As camisas são consideradas itens básicos no guarda-roupa feminino. Apesar de os fabricantes oferecerem uma grande variedade de modelos, nem todos encontram algo que valha a pena. Sabendo costurar uma camisa, você pode criar algo que atenda a todos os desejos da sua dona. Para que o resultado do trabalho seja bem-sucedido, você precisa tirar as medidas corretamente e construir o molde de acordo com as instruções.
Escolha do tecido
Hoje em dia, não é difícil comprar o tecido necessário; as lojas oferecem uma ampla variedade de materiais em diferentes faixas de preço. Os seguintes são os mais usados para costurar camisas femininas e masculinas:
- Algodão. É de origem natural, conduz bem o calor, remove a umidade, é durável e fácil de passar. A principal desvantagem é que encolhe após a lavagem.
- Seda. O tecido é capaz de transmitir umidade e ar. Tem um visual elegante e caro.
- Oxford. Um material denso feito com trama de estopa.
- Popeline. Tecido denso caracterizado pela sedosidade de suas fibras.
- Flanela. Tecido de peso médio, macio ao toque.
- Jeans. Um material estiloso feito de algodão ou materiais semissintéticos.
- Sarja. Caracteriza-se pela permeabilidade ao ar, resistência ao desgaste e resistência à poeira.
- Jacquard. Material resistente ao desgaste com estrutura em relevo.








Ferramentas e consumíveis
Para costurar uma camisa você precisa ter as seguintes ferramentas de costura:
- fita métrica;
- papel vegetal;
- giz de alfaiate;
- conjunto de pinos;
- tesoura (afiada);
- agulhas de diferentes comprimentos e espessuras;
- abridor de costuras (para cortar costuras e também para desfazer costuras malsucedidas);
- fios;
- ferro;
- tábua de passar roupa;
- máquina de costura;
- um conjunto de pés para várias operações;
- overloque para processar costuras (é necessária uma máquina de três fios);
- Conjunto de agulhas para máquina de costura.
Ao ir à loja comprar linhas, você precisa levar um pedaço de tecido para não errar na escolha da cor e da espessura da linha.
Ao costurar camisas masculinas e femininas, são utilizados diversos acessórios: botões, zíperes, passadores, ganchos, velcro, fita e fivelas. A lista completa depende do modelo selecionado.A camisa finalizada pode ser decorada com rendas, fitas, lantejoulas, miçangas e penas.
Medidas necessárias
Antes de construir um molde e costurar um produto em casa, é necessário tirar as medidas corretamente. Durante as medições, a pessoa deve manter o corpo ereto, sem alterar sua postura habitual. A pessoa a ser medida deve usar roupas leves que não permitam um grande aumento nos cálculos. Esta é a única maneira de desenhar um molde de camisa correto.
Antes de começar a tirar as medidas, você precisa amarrar levemente a cintura com uma fita. Ao tirar as medidas, não estique a fita. A lista de medidas obrigatórias para costurar uma camisa está na tabela.
| Medidas | Instruções para fazer medições | 
| Circunferência do pescoço (NC) | Meça a circunferência do pescoço onde a gola ficará. | 
| Circunferência do tórax (OG) | A fita deve ser colocada na horizontal, a medida deve ser feita na região da axila, no ponto mais largo do peito. | 
| Circunferência da cintura (CC) | A fita métrica deve ser colocada diretamente ao longo da linha da cintura. | 
| Circunferência do quadril (CQ) | A fita métrica deve ser colocada horizontalmente nas nádegas e no tronco. | 
| Largura dos ombros (SW) | Você deve tirar as medidas no centro do ombro - do início do pescoço até a parte inferior da manga. | 
| Largura do peito (L) | A fita métrica deve ser colocada 2-3 cm acima dos cantos frontais das axilas e essa distância deve ser medida. | 
| Largura traseira (BW) | A fita métrica é colocada nas escápulas até os cantos posteriores das axilas. | 
| Comprimento da manga (DR) | A fita é aplicada do ponto extremo da costura do ombro até o osso do pulso. | 
| Circunferência do ombro (CC) | Para fazer a medição, abaixe o braço. A fita é colocada horizontalmente de forma que a parte superior toque o canto posterior da axila. A fita deve fechar na superfície externa do braço. | 
| Circunferência do punho (CC) | A fita deve ser enrolada no pulso | 
| Comprimento até a cintura na frente (DTP) | A fita métrica é aplicada no pescoço, próximo ao ombro (onde a gola é costurada). Você precisa medir ao longo das saliências do peito, paralelamente à fita, previamente amarrada na cintura. | 
| Comprimento até a cintura nas costas (LWB) | A fita métrica é colocada ao longo da linha da coluna, da gola até a cintura. | 

















