Como tricotar um gorro com agulhas de tricô, modelos atuais para adultos e crianças

Chapéus

Um cocar estiloso pode ser tricotado ou costurado com suas próprias mãos. Modelos originais para iniciantes e artesãs experientes são fáceis de encontrar em lojas de artesanato. Um dos itens mais fáceis de fazer é um gorro de tricô, que pode ser complementado com um conjunto de cachecol, luvas ou um manguito. Você só precisa escolher o fio certo e um padrão de tricô.

As nuances da escolha de fios e ferramentas

A lã é frequentemente escolhida para criar produtos de inverno; é quente, mas fura e encolhe, além de ser um forte alérgeno. É um erro pensar que o grau de proteção contra o frio e o vento depende da espessura do fio. Quanto mais grosso o fio, mais espaços vazios se formam entre as fileiras. O mohair continua sendo a melhor opção para o inverno. A caxemira não é inferior a ele em qualidade. Alpaca ou angorá são adequados para chapéus infantis.

Para o outono-primavera, você pode usar algodão, acrílico e fios mistos, uma versão leve do cashmere. Se quiser fazer um padrão em relevo, preste atenção ao fio merino. Algodão e acrílico são adequados para chapéus leves de verão.

O principal requisito para fios para chapéus infantis é a hipoalergenicidade.

Tricotar um gorro com agulhas de tricô não é difícil se você escolher os materiais e as ferramentas certas. Os fabricantes de fios geralmente indicam na embalagem o tamanho das agulhas de tricô; o número indica o diâmetro. Por exemplo, o número 3 significa que a espessura da ferramenta é de 3 mm. Para obter um produto bonito, o tamanho da agulha de tricô deve ser uma unidade maior que a espessura do fio.

O fio deve ser selecionado levando em consideração a estação para a qual o chapéu será tricotado.

Técnica de tricô

Um gorro de tricô feminino é uma tendência da atual e da próxima temporada. Um produto para uso diário deve ser confortável e prático. Um gorro casual ficará ótimo em uma técnica de tricô vazado, com tranças ou imitação de trama. Para o estilo esportivo chique, um modelo de gorro de malha, bem como opções justas com pompons grandes, são ideais. Gorros elegantes parecem sofisticados e estilosos, complementando um guarda-roupa clássico. Modelos com padrões grandes feitos de material texturizado durável são populares. O torniquete permaneceu tendência por várias temporadas consecutivas.

Tricotar gorros como hobby e fonte de renda exige que você esteja atento às tendências da moda. Os mais populares nesta temporada são:

  • chapéus com protetores de orelha;
  • modelos clássicos;
  • com viseira;
  • tubos;
  • capuzes;
  • turbante.

Boinas, chapéus-coco e chapéus Kubanka não são mais relevantes. É melhor dar preferência à versão clássica de textura fina com forro. Os chapéus boho são muito bonitos, mas são difíceis de combinar com roupas do dia a dia.

Ponto meia, ponto meia e canelado (incluindo canelado inglês) são adequados para quem está dando os primeiros passos no tricô. Para os homens, eles criam peças com padrões jacquard, gorros ou arans. Para as crianças, escolhem listras diagonais originais, tranças grandes e conchas.

Capô
Clássico
Com viseira
Cano
Turbante
chapéu Ushanka

Como fazer medições corretamente

Para que um chapéu seja confortável, ele deve se ajustar ao tamanho. A primeira medida é a circunferência da cabeça, ao longo da parte saliente da testa e da parte de trás da cabeça. Alguns centímetros são subtraídos desse número. Isso é feito para que o produto elástico se ajuste bem.

A segunda medida é a profundidade. Ela é medida do lóbulo de uma orelha à outra. Em seguida, o número resultante é dividido por dois e são adicionados 3 cm para o modelo clássico e até 5 cm para um gorro. Existem também tabelas de cálculo prontas, mas elas não levam em consideração as características individuais do formato da cabeça.

Depois de tirar as medidas, você precisa descobrir o número de laçadas necessárias. Para isso, tricote uma pequena amostra de 10 x 10 cm e calcule quantos centímetros cabem em um determinado número de laçadas. Se a circunferência da cabeça for 50 cm, 50 é dividido por 10 e multiplicado pelo número de laçadas, digamos, 20. Você obtém 100 laçadas na circunferência da cabeça ou da circunferência.

O chapéu deve ficar justo, mas não muito apertado. Caso contrário, uma sensação constante de desconforto na testa pode causar dores de cabeça.

Etapas do tricô

Para costureiras iniciantes, será mais fácil tricotar a base do gorro com um elástico facetado ou canelado; você só pode fazer a parte inferior dessa maneira. Qualquer modelo é feito de acordo com uma determinada sequência:

  • borracha;
  • urdidura;
  • coroa;
  • decoração.

Se um gorro de inverno for tricotado com fio fino, ele pode ser isolado adicionalmente. O forro interno é costurado com lã ou outro material macio.

O produto pode ser decorado com um ornamento ou padrão durante o processo, cuja cor deve ser três a quatro tons mais clara ou mais escura que o material principal. Tons contrastantes, como o preto, não são mais relevantes.

Gorro estiloso

O modelo de gorro da moda tem um formato alongado. Uma escolha universal é um gorro branco sem pompom; toda mulher ficará linda com ele. É tricotado principalmente transversalmente a partir da costura traseira e ao redor da cabeça. Utiliza-se fio com 50% lã e 50% acrílico, agulhas de tricô nº 6. Para um modelo com circunferência da cabeça de 55 cm, são necessários 100 gramas de fio, com treze laçadas a cada 10 centímetros. As seguintes notações são usadas na master class: P - laçada, R - carreira. Descrição passo a passo da criação de um modelo de gorro:

  1. Monte 36 pontos nas agulhas.
  2. Tricotar usando a técnica de carreiras curtas (ponto meia). Deve haver 132 carreiras no total. Primeiro, são feitos 32 pontos P da frente, o produto é virado e 22 pontos P são tricotados. Em seguida, ele é virado, 22 pontos P novamente e assim por diante até o final do ponto R.
  3. Dois Rs são tricotados da mesma maneira do início ao fim. Isso resulta em 6 carreiras finalizadas.
  4. Repita desta forma 21 R até 133 R, onde P é fechado.

O tricô é finalizado pegando as laçadas e juntando-as, formando uma costura. O produto final pode ser decorado ou deixado inalterado. É aceitável escolher a decoração do toucado para combinar com a roupa exterior.

Uma costureira pode decorar qualquer gorro com um pompom de pele comprado em loja. Tons naturais são geralmente preferidos. A frente do gorro pode ser decorada com uma pequena figura ou remendo de metal.

Meia volumosa com cordões

Muitas artesãs se perguntam como tricotar um gorro com um padrão trançado. Essa técnica é classificada como de dificuldade média, portanto, não é adequada para iniciantes. O modelo mais simples é considerado um gorro volumoso. Pode ser feito de diferentes materiais, incluindo cashmere ou angorá. Para obter um relevo nítido, é melhor escolher fio acrílico.

Para criar uma meia volumosa com tranças, você precisará de dois novelos de lã contendo 52% merino, 48% acrílico, agulhas de tricô de 6 mm e um pompom de pelo para decoração. O cálculo é baseado no tamanho médio da cabeça. As seguintes notações são usadas na master class: P - laçada, R - carreira, FRENTE - frente, PUNHO - costas. Siga as instruções:

  1. Monte 91 pontos. Tricote com um elástico de 7 cm. Você deve ter 14 carreiras.
  2. Depois com um padrão com tranças: 3 pontos tricô, 3 pontos meia, 3 PU, 6 FACE.
  3. A próxima carreira começa com uma laçada na borda, depois 6 m, 3 p, 3 m, 3 p.
  4. Em seguida, tricote 6 carreiras em meia e cruze os pontos. Transfira 3 pedaços para um suporte de laçadas e tricote as próximas 3 carreiras em meia. Retorne os pontos pulados para a agulha de tricô e tricote.
  5. O trabalho continua de forma semelhante ao algoritmo acima até a carreira 42, que será igual a 21 cm do elástico.
  6. No final, o fio é cortado. As laçadas são recolhidas com uma agulha e puxadas juntas, e tudo é finalizado com uma costura.

Um gorro volumoso feito com um padrão de cordões tem um visual muito estiloso e original, dispensando decoração adicional. Basta adicionar um pompom. Ele pode ser comprado pronto ou tricotado com lã macia.

Chapéu vazado para menina

Antes de tricotar um gorro para uma menina, você precisa decidir a técnica. Um produto vazado feito com fio 100% algodão mercerizado de qualquer cor vibrante é ideal para a primavera, outono e verão. Para uma circunferência da cabeça de 47 a 50 cm (uma criança de 1 a 2 anos), são necessários aproximadamente 70 a 80 g de fio. É preferível escolher agulhas circulares de tricô nº 2,5 para o elástico e nº 3 para tricotar a base. A descrição usa abreviações: laçada em P, carreira em R. Para tricotar um gorro vazado, você precisa:

  1. Monte 134 pontos nas agulhas.
  2. Cerrar fileiras.
  3. Tricotar 22 carreiras (comprimento total aprox. 5 cm).
  4. Adicione 10 pontos. Você deve ter 9 padrões com 16 pontos em cada.
  5. Em seguida, tricote em carreiras de acordo com o padrão.

Para que o produto fique bem ajustado, você pode inserir um elástico. Isso permitirá que o molde permaneça em sua forma original sem esticar. O chapéu para menina fica interessante e original. O elástico largo protegerá as orelhas do vento, e a parte superior vazada protegerá do sol.

Decorando um acessório

Não é difícil tricotar um gorro com agulhas de tricô para uma mulher, desde que você escolha o padrão certo. Artesãs inexperientes são aconselhadas a começar com um elástico comum. O produto acaba sendo simples e conciso. Um enfeite de cor diferente ou um pompom de pele serão uma excelente decoração. Além disso, o gorro pode ser decorado com pequenas contas, contas de vidro e um broche.

As fitas não são usadas para decoração, pois sujam rapidamente e fica difícil cuidar do produto. Renda não combina com padrões grandes e pequenos, por isso raramente é usada. Bordados e remendos têm um visual interessante e moderno. Os chapéus também são decorados com strass, colados em ordem caótica ou reproduzindo o padrão, símbolo ou logotipo. Artesãs experientes podem experimentar o tricô em degradê - uma transição suave de cores transformará um enfeite de cabeça comum em uma tendência da estação.

Um chapéu feminino é um dos principais acessórios que complementam a imagem e enfatizam o estilo. Um produto corretamente selecionado em formato, design e cor se tornará um adorno de todo o guarda-roupa, especialmente se o chapéu não for comprado em uma loja, mas sim tricotado à mão em uma única peça.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios