Água com sais, altas temperaturas de lavagem e características do tecido contribuem para a rigidez excessiva de linhos e roupas. O contato de materiais ásperos e abrasivos com a pele torna-se desagradável. A solução para o problema foi o amaciante de roupas, um produto para amaciar a estrutura das fibras. No entanto, nem toda dona de casa sabe como escolhê-lo corretamente.
Propósito
O amaciante de roupas é um produto que desempenha uma função auxiliar durante a lavagem. Ele remove com sucesso a sujeira, mas a proteção e a aromatização por mais tempo são tarefas de um produto específico. O condicionador contém surfactantes catiônicos, que desempenham um papel importante no amaciamento da roupa e da água. Os ingredientes restantes desempenham papéis secundários e cada um é responsável por sua própria função:
- fragrâncias - para um aroma agradável com efeito prolongado;
- componentes de envoltório – para proteger o tecido do desgaste e da sujeira;
- estabilizantes e espessantes garantem consistência e concentração correta.
A eficácia e a concentração do amaciante dependem do teor de surfactantes (substâncias tensoativas). Eles são responsáveis pela formação de espuma e pela remoção da sujeira das fibras do tecido. Graças à proporção ideal desses componentes com o silicone, o material se torna resistente à poeira e à umidade, além de macio e agradável ao toque. Às vezes, essa mistura ajuda a prevenir o aparecimento de pelotas.
O teor de surfactantes no condicionador não deve exceder 35%. Isso é estritamente regulamentado por documentos especiais.
Benefícios e possíveis danos
Existem muitas vantagens em usar amaciante de roupas, mas é impossível explicar a quantidade de fãs deste produto que não conseguem se imaginar lavando roupas sem ele. Dependendo da composição, ele oferece:
- Amaciamento da estrutura do tecido. Toalhas e lençóis felpudos ficam macios, peças de lã ficam macias e volumosas, peças lisas ficam sedosas ao toque. O aumento da elasticidade das roupas após a lavagem adiciona uma sensação agradável.
- Fácil de passar. A película de cátions surfactantes presente no condicionador previne a formação de vincos e dobras. Isso facilita a passagem do tecido.
- Resistência à poluição. As fibras surfactantes envolventes protegem contra a penetração de moléculas de poluentes orgânicos e inorgânicos, facilitando a lavagem.
- Um leve efeito bactericida, presente em todos os surfactantes. Pode ser potencializado pela adição de cátions ativos ou componentes antibacterianos (triclosanos, aldeídos hexil cinâmicos) ao condicionador.
- Preservação do brilho das coisas devido ao filme catiônico, que evita a lixiviação dos pigmentos.
- Maior resistência ao desgaste, preservação da forma do produto.
- Efeito antiestático. Obtido pela formação de uma camada eletricamente condutora com os componentes do ar condicionado.
- Cheiro agradável de condicionador. A duração do efeito é proporcionada pelos surfactantes presentes na superfície que retêm as moléculas.






Além de seus fãs, o condicionador também tem seus oponentes. Eles consideram necessário reduzir a quantidade de produtos químicos usados na lavagem das roupas, alegando riscos à saúde. De fato, os condicionadores são adicionados nas últimas etapas, não são removidos das roupas e permanecem na superfície. O contato constante da pele com essas substâncias é inevitável. Por isso, existe o risco de reações alérgicas. Além disso, com o uso prolongado do condicionador, componentes nocivos se acumulam no corpo, causando distúrbios. A lista de ingredientes perigosos inclui:
- clorofórmio é uma substância tóxica que causa perturbação das glândulas sebáceas da pele (irritação, descamação e alergias) e tem efeito cancerígeno;
- terpineol – leva à irritação das membranas mucosas do trato respiratório superior, em grandes quantidades – a distúrbios do sistema nervoso central;
- acetato de benzila, acetato de etila, terpinoleno são aromatizantes que causam dores de cabeça, alergias, insuficiência respiratória, problemas renais e hepáticos.
Fragrâncias químicas com odor forte são perigosas devido à sua alta alergenicidade. Eles causam crises de asma e inchaço das mucosas, o que pode levar a consequências graves, incluindo a morte. Por isso, é necessário prestar atenção especial ao ler o rótulo dos produtos. Os melhores amaciantes de roupas são considerados os de composição mais enxuta: não mais do que três ou quatro componentes (excluindo as substâncias listadas acima), além de fragrâncias de origem natural.



Tipos de fundos
O conjunto de propriedades indicadas em cada frasco ajudará você a navegar pela grande quantidade de detergentes para roupa. Lavagem à máquina ou à mão, universal ou especializada (apenas para algodão ou lã), roupas brancas ou coloridas — essas e outras "dicas" podem ser vistas nos amaciantes. Olhando para a abundância de produtos acumulando nas prateleiras, é difícil entender qual tipo é melhor.
Concentrado
Os condicionadores deste tipo têm uma consistência mais espessa. A principal vantagem em relação aos convencionais é a maior concentração de componentes tensoativos. O condicionador descrito possui um teor de surfactante catiônico de 15%, em comparação com 5% dos condicionadores convencionais. Seu consumo é muito menor: em média, são necessários apenas 20 ml para um ciclo de lavagem de 3 kg. Para efeito de comparação: os produtos convencionais são adicionados na proporção de 60-120 ml para cada 3-7 kg. Conclusão: o condicionador concentrado é consumido três vezes mais lentamente.
Além do baixo consumo e, consequentemente, da economia de custos, este tipo de amaciante possui propriedades mais pronunciadas de amaciamento da água e da roupa, além de propriedades protetoras e antiestáticas. Ao mesmo tempo, a quantidade de outros componentes auxiliares que contaminam a roupa é reduzida. Os efeitos negativos do uso frequente do abrilhantador são minimizados. Entre as desvantagens, destaca-se o custo mais elevado em comparação aos amaciantes convencionais, parcialmente compensado pelo baixo consumo.


Infantil
Os tipos de amaciantes destinados à lavagem de roupas de bebê geralmente não contêm fragrâncias químicas agressivas. Muitos enxaguantes são inodoros ou têm fragrâncias naturais: aloe vera, camomila (azuleno). Segundo o fabricante, eles não só deixam um cheiro agradável, como também cuidam da pele do bebê. A ausência de corantes e conservantes também é uma das vantagens dos condicionadores.
A composição dos condicionadores infantis está sujeita a requisitos particularmente rigorosos, devido à alta sensibilidade da pele dos bebês e do corpo como um todo, propensos a reações alérgicas. Por isso, muitas pessoas, em particular aquelas com pele sensível, preferem esses condicionadores até mesmo para roupas e lençóis comuns de adultos. No entanto, alguns fabricantes utilizam componentes idênticos aos naturais, portanto, é possível que em um condicionador com camomila, apenas o aroma dessa planta, sintetizado quimicamente, esteja oculto. Muitas vezes, um condicionador comum com a mesma composição de um para adultos é disfarçado como um produto infantil. Outra desvantagem dos condicionadores é o custo elevado, que nem sempre se justifica.


Seco
Em busca de alta tecnologia, os fabricantes de amaciantes lançaram modelos a seco incomuns. Os pioneiros nesse campo foram os japoneses, que há vários anos produzem detergentes universais para roupas em grânulos e guardanapos. E se os primeiros tipos de amaciantes já apareceram nas prateleiras sob a marca de fabricantes renomados (Lenor, por exemplo), poucos ouviram falar de análogos têxteis. Agora você pode encontrar dispositivos milagrosos semelhantes de produção italiana, alemã e coreana. Na Rússia, esses condicionadores de ar ainda não se espalharam; eles só podem ser encontrados em catálogos online. Eles não estão disponíveis no mercado de massa.
Os grânulos de amaciante são adicionados da mesma forma que as cápsulas de lavagem – seja no tambor ou no compartimento da máquina. Guardanapos de viscose com impregnação especial são colocados junto com as roupas. São adequados apenas para secagem a quente. Alguns tipos de produtos secos combinam as propriedades de pó, abrilhantador e antiestático, apresentando propriedades aprimoradas de limpeza, amaciamento e proteção, além de serem ecologicamente corretos e seguros para a saúde, de acordo com a publicidade. Suas vantagens: consumo econômico de amaciante, maior eficiência, maior segurança da composição, inclusive para o meio ambiente. Desvantagens: distribuição limitada, alto custo.


