Dicas e moldes para quem quer costurar um gorro de tricô com as próprias mãos

Chapéus

Apesar de as lojas oferecerem uma grande variedade de chapéus, nem sempre é possível encontrar um modelo adequado para o outono. Para quem gosta de bordado, uma ótima opção é fazer um chapéu você mesmo. Se você sabe costurar um chapéu de tricô com as próprias mãos e os moldes são adequados, a criação do produto levará apenas 2 a 3 horas. Antes de começar a trabalhar, você precisa descobrir quais tecidos são melhores para usar, bem como decidir o estilo.

Materiais e ferramentas

Um gorro de tricô é um acessório que nunca sai de moda. Hoje em dia, esse tipo de acessório é apresentado em diferentes variações, para que cada mulher escolha um modelo ao seu gosto. Para costurar um gorro de tricô, é melhor usar os seguintes tipos de tecido:

  • feito de fios de algodão - um tecido leve e translúcido que permite a passagem de ar, estica bem e é ideal para criar modelos de verão e primavera;
  • feito de lã - é um tecido grosso e quente com uma pequena pilha; este material é usado para costurar modelos de inverno e outono;
  • feito de materiais sintéticos – o material estica bem e é usado para criar chapéus de inverno e verão.

Você também pode encontrar malhas combinadas em promoção, o que é a melhor opção. O tecido é feito pela mistura de fibras naturais e sintéticas. Mantém bem o formato, não amassa e não desbota. Para costurar uma touca de meia de tricô ou qualquer outro modelo, você precisará de:

  • tecido no seu esquema de cores favorito;
  • fios em tom;
  • agulha;
  • padrão;
  • tesoura;
  • máquina de costura.

Recomenda-se imprimir o molde previamente em uma impressora. Se você usar uma versão eletrônica, a probabilidade de padronização incorreta das peças aumenta. Nesse caso, recomenda-se imprimi-lo em tamanho real.

As nuances do trabalho com malhas

Antes de costurar um chapéu moderno, você precisa entender as características das malhas. Este tecido é bastante caprichoso e tem suas próprias nuances. O corte e a costura são realizados de acordo com as seguintes regras:

  • ao cortar os detalhes, você precisa ter certeza de que a linha do fio corre paralela à direção do ponto;
  • para fixar as peças, recomenda-se usar alfinetes com cabeças grandes; se as bolinhas das agulhas forem pequenas, elas passarão pelo tecido;
  • ao cortar peças para um gorro de malha, você não deve esticar o tecido na largura e o procedimento não deve ser realizado em superfícies escorregadias;
  • Ao marcar linhas para peças ou costuras, use sabão em vez de giz, pois o pó dele embota a agulha, o que pode causar danos às alças da fibra;
  • independentemente do modelo, recomenda-se costurar as peças com ponto zigue-zague estreito;
  • Para alinhavar é melhor usar fios finos.

Para evitar que as laçadas caiam nos cortes, recomenda-se passar almofadas adesivas especiais nas bordas das peças do avesso. Alternativamente, as bordas podem ser tratadas com verniz incolor. Para evitar que se estiquem, o toucado deve ser passado apenas na direção da coluna das laçadas.

Preparando para costurar

Para tornar a tarefa de criar um chapéu adulto ou infantil o mais fácil possível, você precisa se preparar com antecedência. Primeiro, você precisa comprar materiais e ferramentas, encontrar e imprimir um molde e recortar os detalhes. Outro passo importante é determinar o tamanho.

Tirando medidas

Apesar de um chapéu feito de lã, jersey e outras fibras elásticas esticar bem, antes de cortar os detalhes, é recomendável entender seus parâmetros. Se você ignorar esta etapa, o chapéu poderá ficar pequeno ou, ao contrário, cair na testa. Independentemente do molde de chapéu usado, você precisará de apenas duas medidas para o trabalho:

  1. Circunferência da cabeça. Pegue uma fita métrica e passe-a ao redor da cabeça, ao longo da linha das sobrancelhas e na parte mais convexa da nuca. A fita não deve ficar muito apertada.
  2. Profundidade do chapéu. A fita deve ser desenhada ao longo da coroa, de orelha a orelha, e o valor resultante deve ser dividido por 2.

O tamanho padrão é considerado de 55 a 60 cm. Quanto à profundidade, geralmente varia entre 16 e 18 cm. A exceção são os modelos com cano alto, como, por exemplo, uma meia de malha.

Criando um padrão e transferindo o molde para o tecido

Se você conhece o básico de costura, pode desenhar um molde de chapéu sozinho. Mas, se não tiver experiência, é melhor usar esquemas prontos. Depois de encontrar o desenho, imprima-o em tamanho real e comece a criar os detalhes. Para isso, siga este algoritmo:

  1. A tela comprada deve ser cuidadosamente disposta sobre a mesa, e as partes de papel previamente recortadas devem ser fixadas a ela com alfinetes. É desejável que fiquem o mais próximas possível umas das outras, o que ajudará a economizar tecido.
  2. Em seguida, transfira cuidadosamente o contorno do molde usando um pedaço de sabão, lembrando-se de deixar margens (caso não estejam indicadas no diagrama).

Em lojas especializadas, você pode encontrar um giz de cera e uma caneta com tinta que desaparece. Essas ferramentas são muito práticas, pois não mancham o tecido e são rapidamente lavadas. Mas a ferramenta mais acessível para traçar é um pedaço de sabão.

Construir um padrão é uma etapa complexa que exige atenção e precisão.

Cortando o tecido

Após os detalhes serem transferidos para a tela, eles precisam ser recortados. Como as malhas esticam bastante, recomenda-se o uso de uma tesoura afiada. É importante lembrar que, ao recortar os detalhes, o material não pode ser puxado, caso contrário, os elementos podem ficar tortos. A melhor opção é estender a tela sobre a mesa e recortar os detalhes sem esticar o tecido.

Se você estiver usando um tecido elástico escorregadio, é melhor fixar o molde no tecido não com alfinetes, mas com pedaços de fita adesiva. Isso evitará que o material escorregue e se desloque para os lados. Para evitar que as bordas se desfaçam, recomenda-se cobri-las com uma fina camada de verniz transparente ou colá-las com uma fita especial. Esta etapa só pode ser ignorada se todas as costuras forem processadas em overloque.

Etapas de costura levando em consideração o modelo

Qualquer artesã pode costurar um gorro de tricô. Mas vale ressaltar que, se você não tem experiência, é recomendável escolher modelos simples, caso contrário, o enfeite de cabeça pode não ficar bom. O principal requisito é fazer o molde certo.

Velo infantil

Se você sabe costurar um gorro de tricô com as próprias mãos e o molde for adequado, criar um acessório levará cerca de 2 horas. Para começar, recomenda-se começar com modelos simples, como um chapéu para menina ou menino. Você pode costurar um gorro infantil para um bebê seguindo este esquema:

  1. Recorte os pedaços e prenda a costura lateral.
  2. Em seguida, vire 5 cm do avesso e costure a borda.
  3. Agora você precisa costurar a parte superior do gorro infantil. Para isso, franzir e costurar o tecido à mão. Para deixar a parte superior mais interessante, você pode prender um botão no centro para combinar com o produto.

Como alternativa para formar a coroa do chapéu, você pode simplesmente costurar a parte superior por dentro. Nesse caso, você obterá um modelo de "galo". Dobre os cantos ou esconda-os para fora. Não é difícil fazer um chapéu desses de lã com suas próprias mãos. Você pode finalizar a costura decorando o produto. Vários adesivos termocolantes, lantejoulas ou uma flor vazada de tricô são adequados para isso.

A decoração do chapéu infantil deve ser feita com segurança, sem peças pequenas, afiadas ou cortantes. Todas elas devem estar firmemente fixadas ao produto.

Meia Dupla Camada para Homens

A melhor maneira de agradar a pessoa amada é fazer você mesmo um chapéu estiloso e único. Para criá-lo, você precisará de tecido de 60 cm de comprimento e 50 cm de largura. Costuramos um gorro de tricô duplo seguindo este algoritmo:

  1. Você precisa dobrar o tecido com o lado direito para dentro. Depois, novamente da esquerda para a direita. A parte esquerda será a frente e a parte direita será a costura de trás.
  2. Coloque o molde finalizado sobre o tecido, fixe-o, trace-o e recorte-o, lembrando-se de deixar espaço para as costuras. É importante lembrar que os elementos não são cortados uns dos outros. O tecido deve estar inteiro.
  3. Em seguida, você precisa desdobrar o tecido, endireitá-lo no sentido do comprimento e uni-lo ao longo da costura traseira (com o lado direito voltado para dentro). Isso é feito em zigue-zague.
  4. Fixe a costura localizada na parte frontal do chapéu (superior e inferior).
  5. Depois, o produto precisa ser virado do avesso e passado a ferro.
  6. Dobre o acessório em duas camadas para que as costuras coincidam. Em seguida, você precisa determinar qual lado ficará com o avesso, alfinetar tudo e costurar.

Agora é só virar o gorro do avesso. Este acessório de cabeça pode ser feito não só de malha, mas também de lã.

Boina elegante

O passo mais importante na costura de uma boina é o molde correto. Ao traçar e recortar os detalhes, certifique-se de que eles não sejam diferentes do molde proposto, caso contrário, o acessório ficará irregular. Costuramos o gorro de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. A primeira coisa a fazer é fixar todas as partes laterais.
  2. Agora passe a ferro ao longo da costura.
  3. Em seguida, a parte inferior é fixada na lateral, formando corretamente a base.
  4. Depois disso, você precisa passar as costuras novamente.
  5. Por fim, costure a faixa, verificando o nível do seu ajuste na cabeça.

Como a boina costuma ser feita de malha fina, recomenda-se a confecção de um forro. O algodão pode ser escolhido como base. A parte interna é cortada da mesma forma que a própria boina. O forro é fixado após as partes principais serem costuradas.

Com orelhas de menina

Não é difícil fazer um acessório tão incomum. Como o molde de um chapéu infantil com orelhas é bastante raro, é melhor fazê-lo você mesmo. Para não precisar calcular o tamanho das peças, recomenda-se usar como base um chapéu antigo da criança. O chapéu precisa ser traçado no papel, resultando em duas metades (frente e verso). De acordo com o molde resultante, faça as partes para a base e o forro. Em seguida, faça um diagrama das orelhas (o tamanho delas é determinado individualmente). Depois que os triângulos forem cortados do tecido, eles precisam ser chuleados.

Para costurar esse chapéu, você precisa prender os espaços em branco com alfinetes (com a parte da frente para dentro). Em seguida, instale as orelhas costuradas na linha superior da costura (com a parte superior para dentro). Depois de posicionadas no lugar certo, costure na máquina. Para deixar o chapéu mais original, recomenda-se fazer um aplique no centro em forma de focinho, costurando os olhos, o nariz e a boca. Para criá-lo, você pode usar não apenas linhas comuns, mas também miçangas, miçangas e lantejoulas coloridas.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios