Quando um casal que se casa não se limita a uma cerimônia civil solene, mas decide se submeter ao sacramento do casamento religioso, a preparação deve ser oportuna e completa. Além do componente espiritual, confissão e comunhão, um aspecto mais mundano também é importante: a escolha das roupas e acessórios para a noiva. Um vestido de noiva bem escolhido, assim como o toucado e os sapatos, devem ter uma aparência adequada no templo, sem privar a recém-casada de sua feminilidade e atratividade. Ao resolver essa difícil tarefa, é importante levar em consideração não apenas seus próprios desejos, mas também os cânones da igreja. E para não errar na escolha do estilo, comprimento e decoração do traje, não seria supérfluo verificar com o padre previamente se o modelo escolhido é adequado.
Como deve ser um vestido de noiva de acordo com as tradições ortodoxas
De acordo com a tradição ortodoxa, o traje de casamento deve ser modesto e casto. Você não pode sobrecarregar seu traje com detalhes extravagantes e chamativos. Os seguintes itens devem ser tabu para a noiva:
- luxo excessivo;
- enfatizava a sexualidade, a sedução (para que o recém-casado não levasse ninguém à tentação);
- braços nus, joelhos (portanto, os estilos populares “tank top” e “bustier” não são considerados vestidos para um casamento na igreja);
- decote profundo;
- cabeça descoberta (alguns tipos de chapéus também seriam inapropriados; a opção ideal é um véu modesto, um lenço ou uma estola vazada).
A cerimônia de casamento dura bastante tempo, então o traje festivo deve ser confortável para que a noiva se sinta à vontade. Se o sacramento for realizado no verão e o templo estiver quente, você não deve usar roupas sintéticas. Se o casamento for realizado no inverno, em um local sem aquecimento, você deve providenciar com antecedência roupas que combinem com o vestido.
Critérios de seleção
Ao escolher um vestido adequado para um casamento, é necessário correlacionar sua própria visão da imagem com os cânones religiosos e certificar-se de que nenhum desconforto distraia do sacramento. Um casamento na igreja, segundo o rito ortodoxo, levará pelo menos uma hora. Os noivos terão que ficar em pé todo esse tempo, então você não deve escolher modelos com espartilho apertado que dificulte a respiração, cauda desconfortável ou renda sintética espetada.
Comprimento
O comprimento geralmente aceito é maxi, mas a indicação direta canônica é apenas que o vestido deve cobrir os joelhos. Consequentemente, o comprimento midi é permitido, mas na Rússia as mulheres tradicionalmente vão ao altar com vestidos longos. É importante ajustar a bainha à altura da noiva, para não pisar nela ao caminhar.
O modelo midi mais popular é um modelo modesto, de corte reto e lacônico, com um mínimo de detalhes decorativos. A saia é levemente rodada, as mangas são longas e feitas de material semitransparente. O decote é raso, oval ou quadrado.


Trem
Filmes americanos frequentemente mostram noivas em vestidos com cauda longa. No entanto, quando aplicado a cerimônias da Igreja Ortodoxa, esse elemento é muito inconveniente. Durante a cerimônia, os noivos terão que andar pelo altar de mãos dadas, e é fácil pisar na cauda. Esse detalhe é mais adequado para um casamento católico tradicional.
Se a noiva ainda quiser escolher um modelo com cauda, este elemento deve ser removível. Mas, idealmente, é melhor recusá-lo completamente - o vestido de noiva para uma mulher ficará muito mais confortável e seu custo será muito mais barato.
Materiais
Os vestidos para sacramentos religiosos são feitos dos mesmos tecidos usados em casamentos civis. Ao considerar qual vestido é o melhor para um casamento, as noivas geralmente se limitam a seda e cetim. Esses materiais parecem nobres, mas são caros e tendem a acumular eletricidade estática. Outras opções populares incluem:
- O veludo é ideal para cerimônias de inverno, mas no verão a noiva ficará muito quente com ele.
- A organza é uma boa opção para o clima quente, e seu preço acessível é um bônus agradável. Ao mesmo tempo, você não precisa escolher os tecidos mais baratos – eles lembram tule comum e têm um brilho característico, inapropriado para uma igreja. O material deve ser denso para que a silhueta não fique transparecendo.
- Renda - nos modelos com hastes, as inserções vazadas no corpete e na bainha são aplicadas apenas sobre o tecido principal ou forro. A renda pode ser sólida ou fragmentada. O material é usado sozinho apenas nas mangas. Uma opção interessante para noivas loiras naturais e de cabelos claros é um vestido de noiva azul guipura.
- Chiffon - tecidos delicados e fluidos permitem criar looks leves e românticos. Combina com qualquer decoração.
- Tule – usado em combinação com tecidos mais densos, adequado para inserções em mangas, criando saias fofas.
Mulheres baixas e cheinhas devem escolher vestidos com aplicações de renda, pois elas desviam a atenção dos centímetros extras e alongam visualmente a silhueta verticalmente. Elas podem ser aplicadas na bainha, no corpete ou nas mangas. É importante que o tecido não seja muito enfeitado, pois isso seria inadequado para a igreja.







Cor da roupa
Ao contrário da crença popular, a noiva não precisa necessariamente usar um vestido branco como a neve – o traje deve ser claro, mas os meios-tons não são regulamentados de forma alguma. Muitas noivas ficam felizes em trocar o vestido branco para um casamento na igreja por tons de azul-claro e lilás. Tons rosados combinam com jovens loiras, e dourados com mulheres de pele escura. Além disso, lindos modelos de casamento podem ser apresentados nas cores:
- champanhe;
- marfim;
- baunilha.
A paleta aceitável é muito rica, então hoje a pergunta "É possível se casar em uma igreja com um vestido vermelho?" já se tornou controversa. Por um lado, esta é a cor festiva original de uma igreja ortodoxa, por outro, a imagem da noiva sugere modéstia e humildade. Para evitar confusões, é melhor esclarecer este ponto com antecedência diretamente na igreja onde o casamento será realizado.
A tradição de usar vestido branco vem da Europa Ocidental. Na Rússia, a cor principal do casamento era o vermelho: pelos ornamentos e pelo esquema de cores, era fácil determinar de qual província a noiva era.

Estilos populares
Apesar de uma série de restrições, os vestidos de noiva são apresentados em uma variedade bastante ampla de estilos - cada noiva pode escolher o certo e ficar linda, elegante e elegante em um dia tão importante para ela.
| Modelos | Descrição | Que falhas de figura serão ajudadas a esconder? | 
| Corte simples | Peças modestas e lacônicas, silhuetas retas e trapezoidais, abaixo do joelho e comprimento total | Coxas finas, muito altas | 
| Silhueta em linha A | Top ajustado, parte inferior larga, decote quadrado ou redondo | Ombros largos, tamanho pequeno e formato de peito infeliz | 
| Fechado | Saia longa em A ou reta, gola alta que esconde o pescoço | Ombros enormes, braços inestéticos | 
| Modelos para mulheres plus size | Comprimento maxi, cintura alta, silhueta fluida, tecidos grossos | Volumes excedentes | 
| Para mulheres com mais de 40 anos | Estilo semi-ajustado com decote moderadamente profundo, bainha reta ou ligeiramente larga, sem fendas ou babados exuberantes | Pernas cheias, busto grande, "rolinho" na barriga | 
Um vestido de noiva para uma mulher grávida deve esconder sua “posição interessante” o máximo possível: modelos com cintura alta, muitas pregas e decote raso são adequados.




Regras para criar a imagem de uma noiva
Os agradáveis esforços da noiva para selecionar os detalhes da imagem não se limitam ao vestido adequado para um casamento na igreja. Você também deve se preocupar em comprar sapatos adequados, um toucado, escolher o penteado e a maquiagem. A imagem da noiva deve ser feminina e romântica, sem um único toque de vulgaridade.
Se, ao escolher um vestido para um casamento ortodoxo, uma garota optou por um estilo discreto com um mínimo de decoração, ela pode adicionar solenidade à sua aparência com a ajuda de brincos elegantes e uma corrente fina.
Os cosméticos não devem ser chamativos ou agressivos. Para o templo, a maquiagem diurna em tons pastéis e claros, sem glitter ou cores "ácidas", é a melhor opção. Não escolha perfumes com aromas ricos, picantes e florais. O ar no templo já é bastante pesado, e um cheiro forte pode causar dor de cabeça.
Sapato
Os sapatos devem ser modestos e confortáveis, com salto baixo, pois a noiva terá que ficar em pé por muito tempo. É melhor complementar um belo vestido de noiva com scarpins clássicos e elegantes da mesma cor, sem decoração chamativa, ou botas de cano curto se o casamento for realizado na estação fria. Os seguintes modelos de calçados não são bem-vindos no templo:
- sandálias e sandálias abertas ou de salto descoberto;
- tamancos (mesmo os fechados);
- sapatos plataforma.
A decoração dos sapatos deve ser minimalista. Por exemplo, você pode escolher sapatos com um enfeite que repita o bordado na bainha. Modelos de bico fino não são recomendados, pois ficam ridículos na igreja e geralmente não combinam com vestidos de noiva simples e modestos. Para gestantes, podem ser recomendadas sapatilhas confortáveis em tons pastel suaves. Se o casamento for no verão quente e a noiva ainda decidir usar sandálias, ela deve usar meias finas de náilon por baixo.
Cocar
O adorno de cabeça tradicional para um casamento é o véu. Somente opções que cubram completamente a cabeça da noiva são adequadas para um sacramento religioso. Ao escolher o vestido para o casamento, vale a pena prestar atenção aos modelos que têm um capuz de véu costurado feito de renda leve vazada. Outras opções também são adequadas:
- lenço de cabeça feito de tecido translúcido;
- capa de véu leve;
- estola de lenço fino;
- um chapéu elegante (somente se a cerimônia não envolver a colocação de coroas nas cabeças dos noivos).
A escolha do acessório de cabeça depende não apenas dos vestidos que as mulheres usam para o casamento, mas também do corte de cabelo. Se o cabelo for volumoso, é melhor escolher um véu, estola ou lenço. Um chapéu serve para cachos curtos e soltos, mas seu estilo não deve ser pretensioso ou extravagante. E, claro, um chapéu com abas largas ou enfeites grandes e chamativos não serve para uma igreja.
Vários lenços combinam bem com tranças colocadas ao redor da cabeça. Não é recomendado escolher materiais grossos e opacos; para uma cerimônia de inverno, a noiva pode preferir uma estola de tricô vazada.


