Como amarrar cadarços de forma original, regras básicas e diagramas passo a passo

Cadarços

A maioria das pessoas está acostumada a usar os sapatos como o fabricante os amarrou, sem fazer nenhuma alteração. Acontece que todos usam principalmente os mais simples "cruzes e laços". Enquanto isso, existem dezenas de opções para amarrar os cadarços de uma forma muito mais original e elegante. Ao mesmo tempo, os sapatos não só ficam lindos, atraindo a atenção dos outros, como também se ajustam surpreendentemente bem ao pé, sem cair ou esfregar. E o mais importante: cada uma dessas técnicas é bastante simples de executar: com um mínimo de tempo, você poderá diversificar com sucesso os looks femininos e masculinos.

Regras básicas

O método mais comum de amarrar sapatos é o cadarço cruzado. Se desejar, você pode escolher qualquer outro método, as regras básicas serão idênticas:

  1. O processo sempre começa na área dos dedos, com o aperto gradual do cadarço de um par de furos para o outro.
  2. A amarração é feita com pressão uniforme, sem pressa. Você não pode puxar as pontas, tentando terminar mais rápido. O processo passo a passo, embora leve mais tempo, mas o produto final ficará perfeito no pé.

Nesta temporada, está na moda amarrar tudo: sandálias, botas, botins. Diversas técnicas ficam chiques em conjunto com salto alto e bico fino. Ao mesmo tempo, os cadarços dos sapatos podem combinar com a cor do cano ou contrastar com ele. Os estilistas recomendam escolher modelos com muitos ilhós, o que permitirá usar uma variedade de padrões de amarração e amarrar lindamente qualquer estilo de sapato, incluindo aqueles decorados com franjas ou tiras.

Antes de calçar os sapatos, os cadarços são afrouxados - isso torna muito mais fácil colocar os pés nas botas, os ilhós não esticam e os sapatos duram mais.

Padrões de amarração

Existem várias opções modernas para amarrar cadarços. Os métodos universais são fáceis de executar, os originais são mais complexos, mas têm um visual mais atraente. A combinação de duas cores é popular entre os jovens. Essa solução incomum enfatiza as características do padrão e confere um visual especial aos sapatos. Dicas passo a passo ajudarão você a lidar com os métodos mais difíceis.

Universal

Este grupo inclui as opções de amarração mais populares. São fáceis de executar e convenientes:

  1. O método clássico é uma técnica adequada para modelos esportivos. As tiras passam pelos ilhós, são puxadas para as laterais, cruzadas e, em seguida, saem por dentro. O método é relevante para execução se houver 5 furos. Os passos são repetidos até os furos superiores, e as pontas da tira são amarradas em um laço. Vantagens: facilidade de execução, praticidade, devido à localização externa, a pele das pernas não fica friccionada.
  2. O padrão reto requer a passagem dos primeiros ilhós. A ponta sai pelo orifício superior direito, passa pelo esquerdo e, em seguida, ambos são levantados e puxados para fora. As pontas são amarradas em um laço. Vantagens: aparência elegante e organizada, fácil de usar.
  3. Método diagonal - usado para criar um padrão original, com o qual botas ou sapatos masculinos ficam especialmente bonitos. Uma ponta do cadarço é puxada para fora, a outra para dentro. A ponta direita é enfiada no furo do lado oposto, a outra é puxada para dentro. As manipulações são repetidas até o topo, alternando os lados visíveis e invisíveis. Um laço é feito com os restos dos cadarços. Vantagens: originalidade, fixação forte dos sapatos.
  4. Amarração reta oculta, na qual o componente interno das amarrações fica oculto. A amarração direita é passada pelos primeiros furos, a esquerda é trazida para o ilhós superior, de dentro para fora. Ela não é usada posteriormente, portanto, a ponta deve ser mais curta que a direita. Esta última é puxada para fora acima do furo por onde passa e lançada no furo oposto. Exatamente as mesmas ações são repetidas para o topo. As pontas podem ser amarradas com um nó. Vantagens: fácil de executar, visual elegante.
  5. A amarração rápida é feita em pouco tempo, sem muito esforço. Os cadarços são inseridos nos primeiros ilhós, na parte interna. A ponta esquerda é puxada através do furo superior, na diagonal. A ponta direita é puxada para fora, acima do furo onde a ponta oposta foi puxada, em linha reta. As pontas são amarradas em um laço. Vantagens: facilidade de execução, atratividade.
  6. "Cruzado por cima e por baixo" é um padrão que fica interessante em modelos clássicos de calçados. Os cadarços são empurrados para dentro, de modo que as pontas fiquem voltadas para fora. Os cadarços são cruzados e passados ​​por furos opostos, formando uma cruz. O mesmo é feito na próxima etapa. As pontas são amarradas em um laço. Vantagens: originalidade, visual estiloso.
  7. O cadarço "Shop" consiste em amarrar de forma cruzada invertida. As fitas são enfiadas nos primeiros furos, puxadas para dentro, as pontas são cruzadas e inseridas nos próximos ilhós, e o processo continua até o topo. O restante do cadarço fica escondido na bota. Vantagens: visual impressionante e fácil de soltar.
  8. O método do nó segmentado é uma das melhores opções para amarrar cadarços em tênis. A principal característica distintiva é um nó na parte central. Se necessário, as metades são apertadas mais ou menos e as pontas são amarradas. Vantagens: visual fora do padrão.
  9. O "nó oculto" é adequado para amarrar tênis e qualquer outro calçado esportivo. Os cadarços são passados ​​pelos ilhós inferiores, uma ponta sai no próximo passo à direita e a outra é puxada para fora do lado correspondente após um passo. Em seguida, o cruzamento é feito e as pontas são presas com um nó. Vantagens: facilidade de execução, aparência elegante.

