Os gatos são animais que adoram calor. Raças de pelo curto e, principalmente, sem pelo, costumam congelar mesmo em ambientes quentes. Com a idade, o animal começa a congelar mais. A solução para o problema são as roupas. Elas são frequentemente usadas em exposições e apresentações de fantasias. Fazer roupas para gatos com as próprias mãos é muito simples; um conhecimento básico de corte e costura é suficiente.
Tomando as medidas necessárias
Para fazer suas próprias roupas, você precisa começar criando um molde para roupas de gato e, antes disso, tirar as medidas. Há três medidas principais:
- circunferência do pescoço do animal;
- comprimento das costas do pescoço à cauda;
- circunferência corporal (medida atrás das patas dianteiras).
Com três medidas, você pode costurar um cobertor, uma jaqueta sem mangas ou um suéter simples para seu pet. Para criar modelos complexos, você precisará medir a circunferência do abdômen, o comprimento do abdômen do pescoço às patas traseiras, a distância entre as patas dianteiras e a circunferência dos ombros.
Usando essas medidas, você pode criar qualquer molde para roupinhas de gato. Roupinhas de tricô para gatos feitas à mão são um pouco mais fáceis, pois podem ser ajustadas diretamente no animal, criando ajustes intermediários. Tricoteiras experientes não terão problemas para tricotar um suéter para um animal de estimação sem tirar medidas.
Você precisa tirar as medidas do gato quando ele estiver calmo e de quatro.
Preparando o molde
O padrão mais simples é um trapézio com bordas arredondadas e furos para as patas dianteiras. Para construí-lo, você precisará do comprimento do dorso, da circunferência do pescoço, do peito e da distância entre as patas dianteiras. O conforto de movimento do animal depende disso, portanto, atenção especial deve ser dada à medição.
Ao criar um molde para roupas de gato, é necessário levar em consideração as margens de costura e os fechos. A roupa não deve ficar muito apertada no corpo do animal, restringindo os movimentos. Isso causará desconforto e prejudicará a saúde do gato, já que roupas apertadas prejudicam a circulação sanguínea e o fluxo linfático.
Um molde mais complexo consiste em duas partes, adequado para a construção de diversos modelos de vestidos, blusas, jaquetas e outras peças de roupa. A parte superior cobre as costas e as laterais do animal, enquanto a inferior cobre a barriga. Para criar esse molde, você deve medir o comprimento das costas, barriga, peito, cintura, distância entre as patas e pescoço. Você pode complementá-lo com mangas, capuz e outros detalhes.
O design de padrão mais complexo é necessário para costurar macacões para caminhadas ao ar livre em clima frio. Inclui mangas e "calças" para o animal, as costas e a barriga são completamente fechadas, e um capuz é frequentemente adicionado. As mangas geralmente são soltas, com elásticos ao longo da borda inferior, de modo que as principais medidas são o comprimento das costas e a circunferência do corpo do animal – no peito e na barriga. Também é necessário prever uma abertura para a cauda.
Costura e ajuste
O molde de papel é transferido para o tecido e fixado com alfinetes. Os detalhes são recortados com margem para costuras. Em seguida, é necessário alinhavá-los previamente e experimentá-los no seu pet. Isso permite que você detecte e corrija quaisquer falhas no molde da roupa da esfinge a tempo. Após as alterações, os detalhes precisam ser alinhavados novamente e experimentados. E assim por diante até que a roupa sirva perfeitamente.
As partes ajustadas da fantasia são costuradas à máquina ou à mão. As bordas dos tecidos soltos devem ser chuleadas ou finalizadas com qualquer ponto chuleado previamente. Primeiro, as partes superior e inferior da fantasia são costuradas juntas e, em seguida, pequenos detalhes são costurados. Não deve haver muitos deles, e também vale a pena excluir decorações pequenas e pontiagudas que o gato possa se machucar, roer ou engolir. Recomenda-se complementar as versões de inverno com fita elástica ao longo das bordas. Antes de dar os retoques finais e costurar as decorações, outra prova deve ser feita.
Antes de cortar e costurar, lave o tecido e passe-o com ferro quente. Isso ajudará a avaliar o grau de encolhimento.
Tecnologia de criação dependendo do tipo de roupa
Você pode criar praticamente qualquer roupa para gatos que as pessoas usam. No entanto, o principal requisito aqui é que ela seja, antes de tudo, quentinha, confortável para o animal e, só depois, bonita. Os modelos mais populares são um suéter, um cobertor e um vestido.
Suéter
Um suéter é uma peça de roupa universal. Versões finas são adequadas para climas mais quentes, e as grossas, para invernos gelados. Costuramos essa peça com malhas macias ou tricotamos com fios naturais. O principal é que as costuras dos gatos sem pelos sejam o mais lisas possível, e o fio não deve, em hipótese alguma, ser espinhoso.
Uma opção simples para fazer um suéter para uma esfinge com as próprias mãos é costurá-lo com meias. Mesmo quem não sabe costurar ou tricotar consegue fazer isso. Tudo o que você precisa é pegar uma meia, uma meia de golfe ou uma perna de calça legging de tricô do tamanho apropriado, cortá-la no comprimento desejado e fazer furos para as patas dianteiras. Em seguida, processe as costuras e decore, se necessário – as roupas quentes para o seu animal de estimação estão prontas. Separadamente, você pode cortar as mangas da mesma meia e costurá-las cuidadosamente na cava.
Cobertor
A única coisa mais simples do que um suéter feito de meias é um cobertor. É uma capa com fendas para as patas. Feito de tecido leve, ajuda o gato a não se aquecer demais no sol e, feito de materiais mais densos, não o deixa congelar no inverno.
Sua peculiaridade é que a distância entre as patas dianteiras não importa aqui, já que não aperta nem fecha na barriga. Portanto, as principais medidas serão o comprimento das costas, peito e circunferência do pescoço. Este modelo de roupa geralmente é amarrado no pescoço.
Mas este é um cobertor decorativo. Uma peça de roupa completamente diferente é o cobertor pós-operatório. Ele é necessário para que o animal não toque ou arranhe os pontos após a cirurgia. É uma estrutura que cobre a barriga e é amarrada ou presa nas costas em vários pontos. Para evitar que o cobertor escorregue, são feitas fendas para as patas dianteiras, para melhor fixação.
Vestir
Um vestido já é uma roupa decorativa para gatos. No entanto, também pode ser útil e quentinho. Por exemplo, se você fizer uma saia curta vazada em crochê sobre uma jaqueta ou suéter de tricô sem mangas feito de meia, essas roupas de tricô para gatos não só ficarão fofas, como também manterão o animal aquecido.
Bem, em geral, um vestido, seja ele costurado ou de tricô, na maioria dos casos é uma jaqueta sem mangas, feita de acordo com o padrão mais simples, com uma saia presa a ela. Geralmente é preso nas costas. Zíperes e velcro são opções para raças sem pelos, botões ou gravatas são adequados para as demais.
Quanto à decoração, tudo depende da imaginação do dono. O principal é que todas sejam seguras. Afinal, mesmo em busca da beleza, você não deve se esquecer da saúde e do conforto do seu pet.
Vídeo

 
                                    























