Um vestido de verão é um item indispensável no guarda-roupa de verão de toda mulher. É durante esse período que a leveza e o conforto são especialmente valorizados nas roupas. Você quer estar bonita, mas ao mesmo tempo simples e de bom gosto. Apesar da enorme variedade de roupas nas lojas, nem sempre é possível encontrar o modelo, a cor ou o estilo desejado. Nesse caso, será útil saber costurar um vestido de verão você mesma. Isso exigirá um pouco de tempo, esforço e dedicação. Mesmo uma costureira inexperiente poderá costurar um vestido de verão para si mesma, o que complementará com sucesso looks leves de verão.
Materiais e ferramentas
O primeiro passo é escolher o material certo. Como o verão é quente, vale a pena dar preferência a tecidos leves. Têxteis naturais são uma prioridade.
Você deve evitar tecidos sintéticos que não permitem que a pele respire em climas quentes.
Os materiais mais populares incluem:
- guipura, seda, cetim, cetim, chiffon - adequado para criar um vestido de noite;
- um vestido de verão feito de malha, linho, algodão e jeans é adequado para modelos de escritório;
- um sarafan de chita, assim como os de algodão e de fibras sintéticas, é adequado para uso diário;
- Chiffon, renda vazada – mais frequentemente usada na costura de roupas de praia.
Além do tecido, as seguintes ferramentas e materiais são necessários para costurar um vestido:
- máquina de costura;
- tesoura de alfaiate;
- fita métrica;
- lápis;
- pinos;
- decoração (zíperes, botões, elásticos).
Costureiros iniciantes se saem melhor trabalhando com cetim, fibras sintéticas, chiffon, linho e algodão. Esses tecidos não exigem habilidades práticas especiais e não são difíceis de trabalhar, o que não se pode dizer da seda, do cetim e do jeans.
Medidas necessárias
Antes de começar a cortar vestidos de verão e vestidos de verão, você precisa tirar as medidas. Tenha muito cuidado, pois o resultado final do trabalho dependerá disso. É importante seguir algumas condições:
- ao fazer medições, você precisa ficar em frente a um espelho e manter as costas retas;
- não deve haver nenhuma roupa extra no corpo;
- Um elástico é amarrado na cintura para referência e precisão das medidas.
O molde do sarafan é baseado nas seguintes medidas:
- comprimento desejado do produto;
- meia circunferência do pescoço;
- meia circunferência do peito (nos pontos mais proeminentes);
- comprimento dos ombros;
- largura, comprimento ao longo das costas;
- meia circunferência da cintura;
- circunferência semi-quadril.
Dependendo do modelo, medidas adicionais podem ser necessárias. Por exemplo, se o vestido for feito com manga, você precisará medir a meia circunferência do braço em dois pontos. Enrole a fita métrica ao redor do ponto até o cotovelo e, abaixo, divida-a ao meio.
Padrão básico e modelagem
Ao criar um molde simples de vestido de verão com suas próprias mãos para iniciantes, depois de tirar todas as medidas necessárias, você precisa fazer um desenho. Com base nele, você pode modelar vários estilos. Ao construir um molde, você deve levar em consideração as características do corpo, o tecido utilizado e a silhueta desejada do vestido. Por exemplo, meninas esbeltas podem usar modelos ajustados e soltos. Estilos justos não são adequados para mulheres acima do peso, pois eles destacam falhas de silhueta existentes.
Há várias temporadas, peças com ombros descobertos não saem de moda. O padrão de um sarafan com babado nos ombros pressupõe a presença de 4 partes: 2 para a base do vestido e 2 para o babado. O comprimento e a largura do sarafan dependem das medidas iniciais obtidas. O tamanho do babado é determinado levando em consideração o seu caimento.
Vestidos de verão para mulheres cheinhas podem ser feitos em vários estilos com suas próprias mãos. Um vestido de verão com alças largas ajudará a esconder imperfeições e enfatizar suas vantagens; o molde deve ser feito usando as mesmas medidas. Para maior comodidade, você pode usar uma camiseta do tamanho apropriado. Você precisa delinear o contorno; ele servirá de base para a construção do vestido.
Para grávidas e mulheres com seios grandes, a frente do vestido deve ser um pouco mais longa.
O molde de um vestido de verão feminino com alças é bastante simples. A base é a distância da axila aos tornozelos, joelhos ou panturrilhas, e a largura do produto (igual à circunferência dos quadris). As alças podem ser feitas do mesmo tecido ou você pode comprar uma fita larga na loja. Você pode costurá-las de duas maneiras: com pontos fortes, escondendo as pontas das alças atrás da borda do vestido, ou prendendo pequenas argolas decorativas no vestido por onde as alças serão passadas. Este estilo é ideal para gestantes que desejam esconder sua posição íntima. O molde pode sugerir a presença de um fecho de botão na frente do vestido.
Um vestido de verão com costas abertas também pode ser costurado usando um molde simples. Um tecido retangular é usado como base. A largura é igual à circunferência do quadril. O comprimento é medido a partir das axilas, ao longo da figura. O parâmetro pode variar dependendo do modelo. Quando a base estiver pronta, eles começam a determinar as linhas ao longo das quais o elástico passará.
A versão mais simples de um vestido feito por você mesmo que não requer molde é um vestido de verão com elástico e costas abertas.
Você também pode costurar um vestido de verão para o escritório com suas próprias mãos. É importante escolher um modelo que se ajuste ao seu corpo e tenha uma saia moderadamente ampla. Um vestido com decote em V ficará ótimo com blusas e camisetas elegantes. É melhor modelar vestidos de verão usando um molde básico, o que ajudará a evitar erros.
O sarafan com um jugo atraente tem um corte complexo, mas o produto ajuda a enfatizar o belo busto e pescoço. Para criar um modelo, você precisa tirar várias medidas. Cintura, quadris, pescoço e busto são medidos. Todas as medidas são transferidas para o molde básico. O modelo pode ter uma parte inferior ampla e ajustada ou uma saia meio-sol.
Nuances do corte
Uma das etapas importantes na costura de um sarafan é o corte. O ajuste da peça ao corpo depende da sua correção. Em alguns casos, utiliza-se um corte em linhas oblíquas. É adequado para tecidos leves e drapeados, como: seda acetinada, chiffon, viscose, cambraia de algodão e musselina. Esse tipo de corte confere à peça boa elasticidade, o que não é típico de tecidos com corte compartilhado.
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar o tecido. Para evitar que o sarafan encolha após a primeira lavagem, é feita a descatização. Este tratamento é importante para tecidos propensos a encolhimento, como linho e algodão. A seda também pode encolher, mas a descatização não é aconselhável para esse tipo de tecido. Na maioria dos casos, o processamento do material antes do corte envolve imersão, secagem e passagem a ferro. As nuances do processo de descatização dependem do tecido selecionado; você deve se familiarizar com elas antes de começar a trabalhar.

A ordem de processamento e montagem das peças
Antes de começar a montar as peças, cada uma delas é processada. As pinças da parte traseira e das prateleiras precisam ser costuradas antes de serem conectadas ao longo dos cortes laterais e dos ombros. Quando todas as peças estiverem processadas, você pode prosseguir para a montagem, que ocorre na sequência estabelecida.
Elementos de processamento:
- Prepare os detalhes de acabamento e depois passe-os a ferro.
- Finalize as pinças e dobras nas costas e na frente.
- Processe as dobras das pinças e cortes na saia.
Montagem do produto:
- As prateleiras e a parte traseira são conectadas ao longo do corte do ombro.
- O decote e os fechos são costurados.
- Os cortes laterais dos painéis frontal e traseiro são costurados.
- A parte inferior do vestido está sendo processada.
- O vestido é passado inteiro.
- Detalhes decorativos (botões, bolsos, flores) são costurados.
Os passos acima podem ser complementados e alterados dependendo do estilo do produto escolhido. Você não pode pular nenhum ponto, pois a aparência do vestido dependerá disso.
Etapas de criação de modelos simples
Uma versão simples de modelos para a praia com elástico levará apenas 2 a 3 horas de trabalho. Qualquer costureira iniciante pode costurar um vestido de verão sem moldes prévios. A regra principal é seguir as instruções da master class.
Praia sem costura
Você pode costurar rapidamente um vestido de verão para a praia com suas próprias mãos. Você precisará medir a circunferência do quadril, decidir o comprimento desejado e levar em consideração a margem para a largura do vestido. O molde para um vestido de verão é retangular.
- Os cantos superiores nas laterais são cortados em semicírculo.
- A linha da cava é criada. Os recortes em formato de semicírculo são overlockados, virados do avesso e costurados. É necessário deixar espaço para as alças.
- Em seguida, você precisa fazer tiras de viés, inseri-las nas cavas formadas e prender o local onde elas serão conectadas com um ponto à máquina.
Vale a pena dar preferência a tecidos leves. Até mesmo um cachecol grande e comum pode servir.
Em um elástico
Para o verão, você pode costurar um modelo simples de sarafan com elástico. Para isso, você precisará de:
- meça a circunferência do quadril, comprimento desejado, margens de costura, leve em consideração o ajuste solto;
- para evitar que o vestido de verão pareça largo, no retângulo dobrado você precisa marcar o estreitamento em direção à cintura na parte superior e retornar gradualmente a linha até a borda na área do quadril;
- processe e conecte os cortes nas laterais, faça a bainha na parte inferior;
- dobre a borda superior na largura do elástico, levando em consideração a margem, costure, deixando espaço para o elástico;
- coloque os elásticos.
Um vestido de verão solto é uma opção ideal para quem prefere o minimalismo. Para costurar um vestido lindo para você, não é necessário fazer um curso de corte e costura. O principal é ter vontade, paciência e as ferramentas necessárias à mão. Depois de dominar a tecnologia de costura de um vestido de verão, você poderá criar qualquer modelo.




Vídeo

 
                                    



















