Quase toda mulher que sonha com um casamento desde a infância sabe exatamente qual roupa usará neste dia maravilhoso. Apesar da grande variedade de estilos e cores disponíveis no mercado, muitas noivas preferem um vestido de noiva branco, que sempre permanece relevante. O modelo tradicional é um espartilho com saia, geralmente longa e ampla. No entanto, os estilistas não param de criar novas variações de trajes de casamento para que qualquer garota possa encontrar o vestido perfeito.
Quais modelos existem?
O mercado moderno oferece uma grande variedade de modelos de trajes para noivas. Até os tons de branco são diferentes e são selecionados de acordo com o tipo de cor da noiva:
- Para meninas com um tipo de cor de verão, um tom de branco pérola ou porcelana combina com elas;
- O tipo de cor do outono será mais vantajosamente enfatizado por um tom cremoso de branco;
- Um tom quente vai ficar bem em uma garota com um tipo de cor de inverno, mas o branco clássico também fica ótimo, especialmente em peles bronzeadas;
- Os donos do tipo de cor primaveril devem escolher uma cor branca cremosa, o chamado marfim.
Ao escolher um estilo, os designers recomendam seguir não apenas seus desejos, mas também seu tipo de corpo, já que cada modelo tem suas próprias características e exigências para a noiva.
Vestido fofo
A versão mais tradicional de um vestido de noiva branco é considerado um vestido esvoaçante, por isso muitas noivas o escolhem todos os anos. O corte se distingue por um top justo, um espartilho frequentemente usado e uma saia esvoaçante de várias camadas. O traje é ideal para uma cerimônia de casamento clássica, pois se adapta a praticamente qualquer tipo de corpo. No entanto, há uma série de nuances que devem ser lembradas ao escolher este modelo:
- Mais adequado para meninas de altura média a alta; em noivas pequenas, eles podem ser muito volumosos e reduzir visualmente a altura;
- Quem tem corpo curvilíneo deve escolher um vestido calmo e simples, sem muitos enfeites como babados, babados ou laços;
- Meninas com seios pequenos devem ter cuidado ao escolher um vestido sem alças, pois uma saia muito cheia pode desequilibrar as proporções do corpo - os seios parecerão menores.
Muitas mulheres sonham com um traje de princesa, portanto, uma aparência que não corresponda às nuances acima não deve ser considerada motivo para recusá-lo imediatamente. Um casamento é um dos poucos eventos em que tal imagem será apropriada; além disso, uma ampla seleção de materiais e acabamentos permitirá que você escolha o vestido certo.
Vestido linha A
Um modelo em que a saia se alarga gradualmente a partir da cintura pode ser com a parte superior fechada ou aberta. Normalmente, esses vestidos têm um mínimo de adornos para preservar sua leveza, delicadeza e sofisticação. Este estilo é popular entre as noivas porque apresenta as seguintes vantagens:
- Fica harmonioso em qualquer figura, as costuras verticais afinam visualmente e aumentam a altura;
- Confere uma imagem elegante e aristocrática à noiva;
- Uniformiza as proporções da figura, valorizando a cintura.
A vantagem indiscutível deste modelo é que ele não perde sua relevância, dando liberdade na escolha dos acessórios: quase qualquer decoração combina com esse vestido.
Vestido reto
Um vestido de noiva branco com corte reto é perfeito para quem tem um corpo bonito. O corte realça a silhueta em graus variados, dependendo do material do vestido. A escolha do caimento determina o estilo do traje: para um casamento modesto entre amigos ou para uma cerimônia luxuosa e em grande escala. Aqui, assim como no caso do modelo magnífico, há restrições:
- Uma garota com esse vestido parece mais alta - mulheres altas devem ter cuidado ao escolher esse estilo;
- Enfatiza cada curva do corpo - se houver alguma falha que a noiva gostaria de esconder, é melhor dar preferência a outras opções;
- A falta de cintura pronunciada pode ser compensada com um cinto de cor contrastante, que dará os detalhes necessários.
Ao escolher esse tipo de roupa, atenção especial deve ser dada à escolha da roupa íntima. Ela deve ser o mais invisível possível no corpo, para não formar dobras e linhas desnecessárias.
Vestido rabo de peixe
Também chamado de "sereia". Sua característica distintiva é a saia rodada a partir dos joelhos, com um top justo, que cria um efeito rabo de peixe. A noiva com esse vestido parece elegante e sexy, mas sob certas condições, pode ser bastante recatada. As mangas podem ter comprimentos variados e, às vezes, são completamente ausentes. Este modelo costuma ser acompanhado por ombros ou costas descobertos. Resulta em um look romântico e muito feminino.
Vestido no estilo grego
Nos últimos anos, os vestidos de noite no estilo grego, ou, como também é chamado, estilo Império, tornaram-se populares. Caracterizam-se por uma cintura alta logo abaixo do busto e um corte solto e fluido. Uma opção ideal para noivas grávidas: disfarça a barriga e realça lindamente o busto. Além disso, o modelo alonga visualmente e afina a silhueta. No entanto, neste caso, existem algumas características:
- O estilo grego pode não ficar bem em meninas muito altas;
- Ao escolher esse tipo de roupa, você deve prestar atenção ao decote, ele deve estar bem cuidado e elegante;
- A elegância do vestido pode ser realçada com diversos acessórios, por isso vale a pena optar por um corte simples e sem muitos enfeites.
Esses vestidos geralmente são feitos de tecidos leves, o que dá liberdade e leveza aos movimentos. Uma ótima opção para um dia quente de verão.
Vestido curto
Vestidos de noiva curtos são outra tendência entre as noivas modernas. Você pode usá-los para um casamento informal, para assinar no cartório ou como um segundo vestido para o restante da celebração. Assim como as opções longas, há muitos estilos: os mais populares são o vestido tubinho, o vestido tutu e o vestido com cauda removível. Um vestido na altura do joelho é considerado o mais adequado para um casamento; esse comprimento combina com mulheres de qualquer idade.
Comprimento recomendado do vestido
O casamento é um dos eventos mais importantes na vida de uma mulher, então tudo deve ser perfeito. Em primeiro lugar, isso se aplica ao caimento do vestido de noiva, com atenção especial ao ajuste do comprimento. Para isso, primeiro você precisa decidir sobre os sapatos, já que o comprimento do vestido dependerá da altura do salto.
Para um vestido longo, o ideal é que a bainha fique de 2 a 3 centímetros acima do chão, para que os sapatos fiquem escondidos, mas a noiva possa se movimentar confortavelmente. Se a noiva escolher um vestido curto, o comprimento depende do corpo, da idade da mulher e da vontade de abrir ou esconder os joelhos. Vestidos de noite curtos geralmente ficam acima do joelho, mas vestidos midi também têm ganhado espaço nas vitrines nos últimos anos. Uma cauda fluida adiciona sofisticação ao visual, e o comprimento pode ser absolutamente qualquer.
Independentemente do comprimento escolhido, é importante que seja igual na frente, atrás e nas laterais. Uma boa solução seria levar alguém próximo para experimentá-lo, que poderá avaliá-lo por fora e dar conselhos.



Opções de tecido
A aparência da roupa é em grande parte determinada pelos tecidos usados em sua confecção. O material deve parecer caro, e isso nem sempre depende do custo; você deve confiar na sua intuição. Além disso, deve atender a outros requisitos:
- Não deve amassar muito, já que a noiva se movimenta bastante no dia da festa e muitos olhares estão voltados para ela. O vestido deve manter sua aparência original pelo maior tempo possível;
- A boa elasticidade do tecido permitirá que os noivos participem ativamente de competições, dancem e se divirtam sem sentir desconforto;
- O material do vestido deve ser respirável, já que os casamentos costumam acontecer no verão;
- Combine com o estilo do vestido.
A natureza de um vestido de noiva depende diretamente do tecido, por isso é importante levar a escolha a sério. Os tecidos mais populares para a confecção de vestidos de noiva incluem:
- seda;
- brocado;
- tafetá;
- atlas;
- chiffon;
- organza;
- renda e guipura.
A textura do tecido deve ser selecionada em harmonia com o estilo, levando em consideração a estação e o visual como um todo. O alfaiate, que deve ser um profissional em sua área, também desempenha um papel importante.





Características e tradições
Hoje em dia é difícil imaginar um casamento tradicional sem um vestido branco, que é considerado um clássico, mas nem sempre foi assim. Até meados do século XIX, os vestidos de noiva eram coloridos. Além disso, o branco era considerado uma cor de luto, inadequada para uma ocasião tão festiva. Ajustes nas preferências das noivas foram feitos no casamento da Rainha Vitória, onde ela apareceu com um luxuoso vestido branco com uma longa cauda decorada com flores. O traje da pessoa real impressionou tanto as mulheres que o vestido branco se tornou parte integrante da cerimônia de casamento. Agora, um traje branco como a neve simbolizava prestígio e status, já que apenas pessoas ricas podiam comprá-lo.
A tradição dos vestidos de noiva brancos foi consolidada por Coco Chanel, que apresentou seu famoso vestido branco curto com cauda, que não deixou nenhuma mulher indiferente. Hoje, o branco em vestidos de noiva é associado à inocência, pureza e ternura. Essa cor enfatiza a elegância e a graça de uma mulher, tornando-a perfeita aos olhos de um homem amoroso.
Foto
Vídeo

 
                                    













































