Técnicas populares para tricotar uma estola com agulhas de tricô, master classes

Lenços

Entre os muitos acessórios femininos, a estola ocupa um lugar especial. Ela pode transformar o visual, tornando-o mais feminino e romântico. Além disso, é um item funcional no guarda-roupa, já que pode cobrir os ombros ou se aquecer em uma noite fria. Costureiras dizem que tricotar uma estola com agulhas de tricô é bastante fácil, mesmo para iniciantes. O acessório pode ter diferentes tamanhos, o que o torna universal.

Seleção de fios e agulhas de tricô

Antes de criar uma estola de tricô, você precisa decidir o fio que será usado no trabalho. Se precisar de um acessório de inverno, é aconselhável escolher fios de lã ou opções que contenham lã. Esse xale não só aquecerá você, como também ajudará a criar um visual estiloso. A lã de alpaca é considerada a mais quente, mas você também pode escolher lã merino.

Existem fios compostos por vários tipos de fios. Um modelo de estola quente geralmente é feito de lã e acrílico. Nesse caso, o acessório é mais resistente ao desgaste. Se você precisa de uma opção totalmente natural, pode dar preferência à lã com seda. Esse fio é mais caro, mas é macio e confortável de usar. Um produto macio e delicado pode ser obtido com mohair ou angorá, mas esses acessórios exigem cuidados especiais.

O algodão é adequado para opções de meia estação e verão, mantém bem o seu formato e é ecológico. A seda é uma excelente escolha para criar acessórios elegantes. Este fio adiciona brilho e combina facilmente com diversas decorações.

Xales feitos de linho fino mantêm bem o caimento, mas esses fios são difíceis para iniciantes trabalharem porque são escorregadios.

Antes de tricotar uma estola, é necessário calcular a metragem do fio. Nesse caso, tudo depende do tamanho do futuro produto. Os modelos podem ser dos seguintes tipos:

  1. Longo. Largura de 35 a 40 cm, comprimento de 100 cm ou mais, cobre os ombros e braços até os pulsos.
  2. Encurtado. A largura é a mesma do caso anterior, o comprimento é de 70 a 80 cm. São jogados sobre os ombros, cobrindo os braços até o cotovelo.
  3. Largo. Largura a partir de 79 cm, qualquer comprimento, esta opção é universal.

É fácil calcular a quantidade de fio necessária para estolas. Para isso, você precisa tricotar uma amostra de teste medindo 10 x 10 cm com o padrão escolhido para a peça. Ela precisa ser lavada e, quando secar, meça as laterais. Em seguida, você precisa calcular a área do elemento tricotado multiplicando a largura pelo comprimento e, em seguida, desfiar o quadrado.

O próximo passo é medir o comprimento do fio da amostra de teste. O número resultante deve ser multiplicado pela área da futura estola. O valor resultante deve ser dividido pela área da amostra. Todos esses cálculos matemáticos ajudarão a determinar o comprimento total do fio necessário.

Ao escolher uma ferramenta, você precisa prestar atenção aos padrões para tricotar uma estola. Se você for usar laçadas cruzadas ou tranças, a agulha de tricô deve ser 1,5 mm mais grossa que o fio. Para fazer padrões vazados, as agulhas de tricô são 0,5 mm a menos que os fios. A espessura do fio também influencia. A maioria dos fabricantes indica o número da ferramenta apropriada diretamente na bobina. Você pode trabalhar com agulhas de tricô comuns e circulares. Estas últimas são recomendadas para uso com uma largura de produto maior. Costureiras experientes têm um olhar apurado e também seu próprio estilo de tricô, então escolhem as ferramentas com base em suas próprias preferências.

Para iniciantes, o melhor conselho é prestar atenção ao padrão. Com base nele, o fio é selecionado, e sua espessura determina o tamanho das agulhas de tricô. Ela deve ser 2 vezes maior que o fio torcido.

Alpaca
Fio Merino
Acrílico
Lã com seda
Mohair
Angorá
Algodão
Linho
Raios

Técnicas populares de tricô

Existem muitos padrões para tricotar uma estola com agulhas de tricô, tanto iniciantes quanto artesãs experientes podem fazê-los. Este acessório é um retângulo simples, então não deve haver problemas no trabalho. Se a capa tiver formato triangular, ela é feita em forma de xale, e o padrão usado será diferente. As técnicas mais populares para tricotar uma estola com agulhas de tricô são:

  1. Ponto cetim frontal. É considerado um dos mais simples, mas não menos bonito. É frequentemente chamado de ponto meia. A técnica é adequada para iniciantes. Devido à sua simplicidade, as mãos se acostumam rapidamente ao padrão e não há necessidade de memorizar uma sequência complexa de ações. A estola tem dois lados - frente e verso, por isso é difícil se confundir. Em outras palavras, o tecido consiste em dois tipos de laçadas e sempre termina com acabamento na borda.
  2. Com a inclusão de tranças e tranças. A técnica também é bastante simples de implementar, portanto, este tipo de tricô de estola com agulhas de tricô pode ser escolhido por iniciantes. Na verdade, ambos os padrões são minimamente diferentes um do outro. As tranças são apenas uma sobreposição de laçadas, enquanto as tranças são várias dessas sobreposições. Para tricotar, são necessárias agulhas de tricô adicionais, que as artesãs costumam remover antes de cruzar. Nesse caso, é importante manter a simetria.
  3. Tricô perolado. Recebeu esse nome porque lembra pedras espalhadas. A técnica pode ser pequena, grande ou dupla, então o visual é diferente. O relevo do tecido é uniforme, mas não fica sem graça.

Ponto meia, ponto tunisiano, patchwork, brioche e outros também são utilizados. Este último é ideal para iniciantes. Envolve tricotar laçadas patenteadas em diferentes direções e combinações. Com esta técnica, é fácil criar uma estola bicolor de mohair, ideal para o inverno. Iniciantes também vão gostar de tricotar no estilo patchwork. A técnica é simples e original. Pode ser implementada de duas maneiras: tricotando os elementos separadamente ou conectando-os no processo.

O uso mais popular de padrões vazados é o de padrões vazados, pois podem assumir uma variedade de formas. O tecido é leve e arejado, ideal para modelos de verão. O padrão fica bem visível ao escolher fios grossos; embora seja possível fazer algo com fios finos, o produto ficará mais elegante. Esses padrões são criados adicionando e alternando fios com laçadas tricotadas juntas. O padrão pode ser feito em forma de folhas, losangos, malha, tranças e com bordas onduladas. A complexidade do trabalho depende do padrão, mas mesmo iniciantes podem lidar com muitos tipos de tricô.

Ponto meia
Tranças e tranças
Tricô de pérolas
Xale
Patchwork
Brioche
Obra aberta

Algoritmo de tricô levando em consideração o modelo

Independentemente do padrão e do fio escolhidos, o trabalho é sempre feito de acordo com um padrão específico. Seguindo as recomendações, as costureiras não poderão errar e obterão o resultado esperado. Qualquer padrão vazado é ideal para acessórios de verão. Ao criar um produto para a estação fria, recomenda-se escolher uma malha densa. Cada técnica terá suas próprias características e algoritmo de ações.

Obra aberta

Ao criar uma estola vazada para a estação quente, é aconselhável escolher fios finos. Viscose, íris, mohair ou algodão são boas escolhas. Há muitos padrões diferentes feitos com essa técnica. Um exemplo marcante é o padrão em forma de folha. Para criá-lo, siga o padrão:

  • preparar ferramentas e consumíveis (agulhas de tricô comuns nº 4, 150 g de mohair fino, tesoura, régua);
  • dependendo da largura do acessório, monte um número de laçadas que possa ser dividido por 15 e depois adicione mais 2 laçadas de borda;
  • crie 1 carreira usando pontos tricô;
  • tricotar o padrão removendo a laçada da borda, fazendo uma laçada e tricotando 3 pontos tricô, depois complete o rapport;
  • tricotar uma carreira uniforme na mesma direção do padrão;
  • crie uma carreira ímpar composta por 2 pontos tricô, uma laçada, um ponto tricô, uma laçada e um ponto tricô;
  • repita o padrão da carreira anterior.

Com base no diagrama com a descrição, a sequência de carreiras de tricô deve ser repetida. Quando a peça estiver pronta, é necessário prosseguir para a próxima e continuar trabalhando até que o produto atinja a largura desejada. Ao final, as laçadas devem ser fechadas e uma borda deve ser criada.

Lã quente

Não é difícil criar uma estola quente original. Você pode usar lã pura ou combinar com acrílico. Você precisará de 2 a 5 novelos, dependendo da espessura do fio escolhido. Para o trabalho, use fio dobrado ao meio e agulhas de tricô nº 5. O algoritmo será o seguinte:

  • montar 52 pontos e tricotar 25 cm em ponto meia, todas as carreiras devem ser em meia;
  • adicione mais 24 pontos na última carreira para fazer 76;
  • tricotar a carreira da frente e dividi-la em duas agulhas adicionais;
  • em cada lado tricotar em ponto canelado 18 cm, alternando entre 2 tricô e 2 meia;
  • conecte os laços em uma agulha de tricô e tricote outra carreira de acordo com o padrão, adicione 24 laços à última carreira (você obterá 100 peças);
  • tricotar 1 m no padrão principal;
  • remova 58 laçadas em 2 carreiras e faça 14 cm com um elástico 2 x 2.

Na etapa final, você precisa adicionar laçadas nas carreiras novamente, elevando o número para 52 peças. Em seguida, finalize o trabalho com a técnica do ponto meia. Usando esse esquema, você obtém uma estola original com uma interceptação, e não um simples retângulo.

Decorando o produto

Se você escolher um padrão vazado para uma estola com agulhas de tricô, não precisará decorar o produto adicionalmente. Esse padrão já parece autossuficiente e bonito. A peculiaridade do padrão desejado é enfatizada pela cor do fio. Ao escolher um enfeite simples, você pode complementar o acessório com borlas e franjas. Modelos com miçangas dispostas ao longo do perímetro ficam muito bonitos, deixando a estola com um visual feminino e elegante. Um padrão multicolorido com agulhas de tricô parece original; tons brilhantes são escolhidos para o verão, tons suaves ou escuros para o inverno.

Costureiras iniciantes são aconselhadas a simplificar o processo criando uma estola com fios seccionais. São fios tingidos em partes em tons diferentes. Você também pode incrementar o padrão escolhendo fios texturizados.

Se desejar, você pode adicionar outra cor de fio apenas nas pontas do acessório, ou seja, fazer uma borda contrastante no produto. Tons pastel delicados combinam perfeitamente em transições suaves, criando um degradê inusitado. Artesãos experientes podem usar fios de cores diferentes, conectando-os.

Vídeo

Estilistas de roupas
Adicionar um comentário

Vestidos

Saias

Acessórios