Os recém-nascidos, como ninguém, precisam de cuidados. Por isso, muitas costureiras preferem fazer roupas para eles com as próprias mãos. Um pequeno gorro de crochê para recém-nascidos é feito de forma rápida e fácil. Esse acessório de cabeça protegerá contra a hipotermia e proporcionará conforto ao bebê. Além disso, peças artesanais têm uma energia especial de amor.
Materiais e ferramentas
A qualidade e a aparência dos produtos de malha dependem em grande parte da escolha correta de ferramentas e materiais para o trabalho. Os gorros para recém-nascidos devem ser:
- macio ao toque (sem sensações desagradáveis de formigamento ao entrar em contato com a pele);
- prático (sem deformação ou desbotamento durante o uso do item acabado);
- com boa composição (alpaca, lã, algodão);
- hipoalergênico (sem uso de corantes tóxicos).
Cada fabricante desenvolve uma linha de fios infantil, o que facilita muito a escolha para tricoteiras iniciantes. Ao escolher um material, é necessário considerar a estação em que a peça será usada.
Para a estação fria (final do outono, inverno, início da primavera), um gorro de malha feito de lã merino (fio natural, peças feitas com ele promovem a termorregulação adequada) ou fio misto (composto por fibras naturais e sintéticas, combinadas para aumentar a resistência do fio) é o ideal. Para a primavera-outono, as costureiras costumam escolher o acrílico. É adequado para todos, especialmente para quem tem alergia a ingredientes naturais. Um gorro de verão tricotado com algodão, seda e viscose é mais confortável para usar em climas quentes.
Dificuldades na escolha de uma agulha geralmente são resolvidas pelo fabricante do fio. A etiqueta em cada novelo contém recomendações sobre qual número de ferramenta comprar para um fio específico. A espessura do fio deve ser um milímetro menor que a espessura da agulha. Ao escolher uma ferramenta, as seguintes dicas de costureiras experientes serão úteis: agulhas de metal são mais adequadas para lã e acrílico, enquanto agulhas de madeira ou bambu são mais adequadas para seda e viscose.
Determinando o tamanho do produto
Uma touca de crochê requer uma medida principal: a circunferência da cabeça do bebê. O principal é usar a fita métrica corretamente. Ela deve passar por três pontos principais:
- testa acima das sobrancelhas;
- pontos acima das orelhas em ambos os lados;
- parte de trás da cabeça.
O resultado obtido em centímetros é o tamanho da futura tampa.
Este método é relevante se o gorro de crochê para recém-nascidos for feito para uso pessoal ou para parentes. Se você quiser tricotar um conjunto com gorro para presente, tabelas com tamanhos padrão serão úteis.
| Idade do bebê, meses | Tamanho do toucado, cm | 
| 0-2 | 35 | 
| 3 | 40 | 
| 6 | 44 | 
| 9 | 46 | 
| 12 | 47 | 
Vale lembrar que cada criança cresce e se desenvolve levando em consideração características individuais. Se o tamanho do gorro para recém-nascido não for exatamente conhecido, é melhor escolher fios elásticos (algodão sem impurezas sintéticas).
Costureiras experientes sabem que os gorros para meninas geralmente são tricotados 2 centímetros menores do que para meninos. Ou seja, os números da tabela, sem alterações, são para tricotar um cavalheiro, mas para meninas pequenas vale a pena fazer o produto um pouco menor.
Etapas de tricô levando em consideração o modelo
Há uma enorme variedade de opções de chapéus infantis, mas mães experientes costumam escolher modelos com amarração. Esses chapéus se ajustam perfeitamente à cabeça e não têm costuras.
Boné vazado
Um padrão vazado é uma opção ideal para tricotar um gorro para uma menina usando uma agulha de crochê no verão. Este gorro é muito fofo e tocante. Até mesmo uma artesã iniciante pode lidar com o trabalho, já que o padrão de tricô não contém elementos complexos. Basta saber fazer colunas básicas.
Materiais e ferramentas: 100% algodão, gancho nº 1.5 – 2. Descrição passo a passo:
- Para a primeira carreira, forme um anel amigurumi e tricote seis pontos baixos (PB). Para isso, faça 2 voltas ao redor dos dedos, tricote um ponto baixo no anel resultante e aperte a ponta curta do fio.
- Monte 3 laçadas de ar (Vp), faça 2 pontos altos duplos (PA) em cada laçada da primeira carreira. A segunda carreira está terminada.
- Novamente 3 corr, seguindo o padrão – 2 pbx em uma laçada, 1 pbx na segunda laçada da carreira anterior. A última laçada é 3 pbx.
- Dois CcN em uma laçada, depois 2 CcN sem aumentos até o final da carreira (um aumento é feito em cada 3ª laçada).
- Tricotar em círculo com pb, fazendo aumentos em cada 4ª laçada.
- Em cada 5ª laçada, tricote 3 pbx (exceto nas últimas 7 laçadas – marque-as com marcadores).
- Tricotar as sete laçadas restantes com meias colunas. Não as toque mais.
- Próxima carreira, tricote 1 pbx em cada laçada.
A parte inferior do gorro está pronta, então a parte vazada é tricotada. Padrão: faça 3 PV de elevação, na base - 1 PV, pule três PV, no quarto tricote 4 PV, novamente 3 PV, na mesma laçada, tricote PV, passe mais uma PV por 2 laçadas. Passe mais 2 laçadas - 1 PV, 2 PV e 1 PV por 2 laçadas. Continue esta sequência até o final da carreira. Assim que o tricô atingir o marcador, vire o tecido e tricote de acordo com o padrão descrito na outra direção (9 carreiras no total).
A última (10ª carreira) é amarrada com pontos baixos. Com o mesmo fio, faça cordões do comprimento desejado (por exemplo, faça uma correntinha de VP). O gorro de crochê encantará a jovem mãe e o bebê durante todo o verão.
Chapéu com orelhas
O modelo é bastante comum, por isso os moldes e a descrição do gorro com orelhas são elaborados nos mínimos detalhes. A opção mais fácil de fazer e mais conveniente de usar é a seguinte:
- formar um anel amigurumi, tricotar 6 pb;
- cada carreira subsequente deve começar com três laçadas de ar e terminar com um ponto baixíssimo;
- da 2ª à 8ª carreira, tricotar CcN, distribuindo uniformemente os aumentos (na segunda carreira - em cada laçada, na terceira - por uma laçada, na quarta - por duas laçadas, e assim por diante);
- a partir da 9ª carreira, os aumentos são feitos a cada duas carreiras; você precisa tricotar quantas carreiras quiser até que o gorro atinja o tamanho desejado;
- depois disso tricotamos CCH sem aumentos em tantas carreiras quantas a profundidade do produto exigir;
- Marque as bordas das "orelhas" com um marcador, comece a tricotar com três laçadas de ar, depois 14 pbx, vire e tricote na mesma sequência por mais 4 a 5 carreiras. Faça a segunda "orelha" da mesma maneira.
O modelo com orelhas é perfeito para um menino recém-nascido se você usar fios em tons de azul, verde, marrom e cinza. Para meninas, tons pastel ou rosa.
Decoração segura
Os elementos decorativos de gorros de crochê para recém-nascidos devem ser escolhidos com cuidado e cautela. Os bebês podem se machucar, sentir desconforto ou engasgar com pequenos detalhes. Costureiras experientes aconselham evitar os seguintes itens na decoração:
- contas de qualquer tamanho;
- fixadores com bordas afiadas;
- lantejoulas, figuras de plástico, botões.
A melhor decoração são elementos têxteis feitos de materiais macios (malhas, feltro, lã). Um chapéu para meninas fica muito fofo com um laço de tricô, flor de feltro ou babados. Barcos, ursos e carrinhos de tecido são perfeitos para meninos.
Gorros de crochê para recém-nascidos ficam ótimos com pompons variados (grandes e pequenos, lisos e multicoloridos). Você pode fazê-los você mesma ou comprar opções prontas.
A regra principal da decoração é que os elementos não devem interferir na aparência do bebê. O melhor local para fixá-los é na testa ou no topo da cabeça (para pompons). Mesmo decorações delicadas podem ser perigosas se mal fixadas ao produto. O gorro de crochê é feito para o aconchego e conforto dos recém-nascidos, todos os seus detalhes devem ser cuidadosamente trabalhados.
Gorros de bebê não são itens essenciais. No entanto, sua aparência tocante e simplicidade de execução atraem tricoteiras inexperientes para a criatividade. Padrões de crochê para iniciantes são usados por jovens mães e avós de recém-nascidos. Para os primeiros produtos, é melhor escolher padrões simples ou ponto cetim com várias cores.
Vídeo

 
                                    



