Eco
O tipo de condicionador com o prefixo “eco” indica a predominância de componentes naturais na composição: extratos vegetais, óleos essenciais como aromatizantes, corantes naturais (betacaroteno). São isentos de componentes nocivos, mas ainda assim são perigosos em termos de possibilidade de alergias. Na maioria das vezes, a intolerância individual se manifesta. Há debates acalorados sobre os danos ao meio ambiente: muitos desses condicionadores não podem ser considerados completamente naturais em sua composição. A quantidade de substâncias químicas nocivas é reduzida, mas os surfactantes estão presentes. A questão é diferente se forem de origem natural. As vantagens desses condicionadores incluem:
- composição mais suave,
- extratos naturais,
- fragrâncias e corantes de origem natural;
- fórmula de condicionador biodegradável;
- nenhum perigo para tubulações e fossas sépticas,
- presumivelmente nenhum dano ao meio ambiente.
Contras: possíveis reações alérgicas, maior consumo do ar condicionado. A eficácia de alguns produtos é reduzida. Como todos os produtos ecológicos, eles são mais caros do que seus equivalentes comuns.


Bálsamo
Um tipo de amaciante suave. Contém ingredientes naturais e suaves, além de ingredientes que cuidam da pele das mãos, como o azeite de oliva, para preservar a pele durante a lavagem. Na prática, esse efeito específico do amaciante é completamente inútil. Mas ainda existem algumas vantagens inegáveis:
- a ausência total ou leve cheiro do produto permite que ele seja usado em coisas de crianças e para pessoas alérgicas;
- o condicionador amacia efetivamente tecidos felpudos e itens de lã - outra vantagem confirmada por avaliações de clientes;
- os bálsamos são geralmente brancos ou completamente incolores, o que indica a ausência de corantes químicos;
- A consistência espessa e o alto teor de surfactante permitem que seja usado com moderação.
A desvantagem é que você tem que pagar mais por um efeito duvidoso nos cuidados com a pele. Essencialmente, um bálsamo é um análogo incolor e inodoro de um condicionador concentrado. Algumas pessoas notam o aparecimento de manchas oleosas em tecidos lisos, o que indica enxágue inadequado.


Aromático
A principal função deste tipo de amaciante é a aromatização. É usado com sucesso para remover odores estranhos fortes, em particular o de tabaco. Sua composição possui alta concentração de fragrâncias, o que confere à roupa um aroma intenso e bastante persistente. As peças retêm esse aroma mesmo durante o armazenamento a longo prazo (alguns amaciantes garantem a preservação por até três meses). Isso elimina o problema de roupas velhas enviadas para armazenamento sazonal. A vantagem dos amaciantes aromáticos é o baixo custo. Entre as desvantagens estão:
- com uma forte concentração de fragrâncias, uma tosse alérgica ou ataque pode começar em uma pessoa sensível;
- pessoas saudáveis frequentemente sentem dores de cabeça por causa de odores fortes;
- Alguns aromas de enxaguantes bucais são percebidos como intrusivos e irritantes.
Além de terem o aroma mais forte, esses produtos de enxágue são inferiores em eficácia aos condicionadores comuns. Devido aos surfactantes, eles amaciam os tecidos até certo ponto, mas não têm propriedades protetoras e não reduzem muito a estática dos tecidos. O consumo da maioria dos produtos é maior, mesmo aqueles marcados como “concentrados”.


Como usar corretamente
Os métodos de uso dos condicionadores estão descritos na embalagem. Na maioria das vezes, os condicionadores líquidos são despejados na quantidade especificada nas instruções em um compartimento especial da máquina de lavar. Os produtos secos são adicionados diretamente ao tambor ou à secadora. O volume é de 1 tampa para cada 15 litros para enxágue manual e 2 para enxágue na máquina. Condicionadores concentrados exigem menor consumo. As dosagens recomendadas são de 10 e 20 ml para lavagem à mão e à máquina, respectivamente.



Além da finalidade direta, há uma série de técnicas que não podem ser encontradas nas instruções. Elas resolvem problemas para facilitar as necessidades domésticas. As dicas mais comuns envolvendo amaciante de roupas:
- Condicionador diluído em vez de purificador de ar: dilua com água na proporção de 1:2, adicione um pouco de bicarbonato de sódio, despeje em um borrifador e use conforme necessário. Essa técnica ajudará a espantar alguns insetos. Se não houver repelente, basta tratar os "caminhos" das formigas, rodapés e cantos.
- Adicionar algumas gotas de secante na câmara de vapor tornará a tarefa de passar ainda mais fácil. Isso evita que o calcário obstrua os orifícios dessa parte do ferro.
- O condicionador acelerará a remoção do papel de parede antigo durante a reforma (uma mistura de 1 tampa com um litro de água, aplicada com uma esponja na superfície, fará com que o próprio papel de parede descasque das paredes em 20 minutos).
- Graças ao efeito antiestático, você pode se livrar da poeira com a ajuda de amaciante de roupas. Basta limpar as superfícies com uma solução 1:3, e ela não se acumulará por muito tempo.
- Manchas de gordura em bancos de couro, móveis e jaquetas podem ser facilmente limpas com condicionador: aplique na mancha, espere 15 minutos e enxágue. A superfície não é danificada e a mancha é removida sem esforço.
- Uma maneira simples de limpar um carpete, especialmente os de pelo longo, dos onipresentes e corrosivos pelos de animais é usar uma solução em spray na proporção de 1:2. Isso ajudará a remover todos os resíduos com eficácia com um aspirador de pó. E o carpete ficará mais macio depois disso.
Esta é apenas uma pequena parte do uso não trivial do amaciante de roupas. Suas propriedades são úteis sempre que for necessário um efeito suavizante, hidrofóbico e aromatizante.. As propriedades antiestáticas ajudarão a eliminar a eletricidade estática em brinquedos e dispositivos de plástico (brinquedos infantis, carrinhos e outras coisas).






Para quais tecidos ele não é adequado?
O efeito amaciante dos amaciantes de roupas pode ser uma piada de mau gosto para algumas coisas — para elas, suas qualidades são destrutivas. Não são apenas os tecidos de seda que podem deixar manchas. Lavar com amaciante é absolutamente contraindicado para os seguintes itens:
- Roupas de tecido térmico. Devido ao amolecimento e ao envoltório causados pelo ar condicionado, as roupas íntimas térmicas perdem suas principais propriedades e começam a permitir a passagem de ar e umidade em ambas as direções.
- Toalhas. Enxágues antiestáticos com silicone, que criam uma película hidrofóbica no tecido, prejudicam sua absorção.
- Roupa íntima corretiva. Ela perderá a rigidez necessária das fibras e, consequentemente, sua principal função de sustentação.
- Roupas feitas de jeans stretch - elas serão danificadas devido ao estiramento do elastano.
- Tecidos de lã muito grossos – os produtos ficarão muito soltos.
O uso de amaciante é proibido em peças como jaquetas de plumas, roupas de microfibra e fleece. Seda e tecidos sintéticos com superfície brilhante não devem ser lavados com amaciante devido ao risco de manchas. Elas são extremamente difíceis de remover.





Qual a diferença entre ele e um abrilhantador?
Há uma enorme variedade de produtos para lavar roupas com propriedades especiais (proteção contra desbotamento, antiestáticos, renovação da cor) à venda, mas a principal diferença é entre o amaciante em si e o secante. Surge a pergunta: qual é a diferença? Há duas versões para a resposta: a primeira é que o secante tem efeito antiestático. No entanto, ao analisar a variedade, você pode ver que na linha de amaciantes também existem tipos com efeito semelhante.
O efeito antiestático, um dos mais importantes que justifica o uso de amaciantes, é alcançado pela ação dos surfactantes. Ao se fixarem na superfície, eles criam um condutor universal – uma película de água, que impede o acúmulo de carga. A proteção contra sujeira e desgaste é alcançada graças ao complexo de cátions + silicone: ele confere à superfície do tecido propriedades hidrofóbicas, impedindo a penetração de sujeira nas camadas mais profundas. O silicone também pode ter o efeito oposto (dependendo da composição do amaciante). Isso realça uma qualidade tão agradável das toalhas lavadas quanto a absorção.
À luz das informações que foram reveladas, é mais provável que o abrilhantador e o condicionador sejam o mesmo produto. A diferença no nome é uma jogada de marketing. Há uma opinião de que desta forma os fabricantes queriam enfatizar que o produto é usado na penúltima etapa da lavagem – o enxágue.
Fabricantes confiáveis
A classificação dos melhores amaciantes de roupas é liderada por produtos dos fabricantes "Lenor", "Vernel", "Silan" e "Delamark". Isso se explica tanto pela sua popularidade quanto pelas suas qualidades. As características que os tornaram populares são as seguintes:
- "Lenor" é uma das primeiras marcas a surgir no mercado de detergentes. Fabricante: P&G. A linha inclui uma grande variedade de amaciantes e enxaguantes para diferentes tipos de roupas (delicadas, de bebê, lã, seda, coloridas, brancas, pretas). Disponível em embalagens de diferentes tamanhos: 0,5 l, 1 l, 2 l e 5 l. "Lenor" possui uma ampla gama de aromas: mais de 15 tipos. Acompanha instruções de uso.
- A "Vernel" (Henkel) produz diversas linhas: "Classic", "Sensitive" para peles sensíveis (incluindo crianças), "Aromatherapy" e "Supreme" para o cuidado delicado de roupas feitas de tecidos caros. O design vibrante da embalagem tem uma vantagem: uma janela de visualização para monitorar o consumo.
- Delamark – produz amaciantes de roupas com composição moderada (não mais que 5 a 6 componentes), sendo 95% deles substâncias naturais. O design cuidadoso da embalagem é notável. Você pode escolher diferentes formatos – de 0,5 a 5 litros. O pronunciado efeito antiestático em todos os produtos é uma vantagem indiscutível.
- "Silan" possui uma embalagem ergonômica e prática. Todos os condicionadores da marca contêm esterquats biodegradáveis como surfactantes. Assim como o "Vernel", diversas séries são produzidas sob a marca "Silan". Na maioria dos casos, esses condicionadores têm um aroma mais sutil e discreto (exceto a série "Aromaterapia").
A classificação dos amaciantes levou em consideração parâmetros como versatilidade e disponibilidade. Um fator importante é a segurança da composição. Todas as marcas descritas têm as melhores avaliações em relação a essas qualidades.




O que escolher para lavar roupas infantis
A questão da lavagem das roupas das crianças deve ser abordada com toda a responsabilidade. Materiais duros e ásperos esfregam a pele delicada, causando irritação, por isso é necessário amaciá-los. No entanto, 90% dos condicionadores e enxaguantes indicados para crianças podem causar consequências negativas para o corpo de recém-nascidos. Portanto, os pediatras recomendam a exclusão do seu uso. Nos primeiros três meses após o nascimento, o único meio de lavagem pode ser o sabonete de bebê. Há também uma série de requisitos para a limpeza das roupas de crianças maiores:
- Composição segura. Não deve conter fosfatos, corantes, conservantes ou compostos à base de cloro.
- Os produtos devem ser inodoros, caso contrário há risco de desenvolvimento de alergias respiratórias e doenças do trato respiratório superior.
- Surfactantes não iônicos de origem natural devem ser usados como componentes tensoativos.
- O produto deve ser completamente lavado, caso contrário, ocorrerão descamação, irritação e erupções cutâneas.
Um bom condicionador infantil é hipoalergênico. Entre os fabricantes que conquistaram a confiança das jovens mães, podemos destacar "Ushasty Nyan", Aqa, "Nasha Mama", "Lenor" e Bio Mio. Essas marcas não causam reações alérgicas, são facilmente removidas com água, não têm cheiro ou desaparecem rapidamente.




Dicas para escolher
Estudar a composição ajudará você a escolher o melhor amaciante de roupas. Um produto eficaz é um enxaguante com teor de surfactante de 5% ou mais. É melhor que sejam catiônicos, pois têm a capacidade de neutralizar os componentes nocivos do sabão em pó durante o enxágue. Além do clorofórmio mencionado anteriormente, acetato de benzila, acetato de etila e alfa-terpineol não devem estar presentes na composição:
- A metilisotiazolinona é um alérgeno forte;
- conservantes parabenos – têm efeito cancerígeno;
- glutaral é uma toxina;
- linalol - causa danos ao sistema nervoso central;
- Pentano é uma substância química que afeta o trato respiratório.
Ao escolher, considere o tipo de tecido, o modo de lavagem (máquina, à mão) e a concentração. Verifique se o amaciante está espumando: a espuma é sinal de pouca quantidade de surfactantes; o abrilhantador não será eficaz o suficiente. O cheiro é importante: agradável no início, pode rapidamente se tornar enjoativo e irritante, por isso é melhor escolher um produto com aroma suave ou sem ele. Vale a pena considerar a praticidade da embalagem: um frasco grande é econômico, mas um frasco pesado nem sempre é confortável de usar.
Amaciantes de roupas facilitam o cuidado com suas roupas. Os produtos os tornam confortáveis, agradáveis ao toque, protegem contra o desgaste e mantêm uma aparência atraente. No entanto, o uso só será justificado se forem seguros para a saúde.



Vídeo

 
                                    








