Sapatos bonitos e bem selecionados são um atributo que confere completude e individualidade à imagem. Sapatos, tênis, tênis e botins são equipados com diferentes elementos de fixação. A forma mais comum de prender os sapatos no pé é com cadarços. Muitas vezes, esse elemento é excessivamente longo. Existem várias maneiras de encurtar os cadarços em casa. O procedimento não leva mais de 15 minutos e não requer dispositivos especiais.
Preparando-se para o trabalho
Encurtar cadarços não é difícil, mas o procedimento requer preparação. Se você ignorar esta etapa e não decidir o comprimento ideal, existe o risco de os cadarços ficarem muito curtos e inadequados para fixação. A opção mais fácil é amarrar os cadarços e verificar quantos centímetros o produto é mais longo do que o tamanho necessário. Em seguida, meça as pontas excedentes com uma fita métrica. Como alternativa, você pode usar uma tabela especial, que indica o comprimento ideal dos cadarços dependendo do número de furos:
- 2–3 — 45 cm;
- 3–4 — 60 cm;
- 5–6 — 75 cm;
- 7–8 — 90 cm.
Esse número de pares de furos é típico de tênis, tênis e botas de cano curto. Se você precisar encurtar cadarços ou botas, o comprimento deve ser diferente, pois esses calçados são mais altos. Dependendo do número de ilhós ou ganchos em um lado, o comprimento do cadarço deve ser:
- 8–9 — 120 cm;
- 9–10 — 140 cm;
- 10–13 — 180 cm;
- 14–18 — 250 cm.
Vale a pena considerar que esses valores são aproximados. Eles variam dependendo da distância entre os furos. Outro fator que influencia o comprimento é o padrão do cadarço.
Antes de encurtar os cadarços dos tênis ou botas, é recomendável lavá-los e passá-los.
Materiais e ferramentas
A maneira mais fácil de encurtar cadarços em casa é cortar o excesso com uma tesoura e chamuscá-lo com um isqueiro. O procedimento leva pouco tempo, mas tem uma desvantagem significativa: as pontas cortadas ficam feias. Além disso, com o tempo, elas podem começar a se desfiar. Também vale a pena considerar que o elemento de fixação, processado dessa forma, simplifica a aparência dos sapatos, tornando-os menos apresentáveis. Por isso, é melhor usar métodos mais precisos para encurtar os cadarços. Dependendo do método, o procedimento exigirá:
- canudo para beber;
- fósforos ou um isqueiro;
- tesoura afiada (não tesoura de manicure);
- cola de poliuretano de alta qualidade;
- marcador de ponta fina;
- uísque.
Quase todos esses itens podem ser encontrados em casa, o que simplifica o procedimento. Se você tiver tudo o que precisa em mãos e souber como encurtar cadarços, o trabalho levará o mínimo de tempo. O produto pode ser utilizado para o fim a que se destina imediatamente após o corte.
Métodos básicos de encurtamento
Antes de cortar os cadarços, certifique-se de que as medidas estejam corretas. É importante entender que não será possível restaurar o dispositivo à sua aparência original. Se ocorrer um erro crítico, os produtos danificados precisarão ser substituídos por novos. Após verificar novamente as medidas, é necessário marcar os encaixes com um marcador. Eles traçam uma linha em ambas as extremidades, marcando o comprimento que precisa ser removido.
Simples
Esta é a maneira mais fácil de encurtar cadarços. Garantimos que não será um processo trabalhoso e não levará mais de 10 minutos. Mas a técnica tem uma desvantagem significativa: o retentor não ficará muito bonito. Esta opção é mais adequada para cadarços comuns inseridos em tênis. Tudo o que você precisa para o procedimento é fita adesiva transparente. Fita adesiva dupla face ou colorida não é adequada.
A essência da técnica é dobrar as pontas excedentes no comprimento desejado e fixá-las firmemente com fita adesiva. A fita ficará firmemente presa ao material, fixando assim a renda.
Será conveniente amarrar os cadarços, e eles também manterão os sapatos firmemente no pé. Apesar da simplicidade e praticidade desse método, ele deve ser usado apenas como último recurso. Isso ocorre porque a aparência dos cadarços não será ideal, o que fará com que eles desfiem os sapatos.
"Dedos pegajosos"
Existe outro método eficaz para cortar uma renda, preservando sua aparência atraente. Comparado ao método anterior, este procedimento é mais complexo e trabalhoso, mas proporciona um resultado melhor.
Para encurtar fechos muito longos usando este método, você precisará de uma tesoura e de uma boa cola de poliuretano. Não use supercola, pois ela seca muito rápido. Como resultado, você não conseguirá encurtar os cadarços e corre o risco de danificá-los completamente. O poliuretano tem uma consistência mais adequada e não endurece tão rapidamente, por isso você deve usá-lo.
Tudo o que você precisa fazer com os cadarços é marcar o comprimento desejado, cortar o excesso, deixando uma reserva de cerca de 7 a 10 mm. Em seguida, aplique uma gota de cola na ponta e dê a ela um formato cônico. Durante o procedimento, pressione levemente o material. O método é simples, mas eficaz. A única desvantagem é que você terá que lavar os dedos para remover a cola após o trabalho.
Para evitar que a cola entre em contato com suas mãos, você pode usar luvas finas de nitrila ou borracha.
Lindo
Cadarços longos geralmente precisam ser encurtados cortando-os. Depois disso, nem sempre ficam bonitos. No entanto, existe uma opção para remover o excesso de comprimento e manter as pontas bonitas. Você precisará de uma tesoura, um isqueiro e um canudo. Veja como fazer:
- Os cadarços precisam ser cortados seguindo as marcações.
- Faça 2 pontas com o tubo. Para isso, corte 2 pedaços de cerca de 1,5 a 2 cm de comprimento.
- As pontas dos cadarços são cuidadosamente enfiadas nos tubos sem ultrapassar as bordas.
- Agora você precisa aproximar um isqueiro do canudo e aquecê-lo cuidadosamente.
Após o tratamento térmico, o canudo encolherá nas bordas e adquirirá um formato cônico, o que o deixará com uma aparência elegante, lembrando um boné. Agora, os acessórios podem ser inseridos nos sapatos. É desejável que a cor do canudo combine com o tom da renda. Se você quiser que o suporte tenha uma aparência incomum e elegante, pode escolher uma cor contrastante.
Dicas úteis
Cada método para encurtar cadarços tem suas vantagens e desvantagens. Ao escolher um método, você deve se guiar apenas por suas próprias preferências e também levar em consideração o tipo de calçado. Para tornar o trabalho o mais fácil possível e evitar erros, você deve seguir estas recomendações:
- Se a gordura vegetal for feita com cola, você pode usar luvas. Elas protegerão sua pele da composição pegajosa. Luvas são definitivamente necessárias para pessoas alérgicas a produtos químicos domésticos.
- Se o procedimento for realizado em casa e exigir o uso de fogo, um extintor de incêndio deve estar à mão.
Além dos métodos acima, você pode encurtar os cadarços usando um método alternativo. Para isso, você não precisa necessariamente cortar o retentor, basta aprender a amarrar os sapatos usando um método não convencional. Muitos métodos encurtam os cadarços em 2 vezes e, ao mesmo tempo, dão aos tênis ou botas um visual criativo.
Vídeo

 
                                    















