Cada nacionalidade tem sua própria cultura, costumes e trajes tradicionais que, embora não sejam usados no dia a dia, são familiares a todos os membros de seu povo. O sarafan russo merece atenção especial, pois não é apenas um dos principais símbolos da Rússia, mas também serve como uma peça de roupa bonita e vibrante, com sua própria história. Atualmente, esses trajes étnicos são procurados para diversos eventos, feriados e festas. Se necessário, um sarafan folclórico pode ser costurado de forma independente.
O que é
Os trajes folclóricos russos sempre se destacaram por sua natureza multifacetada, ornamentos luxuosos e cores vibrantes, o que também é típico do sarafan feminino. Algumas características presentes neste item de guarda-roupa podem ser destacadas:
- silhueta larga ou reta, a cintura não é enfatizada;
- as bainhas dos vestidos de verão, o peito, assim como as mangas e golas das camisas são decoradas com bordados, pedras, botões e ornamentos, alguns dos quais tinham um significado específico;
- traje nacional multicamadas, a imagem incluía uma camisa longa, cintos bordados ou aventais também podiam ser amarrados, e cafetãs podiam ser usados;
- As pernas da menina nunca ficavam expostas, o traje tinha que cobri-las até os sapatos, a camisa sempre tinha mangas compridas.
As roupas folclóricas russas se distinguiam por cores vibrantes: azul, amarelo, marrom, mas a cor mais popular era o vermelho, que era traduzido do russo antigo como "belo". Os camponeses também adoravam o branco, simbolizando a pureza. Camisas e aventais eram costurados em lona branqueada.
Antes de costurar os sarafans russos, os tecidos recebiam a tonalidade desejada usando corantes naturais obtidos de plantas e vegetais.
Alguns detalhes do sarafan de estilo russo variavam dependendo da região de residência, e a idade, o estado social e o estado civil de sua dona também podiam ser determinados pelas roupas. Quanto mais rica a moça, mais luxuosas eram as decorações do traje; fios de ouro ou prata podiam ser usados para bordados. O traje feminino era frequentemente complementado por um kokoshnik, decorado no mesmo estilo do restante do guarda-roupa. E para dar volume à parte inferior, saias adicionais eram usadas por baixo do sarafan.
História
A história do sarafan começa no século XIV, época em que era uma vestimenta exclusivamente masculina, com um corte longo, estreito e aberto. Somente no século XVII os sarafans passaram a ser destinados apenas às mulheres, e os homens passaram a usar longos caftãs e camisas especiais para sarafans.O vestido de verão apareceu pela primeira vez no guarda-roupa nacional russo no norte da Rússia e nas províncias centrais, e mais tarde ganhou popularidade na Sibéria. No século XIX, essa peça de roupa se tornou parte integrante da vida das mulheres no sul do país.
A palavra "sarafan" vem do iraniano "sarapa", que significa vestido da cabeça aos pés. Isso explica o comprimento obrigatório da vestimenta, que vai até os tornozelos.
Sabe-se também que, no século XVII, na Rússia, um sarafan era uma vestimenta feminina usada por empregadas domésticas, que era colocada sobre a cabeça. Mais tarde, tornou-se não apenas uma vestimenta cotidiana, mas também trajes festivos e sarafans para sair, feitos de tecidos caros e ricamente decorados com várias pedras, o que os fazia pesar vários quilos.
Variedades
O vestido folclórico russo para uma menina ou uma mulher mais velha tem diversas variedades dependendo das características de seu estilo e alfaiataria:
- Em forma de túnica ou invisível, sem costura central — um dos primeiros tipos de sarafan, costurado a partir de uma única peça de tecido à qual eram fixadas laterais. O decote deveria ser o mais alto possível e, para que a cabeça passasse, era feito um corte, que era então fechado com botões ou amarrado com fitas. Esses produtos eram costurados com tecidos grossos, como lona ou tecido de chita, e ao longo da bainha e do decote eram decorados com apliques de lona pintada ou bordados em forma de listras.
- O sarafan com gola oblíqua é um modelo composto por uma parte traseira, dois painéis retos frontais e duas cunhas oblíquas localizadas nas laterais. Esse sarafan podia ser fechado na frente com botões de metal ou amarrado com uma trança. Essas peças eram costuradas tanto com tecidos artesanais quanto com tecidos mais caros, feitos em fábricas, dependendo da ocasião e do status da moça para quem eram confeccionadas. As decorações também podiam ser diferentes; para o uso diário, fitas têxteis eram as mais usadas, e para ocasiões especiais, os sarafans eram decorados com bordados, rendas, pedras e tranças de seda.
- Reto (redondo, Moscou) - um dos tipos mais populares, também se destaca pela simplicidade de costura. Consiste em dois painéis retos, frontal e traseiro, que são franzidos na parte superior em uma pequena dobra, após a qual as alças são fixadas.
- Modelo com corpete - esses sarafans enfatizavam a silhueta, pois tinham uma parte superior justa, transformando-se em uma saia volumosa. O corpete podia ser feito em um jugo ou realçado com um cinto na cintura.




Como costurar você mesmo
Não é difícil fazer um sarafan com as próprias mãos; basta ter habilidades básicas de costura, seguir as instruções passo a passo e tirar todas as medidas corretamente para criar um molde. Antes de começar, você deve decidir o material e o design. Você pode decorar o produto usando um molde pronto ou você mesmo, usando sua imaginação.
Oblíquo para meninas
Ao costurar um sarafan russo para uma menina, são usados padrões mais simples. Recomenda-se usar tecidos de algodão, lã ou seda; você também pode levar material adicional para o forro.
Além do tecido principal, você precisa preparar:
- tiras ou fitas de tecido reto de 3,5 - 4 cm de largura, serão necessárias para forrar as alças e o topo;
- botões "na perna", cerca de 20 peças, dependendo do comprimento do vestido de verão;
- cordão decorativo de espessura média para acabamento de fixadores.
Antes de começar a costurar um sarafan para uma menina com suas próprias mãos, você precisa tirar as medidas. Primeiro, meça a altura da axila ao tornozelo – este é o comprimento ideal para um modelo infantil; se o sarafan for mais baixo, a criança ficará confusa. A próxima medida é a circunferência do peito e, para determinar a largura da bainha, esse valor deve ser multiplicado por 2 a 3 vezes.
O padrão de um vestido russo para uma criança pode ser construído de acordo com o seguinte esquema:
- Em uma folha grande de papel, desenhe um trapézio, cuja altura deve ser igual ao comprimento da peça, e as partes superior e inferior devem ser iguais ao volume do peito e à largura da bainha. Para facilitar, você pode dobrar o papel ao meio e dividir os dois últimos valores por 2.
- Adicione 1,5 cm ao redor do perímetro para margens de costura.
- O molde resultante deve ser recortado e aplicado no tecido pré-passado.
Depois que o molde estiver pronto, você pode cortar duas peças, uma das quais será a parte da frente e a outra, as costas. Os elementos resultantes são costurados juntos, deixando um recorte em um dos lados para um zíper ou botões.
Depois que a parte principal do sarafan estiver pronta, você precisa costurar um fecho, prender as alças e decorar a parte inferior da bainha e a parte superior com fitas decorativas. Além disso, botões e laços de cordão são costurados ao longo de todo o comprimento na frente para imitar um fecho. Depois disso, o traje folclórico russo para menina pode ser decorado com bordados, miçangas, um cinto ou fitas de cetim, se desejar.
Mulher heterossexual
Se você tem medo de errar ao costurar um sarafan russo grande, pode escolher o modelo Moscou (reto), que é feito sem molde. Esta é a melhor opção para costureiras iniciantes. Nesse tipo de produto, o tamanho do tecido será determinado pela largura desejada da bainha, cujos parâmetros devem ser maiores que a circunferência do peito, bem como pelo comprimento do sarafan.
Basta cortar um pedaço de tecido, cujo lado será igual à altura e o outro à largura total da bainha (a maneira mais fácil é multiplicar a circunferência do peito por 2) e marcar 1,5 cm para margem.
Em seguida, o tecido é costurado ao longo da linha lateral e a parte superior do produto é reduzida com drapeado. A largura da parte superior franzida deve ser igual ao volume do busto. As dobras podem ser fixadas com uma costura ou franzidas com um elástico. Assim que as bordas estiverem decoradas, as alças e a bainha são fixadas ao vestido. Se necessário, o produto é complementado com enfeites.
Aplicação moderna
Hoje em dia, os trajes folclóricos não perderam sua popularidade, incluindo o sarafan feminino russo. Sua finalidade pode ser diferente; na maioria das vezes, esses trajes são costurados para meninas para danças folclóricas, apresentações teatrais ou apresentações de músicas relacionadas. Fantasias adultas podem ser encontradas em eventos temáticos dedicados à introdução da cultura russa e apresentações teatrais.
Além disso, detalhes do traje nacional podem ser vistos nas coleções de designers modernos. Ornamentos étnicos são usados ativamente, e estilos de camisas e sarafans femininos são inspirados. Também é comum introduzir detalhes do traje nacional em looks de casamento, especialmente se algumas das antigas tradições forem preservadas.
Não se esqueça da sua cultura: estudá-la é uma atividade muito estimulante. Apesar de as tradições e os fundamentos observados na antiguidade terem desaparecido irrevogavelmente, eles influenciam a arte, a moda e a cultura modernas. O mesmo pode ser dito sobre a história do sarafan russo: a beleza desta peça de roupa merece atenção e estudo especiais, já que alguns exemplares eram verdadeiras obras de arte.
Vídeo

 
                                    

