Criando um Padrão Básico
O molde básico de uma camisa feminina de corte clássico (livre) serve de base para a costura de qualquer modelo de camisa. Esse molde é criado uma vez e depois modelado para diferentes estilos.
A construção do padrão de uma camisa feminina clássica é apresentada com base em parâmetros médios:
- circunferência do pescoço (CCP) = 17,3 cm;
- segunda meia circunferência do peito (СгII) = 44 cm;
- terceira meia circunferência do peito (СгIII) = 42 cm;
- largura do peito (CMP) = 19,1 cm;
- meia circunferência da cintura (L) = 31,7 cm;
- meia circunferência do quadril (AQ) = 46 cm;
- comprimento das costas até a cintura (Lt) = 42,7 cm;
- comprimento das costas (CC) = 40 cm;
- Comprimento da frente até a cintura (FLW) = 42,6 cm;
- altura do peito (AC) = 24,6 cm;
- altura do ombro oblíquo na frente (OSHF) = 23,2 cm;
- altura do ombro oblíquo a partir das costas (Bpx) = 42,3 cm;
- altura lateral (Side) = 22 cm;
- altura do quadril (AQ) = 20 cm;
- largura dos ombros (L) = 12 cm.
O molde de uma camisa de qualquer tamanho é construído de acordo com um esquema padrão. Vamos considerar o algoritmo para a criação de um molde usando o exemplo de uma blusa feminina justa:
- No canto esquerdo do corte de papel, a cerca de sete centímetros do topo, marque o ponto A. A partir deste ponto, desenhe uma linha vertical para baixo - obtemos a linha do meio das costas.
- Em seguida, nesta linha vertical, separe os segmentos: AT = Ds; TB = Vb = 20; TG = Vside – (1,5 dividido por 2) = 20; GP = (2 dividido por 3). A partir dos pontos T, B, G, P, desenhe linhas horizontais para a direita – obteremos as linhas da cintura, quadris, peito e nível das cavas.
- Em seguida, da marca A para a direita, separe AP = СШ: 3 + 1: 0,7 = 6,4. Da marca P para cima, РР1 = Дст – Дс = 2,7. Conecte A e Р1 com uma linha – obtemos a linha do decote das costas.
- Da marca P à direita, reserve PP3 = CgII + 1 + 4 = 49, onde 4 é a folga para ajuste. A partir de PZ, desenhe um segmento vertical – obtemos a linha do meio da prateleira. No ponto de intersecção com as linhas horizontais, marque: GZ, TZ, BZ.
- No segmento da cava, marque PP1 = Shs = 16,8; P3P2 = ShgI = 19,1. Desenhe verticais para cima. Divida o fragmento P1P2 igualmente e marque P4. Em seguida, desenhe um segmento vertical para baixo.
- A partir de P1, desenhe um arco de raio P1Pl = Shpl + 1 sobre a manga abaixada = 14 e um arco de raio TPl = Bpx = 42,3. Na intersecção dos arcos, Pl é marcado, obtendo-se o ponto do ombro das costas.
- Vamos começar a construir o corte inferior do ombro na área convexa da escápula: em P1Pl, marque P1P2 = 4. Do ponto P2, separe P2P3 = (8 dividido por 9) para baixo; à direita de P2P4, separe P3P5 = P2P3, conecte os pontos P5 e Pl.
- Na linha do meio da prateleira, marque T3B = Dpt = 42,6. Do ponto B para a esquerda, trace BB1 = AP – 1 = 5,4. Do ponto B para baixo, trace BB2 = AP = 6,4. Em seguida, trace um arco B1B2 – esta é a linha do gargalo da prateleira.
- Na linha do meio da prateleira, marque ВЦ = Вr = 24,6. Do ponto Ц para a esquerda, reserve ЦЦ1 = Цr = 9,3.
- Do ponto B1, desenhe um arco de raio B1Pl1 = Shpl + 1 até a manga rebaixada = 13 e um arco de raio C1Pl1 = Bpkp = 23,2. Na intersecção desses arcos, o ponto Pl1 é o ponto do ombro da prateleira. Conecte B1 e Pl1.
- Meça 7 cm para cima a partir de P1. Desenhe a linha das costas Pl – 7 – P4 usando o molde. Esta linha deve ser perpendicular à linha dos ombros das costas. O ponto 7 é um ponto de referência. Se você não conseguir traçar a linha do molde através dela sem quebrá-la, então você precisa desenhá-la ao lado dela. Meça 5 cm para cima a partir de P2. Desenhe a linha da cava da frente Pl1 – 5 – P4. Ela deve ser perpendicular à linha dos ombros da frente e mais curva em direção ao ponto P4 do que a cava das costas. Isso dará liberdade de movimento horizontal aos braços.
- Resta verificar a largura da camisa na região do quadril (BBZ = 49; Sb = 46). Consequentemente, a circunferência do quadril será (49 – 46) x 2 = 6. Para o corte básico de uma camisa feminina, essa margem de ajuste nos quadris é suficiente.
Com base no padrão básico, é fácil modelar vários estilos, introduzindo elementos estruturais e decorativos na camisa.
Modelagem
A modelagem e a costura de uma camisa feminina são baseadas em um molde básico. A pedido da artesã, as seguintes características do corte podem ser alteradas:
- decote frontal e design de gola;
- transformação de pinças em cavas cortadas, costuras em relevo e rebaixos;
- a largura e o comprimento da blusa na parte inferior;
- alteração do comprimento e do desenho das mangas (camisas de manga comprida, manga curta, manga três quartos);
- localização dos fechos: zíperes, botões, ganchos e velcro.
Se a tecnologia para construir um padrão básico for levada em consideração e executada corretamente, será fácil obter absolutamente qualquer modelo de camisa a partir dele.
Abertura
Para cortar uma camisa feminina, você precisa de 1,5 a 2 metros de tecido com 150 mm de largura. Não se esqueça da margem de costura. A gola, a carcela e os punhos do produto geralmente são colados com entretela.
No caso de você estar trabalhando com um molde de blusa retirado de uma revista de moda, ele já terá marcas indicando que tipo de corte os detalhes da peça exigem: longitudinal, transversal ou enviesado.Há setas nos desenhos que devem ser transferidas para os moldes. Mas se não houver tais indicadores, você precisa seguir três princípios de moldes de camisa para iniciantes:
- As partes principais da blusa, como a frente, as costas e as mangas, devem ser cortadas no sentido do fio.
- O jugo, o suporte e os punhos são cortados ao longo do fio transversal.
- Ao cortar, o tecido liso deve ser dobrado no sentido do comprimento, alinhando as bordas.
Antes de costurar uma camisa feminina, as costureiras iniciantes devem se familiarizar com as regras básicas de corte:
- você deve transferir o molde para o tecido, não esquecendo de fazer margens de costura de 1,5 cm nas laterais de todos os cortes;
- os menores detalhes da blusa devem ser cortados com uma margem de 1 cm, são eles: gola, gola alta, bolsos, punhos, tiras, forros dos cortes das mangas;
- se o tecido for listrado, a peça deve ser dobrada de modo que as bordas das listras coincidam, e não as orlas;
- As margens de costura podem variar dependendo do nível de desfiamento do tecido.

Preparando as peças
Antes da etapa final de costura, todas as partes do produto devem ser preparadas:
- Primeiro, é necessário verificar a qualidade do corte. Para isso, os detalhes são colocados no molde. Todas as discrepâncias e imprecisões são eliminadas cortando ao longo das linhas marcadas.
- Todas as partes simétricas e pareadas da camisa devem ser ajustadas de acordo com o molde (elas são cortadas com uma margem obrigatória para ajuste do molde).
- Os cortes na parte inferior do produto são costurados com ponto de bainha.
- Se o tecido esticar muito, as bordas devem ser fixadas com costura adicional.
Para proteger os cortes do estiramento nas partes mais importantes (cavas da frente e das costas, decote, cortes dos ombros), é necessário colocar uma fita adesiva, que é passada a ferro a uma distância de 3-5 mm dos cortes.
Montagem do produto
Depois de cortar as peças, você precisa marcar as costuras principais manualmente e experimentar a peça. Há uma ordem específica de ações para isso:
- Costuramos uma camisa começando com pinças.
- Em seguida, costuramos a costura do ombro da frente do corpete com o corte do ombro das costas. Neste caso, o corte do ombro das costas requer um pequeno ajuste (franzido).
- Depois começamos a alinhavar as costuras laterais.
- Costuramos a manga da blusa de modo que seu meio se desvie da costura do ombro em direção à parte frontal do corpete em 2 cm.
Ao experimentar uma blusa, todos os ajustes são feitos no lado direito.
Ao finalizar uma blusa feminina, você precisa verificar o seguinte:
- os dardos, costuras em relevo e dobras estão posicionados corretamente;
- A parte traseira e as prateleiras são simétricas?
- o produto fica folgado no corpo;
- As costuras laterais e dos ombros são uniformes?
- O decote e as cavas são simétricos?
A ordem final de costura dos elementos para obter o produto acabado:
- primeiro, todos os dardos são costurados;
- depois pontos retos nos ombros e nas laterais;
- a gola e os punhos são costurados separadamente;
- faça as costuras laterais nas mangas, costure os punhos;
- então as mangas são costuradas;
- costure a abertura e a gola.
O toque final da montagem final do produto final é a perfuração das alças e a costura dos botões. A camisa feminina é costurada com as alças à direita, e a masculina, à esquerda.
Uma blusa é uma peça básica do guarda-roupa, podendo ser feita em qualquer estilo, tamanho, cor, corte, estampa e decoração. Uma camisa feita por você certamente se tornará motivo de orgulho para a artesã.












































Vídeo

 
                                    



























