Nuances da escolha de meias de compressão, indicações de uso

Corretivo

As meias de compressão são projetadas para o funcionamento normal do sistema venoso das pernas. Os produtos são classificados como roupas íntimas médicas, frequentemente utilizadas no período pós-operatório. Antes de escolher meias de compressão, é recomendável familiarizar-se com seu princípio de funcionamento. Seria útil conhecer os tipos de meias e consultar a lista de fabricantes confiáveis.

Objetivo e princípio de operação

Meias de compressão são um tipo de meia-calça projetada para proporcionar um efeito terapêutico. Essas roupas íntimas têm um efeito positivo no sistema venoso em casos de flebite, inchaço e trombose. As meias comprimem o membro, reduzindo assim o diâmetro da veia distendida.

Um subtipo distinto do produto são as meias até o joelho. Elas se ajustam perfeitamente à perna até a região do joelho, sustentando as paredes dos vasos sanguíneos e normalizando o fluxo sanguíneo. Ao usar essas meias, o inchaço diminui e o risco de progressão das varizes diminui.

A maioria dos fabricantes produz modeladores para mulheres, pois elas costumam sofrer com problemas relacionados ao sistema venoso. Algumas marcas oferecem meias de compressão para homens. Elas diferem em design, cor da fibra e espessura do fio. Os produtos femininos são adornados com elementos decorativos, equipados com inserções de silicone e a gama de cores é mais diversificada do que a das meias masculinas.

As roupas de compressão para as pernas ajudam com:

  • aumento do inchaço;
  • fluxo sanguíneo prejudicado;
  • dilatação patológica das veias;
  • uma sensação de peso e fadiga nos membros.

Antes de escolher o material das meias de compressão, consulte um médico. Isso se deve ao fato de que o tipo é selecionado de acordo com o grau da doença. As meias são feitas de algodão, náilon, microfibra e lycra.

Variedades

As meias-calças diferem no grau de compressão e no material de que são feitas. Existem 4 classes de compressão no total, cada uma delas discutida na tabela. A intensidade do efeito tensor depende do grau de dano às veias. Quanto mais as pernas são propensas a varizes, maior a classe.

As mais comuns são as meias de compressão de 3ª e 2ª classes. Muitas vezes, as pessoas recorrem a um especialista quando a doença já requer intervenção cirúrgica, e esses produtos são ideais para o período pós-operatório. As meias de compressão de 1ª classe são relevantes no estágio inicial das varizes e como medida preventiva.

O linho é dividido de acordo com o material de que é feito:

  • elastano;
  • lycra;
  • poliamida;
  • microfibra;
  • algodão.

Um médico deve explicar como escolher as meias de compressão corretamente. Especialistas trabalham em lojas especializadas e ajudarão você a fazer a escolha certa dos produtos. Em casos extremos, você pode escolher as meias por tamanho, se conhecer as regras básicas.

Como escolher o tamanho

Após escolher o material dos produtos, você deve determinar o tamanho das meias de compressão. Elas devem se ajustar perfeitamente à perna e ser fixadas com segurança.

É necessário saber como medir a perna para meias de compressão. É necessário determinar a circunferência da coxa, a canela nos pontos mais estreitos e mais largos, e o comprimento da perna do calcanhar à coxa. É melhor tirar as medidas de manhã cedo, após dormir, quando o inchaço ainda não apareceu. Em seguida, os valores obtidos são comparados com a tabela de tamanhos.

Antes de escolher o tamanho correto das meias de compressão, você deve estudar a tabela de parâmetros.

Tamanho Circunferência da panturrilha no ponto mais estreito, cm Circunferência da panturrilha no ponto mais largo, cm Circunferência do quadril, cm Comprimento da perna, cm
S 18-20 26,5-37 40,5-56 até 73,5
M 20-24 29-39 44,5-61 até 76
eu 24-28 32-43 50-66 até 79
GG 28-32 34-46 56-71 até 81

A questão de como escolher corretamente as meias-calças de compressão surge com frequência. Vale ressaltar desde já que o médico responsável deve, antes de tudo, dar as recomendações. Além dessas roupas íntimas, são tiradas as medidas da cintura e da circunferência do quadril. Caso contrário, você pode consultar a tabela geral de tamanhos de meias de compressão.

Fabricantes confiáveis

Para determinar a qualidade das meias e peúgas de compressão, os fabricantes utilizam determinados padrões. Os produtos devem atender aos seguintes padrões:

  • não contém corantes ou materiais alergênicos;
  • não ser tratado com fenóis clorados e pesticidas;
  • não contém compostos organoclorados.

Durante a produção, o material é testado quanto à presença de metais pesados ​​que podem interagir com a pele durante a transpiração. Certificados são emitidos para os fabricantes que passaram na verificação da presença de uma lista de produtos químicos e nenhum deles foi encontrado na composição das matérias-primas.

Lista de fabricantes confiáveis:

  1. Medi é uma marca alemã especializada na produção de meias de compressão para uso diário. Os produtos são feitos sem costuras.
  2. A Sigvaris é uma empresa suíça que produz roupas íntimas antivaricosas com design original.
  3. A Bauerfeind é uma empresa alemã que produz produtos de classes de compressão 1, 2 e 3.
  4. Ofa Bamberg é um fabricante da Alemanha, a linha inclui modelos de classe 1 e 2.
  5. A Intex é uma fabricante nacional que produz roupas íntimas a um preço razoável, mas a qualidade não é inferior às marcas europeias.

A diferença está no número de classes de compressão de cada fabricante. Todas essas empresas oferecem garantia de pelo menos 6 meses para seus produtos. Além disso, o consumidor recebe uma tabela de tamanhos precisa.

Bauerfeind
Medi
Ofa Bamberg
Sigvaris
Intex

Dicas úteis para escolher e cuidar do produto

Para garantir que os produtos durem muito tempo e não causem desconforto ao serem usados, ao escolher roupas íntimas, preste atenção à aparência, ao material e à textura. Por exemplo, as meias-calças masculinas têm um design esportivo, enquanto as opções femininas se destacam pela elegância. A hipoalergenicidade é outro fator que vale a pena levar em consideração, especialmente para pessoas com problemas de pele.

Se a embalagem contiver a marcação Oeko-Tex Standard 100, o modelo recebeu um certificado de padrão europeu de segurança ambiental.

É melhor comprar roupas íntimas em lojas especializadas. Isso ajudará a evitar falsificações. Recomenda-se solicitar ao vendedor o cartão de garantia do produto. Para escolher o nível de compressão ideal, você pode consultar um médico; por exemplo, a classe 4 é usada apenas em casos excepcionais. O produto deve ser experimentado com cuidado para não danificar sua integridade e elasticidade. Luvas de borracha e pó são frequentemente utilizadas para isso.

Algumas dicas para cuidar de suas meias:

  1. Recomenda-se lavar diariamente todas as malhas com efeito tensor. Use água morna até 40 graus para lavar. Não é permitida a lavagem à máquina.
  2. O produto só pode ser seco com uma toalha felpuda. Para isso, a roupa lavada é estendida sobre tecidos previamente preparados, dispostos sobre uma superfície plana.
  3. Meias de compressão não devem ser fervidas, alvejadas, torcidas ou passadas. Isso resultará em perda de qualidade da roupa íntima.

As meias de compressão são projetadas para proporcionar um efeito de compressão nas pernas. Auxiliam no tratamento antivaricoso, nos estágios iniciais das varizes, em doenças avançadas do sistema venoso e no pós-operatório. Meias de alta compressão são prescritas apenas por um flebologista. Os produtos são selecionados de acordo com o tamanho, a classe de compressão e o material.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios