Você pode diversificar seu visual não apenas mudando completamente suas roupas ou elementos individuais delas. Uma camisa folgada, abotoada com um botão, uma alça caída de um vestido de verão, suspensórios falsos – a lista de pequenos truques é longa. Um efeito semelhante pode ser alcançado sabendo como arregaçar as mangas de uma camisa para ficar estiloso. Essa técnica pode adicionar um toque especial ao visual ou arruinar completamente o visual se usada incorretamente.
Em quais imagens um turn-up é apropriado?
Ninguém discute a praticidade das mangas de camisa enroladas. Quase todo mundo já usou essa técnica em algum momento. Há vários motivos para isso:
- Está muito quente e você precisa deixar as mãos o máximo possível livres.
- Você não quer sujar a manga ao fazer qualquer trabalho sujo.
- As mangas são muito longas e impedem que uma mulher ou um homem olhem para o relógio.
- É necessário tornar a imagem menos formal.
- Fiquei interessado em algo e queria começar a trabalhar imediatamente.
- Criando um certo estilo nas roupas.
Em todas as situações acima, métodos diferentes são usados, por isso será útil tanto para homens quanto para mulheres aprenderem a arregaçar as mangas. Para trabalho físico, por exemplo, é razoável levantar os punhos até a altura desejada de uma forma simples e clássica. É fácil usar essa técnica para completar um look moderno se você souber como arregaçar as mangas das camisas corretamente. Esse detalhe será um complemento apropriado para estilos de rua, casual, esportivo, safári, militar, discoteca, folk, multicolorido e oversized. Você não precisa experimentar isso em looks de negócios, de escritório ou românticos, pois as roupas podem ficar chocantes.
Camisas xadrez com mangas arregaçadas são usadas com jeans e camiseta; calças sem vincos também combinam. Além disso, as primeiras também podem ser dobradas, complementando o visual com tênis e mocassins. Essa técnica não é aceitável com shorts. Você pode usar uma camisa com punhos nas mangas com um colete; essa opção será apropriada para uma recepção formal. Nesse caso, um relógio caro ajudará a enfatizar o status de um homem.
Maneiras simples
Esquematicamente, um simples enrolamento de mangas de camisa é feito da seguinte maneira:
- as mangas são esticadas em todo o seu comprimento;
- os botões são desabotoados e os punhos também são esticados;
- o punho é cuidadosamente dobrado para cima, a dobra criada é endireitada;
- a ação é repetida várias vezes até que o comprimento desejado seja alcançado;
- cada vez que as dobras são endireitadas, inclusive no final.
Antes de arregaçar as mangas de uma camisa, você precisa decidir qual parte do braço ficará exposta: a mão, o antebraço, o cotovelo, metade do úmero. Qualquer uma dessas opções é possível.
É necessário seguir a regra: se a linha inferior for levantada menos de 10-15 cm, a camisa masculina parecerá "de um irmão mais novo".
A técnica descrita acima pode ser usada em camisas de manga comprida ou curta. Antes de começar a dobrá-la, você precisa considerar a adequação do estilo da peça e do material para isso. Do ponto de vista prático, as seguintes restrições se aplicam:
- Mangas de peças feitas de seda, sintéticos, acetato ou tecidos muito finos não ficam bem enroladas. Nesse caso, a largura da lapela diminui involuntariamente, a ponto de dobrar completamente em um "tubo" ou abaixar gradualmente.
- A versão masculina com abotoaduras não é adequada para virar as costas.
- Não é possível fazer uma lapela elegante em modelos modernos de camisa sem punho, assim como naquelas com estilo de manga que se alarga em direção à região das axilas.
Modelos de camisa que ficam bem com bainha dobrada:
- dupla face;
- com um botão localizado em um elemento especial para prender a lapela (quando esticado, esse detalhe fica escondido no interior);
- equipado com fecho de punho duplo.
Clássico
Dobrar uma camisa da maneira clássica significa dobrar a manga em 3 ou 4 punhos. Nesse caso, o comprimento é até o cotovelo ou um pouco acima dele. Esse método, que confere à aparência um certo estilo e um toque de sensualidade, é frequentemente usado por trabalhadores de escritório no final do dia de trabalho. Isso demonstra que a severidade do terno foi reduzida e a pessoa relaxou. Embora a diferença no tamanho da lapela não seja tão significativa, essas peças parecem diferentes. A desvantagem desse método é que ele não é recomendado para camisas de seda e alguns outros materiais.
Três quartos
Você pode levantar a manga em três quartos do comprimento do braço dobrando cuidadosamente o punho, dobrando-o como uma sanfona ou enrolando-o. Nesse caso, a peça ficará completamente amassada. Além disso, essa lapela não segura bem e tende a endireitar-se sempre que o braço é esticado. Esses métodos são frequentemente usados para criar a imagem de um macho que não aceita asseio.
