Um símbolo de feminilidade e ternura é um xale delicado e vazado. Lindos cachecóis são cada vez mais encontrados nos guarda-roupas não apenas de mulheres da idade de Balzac, mas também de jovens. E um xale delicado com agulhas de tricô, cujo padrão e descrição são compreensíveis até para artesãs iniciantes, se tornará uma decoração maravilhosa para sua dona. Será apropriado tanto na varanda da casa à noite quanto em qualquer evento informal.
Variedades populares
Há uma infinidade de tipos de xales que podem ser tricotados. Os principais tipos para quem está aprendendo a bordar:
- Um lindo xale triangular. Tricotado como um cachecol grande comum — da borda larga para a estreita ou vice-versa.
- Retangular. Tricotado em forma de figura com lados iguais ou diferentes. O acabamento nas bordas cria o efeito de um produto acabado e não permite que o formato mude durante o uso.
- Xale semicircular. Não é o modelo mais popular, sendo um pouco mais difícil de fazer do que um triângulo comum. A adição de laçadas não é uniforme, mas sim em setores para criar um semicírculo uniforme ao longo da borda do produto.
- Um cachecol em formato de meia-lua. Graças às pontas alongadas, ele se ajusta perfeitamente ao pescoço, deixando pontas para um lindo nó.
- Em forma de onda. Impressiona pela curvatura do tecido. Além disso, a linha ondulada é realçada por um padrão de fios segmentados em cores degradê.
- Xales em forma de capa simples com diferentes formatos. Modelos fáceis de fazer que permitem realizar qualquer fantasia com a ajuda de padrões e métodos de tricô interessantes.
- Estola. É um cachecol ou xale grande que pode facilmente envolver uma menina pequena. É frequentemente usado em climas mais frios, cobrindo os ombros.
- Baktus. Esses itens vêm da cultura escandinava. Inicialmente, era um cachecol quente e vibrante, que em sua versão moderna se tornou um acessório de moda.







Todos esses modelos estarão ao alcance das artesãs iniciantes. O xale é tricotado usando padrões e descrições. Padrões vazados fáceis de fazer são usados para o trabalho. No entanto, para tricoteiras experientes, fazer um simples cachecol não é mais suficiente. Para mãos tão habilidosas, foram inventados modelos mais complexos e interessantes que parecem um tipo distinto de criatividade:
- Xale "Centáureas". Consiste em muitas flores e pétalas lindas. O formato do produto lembra um pouco um triângulo, mas os padrões delicados nas inúmeras pontas conferem ao cachecol um toque de fantasia. Estes xales vazados são tricotados com agulhas de tricô usando fios azul-centáurea e azul-claro.
- Modelo "Zephyrka". O formato do produto também desafia qualquer descrição devido às infinitas transições do padrão de um nível para outro.
- "Triana", tricotado em forma de xale triangular. O resultado é uma capa de listras multicoloridas com transições de padrões e cores.
- Xale felpudo de Orenburg, valorizado por sua leveza. Acredita-se que somente o produto original é tão fino e delicado que consegue passar por um anel.
- "Twinity". O formato lembra um baktus, só que muito maior. Padrões vazados, fios leves e quentes — eis um lindo acessório inusitado na coleção da fashionista.
- Xale "Marianna". Surgiu como um desenvolvimento da ideia de uma gola de tricô. Atualmente, o molde é usado como base para a confecção de um modelo completo.
Muitos modelos recebem nomes diferentes apenas porque são feitos com padrões exclusivos. No entanto, seus estilos não são diferentes.






Padrões
Para fazer um cachecol verdadeiramente bonito com agulhas de tricô, iniciantes só precisam usar padrões de tricô simples, como os usados em cachecóis comuns: ponto meia, ponto meia. Padrões vazados fáceis também estarão ao alcance de artesãs inexperientes. Hoje em dia, qualquer formato é popular: folhas, flores, “conchas”, “abacaxis”. Todos eles são adequados para tricotar xales.
| Nome do padrão/técnica de tricô | O processo de execução | Nível de dificuldade do tricô | 
| Padrões vazados | Laços frontais e traseiros com laçadas alternadas | O tricô é acessível para iniciantes | 
| Padrões de tranças | O padrão é criado movendo alguns dos laços e substituindo-os por outros. | O padrão é mais difícil de fazer e requer um pouco de prática de tricô. | 
| Tricô de pérolas | As alças da frente e de trás são tricotadas em um padrão xadrez | Tricô está disponível para iniciantes | 
| Patchwork | O padrão é criado adicionando e diminuindo pontos. | O tricô é recomendado tanto para iniciantes quanto para artesãs mais experientes. | 
| Enterlac | O processo de tricô consiste em trocar os fios para diferentes carreiras, os quadrados são formados pela mudança do número de laçadas durante o tricô | O padrão requer prática de tricô | 
| tricô rotativo | Tricô simples na parte das alças de tricô. O padrão é criado repetindo seções individuais. Neste caso, o restante do produto não é tricotado. | O processo requer atenção, pois a tela é formada de forma irregular. | 
| Gradiente | Tricotar em cores diferentes com transição suave de um tom para outro | A técnica exige precisão e a capacidade de selecionar corretamente os tons localizados próximos uns dos outros no padrão para evitar transições bruscas. | 







Seleção de agulhas e fios de tricô
Para tricotar xales, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários. As agulhas de tricô são selecionadas de acordo com o fio – as etiquetas dos novelos prontos sempre indicam o tamanho recomendado para elas. Em casos extremos, você pode tentar escolher uma ferramenta de acordo com o fio: ela deve ser 1 mm mais grossa que o fio.
Vale a pena considerar que, ao tricotar padrões diferentes, é necessário trocar as agulhas. Por exemplo, para padrões vazados, você precisará de agulhas mais finas, e para uma trança, de agulhas mais grossas.
O fio pode ser fino ou grosso. Um fio popular para xales quentes vazados com agulhas de tricô é o mohair de cabra. A maioria dos modelos é tricotada com ele. Os produtos são incrivelmente macios, pois o fio lhes confere maciez e leveza.
Para xales de inverno tricotados com agulhas de tricô, você precisará de fios bons e quentes: lã merino, alpaca, angorá. Para fazer um xale de plumas de Orenburg com agulhas de tricô, você precisa de fios de plumas de alta qualidade. Fios de lã não são adequados neste caso devido à sua rigidez e peso. Os modelos de verão são tricotados com fios de seda e algodão. Os primeiros são adequados para uma capa elegante para sair, os segundos para um xale casual para uma noite de verão. São fáceis de lavar e não perdem a forma e a cor com o tempo.
Para modelos com gradientes complexos, é melhor usar fio seccional. Ele tem uma coloração especial multicolorida, permitindo que você não precise monitorar a transição das cores. O xale acaba sendo uma coloração fantasia com qualquer padrão.
Em descrições prontas para tricotar um xale, o consumo aproximado de fio geralmente é indicado com base em sua espessura. Mas se você usar fios semelhantes, mas ligeiramente diferentes, para o trabalho, poderá cometer um erro. Para calcular corretamente a quantidade de fio para um xale, você pode usar um serviço online especial (calculadora).




Etapas do trabalho considerando o modelo
Tricotar um acessório desses com agulhas de tricô não é uma tarefa fácil para artesãs iniciantes. Abaixo, explicações passo a passo para fazer um xale vazado, cachecol e outros modelos interessantes. Para evitar possíveis erros, você precisa seguir rigorosamente o diagrama com a descrição.
Rede aberta de mohair
O xale de malha vazada de mohair deve ser feito com fios que contenham metade mohair e metade seda. As principais etapas:
- O xale de teia é tricotado em partes separadas. Você pode escolher padrões vazados originais conforme desejar.
- Tricotar o meio do xale com o primeiro padrão escolhido, alternando laçadas, 2 pontos tricô juntos, pontos tricô regulares e 2 pontos tricô juntos com inclinação para a esquerda.
- As carreiras 5-23 repetem 13 vezes, 5-15 – 1 vez.
- Tricotar as últimas carreiras do meio do produto da seguinte maneira: 2 – ponto meia, 4 – ponto meia.
- Sem fechar as alças da última carreira, coloque temporariamente o xale vazado de lado.
- A borda do xale é tricotada com outro padrão selecionado. Recomenda-se o seguinte começo: faça 9 laçadas com o fio auxiliar e execute várias carreiras, tricote 1 carreira com o fio principal usando as laçadas da frente. Em seguida, continue de acordo com o padrão selecionado.
- Amarre a borda ao tecido principal em cada carreira ímpar.
- Quando todo o tecido do meio estiver tricotado, conecte as bordas da borda e termine de tricotar.
Um cachecol vazado requer um processamento especial para dar ao produto sua forma final. A tecnologia é chamada de bloqueio ou alongamento. O produto deve ser umedecido e seco, fixado em estado desdobrado.



Xale em miniatura para iniciantes
Para este estilo, você pode usar fio Kauni ou qualquer outro fio com densidade de 400 m por 100 g. Este modelo de mini-xale é tricotado em círculo de baixo para cima, ou seja, da borda para o centro. Sequência de ações:
- Monte os pontos necessários para o número de conexões. Este xale geralmente usa 30 pontos ou mais. Por isso, recomenda-se o uso de agulhas de tricô circulares para o trabalho.
- Tricotar a borda do cachecol seguindo o padrão escolhido.
- Depois de fazer a borda, mude para o padrão principal (ponto meia) e, usando a técnica de carreiras encurtadas, tricote até o final, até acabarem as laçadas.
O resultado será um pequeno xale em forma de crescente. O produto final deve ser vaporizado e bloqueado.






Mohair semicircular para crianças
Fios de mohair são usados para tricotar este modelo. Você também precisará de agulhas de tricô de 3 a 4 mm. Para trabalhar, os parâmetros do xale são determinados: o comprimento ao longo da borda longa e a profundidade do produto. Com base nos parâmetros obtidos, o número de aumentos é calculado. O xale de mohair é tricotado da borda para o meio.
Sequência de ações:
- Um padrão para um design vazado é selecionado.
- Um pequeno número de laçadas é coletado. No processo, a cada carreira, com aumentos, o tecido aumenta até a largura necessária.
- A última fileira de laçadas é fechada com cuidado para que a borda do xale de mohair feito com agulhas de tricô não fique puxada.
Quando o produto estiver pronto, ele deve ser cozido no vapor e estendido sobre uma superfície grande até secar completamente.
cachecol triangular
Este é o modelo mais simples para iniciantes. Qualquer fio serve. O tricô deve ser iniciado da borda mais larga do xale para a mais estreita, usando ponto meia comum.
Guia passo a passo:
- Monte o número necessário de pontos para começar a tricotar.
- Tendo calculado o grau de estreitamento do cachecol vazado, faça diminuições constantes nas laçadas.
- Monte 9 pontos para a carreira de preparação. Vire o tecido e tricote-os em meia com pontos da frente.
- Tricotar a primeira carreira na seguinte ordem: laçada na borda, laçada, meia, 2 juntos, outra meia, 2 juntos novamente, tricotar novamente, laçada, borda.
- Segunda carreira: ponto de borda, laçada, 2 pontos meia, todos os pontos meia juntos, laçada novamente, 3 pontos meia, laçada e ponto de borda.
- Terceira carreira: borda. Laçada, 2 pontos juntos em meia, tricô novamente (3), ponto alto, 2 pontos juntos em meia, ponto alto, 2 pontos juntos, laçada e borda. Tricotar seguindo este padrão até a carreira 10.
- Carreira 11: orla, laçada, meia (5), 2 tricotadas juntas, 2 com laçada, 5 meia, laçada e orla. Carreira 12 de acordo com o padrão selecionado.
- Linha 13: borda, 1 laçada, 2 pontos meia juntos, tricô, 2 juntos, laçada novamente, tricô, laçada novamente, 2 pontos (tricô), tricô, laçada e assim por diante.
- Quando tiver o tamanho de triângulo desejado, feche as laçadas restantes.
- Cozinhe o xale triangular pronto no vapor.
Este modelo pode ser feito até mesmo com restos de bolas diferentes, o principal é que os fios tenham a mesma espessura.



Flocos de neve
Um xale triangular simples de fazer, mas com um visual espetacular, feito com agulhas de tricô, será feito com lindos flocos de neve. O padrão lembra um delicado manto de neve, daí o nome. Para tricotar, você precisa de apenas 60 g de mohair.
Principais etapas:
- O tecido é tricotado de baixo para cima. A adição de laçadas na largura desejada é feita em ambas as bordas do produto.
- Tricotar um xale com agulhas de tricô é feito com o padrão básico, de acordo com o esquema. Graças às laçadas nas carreiras e ao tricô de cada laçada, obtém-se uma pequena capa vazada.
- Quando o tecido principal estiver pronto, é melhor amarrar as bordas do xale com um padrão de “degrau de lagostim”.
Após finalizar o trabalho, o produto deve ser lavado e deixado secar, sem esquecer de estendê-lo corretamente durante o processo de secagem.



Decorando o produto
Nem sempre são utilizadas decorações adicionais. Se o produto for tricotado com um padrão vazado, geralmente não são necessárias decorações. O xale fica bastante bonito devido à sofisticação dos padrões e à riqueza de cores.
Capas tricotadas na técnica degradê também não devem ser decoradas, para não sobrecarregar o produto com decoração.
É aconselhável adicionar borlas ou franjas de tricô ao longo da borda em modelos tricotados com a parte da frente. Muitas vezes, miçangas são costuradas ao longo do perímetro para decoração, e pequenas miçangas são tricotadas no tecido principal. Além disso, para dar mais originalidade ao xale, você pode usar fios com transições de cores, fios texturizados ou bordas contrastantes.
Xales tricotados com agulhas de tricô usando padrões simples são fáceis de fazer tanto para costureiras iniciantes quanto para as experientes. Com um tempinho livre, você pode criar um acessório lindo e estiloso. Se você se esforçar, ele agradará não só com sua cor favorita, mas também com sua excelente qualidade.
Vídeo

 
                                    











