Muitos acessórios para bebês podem ser feitos em casa, economizando dinheiro. Um casulo para recém-nascidos é muito prático e conveniente; qualquer mãe pode fazê-lo com as próprias mãos. A criança se sente confortável e segura nele. O acessório é prático para levar em viagens ou usar em casa.
Características de design do produto
O casulo-ninho possui diversas propriedades benéficas para a saúde do bebê. Possui laterais baixas e formato alongado, o que garante que o bebê se sinta protegido por todos os lados. A posição do bebê neste prático acessório é muito semelhante à que ele ocupa na barriga da mãe. O casulo cria um espaço fechado, acalmando o bebê e permitindo que ele se adapte melhor e mais rapidamente ao mundo ao seu redor. Anteriormente, o item era usado para bebês prematuros, mas, devido às suas qualidades úteis, passou a ser usado para todas as crianças.
Os benefícios de um casulo são justificados se seu design copiar exatamente os parâmetros anatômicos do bebê. Para isso, é muito importante criar moldes exclusivamente individuais. O ninho-casulo deve ser costurado de forma a proporcionar elasticidade às grades laterais e ao colchão, mantendo bem a sua forma. Isso é necessário para o conforto e a segurança do bebê. Além disso, ao cortar os tecidos, é importante fazer o cálculo correto, pois o acessório deve corresponder aos parâmetros individuais da criança.



Seleção de materiais
Ao criar um casulo para recém-nascidos com suas próprias mãos, você precisa selecionar apenas materiais ecologicamente corretos. Os tecidos devem ser naturais e hipoalergênicos. O material deve ser respirável para que a pele do bebê não sue. Você também deve prestar atenção ao fato de que os tecidos não contêm corantes.
Têxtil
Ao escolher um material, considere sua densidade. Tecidos muito finos podem ser facilmente danificados. Se você planeja usar o casulo para um segundo filho, é aconselhável dar preferência a opções mais densas. O melhor material para criar um ninho é 100% algodão, que permite boa circulação de ar e pode ser processado em altas temperaturas. O material é durável, mas, comparado a outros tecidos, demora mais para secar.
Você pode costurar um acessório de flanela, chita, chita, chita, jersey, fleece, linho ou musselina. Características de alguns materiais:
- Chintz é um tecido fino, geralmente com estampas multicoloridas. É barato, leve e respirável. O tecido é fácil de lavar, seca rápido e é fácil de passar. Contras: o chintz não é durável, pode desbotar e desbotar ao sol.
- A chita é um material de algodão denso e resistente ao desgaste. É usado para costurar roupas e roupas de cama. É fácil de lavar sem desbotar, respira bem e não causa alergias. Poeira e bactérias não se acumulam no tecido e ele não fica eletrificado. Desvantagens: alguma rigidez, aparência não tão atraente (sem brilho), forma bolinhas e enruga bastante.
- A flanela é um tecido bastante denso, com pelo liso e uniforme. É um material respirável, macio e quente, além de barato. Para bebês, utiliza-se a flanela estampada (a estampa é aplicada em um dos lados para que a pele do bebê não entre em contato com a tinta). O tecido não encolhe, resiste a muitas lavagens e absorve bem a umidade. As desvantagens são: demora muito para secar, enruga e forma bolinhas.
- O linho é um material muito durável. É higroscópico e respirável, não irrita a pele e não causa alergias. Retém o calor, mas é confortável em climas quentes. O tecido amassa com muita facilidade e apresenta certa rigidez.
Um parâmetro importante é a cor. É aconselhável escolher tecidos de tons suaves. É aceitável usar tecidos de diferentes tonalidades com diferentes estampas.
Cores brilhantes de materiais podem irritar o sistema nervoso, por isso é melhor escolher algo da gama pastel para uma criança.
Enchimento
Um casulo para bebê precisa ter um colchão. Seu enchimento pode ser em rolo ou em materiais soltos, de origem natural ou artificial. Os primeiros são mais adequados para o colchão, os segundos para as laterais.
O casulo é usado por até 4 a 6 meses, então o enchimento deve ser selecionado de acordo com a estação.
Como cargas soltas de origem natural são utilizados:
- uma mistura de penas e penugem;
- algodão;
- lã;
- fibra de bambu;
- seda.
Entre os enchimentos artificiais, os mais populares ao costurar um casulo para um bebê são holofibra, microfibra de poliéster e penugem sintética. Os enchimentos de rolo usados para costurar um casulo para um bebê são sisal, látex, linho, fibra de coco e espuma viscoelástica. Opções artificiais mais baratas, como holofibra, sintepon e woolstepon, são uma boa opção.
Enchimentos naturais podem causar reações alérgicas. Além disso, o enchimento pode enrugar e perder a forma, portanto, a melhor opção para criar um casulo para um recém-nascido com as próprias mãos é a holofibra. Penas e plumas são higroscópicas, mantêm o conforto durante o sono, mas podem causar alergias e têm vida útil curta. A lã mantém sua forma e retém o calor de forma confiável, mas requer limpeza regular. O enchimento de bambu é frequentemente usado na criação de casulos para bebês devido à sua maciez e elasticidade. Ele mantém um microclima ideal, não provoca reações alérgicas, mas perde resistência em altos níveis de umidade.
Enchimentos artificiais geralmente são mais baratos e não causam reações alérgicas. Eles restauram bem a forma original, portanto, um colchão tipo casulo para crianças, com colchão feito de holofibra, enchimento sintético e lã, é preferível. Além disso, materiais artificiais são muito mais fáceis de moldar, o que torna o colchão no casulo o mais confortável possível.
Ferramentas e consumíveis
Para fazer um ninho para recém-nascidos, você precisa preparar os acessórios, consumíveis e ferramentas com antecedência. Para o trabalho, você precisará de:
- pedaços de tecido de algodão;
- linhas de costura;
- zíper de lingerie ou fita de cetim;
- espuma de borracha ou outro enchimento;
- tesouras, agulhas;
- máquina de costura (opcional);
- papel e lápis;
- isqueiro;
- governante;
- pinos;
- fita métrica.
A lista pode variar dependendo do tecido escolhido para o casulo. Não é necessária máquina de costura, pois linhas de algodão tradicionais e uma agulha bastam. Você também deve preparar os materiais para decorar o acessório com antecedência, como fita de cetim. Nenhum acessório deve ter bordas afiadas ou ser muito pequeno.
Medições e cálculos
A maioria dos modelos está disponível em dois tamanhos: P e M. O primeiro é usado principalmente em instituições médicas para bebês prematuros, ou seja, para aqueles para os quais foi originalmente projetado. Este tamanho é projetado para recém-nascidos de até 2 a 2,5 kg. O segundo é adequado para bebês nascidos com peso normal (até 2,8 a 3 kg). Este é o padrão que deve ser escolhido ao fazer um casulo para uso doméstico. Menos comum é o tamanho G, adequado para bebês maiores.
É importante escolher um modelo do tamanho certo para que o bebê se sinta confortável e aconchegado no ninho-casulo desde os primeiros dias, e não fique apertado por muito tempo. Para determinar as dimensões ideais do produto, é necessário levar em consideração o peso e a altura da criança. O tamanho padrão do produto é 30 x 65–67 cm (área de dormir). É adequado para crianças de até 6 meses. Se você planeja usar o casulo entre 6 e 12 meses de vida do bebê, precisa criar um produto com uma área de dormir de 40 x 80 cm, para crianças maiores - 45 x 95 cm.
Os médicos não recomendam fazer um casulo “para crescer”; ele deve se ajustar perfeitamente à criança.
Ao fazer um casulo, você deve calcular corretamente a quantidade necessária de tecido e enchimento. Para bebês prematuros e pequenos, um tamanho de 50 cm de comprimento e 25 a 30 cm de largura é adequado. Para bebês de 3 a 6 kg, você precisará de um molde de 65 a 70 cm de comprimento e 30 a 35 cm de largura. O tecido deve ser escolhido com base nessas dimensões, adicionando uma margem de 10 a 15%. Além disso, não se esqueça de que existem várias peças, por isso é melhor levar um pouco mais de material dependendo do modelo escolhido.

Sequência de trabalhos levando em consideração o modelo casulo
Para saber como costurar um casulo, também é necessário escolher o modelo certo. Apesar da simplicidade do produto, existem diversos tipos de acessórios, cada um com suas próprias nuances de fabricação. As opções mais populares são o ninho para recém-nascido, o envelope ou a fralda.
Ninho
Se você estiver criando um molde pela primeira vez, é aconselhável criá-lo no papel e só então transferi-lo para o tecido. Artesãs experientes dispensam etapas adicionais. Uma master class simples consiste em apenas alguns passos:
- A partir de dois pedaços de tecido de cores diferentes, medindo 95 x 65 cm, criamos dois padrões idênticos. A largura total do produto é de 62 cm, o espaço para o colchão é de 30 cm. O comprimento da parte principal é de 78 cm + 14 cm de "pontas" para amarrar cada um. A largura dos últimos elementos é de 16 cm.
- Em seguida, dobre os dois tecidos frente a frente, de modo que fiquem voltados para dentro. Alfinete as bordas e costure ao longo de todo o perímetro do produto, deixando apenas a parte inferior livre.
- Na próxima etapa, vire o produto do avesso e passe-o com cuidado. Afaste-se 2 cm da borda e faça uma linha novamente. O furo resultante será usado para inserir a fita.
- Cortamos a parte central do colchão e criamos a mesma parte com enchimento de poliéster de acordo com suas dimensões. Em seguida, prendemos as três camadas com alfinetes e costuramos. A costura não deve atingir a borda inferior em cerca de 2 a 3 cm.
Para fixar o enchimento com segurança, você pode fazer mais linhas no meio do produto. Elas proporcionarão um efeito de massagem adicional. Em seguida, usando um alfinete, insira a fita e preencha as laterais com holofibra. Todos os espaços livres devem ser costurados e o casulo para dormir está pronto.










Envelope
As instruções passo a passo para criar um envelope também não são difíceis. Para o trabalho, você precisará de agulhas e linhas, tesouras, fita métrica, velcro, isolante, tecido de algodão para a parte externa, fleece ou pelúcia para a parte interna e um zíper de 70 cm de comprimento. A parte principal é cortada em tecido medindo 85 x 90 cm.
Em seguida, costuramos um bolso nas pernas. Se o envelope for para meia estação, deixe as dimensões em 50 cm; se for para o inverno, aumente em 10 a 15 cm. É mais fácil cortar todos os detalhes de três camadas (tecido e isolamento) de uma só vez. Costure todos os elementos juntos. Se não tiver overloque, você pode usar um vivo ou fazer uma costura em forma de listras na mesma distância.
Dobramos a parte superior com o lado direito para cima e costuramos pelo avesso. É assim que o capuz é formado. Fazemos a parte interna de pelúcia da mesma forma que a externa de algodão. Fazemos pequenos cortes nos cantos e costuramos o zíper. Onde o zíper termina, precisamos deixar uma abertura para que possamos virar o envelope do avesso. Na próxima etapa, costuramos o zíper ao bolso e, em seguida, conectamos as duas partes (a parte principal e o bolso). Por fim, costuramos o fecho de velcro.












Fralda
Sabendo como costurar casulos para um recém-nascido desse tipo, é conveniente fazer vários de uma vez (quente e de verão). A artesã precisará de tesoura, linha, fita métrica, velcro, alfinetes e um pedaço de tecido. Primeiro, é preciso fazer um molde com o material, cujas dimensões são calculadas para crianças do nascimento aos 3 meses. O formato da fralda lembra um cogumelo com um chapéu grande. O pedaço de tecido deve ter 50 x 65 cm. Duas dessas partes devem ser costuradas pelo avesso, deixando uma abertura na parte inferior. Em locais com dobras e partes arredondadas, é preciso fazer cortes, virar o produto do avesso e passá-lo a ferro.
O próximo passo é fazer um bolso para as pernas. O elemento deve repetir exatamente a parte inferior da fralda e ser 10 cm mais alto que ela. O bolso é costurado seguindo o mesmo princípio e, em seguida, fixado à base. Resta cortar a fita com velcro (seu comprimento total deve ser de 24 cm). O lado rígido do elemento é dividido em 3 partes de 8 cm cada, e o lado macio é cortado em 2 partes (14 e 10 cm). Em seguida, o velcro é fixado às mangas e o produto está pronto.
É aconselhável usar 2 camadas de tecido para fazer a fralda, caso contrário você terá que aparar as bordas com vivo.








Decoração segura
A decoração do casulo para o bebê pode ser feita com diversos materiais. Fitas e tranças são usadas principalmente. Também é aceitável decorar o acessório com renda. Menos frequentemente, o produto é costurado com botões decorativos. Independentemente da opção escolhida, a decoração deve atender aos seguintes requisitos:
- não têm cantos vivos;
- firmemente preso à base;
- ser de tamanho médio ou grande (uma criança pode colocar peças pequenas na boca);
- não tenha franjas ou fios longos para que o bebê não fique preso neles.
A fita é considerada a opção mais conveniente, pois é fácil de amarrar e desamarrar, tem um visual fofo e não machuca o bebê. Além disso, você pode embelezar o casulo usando diferentes tecidos, por exemplo, um liso delicado na parte superior e um contrastante com estampa na parte interna. Essa combinação, complementada por uma fita, terá um visual incomum e elegante. O excesso de decoração só atrapalha e complica o processo de cuidado com o produto.
Vídeo

 
                                    












