As tendências da moda nunca param de surpreender o mundo com sua imprevisibilidade, uma combinação de estilos retrô e técnicas modernas. Coisas esquecidas, escondidas "no baú", da mãe ou da avó estão voltando a ser relevantes em nossos dias. Entre esses looks está um vestido com babados – que não perdeu popularidade entre fashionistas de todas as idades por várias temporadas. Graças ao corte e posicionamento adequados, à combinação correta de texturas e silhuetas, os babados brilharam com cores vibrantes, dando nova vida ao estilo outrora popular.
Características dos modelos
As primeiras roupas decoradas com todos os tipos de babados, laços e drapeados surgiram no início do século XIX. Vestidos com babados tornaram-se especialmente relevantes na década de 80 do século XX, graças à Princesa Diana. Foi ela quem, confiando em seu gosto impecável e extraordinário, conseguiu atrair a atenção dos fashionistas para este elemento decorativo original. Desde 2010, estilistas famosos voltaram a usar babados em suas criações, modificando-as significativamente e adaptando-as às tendências modernas.
A principal característica dessa decoração é a transformação da imagem, conferindo-lhe romance e um leve mistério. Até o vestido de verão mais simples, com babados, parece festivo e arejado. Babados estilosos adicionam ternura a modelos formais de escritório, e opções para coquetéis tornam-se especialmente espetaculares e divertidas. Looks noturnos incorporam sofisticação, brilho e extravagância.
Ao escolher um vestido com babados na barra, é importante entender que eles podem tanto corrigir a silhueta, escondendo suas imperfeições quanto enfatizar suas vantagens, quanto vice-versa – arruinar toda a silhueta. Se você combinar e pensar corretamente no formato e na localização dos babados, poderá criar um visual elegante e único. A única regra é não sobrecarregar o look com essa decoração. Tudo deve ser feito com moderação, caso contrário, um vestido da moda com babados se transformará em uma pilha de babados sem graça.


Tipos de petecas e suas opções de disposição
Um babado é um elemento decorativo para blusas, saias e jaquetas, feito de uma tira de tecido com uma borda externa ondulada. A borda interna do babado é costurada ao produto. A variedade de formas e tamanhos dessa decoração é fonte de inspiração para designers de moda.
Um vestido com babado localizado: fica especialmente bonito e elegante.
- Acima dos ombros. Babados adicionam leveza e esplendor à imagem, enfatizando a sofisticação do pescoço e a beleza das mãos. Um vestido com babados nos ombros é uma excelente opção tanto para criar um visual festivo quanto para o dia a dia. Existem várias opções para a localização dos babados. A primeira opção é na parte superior, ao longo da linha dos ombros, enquanto o drapeado cobre os braços, atuando como uma capa ou mangas. A segunda opção é que o babado seja costurado ao longo da borda superior do vestido, mas localizado sob os braços (como um vestido bustiê), os ombros completamente nus ou alças de diferentes espessuras sejam fornecidas.
- Na parte inferior da bainha. Babados decoram vestidos de diferentes comprimentos, adicionando romance e glamour ao visual. Um vestido de verão, transformado por babados, torna-se leve e alegre, realçando a beleza das pernas. Um vestido de noite com babado na bainha sempre parece brilhante e festivo. O papel principal na criação desses modelos é desempenhado pela quantidade e tamanho dos babados, bem como pelo material de que são feitos. Os babados estão localizados não apenas na parte inferior, mas também ao longo de toda a saia, criando composições únicas.
- Na região da cintura. Este babado é chamado de peplum. Ele enfatiza bem a cintura e esconde imperfeições na região do quadril. Uma combinação de babado de cetim e renda ou um vestido bustiê com peplum na cintura e um babado semelhante na parte superior fica espetacular em um corte assimétrico.
- No peito. Babados elegantes que emolduram delicadamente o decote são uma ótima maneira de enfatizar um busto bonito e aumentá-lo visualmente. Um vestido de verão com babado no peito realça a sexualidade feminina, mas não vulgar, mas sim sensual e delicada.
- Um ombro só. Um modelo original e espetacular. O look casual neste estilo é memorável, destaca-se dos demais, e o vestido de noite se torna elegante e único. O drapeado pode ser feito de diferentes maneiras: ondas leves ao longo do perímetro da borda superior, formando uma flor, ou em forma de espiral, cobrindo a linha dos ombros, o decote, as costas e a cintura.
- Por um lado, este tipo de decoração é um jogo de assimetria. Se você posicionar os detalhes corretamente, poderá criar um visual extraordinário com um toque próprio. Você pode combinar drapeados em uma das bordas com flores ou laços feitos no mesmo estilo. Mas é importante considerar uma nuance: tal visual pode facilmente ser sobrecarregado por excesso de babados, e deve estar em harmonia com as características do corpo.
- Nas mangas. Com a ajuda de drapeados nesses locais, cria-se um vestido incrivelmente feminino e lindo com babados. O elemento decorativo pode ser feito em forma de sinos ou asas, de vários comprimentos e volumes – é sempre elegante e estiloso.







Tipos de babados usados na decoração moderna:
- Jabot. Babados grossos em várias camadas, costurados em zigue-zague. Feitos de tecido ondulado. O decote de um vestido com babado costuma ser finalizado dessa maneira.
- Figurado. Os elementos decorativos são feitos de tecido grosso e mantêm bem sua forma. Com a ajuda deles, você pode criar cachos, ondas e flores incríveis. Essas peças decoram vestidos de noite e formais, conferindo-lhes brilho e elegância.
- Onda de capa. Um babado volumoso localizado ao longo da borda superior. A borda inferior do babado pode atingir a cintura. Este drapeado pode desempenhar perfeitamente o papel de uma capa, cobrindo os braços e o peito, enquanto destaca a linha dos ombros.
- Babados em várias camadas. Babados dispostos em várias fileiras ao longo de toda a saia adicionam solenidade e elegância ao visual. Um vestido de verão com babados na saia e um vestido de noiva ficam ótimos. Os babados podem ser costurados horizontal e verticalmente, bem como de forma caótica e assimétrica, usando diferentes texturas e criando cachos incríveis. Um vestido infantil com babado de tule pode ser decorado da mesma forma - você terá uma roupa exuberante e festiva.
- Laços. Uma das formas de babado figurado. O babado é dobrado em camadas de uma determinada maneira, resultando em um laço. Essa decoração é usada para enfeitar ternos em ocasiões especiais.
Existem duas maneiras de construir babados: o método donut ou o método caracol. O primeiro envolve a criação de um padrão na forma de um círculo duplo, onde o comprimento do círculo interno corresponde ao tamanho do babado, e a distância entre os círculos é comparável a ele. O "caracol" é construído na forma de uma espiral, onde o comprimento da parte interna é igual aos parâmetros do próprio babado. É permitido construir um padrão sem exceder três voltas. O grau de ondulação dos babados é a razão entre os raios dos dois círculos. Quanto menor o interno, mais ondulados serão os babados.





Para quem elas são indicadas?
Se você escolher os vestidos certos com babados, você não só poderá criar uma imagem bonita, mas também corrigir sua silhueta.
A regra principal é que os babados acrescentam volume ao local onde estão localizados.
Os principais critérios de seleção dependendo do tipo de corpo:
- Triângulo. Um vestido de corte reto com drapeados nos ombros ou nas mangas equilibrará essa silhueta. Graças a essa decoração, os ombros ficam visualmente mais largos. Uma boa escolha é um vestido com alças e babados assimétricos que cubram os braços.
- Triângulo invertido. O melhor estilo para este tipo de corpo é um vestido trapezoidal com babados na barra ou camadas na saia. Babados exuberantes na saia adicionam o volume necessário na região do quadril. Este arranjo de drapeados corrigirá perfeitamente a silhueta, desde que a parte de cima seja justa.
- Retângulo. Com este tipo de corpo, é necessário enfatizar a parte superior (ombros ou mangas) e os quadris. Um peplum serve, pois enfatiza a cintura.
- Pera. Neste caso, você precisa enfatizar as mangas e o corpete, podendo usar uma capa com babados. Opte por vestidos soltos, midi ou longos.
- Maçã. Um vestido longo e largo com babado na bainha combina com essa silhueta, e a cintura pode ser acentuada com um cinto fino.
Quase todos os estilos combinam com garotas altas e magras. Meninas baixas e magras não devem escolher vestidos longos com babados na parte inferior, para não parecerem ainda mais baixas. Para mulheres cheinhas, modelos retos de comprimento médio com babados tipo capa ou um leve babado na bainha são ideais. Mulheres esbeltas com cintura e quadris indefinidos combinam com babados simétricos em ambos os lados. Para adicionar volume aos seios pequenos, o drapeado é usado na área do corpete.





Modelos populares
Vestidos com babados brilharam com novas cores nas coleções de Alexander McQueen, Antonio Berardi, Dior e Azzaro — suas interpretações e opções de drapeados são incríveis. Os modelos mais relevantes que entraram para o mundo da moda são os seguintes tipos de vestidos:
- Todos os dias. Vestidos de verão com babados nos ombros, mangas, bainha e busto, de diferentes tamanhos e texturas, tornaram-se populares. Os modelos atuais incluem vestidos curtos e longos, justos e soltos, com babados de corte reto e assimétrico.
- Noite. A solução mais relevante é um vestido longo com babados. Drapeados com estampas ficam ótimos, com diferentes tecidos combinados – seda e organza, cambraia e renda. Cascatas nas saias e o estilo "rabo de peixe" não perdem popularidade. A melhor opção para a noite, se você estiver considerando um vestido com babados para mulheres cheinhas, é um vestido trapezoidal com capas largas nos ombros ou nas mangas. Um modelo envolvente espetacular com babados assimétricos, que se adapta a qualquer tipo de corpo.
- Casamento. Opções populares para uma celebração importante na vida de qualquer garota são modelos como o decote rabo de peixe e o decote cascata. Babados em camadas na saia, enfeites no peito e nas mangas tornaram-se parte integrante do visual. A vantagem de usar babados em vestidos de noiva é a leveza: os babados deixam o visual arejado, leve e os looks exuberantes, sem pesar.
Ultimamente, as combinações "mãe e filha" se tornaram populares, quando um modelo adulto e um vestido infantil similar com babados são criados. O conjunto acaba sendo muito delicado, causando afeição em quem está ao redor.




Tecidos
A escolha do material para um vestido com babados depende do estilo. Para uma opção leve para o dia a dia, é melhor usar tecidos naturais - algodão, chita, chiffon. O modelo coquetel inclui cambraia, seda e renda. É aconselhável escolher roupas de noite de cetim, seda, guipura e vestidos quentes de malhas de alta qualidade, lã fina com aditivos elásticos. A imagem do casamento é criada a partir de uma combinação de cetim, organza, renda e gaze.
Para garantir que os babados estampados mantenham sua forma, utiliza-se neoprene – durável, não precisa ser duplicado e não é afetado por fatores externos. Os jabots são feitos de chiffon ondulado.
Ao comprar um vestido com babados para uma menina, é especialmente importante estudar a composição do tecido. Para crianças, escolha apenas materiais naturais – algodão, chita. Tal roupa não provocará reações alérgicas e a menina se sentirá confortável com ela, pois esses tecidos permitem a circulação do ar e não restringem os movimentos.




Opções de cores
Nesse caso, as opções de trajes são limitadas exclusivamente pela imaginação feminina. Os vestidos com babados mais elegantes são considerados:
- Branco. Esta é uma cor clássica para um vestido leve de verão, que realça perfeitamente a pele, refresca e evoca uma sensação de celebração e aconchego. Um look branco é perfeito para um passeio, um encontro romântico ou uma visita a um amigo. Você pode usar não apenas o branco neve, mas também opções em tons de bege, rosa ou azul.
- Preto. Uma opção perfeita para um look de noite é um vestido preto com babados nos ombros. Pode ser um modelo tubinho ou trapézio. Um vestido justo e longo, com babados, babados elegantes na barra e mangas bonitas, fica elegante.
- Azul. Este vestido realça o charme de uma mulher. Tons claros são ideais para conjuntos de verão, tons saturados para criar looks noturnos. Vale lembrar que uma cor vibrante não precisa ser saturada com decoração – um detalhe expressivo é suficiente.
- Vermelho. Esta cor é escolhida por mulheres extraordinárias que gostam de chamar a atenção. Ao aplicar corretamente os detalhes com babados, você pode tornar o visual menos agressivo. É aconselhável escolher tons de vermelho não chamativos, mas sim tons mais delicados - coral, framboesa.
Ao escolher um vestido com babados, tenha muito cuidado com as estampas — você pode facilmente sobrecarregar o look, ficando ridículo. Quanto mais babados, menos estampas devem haver.
Ao escolher uma estampa, vale lembrar que ela não deve ser brilhante, chamativa ou sobrecarregada com muitos elementos. A melhor opção são flores delicadas, bolinhas e manchas claras.
O que vestir com
Um vestido com babados deve ser combinado corretamente com outras peças para que o look não fique volumoso. É aconselhável seguir a regra: se uma peça do look for decorada, as demais devem ser o mais simples possível. Uma jaqueta reta pode ser usada com uma saia rodada, e vários babados em tecido leve podem ser combinados com uma jaqueta jeans ou uma jaqueta de motociclista. Para uso diário, você deve escolher sapatos simples, sem salto - por exemplo, sandálias, sapatilhas e, para uso noturno ou no escritório - escarpins clássicos. A combinação de um vestido leve com botas baixas sobre uma plataforma áspera fica muito estilosa.
Joias e acessórios também devem ser escolhidos com cuidado. Pulseiras, colares finos e brincos são as melhores opções. É melhor evitar contas grandes e joias volumosas. Você pode complementar o visual com um cinto fino, uma bolsa pequena ou clutch. É melhor prender o cabelo – cabelos soltos deixarão o visual desleixado.




Como costurar um babado em um vestido
Como já mencionado, existem duas maneiras de modelar um babado: um donut ou um caracol. No primeiro caso, a ondulação será a mesma em todo o comprimento, mas será necessário mais tecido. No segundo caso, o desperdício de material é mínimo, mas a ondulação é irregular. Cada artesão decide por si mesmo a melhor forma de construir esse detalhe.
A maneira mais fácil é medir o comprimento desejado do babado. O número resultante deve ser dividido por 6,26 - você obterá o raio do círculo interno. Se você somar a largura do babado a esse valor, obterá o raio do círculo externo. Se precisar de mais comprimento, pode fazer vários círculos como esse e, em seguida, conectar o tecido e processar suas bordas em zigue-zague.
Se o material for muito fino, é melhor deixar as bordas sem tratamento.
O babado é costurado à peça com a borda interna. Primeiro, ele é aplicado com o avesso na frente do vestido e, em seguida, costurado com ponto reto a uma distância de 0,5 cm da borda. Em seguida, o babado é alisado e passado a ferro.
Vestidos com babados são destaque em qualquer guarda-roupa, em qualquer idade; este é um modelo único que pode adicionar um toque de romantismo, ternura e uma feminilidade incrível ao seu visual.






Vídeo
Foto

 
                                    