Para calçados com cadarços, recomenda-se o uso de cadarços redondos. Isso reduz o atrito e prolonga a vida útil do produto. O método de amarração mais seguro neste caso é o tradicional método de amarração cruzada.

Método clássico
Diagrama direto
Método diagonal
Cadarço reto oculto
Cadarço rápido
"Cruzamento por cima e por baixo"
"Comprar"
Método segmentar-nodal
"O Nó Oculto"

Original

Se você quer amarrar seus cadarços de forma criativa, preste atenção a padrões inusitados. Entre as técnicas mais populares:

  1. "Teia". Este método é ideal se o calçado tiver uma lingueta larga e fica perfeito em tênis com seis pares de furos. O cadarço é passado pelos primeiros furos, sai pelas laterais, cruza e é enfiado no quarto par. As pontas são levantadas por dois ilhós, saem, cruzam e são inseridas no segundo par, formando uma teia. As pontas são retiradas pelos furos superiores, amarradas em um laço ou escondidas no calçado. Vantagens: visual espetacular, adequado para cadarços curtos.
  2. Com nós. Vários apertos aumentam a resistência do cadarço e melhoram a aparência do calçado. O cadarço é passado pelos ilhós inferiores, as pontas são cruzadas e fixadas, afastadas. Em seguida, os passos são repetidos. Vantagens: excelente aperto, segurança.
  3. "Escada". O padrão final assemelha-se aos degraus de uma escada. O método fica mais impressionante em botas de cano alto. Os cadarços são enfiados de dentro para fora, através dos furos inferiores, e depois inseridos nos furos adjacentes do segundo par. As pontas são cruzadas, a ponta esquerda é enfiada sob a ponta adjacente e passa pelo furo do terceiro par. Ações semelhantes são realizadas com a ponta direita. As pontas ficam escondidas no sapato. Vantagens: boa fixação, aperto forte, concisão.
  4. "Escada cruzada". Torna-se mais pronunciada em botas de cano alto ou tênis com muitos furos. O cadarço é passado pelos furos inferiores, depois pelos furos adjacentes, cruzado e trazido para fora sob a amarração vertical para retornar aos ilhós superiores. O restante do cadarço é colocado no sapato. Vantagens: fixação espetacular e confiável.
  5. "Relâmpago". Uma técnica complexa para amarrar cadarços, ideal para patins e patins. As pontas são retiradas dos furos inferiores, dobradas sob a costura do mesmo nível e, em seguida, passadas de dentro para fora para o próximo par. Cruzamentos e mais enfiamentos ocorrem em cada etapa. As pontas são amarradas em um laço. Vantagens: visual elegante e fixação segura.
  6. Laço reverso. A principal característica do método é que todas as partes da renda se cruzam com a ponta central, afastando-se da zona central. As fitas são enfiadas pelos furos inferiores em espiral e puxadas para fora pelas laterais. A da esquerda é levantada por baixo do ilhós com laços, e as mesmas manipulações são realizadas com a da direita. As bordas são apertadas. Vantagens: estética, boa fixação.
  7. Laço duplo reverso. Usado para encurtar cadarços longos. O cadarço é passado pelo segundo par de furos e inserido na parte interna do sapato, cruzado e enfiado de fora para dentro do quarto par de ilhós. As pontas são amarradas em um laço. Vantagens: originalidade, confiabilidade.
  8. "Borboleta". As amarras passam pelos furos inferiores e são levadas para a área interna em ambos os lados. As pontas são apertadas verticalmente a partir do próximo par de ilhós, deixando uma abertura, e depois cruzadas. As bordas são apertadas com um nó. Vantagens: alongamento das amarras, uso confortável.
  9. Espiral dupla com uma amarração. A técnica ajuda a amarrar cadarços de forma bonita e rápida. Ambas as pontas são retiradas de baixo, a esquerda é inserida no próximo furo e a direita é retirada do furo esquerdo acima. O processo continua em espiral até o topo. As pontas são apertadas com um laço. Vantagens: estética, simplicidade, desgaste lento.
  10. Cadarço romano. O padrão é representado por números alternados. A extremidade esquerda é passada pelo furo correspondente, a extremidade direita é levantada verticalmente para o próximo par. Os cadarços são cruzados, passados ​​pelos ilhós do lado direito e levantados alguns furos acima. Os restantes são unidos com um nó. Vantagens: aparência atraente, simplicidade.
  11. Técnica militar. Adequado para apreciadores do minimalismo. O cadarço é enfiado de fora para dentro. As pontas são cruzadas e passadas pelos ilhós seguintes, o esquerdo é colocado no orifício correspondente e o mesmo procedimento é feito com o direito. O restante do cadarço é inserido na bota ou amarrado. Vantagens: facilidade de uso, fixação segura, praticidade.
  12. Amarração torcida. É uma combinação de uma laçada invertida e um padrão de nós. Fica melhor em gravatas redondas, cuja cor contrasta com o fundo. A renda é passada pelos furos inferiores e destacada nas laterais. A ponta esquerda é levantada em espiral, empurrada para fora da gravata, a direita é movida da mesma forma, mas com uma dupla passagem pelas laçadas da esquerda. As pontas são amarradas em um laço. Vantagens: confiabilidade, aparência atraente.

Técnicas originais de amarração de sapatos são populares entre homens e mulheres, elas melhoram a aparência dos sapatos, tornando-os únicos e atraentes.

"Rede"
Com nós
"Escada"
Raio
"Escada Cruzada"
Loop reverso
Laço reverso duplo
"Borboleta"
Dupla hélice
romano
Militares
Torcido

Com cadarços multicoloridos

O cadarço criado com a ajuda de gravatas multicoloridas tem um visual moderno e incomum. Os esquemas mais comuns incluem:

  1. Cruz dupla. Uma opção bastante complexa. A renda é puxada através dos ilhós inferiores. Dois pares de furos são pulados, as pontas são cruzadas, inseridas no quarto par de furos, cruzadas novamente e inseridas no terceiro par. As pontas são amarradas com um laço. Vantagem: aparência atraente.
  2. Xadrez. Lembra um tabuleiro de xadrez bicolor, uma das formas mais modernas de amarrar tênis e tênis. Um cadarço de uma cor cria cordões retos. Um outro tom sobe para cima em um padrão ondulado. As pontas são amarradas para dentro. Vantagens: não solta, visual fora do padrão.
  3. Treliça. Um método complexo, mas que permite criar um padrão interessante. Ficará melhor em modelos com 6 ilhós. Ao realizar o processo, certifique-se de que as pontas estejam entrelaçadas em forma de grade: uma em cima, outra embaixo. O restante da renda é amarrado em um laço. Vantagem: originalidade.
  4. Duplo. Este lindo laço é feito com dois nós ao mesmo tempo. É feito da mesma forma que a técnica clássica, mas com os furos omitidos para uma cor diferente. As pontas são amarradas com um laço. Vantagem: um visual inusitado.
  5. Cadarço reto bicolor. Um método trabalhoso, em que os cadarços formam um nó oculto, o que causa um leve desconforto ao caminhar. Para fazer isso, você precisa amarrar dois cadarços multicoloridos, aparar as bordas e executar uma técnica reta. Vantagem: apelo estético.

A questão de como amarrar os cadarços costuma preocupar adolescentes, rapazes e moças. Combinações criativas de duas cores que chamam a atenção são adequadas para eles.

Traição dupla
Em um padrão xadrez
Treliça
Dobro
Direto

Algoritmo passo a passo para métodos complexos

Os métodos mais originais e bonitos de amarrar cadarços são os que dão mais trabalho. Algoritmos passo a passo ajudarão você a lidar com a tarefa. Por exemplo, a técnica "World Wide Web" é executada da seguinte forma:

  1. A renda é passada pelo penúltimo par de furos a partir da parte inferior. As pontas devem ficar para dentro.
  2. A extremidade esquerda é puxada diagonalmente através do ilhó no lado direito.
  3. A renda é novamente enfiada na diagonal, pulando a divisão mais próxima.
  4. A extremidade é inserida verticalmente no próximo furo.
  5. Ações semelhantes são repetidas com o cadarço direito.

A técnica "Railroad Lattice" assemelha-se a trilhos e dormentes. Devido aos cruzamentos frequentes, obtém-se uma fixação bastante rígida dos pés. É realizada em etapas:

  1. Os cadarços são inseridos nos ilhós inferiores pelo lado de dentro.
  2. Sem mudar de lado, as pontas são passadas de fora para dentro através do segundo par de furos.
  3. Os laços são cruzados e inseridos de dentro para fora nos mesmos furos.
  4. Ações semelhantes continuam até o topo do sapato.
  5. As pontas dos cadarços são amarradas com um nó.

"Zip" ou "Zipper" é um sistema de amarração complexo, porém resistente, ideal para patins e patins. É feito da seguinte forma:

  1. A renda é passada pelos ilhós inferiores e trazida para as laterais.
  2. As pontas são dobradas sob a amarração do mesmo degrau e direcionadas para o próximo par de furos de dentro para fora.
  3. Os laços se cruzam, são puxados para baixo do laço do seu nível e são levantados mais alto.
  4. Ações semelhantes são repetidas até os últimos furos. As pontas são amarradas em um laço.

O método chamado "Cruzes Largas" é difícil de apertar ou afrouxar, por isso não é adequado para sapatos que são tirados e calçados com frequência. No entanto, esta técnica parece original. É realizada em etapas:

  1. A renda é inserida nos primeiros furos de fora para dentro.
  2. As pontas são cruzadas e enfiadas no 4º par de furos.
  3. Os laços são cruzados novamente e passados ​​pelo 3º par de ilhós.
  4. As pontas são passadas por baixo de todos os nós, cruzadas e colocadas no 6º par de furos. O restante da renda é amarrado com um nó.

"Hexagrama" é um cadarço frouxo que não pode ser apertado demais. Parece incomum. É feito de acordo com o esquema:

  1. Os cadarços são passados ​​pelos ilhós inferiores, de fora para dentro.
  2. As pontas são cruzadas e colocadas no 4º par de furos, depois no 3º, nos mesmos lados, de dentro para fora.
  3. A primeira gravata é passada sobre uma das bordas da cruz resultante, depois sobre a segunda e é inserida no terceiro furo pelo lado de fora.
  4. A primeira extremidade é passada através do 4º ilhós de dentro para fora, depois no 4º furo oposto de fora para dentro e no 3º furo de dentro, do mesmo lado.
  5. Os cadarços são cruzados, o primeiro é passado por baixo da cruz e acima da linha horizontal, inserido no 6º furo.
  6. A segunda extremidade é empurrada horizontalmente sobre a primeira cruz e sobre a segunda extremidade, colocada no 6º furo no lado oposto. As extremidades ficam escondidas na bota.

Para amarrar tênis de forma original usando os métodos listados, você precisará se esforçar. As vantagens de cada um deles são a originalidade e a aparência incomum.

"Rede mundial de computadores"
"Ferrovia"
"Fechadura Relâmpago"
"Cruzes largas"
"Hexagrama"

Selecionando um padrão para diferentes tipos de calçados

Ao escolher o tipo certo de cadarço, você precisa levar em consideração o estilo e a altura do sapato. Para calçados esportivos, técnicas que harmonizem com o design, proporcionem ajuste suficiente e tensão uniforme dos cadarços são adequadas. Esquemas ideais para footbag e outros esportes:

  • direto;
  • com nós;
  • ziguezague clássico;
  • "ferrovia";
  • com nó lateral (para ciclismo).

O método "Tabuleiro de Xadrez" é adequado para modelos altos com muitos ilhós. Um método mais acessível, mas não menos interessante, é o "treliça".

A opção ideal para botas de inverno é a "escada", ideal para canos altos. Os modelos de cano médio são decorados com cadarços em espiral dupla, os modelos mais baixos, com um "trilho".

Para botas femininas de estilo esportivo ou urbano, um padrão diagonal é adequado. O padrão pode ser o mesmo ou espelhado. Cada uma das opções é criada rapidamente e tem um visual interessante. Para decorar as botas, utiliza-se uma "teia" feita de cadarços multicoloridos. A técnica é bastante complexa, mas cumpre bem a função decorativa.

Para sapatos masculinos formais, são usados ​​diversos padrões, retos e paralelos. Eles não exigem muito esforço e tempo e são adequados para todas as ocasiões. Métodos mais complexos incluem técnicas com nós ocultos. Não são muito confortáveis ​​de usar, mas são atraentes. Para um ambiente informal, você pode escolher métodos mais interessantes: "cruzes largas" ou "escada".

Técnicas de moda para tênis de rua

Nesta temporada, a linha de tênis da moda está repleta de ideias de design. Apesar do foco esportivo, eles são parte integrante dos looks em diversos estilos. Fabricantes populares de modelos usam seus próprios métodos de amarrar os cadarços:

  1. Fila. Os calçados desta marca são equipados com um sistema de amarração rápida.
  2. Reebok. Utiliza um esquema original com um nó escondido.
  3. Nike. Os calçados são complementados por cadarços largos, que são apertados por meio de diversos métodos: "Serra", "Laço reverso", "Lightning" e cadarço europeu.
  4. Balenciaga. Os produtos da marca têm 12 furos e um sistema de amarração atlético.
  5. New Balance, Adidas. Os fabricantes utilizam o zigue-zague. Para adicionar originalidade, utiliza-se o laço paralelo reto europeu. Naturezas românticas podem decorar os produtos com o cadarço "Butterfly".
Fila
Reebok
Nike
Balenciaga
Novo equilíbrio
Adidas

Ao escolher os modelos adequados, você precisa se orientar pelo estilo dos sapatos e pelo número de ilhós. Quanto à cor, os mesmos tons são selecionados para os modelos preto e marrom. Sapatos casuais são complementados com cadarços de acordo com o seguinte princípio:

  1. Borgonha é uma cor cereja clara.
  2. Azul - azul claro.
  3. Cinza - branco.
  4. Marrom - bege.

Fãs de experimentação poderão usar gravatas vibrantes ou que combinem com a cor da sola. Digamos que você possa combinar a cor com luvas, cachecóis, bolsas e meias. Para criar cadarços esportivos para tênis brancos, use as mesmas gravatas branco-neve ou cores ricas e alegres. No primeiro caso, o visual será clássico; no segundo, original.

Hoje em dia, soluções fora do padrão estão em alta. Uma delas é amarrar cadarços na perna, na altura do tornozelo. A ideia é simples e incomum, chama a atenção e tem um visual interessante. O esquema ideal seria o cadarço reto.

Se houver uma alça na lingueta, os cadarços são passados ​​por ela seguindo o padrão desejado, o que garante a fixação, evitando desvios para os lados. Para esconder os cadarços sem amarrar, é necessário usar os ilhós superiores com a linha para dentro e prender as pontas entre a lingueta e a bota.

