Dicas para fazer crochê de xale, técnicas populares e padrões dos melhores modelos

Lenços

Um xale elegante tem sido uma parte importante da imagem tradicional da mulher russa por muitos séculos. No mundo moderno, é considerado uma categoria de itens que não estão sujeitos às tendências da moda e adornam a dona independentemente da idade e da época do ano. A maioria dos xales é feita de crochê: um modelo leve e estampado é indicado para passeios noturnos de verão, e uma capa quente com borlas fofas ajuda a manter o calor no inverno. Uma variedade de padrões, modelos e cores permite que qualquer mulher inclua este item lindo e confortável em seu guarda-roupa. E para quem sonha em tricotar um produto, padrões, descrições e master classes passo a passo, elaborados para costureiras experientes e iniciantes, serão úteis.

Modelos populares

De acordo com o formato e o tamanho, os xales de crochê podem ser divididos em vários tipos principais:

  1. Xale triangular - jogado sobre os ombros por trás, tricotado a partir do canto inferior ou central usando o método contínuo. Pode ser feito a partir de motivos.
  2. Xale de crochê semicircular - jogado sobre os ombros, é um meio círculo com ou sem entalhe para o pescoço. Tricotado sem separação do centro para a borda.
  3. Redondo - tricotado em forma de círculo completo e jogado sobre os ombros com a borda dobrada para dentro para formar uma gola.
  4. Baktus é um cachecol em formato triangular, tricotado a partir do canto inferior ou central.
  5. Um poncho é uma capa em forma de círculo completo ou quadrado com um buraco no meio. É colocada sobre a cabeça ou aberta e jogada sobre os ombros.
  6. Um xale-colete é um produto em forma de círculo completo, com duas aberturas para os braços. É usado como um colete, com uma das pontas dobrada para trás para formar uma gola. O tricô do xale começa no centro e segue em círculo.
  7. Uma capa de verão é um xale vazado feito de fios finos que complementa uma roupa.
  8. Transformer - um xale triangular com furos para os braços, pode ser usado como um cachecol comum, baktus ou colete.

Outro estilo muito popular é a capa. Trata-se de um mini-xale feito de crochê como um poncho, mas com um diâmetro menor.

O comprimento máximo da capa quando usada é até os cotovelos.

Triangular
Semicircular
Redondo
Baco
Poncho
Colete
Verão aberto
Transformador
Cabo

Técnicas de tricô

Depois de escolher um modelo, você precisa determinar o método de crochê, levando em consideração a finalidade do xale e o nível de habilidade da costureira. Entre as técnicas populares:

  1. Tricô simples. É um tecido com laçadas idênticas - colunas com ou sem laçada. Adequado para modelos quentes de inverno. É melhor usar fios macios e tricotar sem muita força, para que o produto possa cair dos ombros e ser enrolado livremente no pescoço. Combinações de cores adicionarão um toque decorativo a esse xale.
  2. Tricô vazado. A alternância de diferentes tipos de laçadas forma um tecido estampado com furos. Devido à espessura do fio e à densidade do padrão, é adequado para xales de inverno e verão.
  3. Motivos. Um xale de tricô é formado por fragmentos redondos, quadrados ou triangulares conectados uns aos outros. Essa capa geralmente é vazada.
  4. Leques. Uma técnica de tricô vazado contínuo, na qual os padrões no tecido lembram leques abertos. Fica espetacular com fios de qualquer cor quando usados ​​sobre roupas contrastantes.
  5. Gradiente. Este método indica uma certa alternância de cores do fio, na qual uma transição suave de uma tonalidade para outra é formada no tecido de malha. O gradiente pode ser de um tom escuro para um claro, ou vice-versa. A transição pode ser entre duas cores contrastantes ou incluir várias tonalidades. Ao tricotar, a artesã seleciona ela mesma fios de cores diferentes ou utiliza fios prontos com tingimento seccional.

Também vale a pena prestar atenção a um modelo tão interessante como o xale "Edlotia". Esta técnica incomum é adequada para um cachecol triangular ou baktus. Consiste em tricotar seções no tecido que formam listras. São confeccionadas em padrões diferentes, geralmente simples.

Tricô simples
Obra aberta
Motivos
Fãs
Gradiente
Edlotia

Materiais e ferramentas

Para escolher a espessura e a composição do fio para um xale, você deve primeiro determinar sua finalidade. Convencionalmente, todas as capas podem ser divididas em inverno e verão. As primeiras são feitas de fios lisos ou felpudos.

Exemplos de fios lisos para xales de inverno:

  • "Alize": "Diva", "Lanagold";
  • "Pekhorka": "Merino australiano", "Quente e aconchegante";
  • "Kamtex": "Estreia";
  • "Nako": "Boho";
  • "Troitskaya": "Lux".

Fios lisos serão convenientes para tricotadores iniciantes, pois são fáceis de trabalhar, destacam claramente as linhas do padrão, não prendem na agulha e desfiam facilmente se você cometer um erro.

Um xale leve feito de fios finos e fofos parece delicado e leve. Ele não só aquece perfeitamente, como também adorna quem o usa, criando uma imagem romântica e feminina. O fio tem uma desvantagem: o produto não pode ser usado por baixo de casacos, pois podem aparecer bolinhas no pelo.

Tipos de fios de lã com penugem:

  • alpaca - a lã das lhamas que vivem na América do Sul;
  • Angorá - um fio fino feito de lã de coelho;
  • caxemira - lã de cabras caxemiras;
  • Mohair - lã de cabras angorá.

Este fio é um fio de urdume com penugem, por isso é propenso a formação de bolinhas e abrasão. Para evitar isso, vale a pena escolher um fio de pelo com baixo teor de lã e não usar o produto final por baixo de agasalhos.

Exemplos de lã felpuda para xales de inverno:

  • "Alize": "Ouro Angorá";
  • "YarnArt": "Carneiro angorá";
  • "Nako": "Rei Mohair";
  • "Pekhorka": "Orenburgskaya".

Para aumentar a vida útil dos itens de lã, seda, acrílico, náilon, viscose e capron são incluídos na composição do fio. Um tecido bonito e brilhante é obtido adicionando lurex ou fios metálicos à lã.

Para tricotar peças de verão, os fios a seguir são adequados:

  • algodão;
  • linho;
  • sedas;
  • viscose;
  • bambu;
  • microfibra.

As capas vazadas feitas com esses fios não retêm calor, são respiráveis ​​e absorvem umidade. Vale a pena considerar que o algodão e o linho têm fibras rígidas, o xale não fluirá e não será adequado para drapejar. Este fio combina melhor com seda ou viscose. Esta última, por outro lado, não mantém bem a sua forma, "flutua", por isso precisa de ser estabilizada com outro tipo de fio.

Os seguintes itens são adequados para tricotar capas de verão com fios finos:

  • "YarnArt": "Verão", "Flores";
  • "Kamtex": "Lótus";
  • "Alize": "Bamboo Fine", "Para sempre".
Ferramentas e agulhas de crochê
Fio de lã lisa
Angorá
Mohair
Algodão
Linho
Fio de seda

Para que a peça fique macia e caia dos ombros, é preciso considerar a espessura do fio. Se o fio do xale for fino, o crochê pode ser mais denso. Se os fios forem grossos e soltos, é preciso tricotá-los com folga, caso contrário, será impossível enrolar o tecido em volta do pescoço e criar um caimento perfeito.

A cor do fio depende do padrão que será usado para tricotar o xale. Com um tecido uniforme, sem um padrão distinto, o fio tingido em seções ficará ótimo. Se o padrão do xale de crochê incluir um enfeite, as transições de cores desviarão a atenção do padrão, portanto, fios de uma única cor são mais adequados.

Para calcular o número de novelos do fio selecionado, você precisará tricotar uma amostra e depois fazer cálculos simples.

Algoritmo de cálculo (adequado para um xale de crochê triangular):

  1. Tricotamos uma amostra de padrão medindo 10 x 10 cm.
  2. Desfiamos o tecido e medimos a metragem de linha usada nele.
  3. Determinamos o tamanho da base do xale (o lado comprido) e sua altura (a distância do meio da base até o canto oposto).
  4. Calculamos a área do produto usando a fórmula da área de um triângulo (metade da base multiplicada pela altura).
  5. Divida a área resultante por 0,01 e multiplique pelo comprimento do fio da amostra. Este é o comprimento total do fio para todo o xale.
  6. Agora, dividimos esse comprimento pela metragem do novelo de linha. Obtemos o número necessário de novelos.

Ao escolher uma ferramenta de tricô, você deve se orientar pelos dados indicados na embalagem do fio. Normalmente, o número da agulha de crochê adequado à espessura da linha é indicado ali. Se o novelo chegou à artesã sem embalagem, existe uma maneira simples de determinar o diâmetro da linha. Para isso, você precisa inseri-lo no entalhe da agulha de crochê e puxá-lo um pouco. A ferramenta é considerada do tamanho correto se o entalhe corresponder ao diâmetro da linha.

Para tricô denso, você precisa de uma agulha menor e, consequentemente, para padrões grandes e volumosos, a ferramenta deve ter um diâmetro maior.

Tricotamos uma amostra, desenrolamos e medimos o comprimento do fio

Etapas do trabalho considerando o modelo

Para que o resultado do trabalho seja agradável, as artesãs precisarão de instruções detalhadas com uma explicação de como tricotar um xale do modelo selecionado. Abaixo, você encontrará master classes simples sobre os tipos mais populares de capas de crochê para iniciantes. Se desejar, cada produto pode ser complementado com lindas borlas ou franjas.

Triângulo vazado para iniciantes

O xale mais simples é baseado no "quadrado da vovó". Você pode tricotá-lo com fios lisos ou coloridos. No segundo caso, a cor precisa ser trocada a cada 2 carreiras. No total, você precisará de 600 metros de fio de semi-lã.

  1. Começamos a fazer um xale de crochê com um anel de 6 VP.
  2. Leque de 3 pontos altos (3 pb 2 a), 3 corr., leque de 3 pb 2 a.
  3. Do laço externo tricotamos um leque de 3 pb 2 h, 1 pbx, no arco de 3 pb tricotamos 2 leques de 4 pb 2 h, entre os quais fazemos 3 pbx, depois tricotamos 1 pbx, um leque de 3 pb 2 h no último laço da carreira.

Todas as carreiras subsequentes são iniciadas e terminadas da mesma forma. Nos espaços entre os leques da carreira anterior, tricotamos um motivo de 3 pontos altos e 2 pontos altos, e no arco central de 3 pontos altos, tricotamos 2 leques de 4 pontos altos e 2 pontos altos, entre os quais tricotamos 3 pontos altos. Continuamos a formar um xale vazado no tamanho desejado.

Diagrama de padrões
Coletamos uma corrente de seis laços de ar e fechamos em um anel
Tricotamos leques com três pontos altos duplos
Em seguida, tricotamos de acordo com o padrão
Amarramos o tecido acabado com franjas, fechando a corrente de 10 laçadas com pontos baixos
O xale vazado está pronto

Capa quadrada com motivos florais

A capa poncho consiste em fragmentos separados. Para criá-la, você precisará de fios de duas ou mais cores. Em cada quadrado, as carreiras 1 a 3 são tricotadas na mesma cor, e a carreira 4, na cor de fundo. Ao final do trabalho, todos os motivos são costurados.

Padrão de tricô para uma capa quadrada:

  1. Tricotamos um anel de 10 VP.
  2. 3 PV, 2 PNT, 3 PV, depois tricote 3 grupos de 3 PNT, entre eles tricote 3 PV. Termine a carreira com 3 PV, um ponto baixíssimo.
  3. 3 VP, 2 STN, *3 VP, 3 STN*, continue até o final. Como resultado, sob cada arco de 3 VP, 2 grupos de 3 STN devem ser conectados, entre os quais há um arco de 3 VP.
  4. Na carreira seguinte, um e dois grupos de 3 pontos são tricotados alternadamente no arco da carreira anterior. Entre todos os grupos, fazemos 3 pontos de corr. Assim, formam-se os 4 cantos do motivo.
  5. No arco de canto, tricotamos 2 grupos de 2 pontos, com 5 pontos de corr entre eles. Em seguida, tricotamos 5 pontos de corr, arco de meia coluna em uma fileira, 5 pontos de corr, arco de meia coluna em uma fileira, 5 pontos de corr. Repita mais 3 vezes.

No total, você precisa tricotar 128 fragmentos. Eles formam um quadrado de 12 x 12 motivos. No centro, deixe uma abertura de 4 x 4 motivos. Costure e decore a borda com franjas.

Fechamos uma corrente de 10 laços de ar em um anel
Tricotamos o centro do motivo, a flor, usando alças de ar e pontos altos duplos
Conectamos as pétalas das flores com correntes de laços de ar
Usando um laço de conexão, amarramos uma coluna com três fios e uma corrente de laços de ar
Formando motivos
Conectamos os motivos finalizados com postes de conexão
A capa quadrada com motivos florais está pronta

Mohair de inverno meio redondo

Dependendo do tamanho do xale, você precisará de 600 a 800 metros de fio. Modelos semicirculares incomuns feitos de mohair são tricotados e decorados com franjas ou acabamentos na parte inferior. Ordem de serviço:

  1. Tricotamos um anel de 5 VP.
  2. 3 PV, 3 PV 2 N, 2 PV, 4 PV 2 N.
  3. 3 VP, leque de 3 P.S.N., 1 VP, leque de 4 P.S.N., 2 VP, leque de 4 P.S.N., 1 VP, leque de 3 P.S.N., 1 P.S.N. na última laçada da carreira.
  4. 5 PV, 1 PNT na primeira laçada da carreira, 2 PV, *então, sob 1 PV da carreira anterior, tricotamos 2 PNT 2 A, entre os quais fazemos um arco de 3 PV, 2 PV*. Terminamos a carreira com 2 PNT 2 A na última laçada da carreira, entre os quais fazemos um arco de 2 PV.
  5. Tricotamos a carreira de acordo com o padrão da carreira 2. Em cada arco de 3 PV, tricotamos 2 leques de 4 PNT, entre os quais fazemos um arco de 2 PV. Entre os grupos de dois leques, fazemos 1 PV.

A quinta carreira deve ser tricotada de acordo com o padrão da terceira. Em seguida, continuamos todos esses passos, alternando as carreiras, até o tamanho desejado.

Coletamos uma corrente de alças de ar e com pontos altos duplos através de 2 alças tricotamos a primeira carreira
A segunda carreira é tricotada com dois pontos altos no arco da primeira carreira.
Tricotamos cinco carreiras de maneira semelhante, alargando e arredondando gradualmente o tecido.
Nas carreiras seguintes, após os pontos altos duplos, adicione 2 alças de ar
De forma semelhante, tricotamos o tecido no tamanho desejado.
O xale semicircular de mohair de inverno está pronto

Modelo rápido com tricô simples

Este xale é tricotado com pontos corrente. O tecido finalizado terá a aparência de uma teia vazada. O tricô começa no canto inferior.

Descrição para artesãs iniciantes:

  1. Tricotamos 9 VP, fechamos em um anel STN.
  2. Vire o tricô, 8 VP, meia coluna na terceira laçada da corrente, 5 VP, STN na sexta laçada da corrente.
  3. Vire, 8 VP, PST no centro do arco, 5 VP, PST no centro do arco, 5 VP, STN na terceira laçada da corrente.

Todas as fileiras começam e terminam da mesma maneira. Cada fileira tem um arco a mais, o que cria um formato triangular.

A parte inferior do xale é decorada com franjas.

Fechamos a corrente de alças de ar em um anel com um ponto baixo
Fazemos 6 laçadas de ar e fechamos sob o arco com pontos baixos
Tricotar de maneira semelhante até o tamanho desejado, virando o produto após cada carreira.
Nós amarramos a fronteira
Xale de malha simples

Edlotia

Este xale alterna listras com padrões diferentes. Primeiro, tricote 7 carreiras e depois repita o processo. Repita até que o produto atinja o tamanho desejado.

Algoritmo de tricô passo a passo:

  1. Tricotar 4 VP, depois um leque de 4 PNT na segunda laçada da corrente, 2 VP, um leque de 5 PNT na primeira laçada da corrente.
  2. Elevação de 3 VP, *2 PNT na mesma laçada, 4 PNT, depois, no arco, tricotamos 2 PNT, 2 VP, 2 PNT. Próximos 4 PNT*, leque de 3 PNT.
  3. O início e o fim da carreira são os mesmos da 2ª carreira. *8 pb, no arco 2 pb, 2 corr, 2 pb. Depois, 8 pb*.
  4. *Ponta na segunda coluna da carreira anterior, leque de 5 pontos na 5ª ponta da carreira anterior, ponto na 8ª ponta, leque de 5 pontos na 11ª ponta. No arco, tricotamos 2 pontos, 2 corr, 2 pontos. Em seguida, tricotamos uma carreira simetricamente à já concluída.
  5. *2 PV, PNT no 2º PNT da carreira anterior, depois, em cada PNT, tricotamos um PNT, no centro do leque de 5 PV, tricotamos 2 PNT, entre os quais fazemos um arco de 3 PV. No arco central de 2 PV, tricotamos 4 PNT, entre os quais tricotamos 2 PV.
  6. Nesta carreira, sobre o ponto baixo, tricotamos o ponto baixo, nos arcos de 3 corr., inscrevemos leques de 5 corr. No centro, entre os leques, fazemos 2 corr.
  7. Tricotamos a carreira de forma semelhante à 5ª, mas no arco central incluímos 2 P, 2 VP, 2 P.

Em seguida, repita as carreiras 2 a 7.

Ao escolher o modelo, o fio e o padrão certos para um xale e passar alguns dias tricotando, você pode se tornar o dono de um item único, dominar uma nova habilidade e aproveitar o processo criativo. Um acessório vazado, tricotado com suas próprias mãos, será um presente maravilhoso para uma pessoa querida e decorará o guarda-roupa de qualquer mulher.

Começamos a tricotar a partir do canto central
Marcamos a parte frontal do produto com um marcador
Em seguida, fazemos pontos altos duplos em cada parte superior da carreira anterior.
Tricotamos pontos altos duplos sob a perna da carreira de baixo e obtemos uma faixa em relevo.
Tricotamos as carreiras seguintes de maneira semelhante.
Em seguida, fazemos pontos altos duplos nas duas alças inferiores.
Em carreiras alternadas, tricotamos o tecido do tamanho desejado

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios