A chave para a aparência impecável de um chef é a seleção adequada de roupas profissionais que criem sua imagem e promovam o status do estabelecimento. O uniforme de um chef deve ter muitas vantagens. Deve ter uma aparência impecável para não levantar dúvidas sobre a limpeza ou a esterilidade do estabelecimento. Além disso, as roupas dos chefs devem ser confortáveis e convenientes. Um chef precisa trabalhar em condições de alta temperatura e umidade, portanto, um pré-requisito importante para a confecção de um uniforme de chef é um corte solto, além de materiais naturais e seguros.
Estilos
A versão clássica do uniforme de um chef é um conjunto de calças, um casaco ou uma túnica. É dada preferência a modelos livres que não atrapalhem os movimentos rápidos e precisos do mestre culinário, permitindo que ele se mova e trabalhe com facilidade. O casaco pode ter mangas compridas ou curtas. Bolsos largos aplicados são colocados abaixo da cintura em uma jaqueta de chef ou em um avental longo, o que complementa perfeitamente o visual geral e protege o conjunto principal de roupas da sujeira.
Ao criar modelos de roupas de chef, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- o casaco ou avental deve ser longo, chegando aproximadamente ao joelho;
- se as mangas tiverem um design largo, a braçadeira deve ser presa com velcro ou botão;
- As roupas de chef não devem ter botões; é dada preferência a fechos ou botões de pressão ocultos;
- a parte superior do conjunto tem gola alta ou gola alta, é possível usar lenços especiais no pescoço;
- o branco é um clássico impecável, mas é possível usar outras cores ou adicionar detalhes brilhantes ao conjunto básico, por exemplo, um avental bordô ou uma bandana preta;
- Para tornar a imagem mais brilhante e manter o estilo do estabelecimento, as roupas dos chefs são decoradas com os emblemas de um restaurante específico, especialmente se o chef sai para a sala de jantar, atende pessoalmente alguns clientes ou se o estabelecimento tem uma cozinha aberta.
Cozinheiros profissionais usam calçados de um estilo especial. Eles devem ter base ortopédica, não escorregar, ser estáveis e promover a livre circulação de ar. Existe um calçado especial chamado tamanco. É um calçado profissional para trabalhadores de cozinha. Com esses calçados, os pés cansam menos e não incham após um longo turno na cozinha.
Qualidade do material
O uniforme de chef deve ser lavado diariamente, portanto, requisitos especiais são impostos ao material de fabricação. O uniforme não deve perder sua aparência com lavagens frequentes. Os materiais sintéticos são altamente resistentes a influências externas, mas apresentam alta eletrostaticidade e baixa higroscopicidade. Os tecidos de algodão têm excelentes propriedades de troca de calor, são agradáveis ao corpo e confortáveis de usar, mas enrugam e perdem a aparência rapidamente com lavagens frequentes.
A melhor opção seria usar materiais mistos modernos que combinem as melhores propriedades dos tecidos naturais e sintéticos. Esses materiais são duráveis e resistentes a fatores externos adversos, graças a uma impregnação especial que protege contra água e óleo. Popeline ou sarja podem ser usados como materiais para costurar uniformes de chef.
A vestimenta higiênica do cozinheiro inclui um conjunto completo: touca, jaqueta, calças, toalha e avental. Todos os itens devem ser feitos de materiais seguros que permitam o trabalho com alimentos. Além disso, o material deve ter propriedades protetoras, protegendo o cozinheiro da exposição ao calor, excesso de umidade e vapor.
Um ponto importante é o calçado de tamancos de alta qualidade, essencial para a proteção contra cargas elevadas. A aparência atraente, a higiene dos produtos e uma base ortopédica de alta qualidade feita de material antiderrapante são essenciais.
Chapéus
O chapéu é um componente obrigatório do traje de um chef profissional. É a peça mais diversificada de um traje clássico de chef em termos de estilo e execução. Pode ser um boné branco como a neve tradicional, um chapéu elegante, uma bandana estilosa, uma boina original ou apenas uma viseira. Tudo depende da imagem do estabelecimento, das condições de trabalho e do tipo de atividade do profissional da culinária.
O capacete protege o chef de insolação e também garante segurança durante o processo de cozimento. A tampa alta branca tem muitas opções de design, mas sempre acrescenta significado à imagem do chef, enfatizando o capricho e o cuidado pela impecabilidade dos pratos preparados.
Cores
O uniforme branco-neve para chefs é uma opção tradicional com a qual é difícil competir. O branco simboliza limpeza e organização. Essas roupas são projetadas para inspirar confiança na implementação impecável dos padrões sanitários. Além disso, qualquer detalhe ou emblema chamativo se destacará perfeitamente contra um fundo branco, enfatizando o status corporativo do estabelecimento.
Cores pastéis delicadas podem ser uma boa alternativa à tradicional cor branca, podem estar em harmonia com o esquema geral de cores do estabelecimento, atrair com o estilo incomum e a originalidade do esquema de cores.
Uma combinação popular é o branco e o bordô. Um conjunto branco-neve com avental bordô escuro, calça e boné brancos, jaqueta bordô e toalha branca com manga escura. Esses conjuntos têm um visual elegante, aproveitando o jogo de contrastes, destacando a figura do chef.
Vídeo

 
                                    




















