Os furos laterais em tênis e tênis são usados ​​para ventilação, mas também podem ser usados ​​para fixar os pés com segurança. Ao usar um padrão cruzado ou zigue-zague, esses ilhós também são usados. O método é usado em condições de caminhada e é adequado para ajustar os calçados a pés estreitos.

Nuances dependendo do número de furos

Quanto menos ilhós houver, mais simples deve ser o método de amarração. Para usar padrões volumosos e complexos, você precisará de bastante espaço, pois somente assim eles ficarão atraentes. Portanto, para sapatos com 3 furos, a técnica reta ou paralela é ideal. Para modelos com 4 furos, o método tradicional cruzado e o original, diagonal, são adequados.

Para criar cadarços para tênis com 5 furos, você pode usar qualquer padrão bonito, independentemente do número ímpar de furos. O método ideal é o cruzado, com os cadarços saindo pela frente ou por dentro. Outro método adequado é o reto.

Sapatos com 6 furos são os mais comuns, então a maioria dos moldes é projetada para esse número. O método xadrez com cadarços multicoloridos parece interessante. A combinação das cores vermelho e azul parece orgânica.

Modelos com 7 furos ficam atraentes com um padrão cruzado. Para cadarços com mais de 8 furos, são usados ​​padrões variados. Assim, as botas femininas ficam interessantes com a técnica romana ou "borboleta". Para os homens, "relâmpago" e equipamentos militares são adequados.

Qualquer esquema de amarração é adequado para um número par de furos. Para modelos com número ímpar, é necessário usar alguns "truques": pular furos, um nó diagonal no início, pontos cruz e ponto alto duplo.

Dicas úteis

Muitas vezes surgem problemas ao escolher o comprimento correto dos cadarços. É necessário seguir os padrões aceitos com base no número de ilhós:

  • 2-3 pares - 45 cm;
  • 3-4 pares - 60 cm;
  • 5–6 — 75 cm;
  • 6–7 — 90 cm;
  • 7–8 — 100 cm;
  • 8–9 — 120 cm;
  • 9–10 — 140 cm;
  • 10–12 — 180 cm;
  • 16–19 — 250 cm.

Não basta saber amarrar cadarços longos lindamente, também é importante aprender a fazer um nó confiável. Um nó Lan é uma laçada com as pontas passando uma pela outra. Um método seguro é criar um par de laçadas que são inseridas em um furo no meio.

Nem todo mundo gosta da fixação padrão das pontas, então surge a questão de como amarrar cadarços de tênis sem laços. O método cirúrgico é o ideal. Primeiro, o nó é feito da maneira clássica e, em seguida, uma ponta do cadarço é enrolada adicionalmente ao redor do nó.

Você pode amarrar os cadarços de forma que não fiquem visíveis. Para isso, passe as pontas pelos ilhós superiores e prenda-as sob a lingueta ou na parte interna do sapato. Não é necessário fazer nós.

Existe uma maneira mais rápida de amarrar seus cadarços. Basta seguir estes passos:

  1. Os cadarços são amarrados como de costume. Os dedinhos de ambos os lados são enfiados sob as pontas.
  2. O dedo indicador e o polegar direitos são colocados sob o cadarço correspondente, e manipulações semelhantes são realizadas com a mão esquerda.
  3. O dedo médio move a borda livre da gravata direita para trás, a mão esquerda simplesmente gira.
  4. As duas alças são cruzadas. O polegar esquerdo empurra a ponta livre para a direita, e o dedo médio direito a empurra entre o indicador e o polegar esquerdos.
  5. O dedo indicador e o polegar esquerdos seguram o cadarço direito livre e os dedos direitos seguram a ponta esquerda.
  6. As bordas livres dos laços opostos são enfiadas uma na outra.

Há uma infinidade de padrões de cadarços. Os universais são simples e rápidos, os originais são incomuns, mas não tão fáceis de fazer, e os com cadarços multicoloridos são interessantes e chamativos. A técnica apropriada é selecionada de acordo com o tipo de calçado, estilo e número de ilhós.

O comprimento dos cadarços deve ser escolhido com base no número de ilhós.
Você pode consertar as pontas usando um método original

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios