Nos últimos meses de gravidez, as mulheres começam a preparar um "dote" para ele – fraldas, camisetas e muitas outras coisas importantes. Muitas vezes, as mães preferem roupas de tricô feitas à mão em vez de modelos comprados em lojas. Um dos produtos artesanais mais populares é um gorro engraçado, que até uma artesã iniciante pode tecer. Esse gorro para um recém-nascido geralmente é tricotado com agulhas de tricô, que são selecionadas de acordo com o tipo de fio. Os fios devem ser naturais, macios e hipoalergênicos, para não agredir a pele delicada do bebê. O que mais deve ser levado em consideração na fase preparatória, quais são as nuances de fazer gorros de diferentes modelos – questões que definitivamente devem ser estudadas antes de começar a trabalhar.
Requisitos do produto
Ao decidir tricotar um gorro para um recém-nascido, vale a pena considerar vários pontos importantes:
- as costuras podem causar atrito - modelos sem costura são preferíveis;
- o fio deve ser macio e natural - é importante que a pele da criança possa respirar;
- o estilo é simples e confortável, para que o bebê não sinta desconfortos que ainda não consegue comunicar;
- O chapéu deve ser selecionado estritamente de acordo com o tamanho - isso é uma garantia do conforto do bebê e da mãe, que não precisarão se preocupar que o chapéu não proteja o bebê de forma confiável o suficiente da influência negativa do ambiente.
Também vale a pena considerar que um recém-nascido dorme bastante. Portanto, é indesejável que o enfeite de cabeça tenha muitos enfeites volumosos nas laterais. Mas um pequeno pompom na coroa será bastante apropriado. Chapéus sem gravata têm sido especialmente populares ultimamente.
É claro que as roupas devem ser escolhidas corretamente para a estação, por isso, ao tricotar um gorro para um recém-nascido com agulhas de tricô, você precisa prestar muita atenção aos fios. É aconselhável dar preferência a composições naturais. Muitas vezes, as mães escolhem 100% lã ou algodão, sem pensar que os produtos acabados podem perder a forma rapidamente. É melhor escolher fios com adição de sintéticos: esses fios não são nada espinhosos, o gorro tem uma aparência bonita e resiste a inúmeras lavagens sem alterar a estrutura. A maioria dos fabricantes criou linhas Baby especificamente para gorros infantis, que oferecem fios naturais especialmente processados ou fios com uma porcentagem mínima de sintéticos.
Ao escolher um gorro de inverno, vale a pena prestar atenção aos modelos com laços, graças aos quais a testa e o pescoço do recém-nascido ficarão cobertos ao máximo.
Os gorros quentes para a primavera e o outono são geralmente tricotados com mohair ou jersey grosso, acrílico ou lã com adição de lã. Os gorros de inverno sempre têm forro de lã. É mais quente, mas as crianças podem ser alérgicas a materiais sintéticos, e a lã não permite a respiração. Esta opção é ótima para a rua, mas se você estiver planejando uma viagem de carro ou indo ao shopping, deve tirar o gorro. A pele é outra boa opção de fio para um gorro de tricô para um recém-nascido. O princípio de funcionamento não difere muito do tricô padrão, o principal é levar em consideração as características do próprio material. Este acessório de cabeça "respira" e é mais confortável de usar do que muitos outros similares.




Materiais e ferramentas
Ao tricotar um gorro de bebê para o inverno ou primavera-outono, vale a pena comprar tecido para o forro - fleece ou algodão. Para um produto para um bebê de até um ano, são necessários 100-200 g de fio, para um recém-nascido e uma criança de até três meses - 50-100 g. A quantidade exata depende do modelo e do padrão do gorro.
Ao escolher o fio, preste atenção à espessura do fio: quanto menos gramas por metro, mais grosso ele é. Tricoteiras experientes recomendam usar 50 g/150 m de lã 100% ou acrílico (40-50 g/150 m) para gorros de inverno. Ou fios mistos na proporção: 40% lã, 20% bambu, 40% acrílico. Para tricotar um gorro com babados para a estação quente, você pode usar algodão da mesma espessura ou até 100 g/250 m.
As agulhas de tricô são selecionadas dependendo da espessura do fio. A loja pode ajudar com isso, ou você pode consultar a tabela de correspondências. Se usar um novelo de 50 g/150 m, precisará de agulhas de tricô de 3,5 a 4,5 mm. É desejável que sejam metálicas e circulares. Se a embalagem estiver marcada com "2" - este é um fio fino, agulhas de tricô de 3,5 a 4 mm são adequadas; "3" - fio leve, para o qual é ideal usar agulhas de tricô de 4,5 mm.




Dimensionamento
Tricotar um gorro para um recém-nascido começa com a definição do tamanho do produto. O conforto do bebê dependerá da escolha correta. Um gorro grande demais escorregará, e um pequeno causará atrito. Existe um tamanho universal para crianças menores de um ano. Acredita-se que, para uma criança de 0 a 3 meses, um gorro de tricô deva ter uma base de 9 cm e uma altura de 13 cm. Se o bebê for maior (até 6 meses), a base já deve ter 10 cm e a altura do chapéu, 14 cm. Levando esses parâmetros em consideração, você pode tricotar um produto para usar desde o nascimento.
Tamanhos universais de seis meses a 1,5 anos: diâmetro da base - 12 cm, altura da tampa - 15,5 cm.
Se você não tiver as medidas exatas da cabeça do seu filho, por exemplo, quando o gorro é tricotado com antecedência durante a gravidez, você pode usar uma tabela de idade pronta.
| Idade | Altura da tampa de cima para baixo, cm | Raio inferior, cm | 
| 0-3 meses | 12–13 | 4.5 | 
| 3-6 meses | 13–14 | 5 | 
| 6-18 meses | 15–16 | 6 | 
| 1,5–3 anos | 16–18 | 6,5 | 
| 3-6 anos | 17–19 | 7 | 
| 6-8 anos | 18–20 | 7,5 | 
| 8-16 anos | 19–21 | 8 | 
Se o bebê já nasceu, é melhor medir a circunferência da cabeça e tricotar um gorro para recém-nascido com agulhas de tricô de acordo com as dimensões. Normalmente, é necessária uma fita métrica para fazer as medições. Se você não tiver uma, uma tira de papel e uma régua ajudarão. É desejável que o bebê não se mova durante a medição. Recomenda-se fazer várias medições e tirar a média. Nesse caso, a fita deve passar exatamente onde a borda do gorro ficará de acordo com o plano, ajustando-se perfeitamente à cabeça, mas sem ser esticada ou pressionada. Se for usada uma tira de papel, após a medição, você precisará prendê-la à régua para determinar os dados em centímetros.
Além da circunferência da cabeça, duas outras medidas são necessárias para a fabricação: as linhas transversais e longitudinais do arco. Esta última determina a profundidade do produto, e a distância entre as sobrancelhas e a parte de trás da cabeça é medida. O arco transversal vai de uma têmpora à outra, passando pelo "topo" da cabeça. Recomenda-se subtrair pelo menos 3 cm dos resultados obtidos, pois ninguém puxa gorros de tricô até as sobrancelhas.
Em blogs temáticos você encontra informações sobre como tricotar um gorro para recém-nascido com agulhas de tricô, com cálculos prontos.
Ao tricotar, recomenda-se fazer uma amostra do elástico do futuro produto e calcular o número de laçadas necessárias de acordo com a circunferência da cabeça. Em seguida, usando os dados obtidos, você poderá determinar quais aumentos são necessários para o padrão. É melhor ter os diagramas e a descrição correspondentes disponíveis. A maneira mais fácil é tirar medidas e calcular as laçadas usando uma régua, enquanto o tecido de teste deve ser esticado.
Etapas de fabricação
A maneira mais fácil de tricotar um gorro com agulhas de tricô é com os modelos mais simples: um gorro com orelhas, em forma de boné ou capacete. Um gorro de renda é um pouco mais difícil de tricotar, mas, ao mesmo tempo, esse modelo é talvez o mais popular. O princípio de sua criação geralmente é o mesmo, mas você pode escolher qualquer padrão de renda.
Chapéu-capacete de inverno para menino
Você pode tricotar este modelo tanto para menino quanto para menina, se escolher um fio brilhante. O toucado é perfeito para o inverno, pois cobre a testa, as orelhas e o pescoço. Este é um modelo duplo com forro de tricô, frequentemente escolhido para crianças mais velhas que andam de pé ao ar livre. O modelo é bastante complexo, com laçadas raglan, então, se você tem pouca experiência em tricô, deve começar com uma solução mais simples.
Para uma circunferência da cabeça de 36 cm com uma reserva, use 400 g de fio, pois o produto será duplo. Sequência de ações:
- Monte 6 pontos nas agulhas de tricô, tricote a primeira carreira pelo avesso e aumente para 13 pontos, dois dos quais são pontos de borda.
- Todos os pontos tricô são tricotados no sentido tricô, além disso, é necessário marcar 5 laçadas de raglan, perto das quais haverá aumentos.
- Em cada carreira, as laçadas do raglan têm um aumento de duas laçadas — uma de cada lado. Esta é a base do gorro, devendo ter 4,5-5 cm.
Em seguida, o produto é tricotado em ponto meia comum - laçadas frontais. Para um bebê de até três meses, a altura será de 12 cm. Isso equivale a aproximadamente 35 carreiras e 94 laçadas.
O próximo passo é a parte de trás do capacete e as orelhas:
- Deixe cerca de 40 laçadas para a testa e, a partir da costura traseira, tricote 27 laçadas de cada lado.
- Em seguida, há diminuições de duas laçadas ao longo da costura traseira, que afetam o ajuste do gorro. Nesta fase, é aconselhável experimentar o produto. Em média, 4 carreiras de diminuições são suficientes para bebês.
- Para a parte de trás e as orelhas, você precisará de cerca de 20 carreiras, ou seja, depois das diminuições, você precisará tricotar mais cerca de 16.
Em seguida, do lado do rosto, conecte o gorro do bebê em um círculo para que pareça um capacete de cavaleiro. Para isso, é conveniente usar agulhas de tricô circulares menores. Você obtém 40 laçadas na testa, 10 nas laterais e 14 no queixo. A primeira carreira é tricotada com laçadas em tricô na parte da frente. Em seguida, canelado inglês 1 × 1 - 6-7 carreiras. Se precisar deixar o capacete em ponto jarreteira, feche a carreira; caso contrário, deixe as agulhas de tricô.
Depois vem o trabalho no babador:
- Monte 14 pontos sob o queixo e tricote 2-3 carreiras.
- Marque as laçadas do raglan, deixando 15-16 laçadas para a testa e 14 para as costas e ombros. Deixe também 1 laçada para o raglan.
- Tricotar o produto no comprimento desejado.
O segundo gorro de bebê é tricotado da mesma maneira. Para conectar a parte externa e o forro, o raglan é unido. Eles são conectados com um elástico, uma laçada é tricotada e a segunda é removida da agulha de tricô. Assim, todas as laçadas vão para uma agulha de tricô e só precisam ser fechadas. Pela frente, o tricô é concluído exatamente da mesma maneira. O gorro está pronto. Você pode adicionar padrões à parte frontal usando fios de uma cor diferente.









Modelo com orelhas
Este modelo também é tricotado para meninas e meninos. Mas, ao mesmo tempo, pode ser considerado universal, pois se adapta a bebês de qualquer idade. O produto será lindo e confortável, pois não possui costuras.
Tricotar um gorro com orelhas para recém-nascidos começa com 60 laçadas usando o método italiano:
- A primeira carreira é tricotada com um elástico 1 x 1, deve ter 2–3 cm.
- Para o tecido principal, é aconselhável usar agulhas de tricô maiores, e tudo é tricotado com alças frontais. Dessa forma, são coletadas 30 carreiras.
- Deixe 28 laçadas para a parte central e 19 para as laterais.
- A partir deste ponto, a parte de trás deve ser diminuída gradualmente até que, ao final do trabalho, restem 4 cm ou 10 laçadas na parte central. O princípio é o mesmo de tricotar um calcanhar na ponta.
- Depois de fazer as diminuições, você precisa tricotar 2 cm de elástico 1 x 1 e dar amarrações.
- A maneira mais conveniente de criá-los é usar uma agulha de crochê. Com ela, faça 50 laçadas de ar, o que equivale a cerca de 20 cm.
- Sem virar, tricote uma carreira de pontos baixos na direção oposta.
- Em seguida, você precisa fechar o tricô para ir para o outro lado do gorro e fazer um nó ali. O princípio é semelhante.
Falta tricotar as orelhas, então você precisa dobrar o gorro de modo que a dobra caia no início da parte occipital do toucado. Para isso, você precisa contar cinco laçadas para o lado e cinco para baixo a partir do canto de cada lado. Agora você só precisa costurá-las, conectando os pontos extremos. Você obterá pequenos "triângulos".











Boné
Mais um modelo fofo para crianças. É extremamente fácil de fazer, até mesmo uma tricoteira inexperiente consegue. Procedimento:
- Monte 45 pontos.
- Tricotar 27 carreiras com alças frontais.
- A partir da carreira 28, comece as diminuições, tricotando duas laçadas de cada vez - este será o canto do gorro.
Esses chapéus para meninos e meninas recém-nascidos são considerados universais e podem ser tricotados em poucas horas com experiência.
Obra aberta
Para tricotar um gorro vazado, você precisa de certas habilidades e um pouco de perseverança. Algoritmo de ações:
- Monte 57 pontos.
- Tricotar as primeiras 12 carreiras com um padrão bouclé - esta é a lapela do produto.
- Em seguida, tricote 7,5 cm de tecido usando o padrão “quadrados vazados”.
- Agora começa o arredondamento do gorro. O número total de laçadas deve ser dividido por três - resulta em 19, as do meio permanecem inalteradas, a diminuição das laçadas ocorre ao longo das externas, como ao diminuir as laçadas do calcanhar da meia.
- Os primeiros 19 são "quadrados vazados".
- Os próximos 18 são "bouclé".
- Depois 2 juntos - tricô.
- Na próxima carreira há 17 laçadas, elas precisam ser tricotadas “bouclé”.
Em seguida, tudo se repete. Assim, você obtém 19 laçadas no centro, juntamente com as laçadas das bordas, e as laterais do gorro diminuem gradualmente, resultando em 19 laçadas restantes nas agulhas de tricô. Elas precisam ser tricotadas com um elástico, 2 juntas: 2 como uma frente, 2 como uma parte de trás. Para a lapela, você precisa pegar as laçadas e tricotá-las em "bouclé". Ela é dobrada e as laterais são tricotadas uma laçada de cada vez.
Para completar o gorro de tricô, você pode usar uma agulha de crochê para fazer laços como no modelo com orelhas – eles serão finos e confortáveis. Se quiser laços largos, pode fazê-los com o mesmo "bouclé" nas agulhas de tricô. O padrão é tricotado com alças de ar – o gorro de tricô está pronto.





Como decorar
A touca de um recém-nascido pode ser decorada com fitas, laços e pompons. Modelos simples são decorados com padrões e desenhos durante o tricô. Uma touca de tricô às vezes é decorada com miçangas, miçangas ou strass, mas elas não são usadas com frequência – geralmente, peças elegantes são usadas apenas para a alta e o batizado. Muitas mães acreditam, com razão, que é melhor não usar enfeites tão pequenos, pois o bebê pode facilmente rasgá-la e engasgar, ou pelo menos arranhá-la ou pegá-la.
O chapéu do recém-nascido é decorado com pompons ou um nó na ponta. Para criar o primeiro, você precisa pegar dois círculos de papelão. O diâmetro deve ser do mesmo tamanho do pompom. Recorte o centro dos círculos de papel de forma que pareçam um pretzel e junte-os. Em seguida, enrole-os firmemente com fios da cor desejada, corte o enrolamento na parte externa e amarre-o, puxando-o junto ao diâmetro menor. O pompom está pronto.
Em alguns itens, as flores são feitas de fitas, às vezes são usadas aplicações termocolantes – lindos "adesivos" para objetos. Parecem bordados e podem ser aplicados em roupas com um ferro de passar – basta colocá-los no lugar certo e passar bem o molde. Existem "bordados" semelhantes que precisam ser costurados. A escolha depende do desejo e da habilidade da artesã, o principal é que a decoração seja segura para o bebê.
Vídeo

 
                                    
