Maquiagem e cabelo
A Igreja ordena que as mulheres se abstenham de cosméticos. No entanto, um evento tão importante na vida do jovem casal acontece apenas uma vez, por isso o clero permite pequenos desvios das regras. Ao mesmo tempo, é importante que a noiva siga algumas recomendações:
- Em vez de batom, é melhor escolher um gloss rosa ou perolado.
- Rímel - somente escuro, sem cor.
- Não é necessário delinear os olhos. As sombras devem ser naturais, de cores suaves, sem brilho.
- Blush - rosa ou marrom-rosado.
- É melhor evitar o uso de pó brilhante.
- A manicure não deve ser brilhante, a melhor opção é a francesa clássica, ela combina com qualquer vestido.
Como um casamento na igreja leva muito tempo e envolve a colocação de uma coroa na cabeça, o penteado deve ser confortável e não muito alto. Cabelos longos podem ser trançados, tranças elaboradas e decorados com pequenos grampos, flores frescas ou um colar de pérolas. Qualquer vestido para um casamento na igreja ficará orgânico com esse penteado. Um corte de cabelo curto ficará completamente escondido sob um véu ou touca. Cachos de comprimento médio são enrolados e modelados com grampos invisíveis. Não pinte o cabelo com cores brilhantes e artificiais. Mulheres de idade respeitável só podem disfarçar cabelos grisalhos com tintura ou xampu matizador.
“Nós” baixos e tranças entrelaçadas na parte de trás da cabeça são mais adequados para casamentos – esses penteados não interferem na instalação de uma coroa tradicional e não perdem a forma durante a cerimônia.
Presságios populares
Existem muitas crenças populares associadas a casamentos e trajes festivos. Muitas delas são bastante curiosas. Cada noiva decide por si mesma se acredita ou não nessas "superstições". A Igreja não abençoa quem leva essa "sabedoria popular" a sério. As crenças e regras mais comuns são:
- É preciso escolher a cor com muito cuidado: vestidos de noiva em tons de bege ou creme prometem infidelidades frequentes do marido. Ternos de tecido escuro prometem uma vida difícil, cheia de privações e lágrimas.
- Não é recomendado que o noivo participe da escolha do vestido de noiva, mas ele pode pagar por um lindo vestido de noiva para a jovem noiva e assumir questões organizacionais relacionadas à cerimônia.
- Mulheres que vão se casar pela segunda vez não devem usar o primeiro terno, caso contrário, os erros familiares se repetirão. Também não é recomendado usar o vestido da mãe, amiga ou irmã mais velha, para não repetir os erros dela.
- Acredita-se que o noivo não deve ver a noiva vestida de noiva antes de ir à igreja em nenhuma circunstância, caso contrário, o casamento dos jovens será curto e infeliz.
- A opção ideal é um traje festivo costurado pela própria noiva: ele estará carregado de energia positiva, garantindo uma união feliz. Também é bom casar com um terno costurado pelas mãos da mãe, avó, tia ou outro parente próximo.
- É estritamente proibido alugar ternos de casamento de outra pessoa. Se a noiva economizar no traje mais importante, ficará endividada para o resto da vida. Portanto, a resposta à pergunta "É possível casar com o vestido de outra pessoa?" será negativa.
- Para quem compra roupas de casamento em um salão, há um sinal interessante associado ao dinheiro. Ao receber o troco do vendedor, ele deve ser escondido e não gasto por três meses — esse dinheiro deve trazer riqueza e bem-estar material para a família.
- Recomenda-se comprar sapatos na sexta-feira. É melhor optar por um véu na terça-feira e por um vestido na quarta-feira. Seguir esta regra simples garante uma vida familiar de abundância e contentamento. Nos fins de semana, você pode escolher joias.
- À pergunta se é possível vender um vestido de noiva, a sabedoria popular responde negativamente. Além disso, você não deve dá-lo a outras pessoas – o traje deve ser guardado como lembrança.
Para que o vestido de noiva caia bem e impressione, você deve selecioná-lo com antecedência, pelo menos um mês antes da data solene. Mulheres com um corpo fora do padrão devem procurar uma costureira profissional, e meninas com aparência de modelo se adequarão a qualquer opção padrão pronta. Atenção especial deve ser dada à qualidade do material e aos detalhes decorativos. Seguindo essas dicas simples, a noiva certamente parecerá uma rainha em seu dia importante, sem violar as regras da igreja.
Vídeo

 
                                    















