Quem tem braços finos deve ter cuidado com essas opções de punho. Uma manga três quartos enfatiza ainda mais a magreza. Para esses homens, os designers oferecem uma opção de punho complexa: primeiro, gire o punho duas vezes (ou uma vez) e depois puxe-o até a altura desejada.
Há uma opinião de que mangas dobradas até a metade do cotovelo dão largura aos ombros, o que é benéfico para qualquer corpo masculino.
Elegante
Para quem precisa usar o estilo de escritório, é importante saber como arregaçar as mangas de uma camisa para não perder a imagem de um profissional. Para tal status, em princípio, recusar essa peça de roupa durante o horário de trabalho é inaceitável. Se isso for necessário, uma dobra elegante consiste no seguinte:
- Determine se toda a largura do punho ou metade dela será usada como base para a lapela.
- Endireite o punho desabotoado.
- Dobre cuidadosamente a primeira aba para cima e alise cuidadosamente o tecido na dobra.
- Faça várias dobras semelhantes até a metade da parte radial do braço.
O tecido não deve parecer puxado. Cada dobra é acompanhada pelo alisamento dos vincos e pela passagem manual das dobras.
italiano
Camisas de manga comprida dobradas no estilo italiano têm um visual estiloso. Apesar de o método ser simples, fica elegante se a qualidade do tecido permitir. O passo a passo é o seguinte:
- Estique a manga e desabotoe o botão.
- Pegue a borda inferior do manguito e puxe-o para cima, logo acima do cotovelo.
- Dobre o tecido de baixo, dobrado ao meio, e ao meio novamente.
- Coloque parcialmente a dobra recém-obtida no punho, cobrindo-o em três quartos.
A dobra fica especialmente bonita quando a parte interna do punho é feita de outro tecido (por exemplo, xadrez ou estampado). Outra condição é a densidade suficiente do material. Para camisas de tecidos leves, esse método não é recomendado.
Para camisas abotoadas
Os fabricantes produzem camisas em grandes quantidades equipadas com botões especiais para dobrar as mangas. Os encaixes geralmente ficam na parte externa da peça, a um terço da altura do cotovelo. Uma tira especial é fixada a ela, costurada internamente e que segura a manga, girando-a 360 graus. Esses modelos são adequados para homens, mulheres, adolescentes e crianças. São práticos e funcionais: a manga pode ser desabotoada e esticada a qualquer momento. Essas opções são frequentemente usadas em roupas de trabalho, bem como em modelos esportivos e para jovens.
Nuances dependendo do tipo de tecido
O punho fica bem em algodão, jeans, tecidos sintéticos com adição de lycra e sarja. Produtos feitos com esses materiais devem ser enrolados, alisando cuidadosamente cada camada da bainha. Variedades um pouco mais macias são: veludo cotelê, oxford, popeline e jacquard. Tecidos com essa textura não mantêm bem o formato de mangas enroladas; para elas, opções de torção são aceitáveis. Seda, poliéster, flanela, malha e náilon não devem ser enrolados. Eles não se manterão nessa posição a menos que sejam primeiro presos com fios.
Há recomendações quanto aos designs para mangas que serão dobradas. É ideal quando as camisas masculinas são feitas em um único esquema de cores ou decoradas com uma estampa pequena e frequente. Para camisas com estampas grandes, a solução é o tecido dupla face.
Como evitar erros comuns
A moda atual não é tão rigorosa com mangas arregaçadas. No entanto, para estar elegante e bonita, vale lembrar as regras:
- O tamanho da lapela não deve ser inferior a 10–15 cm.
- Uma camisa branca com mangas arregaçadas perde a perfeição.
- Evite levantar as mangas até as axilas.
- Modelos feitos de materiais com padrões grandes e brilhantes só podem ser dobrados usando o método sanfona.
- Tecidos de seda, flanela e jersey não são adequados para enrolar.
- Tanto em um estilo de roupa rigoroso quanto em um estilo romântico suave, mangas dobradas para baixo são um detalhe desnecessário.
- Para as mulheres, uma opção elegante de enrolar é adequada, mas você não deve enrolar o tecido leve e arejado da blusa.
- A lapela italiana fica estilosa em camisas masculinas com punho de cor diferente por dentro e por fora.
Ao recorrer ao uso de detalhes como mangas arregaçadas na própria imagem, a pessoa às vezes subestima sua importância para a imagem geral. Visto de fora, isso nem sempre parece inofensivo e correto. Ao levar em consideração as recomendações fornecidas, você pode evitar desleixo indesejado na imagem, arrogância e até mesmo exageros.
Vídeo

 
                                    























