida, mede-se a largura do tecido (pode ser ligeiramente esticado) e faz-se um cálculo. Por exemplo, com 20 laçadas e 14 cm de largura, o gorro terá tamanho 56. Multiplique 20 por 56 e divida por 14, obtendo 80. Este é o número de laçadas que precisam ser montadas para um gorro de tamanho 56.
- Calcule a altura do início das diminuições. Primeiro, calcule o raio usando a fórmula: OG: 3,14: 2 (56: 3,14: 2 = 9). Em seguida, determine a altura do início dos aumentos (distância de orelha a orelha - 42 cm). O resultado é 42: 2 - 9 = 12. Isso significa que, após tricotar 12 cm, você precisa começar a fazer as diminuições.
A altura do chapéu em si é individual em cada caso.
Etapas de fabricação
Muitas meninas têm dificuldade em tricotar. Um gorro é feito simplesmente com agulhas de tricô, sem usar padrões complexos ou uma abundância de tons em um único produto. É lindo em sua concisão e consistência em uma única cor. Existem muitas opções de tricô, e o padrão do modelo selecionado deve ser estudado e calculado antes de começar a tricotar. Isso ajudará a alcançar o resultado desejado.
Gorro clássico
Este gorro é tricotado com carreiras encurtadas de ponto meia. Materiais e ferramentas: fio (110 m por 100 g), agulhas de tricô longas e retas nº 8, uma agulha de costura.
Padrão de tricô:
- Monte 31 pontos (P). Passe o primeiro ponto para a agulha sem tricotar. Em seguida, tricote todos os pontos, exceto os três últimos.
- Em seguida, tricote o gorro com carreiras encurtadas usando agulhas de tricô. Quando restarem 3 pontos, coloque o fio de trabalho atrás deles, pelo avesso. Remova uma laçada para a agulha de tricô de trabalho, jogue o fio de volta para o lado da frente e retorne a laçada para a agulha de tricô da qual foi removida. Vire o tricô, jogue o fio atrás da agulha de tricô e tricote toda a carreira com as laçadas da frente (a última laçada é em tricô).
- A próxima carreira do gorro é tricotada com pontos meia (exceto os últimos 5). Quando restarem 5 pontos, tricote uma carreira encurtada da mesma forma descrita no primeiro passo. Vire o tricô e tricote todos os pontos, exceto o ponto da borda.
- Próxima carreira – todos os pontos tricô, exceto os últimos sete. Antes do sétimo ponto – carreira encurtada, vire o tricô, tricote todas as laçadas como tricô.
- A próxima carreira é toda em tricô, exceto a última. Ela é transferida de uma agulha de tricô para outra da mesma forma que na segunda etapa. A primeira cunha está pronta. Carreiras encurtadas no trabalho são necessárias para formar cunhas. A quantidade delas no produto depende da circunferência da cabeça. Ao encurtar as laçadas, você obtém uma coroa perfeita.
- Quando o número necessário de cunhas for tricotado, feche as alças e monte o gorro com um ponto tricô.
Um gorro em ponto meia combina tanto com o guarda-roupa feminino quanto masculino. Frequentemente, esses gorros podem ser vistos em crianças.
O gorro com agulhas de tricô de carreiras curtas não é tricotado em círculo. Somente ferramentas retas são adequadas para o trabalho.
Com lapela
Um gorro com lapela elegante é tricotado em agulhas circulares. O padrão pode ser qualquer: elástico, tranças, tranças. Materiais e ferramentas: fio (100 g por 500 m), agulhas nº 5. O tamanho do gorro é 54.
O padrão de nervuras inglesas é feito assim:
- montar um número ímpar de pontos;
- primeira carreira: remova o ponto de borda, 1 laçada – tricotar atrás da parede da frente, laçada, remova a próxima laçada, tricotar atrás da parede da frente, laçada, remova a laçada, continue até o final da carreira;
- segunda carreira: remover o ponto de borda, laçada, remover o ponto, tricotar a combinação da laçada e do ponto removido.
- repita a sequência até o final da carreira.
Descrição do processo principal:
- Monte e arremate 70 pontos em círculo.
- Tricotar com elástico inglês por cerca de 35 cm (dobra).
- Em seguida, tricote com um elástico regular de 4 cm (1 m/p - frente, 1 m/p - costas). Certifique-se de que o padrão não seja desfeito.
- Em seguida, forma-se a coroa. As laçadas devem ser tricotadas em 2 pontos juntos e a próxima carreira é tricotada assim: passe o fio de trabalho por trás das laçadas, retire uma laçada sem ponto e faça as duas laçadas seguintes formarem uma só. Tricote assim até restarem 18 peças.
Puxe as laçadas restantes com o fio de trabalho e prenda. Esconda a ponta do avesso. O lindo chapéu está pronto.
Ponto meia
Esta master class ajudará você a aprender a tricotar um gorro em ponto meia. Materiais: fio (100 g por 350 m), agulhas de tricô circulares nº 4. Tamanho do gorro: 57.
Um diagrama descrevendo o processo de trabalho passo a passo:
- Monte e feche 132 pontos formando um círculo.
- Tricotá-los em círculo usando o ponto da frente até a altura do gorro atingir 23 cm.
- Forme a coroa - divida todas as alças em 4 cunhas, marque com marcadores (há 33 alças em cada seção).
- A primeira carreira da coroa e as seguintes carreiras ímpares (no início de cada cunha): 1 ponto meia em tricô, 2 pontos juntos atrás da parede traseira, depois todos em tricô até as duas últimas laçadas da cunha (remova uma delas, tricote a outra em tricô e passe-a pela laçada sem ponto). Faça cada cunha desta maneira.
- A segunda carreira da coroa e as carreiras pares subsequentes são todas em ponto meia, sem diminuições.
- Puxe as últimas 3 laçadas restantes junto com o fio de trabalho e prenda.
Feito de fio grosso
Feito com fio grosso, o gorro é volumoso e texturizado. Este modelo não requer molde, por isso é adequado para iniciantes. Materiais: fio (100 g por 40 m), agulhas de tricô circulares nº 10. Tamanho do gorro: 52.
Descrição passo a passo do processo:
- Monte e feche 46 pontos formando um círculo.
- Tricotar em ponto canelado (1 frente, 1 trás) 35 carreiras.
- As próximas 5-6 carreiras diminuem uniformemente (tricotando 2 laçadas juntas). Como resultado, devem restar 14 pontos.
- Passe o fio de trabalho pelas laçadas restantes, puxe firmemente e prenda a coroa.
Você pode tricotar um gorro volumoso em uma noite. Fios grossos reduzem significativamente a quantidade de trabalho, e o gorro fica lindo e combina com qualquer estilo.
Decodificando o diagrama
Frequentemente, em masterclasses, o tricô de um gorro é retratado esquematicamente — na forma de colunas, pontos e ganchos. Tais diagramas e descrições são bastante difíceis de entender para uma costureira iniciante.
O padrão de tricô para um gorro moderno é decifrado da seguinte forma:
- laçada – círculo ou arco;
- dois laços juntos com os da frente - um quadrado dividido diagonalmente em 2 triângulos;
- laçada sem ponto – 2 traços um acima do outro.
- laços faciais - coluna vertical;
- Pontos tricô - traço.
Um gorro de tricô para mulheres, homens ou crianças é um acessório de cabeça universal. Sua compatibilidade com diferentes estilos de roupas e itens de guarda-roupa permitirá que o modelo permaneça no auge da popularidade por muito tempo.
Vídeo

 
                                    

























