Itens artesanais são muito valorizados. Você pode criar uma peça de roupa original com suas próprias mãos, escolhendo o molde certo ou seguindo um tutorial passo a passo. Até mesmo um iniciante pode fazer uma estola de crochê que complemente um visual casual ou festivo. Antes de começar, você deve decidir a técnica de tricô, o tipo de fio e o método de decoração.
Materiais e ferramentas
Para um produto leve e quente, compre um fio fino e macio. A densidade depende da época do ano para a qual a artesã prepara o acessório. A aparência e a qualidade do produto são influenciadas pelo material:
- a seda dará uma iridescência brilhante incrivelmente bela;
- 100% lã é considerada a mais quente;
- materiais mistos são resistentes ao desgaste;
- o acrílico destacará a textura.
Quanto mais fino o fio e menor a densidade do tricô, menos quente será o item final. Portanto, lã e uma mistura de acrílico e lã são ideais para o inverno; qualquer fio fino serve para o modelo de verão. Em climas quentes, um modelo vazado fica melhor; em climas frios, um mais denso.
Quanto ao tamanho e formato, xales e estolas comuns podem ser bem estreitos, como os cachecóis, retangulares ou triangulares clássicos (chamados baktus). Esta última opção não perdeu popularidade por várias temporadas consecutivas.
O tamanho da agulha deve corresponder à espessura da linha. Para obter um tecido arejado, use uma agulha maior; para tricôs mais densos, use uma menor. Alguns modelos exigem várias agulhas de tamanhos diferentes.
Anzóis de madeira e bambu são adequados para iniciantes. São mais leves e confortáveis. Mas hoje em dia já estão surgindo ferramentas novas e aprimoradas. Os anzóis de metal comuns são produzidos com cabo ergonômico e peças emborrachadas.
Escolhendo uma técnica de tricô
Os padrões diferem em diagramas e descrições. Para quem está dando os primeiros passos no tricô, não é recomendado alterar por conta própria os padrões prontos de uma estola de crochê vazada. Artesãs experientes podem modificar padrões padrão, criando produtos únicos com uma textura inimitável. Quanto mais complexo o padrão, maior o nível de habilidade necessário.
Padrões com colunas cruzadas, laçadas e saltos simples são ideais para iniciantes. Opções florais e geométricas estão ao alcance de costureiras com nível médio de crochê. Motivos complexos ficam incrivelmente bonitos, mas só artesãs conseguem fazê-los.
Padrões populares:
- "Abacaxi" é fácil de fazer, mas tem um visual impressionante. Reduzindo o número de laçadas superiores, você pode obter um padrão diferente.
- O "quadrado da vovó" parece interessante e é fácil de modificar. Uma opção popular para iniciantes.
- O "motivo hexagonal" não é fácil de tricotar e é difícil de mudar.
Antes de tricotar uma estola, os iniciantes devem prestar atenção aos tecidos simples e às opções de bordados leves; entre os motivos, escolha o “quadrado da vovó”.



Etapas do trabalho considerando o modelo
Crochê é um processo meditativo complexo que exige perseverança. Nem toda costureira está disposta a passar uma semana criando um acessório feito à mão. Mas a paciência é recompensada com um produto original. A vantagem disso é que a própria costureira pode escolher o padrão, a cor, a densidade das fileiras e os métodos de decoração.
Se desejar, a criação de estolas originais pode se tornar um negócio. Uma renda adicional é garantida. Você pode apresentar suas criações em plataformas especiais para costureiras.
As estolas de crochê parecem mais impressionantes e elegantes se a mulher tiver ampla experiência em bordado. É aconselhável que iniciantes pratiquem em guardanapos com um padrão repetitivo antes de tentar fazer cachecóis ou capas complexas. Se a costureira tiver experiência suficiente, ela pode assumir qualquer desenho original ou desenvolver o seu próprio.
Obra aberta
Um tecido simples parece desinteressante e sem graça, então vale a pena prestar atenção a uma variedade de padrões. Opções vazadas são mais populares, mas são mais difíceis de tricotar. A quantidade de fio é calculada com base no tamanho. O modelo descrito exigirá 550 g de fio. O produto final terá 50 x 190 cm. Para aumentar o comprimento ou a largura, recalcule o número de laçadas.
Tricotamos 163 laçadas de ar. Em seguida, seguimos o algoritmo de tricô proposto:
- 1 pb (ponto baixo) na segunda laçada a partir da agulha, *4 corr. (laçada de ar), 11 pb na quinta laçada da carreira anterior*. A conexão entre as estrelas é repetida 31 vezes. No final, tricote 1 pb.
- 3 PV, *1 pb (ponto alto) no pb da carreira anterior, 3 pb no pb da carreira anterior, 1 PV, 1 pb no mesmo pb da carreira anterior, 2 PV* - repita o padrão até o final da carreira.
- 3 PV, *1 pbx em um PV da carreira anterior, 3 pbx na quinta laçada, 1 PV, 1 pbx na mesma quinta laçada, 2 PV*, repita tudo até o final da carreira. A quarta carreira é semelhante à segunda.
- As carreiras 1 a 4 são repetidas até o comprimento atingir 190 cm. O fio é cortado e o produto é lavado. A capa é seca apenas na horizontal, sem torcer.
Quente para iniciantes
Uma descrição detalhada de como tricotar uma estola com agulha de crochê ou agulhas de tricô será suficiente para que um iniciante faça algo lindo com as próprias mãos. O método apresentado a seguir é adequado para iniciantes, desde que tenham conhecimentos básicos. Tricotar uma capa quente com motivos usando uma agulha de crochê não é difícil, já que o padrão se repete constantemente. Você precisará de 400 g de fio e uma agulha de crochê de 5 mm. Durante o processo, você deve seguir a descrição e o diagrama:
- faça uma corrente de 16 VP, feche em anel com um SS (ponto baixíssimo);
- tricotar em círculos de acordo com o padrão;
- comece com 1 VP, termine com 1 SS;
- execute de 1 a 11 círculos.
Cada motivo tem aproximadamente 25 x 25 cm. Você precisará de 26 quadrados, que serão conectados entre si. Os pontos de conexão são indicados por setas no diagrama.
Como decorar
Um padrão complexo é bastante autossuficiente. Mas você pode diversificar a peça não apenas escolhendo um tricô vazado. Opções simples são decoradas com elementos adicionais, como pompons.
Os pompons podem ser comprados prontos ou feitos por você. Opções de pele ou tecido são preferíveis. Não os substitua por borlas.
Uma estola simples com motivos é complementada por uma barra de tom contrastante ou similar. Franjas são relevantes nesta estação, mas nem sempre são apropriadas. Fios texturizados têm um visual requintado e interessante, permitindo uma variedade de efeitos.
Para uma mulher com experiência em bordado, não será difícil tricotar um padrão degradê. Transições suaves de cores são relevantes nesta temporada. Você também pode usar strass, pedras e miçangas.
Padrões de tricô para cachecóis e capas estão disponíveis tanto para iniciantes quanto para artesãs experientes. Basta escolher uma opção adequada ao seu nível, selecionar os materiais, as ferramentas e começar. Com o tempo, sua habilidade irá melhorar, permitindo que você escolha padrões mais complexos.
Vídeo

 
                                    















