Como costurar um envelope de alta com suas próprias mãos, modelos de verão e inverno

Para recém-nascidos

Para que a alta da maternidade ocorra sem problemas, você precisa preparar tudo o que precisa com antecedência, incluindo as roupas do recém-nascido. Você não precisará gastar dinheiro com um terno chique se costurar um envelope de alta com as próprias mãos, decorando-o com lindas fitas ou bordados. Além disso, o cobertor será útil mais tarde, pois você poderá sair com ele pela primeira vez. Graças a moldes simples e diversas master classes, você pode costurar um produto desses mesmo sem experiência.

Escolha do tecido

Um envelope de alta hospitalar é um produto projetado para proteger o bebê do vento e do frio. Há apenas algumas décadas, usava-se um cobertor de bebê comum, dobrado e amarrado com uma fita de cetim. Ao fazer um envelope para uma criança, você precisa começar pelos seguintes pontos:

  • em que época do ano ocorrerá a alta;
  • sexo do bebê.

O principal critério a ser considerado na escolha de um material é que ele seja hipoalergênico e seguro. É melhor dar preferência a tecidos naturais. É especialmente importante seguir essa regra ao escolher o material para o forro do produto. Um envelope leve de verão para um bebê pode ser de camada única ou com forro.

Os seguintes materiais são mais frequentemente usados ​​na fabricação:

  • tecido de algodão – não causa alergias e não interfere na circulação de ar;
  • cetim - um tecido liso tecido com 3 fios, tem maior resistência;
  • chita é um material forte que permite a passagem do ar;
  • Popeline é um tecido natural, mas duro ao toque.

Se desejar, você pode usar qualquer um desses materiais para costurar o envelope, pois eles são seguros para recém-nascidos e têm garantia de não causar reação alérgica ao entrar em contato com a pele delicada do bebê.

Como o verão nem sempre é quente, é recomendável fazer um forro com antecedência para o caso de clima frio. É melhor usar holofan, que é um análogo do isosoft, como isolamento. Se desejar, você pode colocar uma segunda camada de chita por baixo para evitar que o vento voe.

Os envelopes de inverno são compostos por duas partes: a externa e a interna, com forro. A camada superior do produto é costurada com um material quente e denso. Os seguintes tecidos são os mais adequados:

  • pelúcia;
  • velo;
  • grama;
  • pele sintética.

Algumas mães também usam cetim para costurar a parte externa. Para a camada interna, é melhor escolher flanela – um tecido hipoalergênico e seguro. Como isolamento, recomenda-se levar:

  • estofamento sintético;
  • penugem;
  • holofibra;
  • pele de carneiro;
  • fibra de bambu.

Cada material tem suas vantagens e desvantagens. Você precisa escolher o tecido de acordo com suas preferências individuais e capacidade financeira. Para dar ao envelope um visual festivo, use babados, babados e fitas. Além disso, esse produto deve ser equipado com acessórios especiais: zíperes, rebites, velcro. Se desejar, você pode esticar o envelope com uma fita de cetim comum.

Quanto ao esquema de cores, os tons mais comuns para envelopes de bebê são rosa, azul, branco, lilás e dourado. As três últimas opções são universais. São adequadas tanto para meninos quanto para meninas. A única coisa que não é recomendada para costurar um envelope para a alta de um recém-nascido são tecidos com padrões complexos e estampas coloridas.

Chita
Pelúcia
Popeline
Cetim
Velo
Algodão

Ferramentas necessárias

Para facilitar ao máximo o trabalho de costurar um envelope para descarga com suas próprias mãos, você precisa estocar com antecedência todas as ferramentas necessárias durante o trabalho. Para fazer uma versão de verão e outra de inverno, você precisa das mesmas ferramentas:

  • papel milimetrado;
  • tesoura afiada;
  • várias agulhas;
  • alfinetes com cabeças coloridas;
  • giz para traçar;
  • fios que combinam com o tom do material;
  • máquina de costura.

Recomenda-se que a gestante imprima os moldes com antecedência, de acordo com os quais o produto será costurado. É muito mais prático trabalhar com eles do que com modelos eletrônicos. Além das ferramentas, você precisará do próprio material, acessórios (zíperes, botões, velcro ou fitas) e decoração. Com um mínimo de experiência, você pode costurar um cobertor para alta em um dia. Se escolher a opção mais simples, o trabalho levará apenas algumas horas.

Modelos e padrões

O primeiro critério para a diferenciação dos envelopes de alta é a sazonalidade. Esses produtos não são apenas de verão e inverno, mas também intersazonais. É importante lembrar que o sistema de termorregulação dos recém-nascidos não está formado, portanto, as roupas devem ser escolhidas corretamente. Além disso, o formato de um envelope de verão ou de inverno para um recém-nascido varia.

Existem vários tipos de envelopes:

  1. Cobertor. A opção mais comum. Dobrando o tecido, você pode obter um envelope quentinho para o bebê e amarrá-lo com fitas. Produtos de cetim são os mais escolhidos, mas cobertores de algodão são considerados mais práticos, pois não escorregam.
  2. Bolsa. O dispositivo é semelhante à versão anterior e também não possui mangas. A única diferença é que, neste design, um zíper é costurado na lateral. A bolsa envelope é mais prática, pois elimina a possibilidade de entrada de vento frio.
  3. Cocoon. Parece uma bolsa com capuz, mas tem espaço para alças. As pernas permanecem completamente enroladas. A vantagem desse produto é que a nova mamãe não precisa dobrar cantos e amarrar fitas.
  4. Transformador. Visualmente, esse produto se assemelha a um macacão comum com muitos zíperes ou rebites costurados. Se você fechá-los, obterá um envelope quente e à prova de vento. À medida que o bebê cresce, o transformador para recém-nascido pode ser usado como roupa externa. Para isso, basta desabotoar os botões, e o resultado é um modelo com braços e pernas. Esta é a opção mais prática, pois a criança pode usá-lo em todas as estações.

Na ausência de experiência, recomenda-se que artesãs iniciantes escolham modelos simples, como um envelope-manta ou uma bolsa. Cada uma dessas opções é universal, adequada tanto para o verão quanto para o inverno. Ao costurar, vale a pena considerar que os tamanhos desses produtos variam entre si e dependem diretamente do peso e da altura da criança. Para não errar na escolha, recomenda-se fazer um envelope de tamanho padrão: 75 x 42 cm.

A maioria dos fabricantes modernos produz produtos não pela altura, mas levando em consideração o peso do bebê. Convencionalmente, existem 3 tamanhos de envelopes para alta: destinados a crianças com peso entre 2,8 e 3,3 kg, de 3,3 a 3,5 kg e de 3,5 a 5 kg.

Casulo
Bolsa
Cobertor
Transformador

Aula magistral de costura passo a passo

Para lidar com a tarefa, você precisa não apenas saber costurar um envelope, mas também encontrar um bom molde. É importante lembrar que, se a descarga ocorrer nos meses de inverno, o produto deve ser isolado. Se o bebê for levado para casa em maio, junho ou julho, uma opção leve é ​​suficiente.

Envelope-cobertor de verão

Considerado o mais adequado para iniciantes, com experiência mínima, a costura levará apenas algumas horas. O modelo é cortado a partir de duas camadas de tecido. Recomenda-se usar jacquard ou cetim como camada externa e algodão grosso como camada interna.

Para costurar o produto de acordo com este algoritmo, você precisa de 2 pedaços de tecido medindo 135 x 80 cm. O molde do envelope deve primeiro ser transferido para papel milimetrado. Depois disso, você pode começar a costurar.

  1. Prenda o modelo de papel ao tecido e contorne-o. É necessário deixar margem para costuras.
  2. Em seguida, você precisa cortar o espaço em branco.
  3. Costure à máquina as camadas externa e interna.
  4. Agora você precisa fazer lindos babados de renda e costurá-los na parte superior do envelope.
  5. Em seguida, processe as bordas com overloque. Se desejar, elas também podem ser decoradas com renda.

Resta apenas costurar as fitas no envelope. Como alternativa, você pode anexar botões. Fazer esse modelo não causará nenhuma dificuldade. Sua única desvantagem é a funcionalidade mínima.

Inverno com capuz

Se o bebê nasceu em clima frio, o envelope não deve ser apenas quente, mas também à prova de vento. Tecido jeans, plush ou impermeável, que não molhe, pode ser usado como material externo. A camada intermediária é feita de holofibra. O forro é de flanela. Além disso, para fazer esse modelo, você precisará de um elástico, 3 botões e 2 zíperes. O envelope é costurado de acordo com o seguinte algoritmo.

  1. Primeiro, você precisa imprimir o molde. Depois, aplique-o ao tecido e prepare as partes necessárias, sem esquecer de deixar uma margem para as costuras.
  2. Agora costure a camada externa, o isolamento e o forro usando uma máquina de costura.
  3. Em seguida, insira o zíper nas laterais.
  4. Em seguida, prenda 3 botões de um lado na parte superior e faça 3 laçadas com o elástico do outro. Quando estiverem presos, o capuz estará formado.

Por fim, você pode decorar o envelope com laços ou babados. Ficará bem quentinho e certamente protegerá o bebê do vento. Você poderá andar nele durante os primeiros meses.

Decoração elegante

Ao escolher a decoração, você precisa se guiar não apenas pelas suas preferências, mas também levar em consideração o gênero da criança. É melhor decorar um envelope para uma menina com flores ou figuras de animais. Para um menino, recomenda-se escolher carros ou padrões geométricos. As opções mais comuns são:

  • criando figuras de renda multicamadas;
  • criando flores e laços com fitas de cetim;
  • decoração com contas de vidro ou plástico;
  • consertar pompons de pele decorativos;
  • bordados com miçangas.

Se desejar, você pode simplesmente costurar um aplique volumétrico colorido na camada superior. Ao fixar os enfeites, é importante colocá-los em um local que não entre em contato com a criança. Também é desejável que a decoração não seja muito volumosa, pois isso pode tornar o envelope inconveniente de usar.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios